quarta-feira, 5 de outubro de 2011

10ª ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE JIU-JITSU 2011 – 16 de outubro em Senhor do Bonfim


A Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo realizará no próximo dia 16 de outubro (domingo) as 09:00 horas no Ginásio de Esportes da Cidade de Senhor do Bonfim, a 10ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, evento que contará com a participação de atletas de todo estado da Bahia e entorno, As inscrições já estão aberta, maiores informações pelo Tel 75 3223 2081 ou pelo site www.fbjje.com.br a entrada no ginásio será um kilo de alimento não perecível, que será doado as instituições carentes.

SERA A OPORTUNIDADE DE TODOS OS ATLETAS DE SENHOR DO BONFIM MOSTRAR O SEU TALENTO,E ONDE TODOS PODERAO VER O TALENTO DO GRANDE CAMPEÃO VUGNER SILVA.


Presidente: Humberto Tavares – Faixa Preta 5º Grau – CBJJE 1010 –FBJJE 001 - CREF 536

CIPE – CAATINGA INICIA CICLO DE INSTRUÇÕES EM JUAZEIRO



Nesta data, POLICIAIS MILITARES DA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO – CAATINGA, iniciaram o ciclo de instruções sobre técnicas, doutrinas e metodologias, acerca do serviço especializado de Polícia Militar em área rural, especificamente no bioma Caatinga. Portanto, de forma dinâmica e participativa objetivou-se ofertar ao efetivo orgânico desta tropa especializada, a oportunidade de reciclar, relembrar e aprimorar os conceitos e os procedimentos utilizados pelos policiais desta Especializada, durante o serviço operacional. Deste modo, estão sendo realizadas instruções acerca de abordagens, patrulha rural, armamento e tiro e primeiros socorros. Por fim, estas instruções irão auxiliar no árduo exercício de manter a ordem social no território baiano. Deste modo, durante os próximos dias toda a tropa desta Companhia irá participar das instruções.


JOSE CARLOS SOARES MARIANO – Maj PM
Comandante

Postais e mostra fotográfica revelarão belezas do Samba de Lata de Tijuaçú


Em meio à adversidade, sob o som seco e estridente de uma lata d’água nasceu o Samba de Lata, uma manifestação cultural que tem a comunidade quilombola de Tijuaçú (em Senhor do Bonfim/Bahia) sua principal representante.

“Tijuaçú tem nos ofertado uma expressão significativa na forma dessa dança que ao longo do tempo se configurou simbolicamente como uma arma de luta contra as formas de negação e silenciamento cultural” – analisou a pedagoga e mestre em Educação Maisa Antunes.

“O Samba de Lata é, para mim, a manifestação de uma gama de sentimentos que surgiram da dor e do vigor espiritual de um povo nascido da resistência” – completou a jornalista Emiliana Carvalho.

Sobrevivendo aos passos do tempo, a dança ganhou novos contornos sob o olhar do filotógrafo (filósofo-fotógrafo) Marcos Cesário que há cinco anos documentou em imagens essa tradição cultural.

“Tentei fotografar o temperamento desse povo intuindo a cor do sol que banha os seus movimentos”- contou o artista que cedeu as imagens e em parceria com Maisa Antunes e Emiliana Carvalho concebeu o projeto sobre o Samba de Lata que congrega uma exposição fotográfica e a produção de mais de duas mil belas e expressivas caixinhas que trazem quatro postais em cada, além de milhares de cartões avulsos.

O projeto contou com total apoio do prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Machado e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec) que patrocinou a produção.

Todo material (caixinhas e postais) será distribuído em bibliotecas e doado à comunidade quilombola que deverá comercializá-lo. A ideia dos organizadores é reverter as divisas para a Associação Agropastoril Quilombola de Tijuaçú que também receberá os 10 quadros da mostra.

“Poder contribuir para a divulgação de uma manifestação culturalmente tão significativa é de grande valia para mim. É você, enquanto cidadão e cidadã que irá fazer com que essas manifestações aconteçam de forma efetiva e que venham de fato beneficiar essa comunidade tão importante para a história de Senhor do Bonfim” – afirmou a secretária da Semec Maria das Neves.

O resultado dessa parceria será apresentado nesta quinta-feira, 6 de outubro, no auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (Modelo), a partir das 19h. A Secretaria de Cultura do município também abraçou a iniciativa e está colaborando para a realização do evento que será aberto ao público e contará com a participação dos componentes do Samba de Lata que na oportunidade farão uma apresentação.

Semana da Criança já começou nos bairros de Senhor do Bonfim

Nesta segunda-feira (3) educadores e monitores do programa PETI, juntamente com a Secretaria de Ação Social de Senhor do Bonfim estiveram na Escola Municipal Lar da Sagrada Família, bairro Pebinhas, levando a criançada da comunidade a uma tarde de descontração, alegria e lazer. Com brincadeiras, pula-pulas e guloseimas, o Governo Cuidando da Nossa Gente iniciou a sua grade de programação educativa da semana que antecede o Dia da Criança.

Alunos do programa PETI tiveram jogos educativos, caça- palavras, quebra cabeça, pinturas, jogos dos sete erros, e uma cartinha de passa tempo pedagógico oferecida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. As turmas aprenderam a localizar o bairro e a sede do CREAS, tipos de violências físicas, psicológicas e sexuais, entre outras orientações.

Veja programação da semana ao Dia da Criança do PETI

Dia 03/10/2011 – Pebinhas: 14h
Dia 04/10/2011 - Alto da Maravilha: 14h
Dia 05/10/2011 – Tijuaçu: 14h
Dia 06/10/2011 – Igara: 14h
Dia 07/10/2011 - Beco Fino: 14h

POLÍCIA CIVIL LOCALIZA ATRAVES DE DENUNCIAS CORPO DE IRMÃO DE “DAL” E DESVENDA OUTRO HOMICÍDIO NESSA CIDADE


Bidú - cavando local onde estava interrado corpo de Keka

No início dessa semana, depois de denuncias anônimas investigadores do S.I, de Bonfim, estiveram realizando busca com o objetivo de localizarem o corpo de GILMAR JOSÉ DA SILVA, “Keka ou Galego”.

As informações é que o acusado JOSÉ HAMILTON VIEIRA DOS SANTOS, “Bidú, ou Vaqueiro” teria matado Keka no mês de julho, e jogado o corpo em um buraco que seria utilizado pela Coelba, para fincar um poste de rede elétrica na Fazenda Taboa, no alto da serra onde fica próxima da capelinha de Nossa Senhora de Fátima. Depois de ter matado Keka, Bidú, teria coberto o buraco com matos e sisal, achando que nunca seria desvendado.

Diante das informações os investigadores, realizaram as buscas na segunda-feira, mas não conseguiram lograr êxito, retornando na terça-feira na companhia do acusado Bidú, que tentava negar a todo instante, mas acabava se contradizendo, até que já no final da tarde quando Bidú cavava surgiu os pés do corpo, mas como já era tarde os investigadores retornaram na manhã dessa quarta-feira com peritos do DPT de Bonfim para levantamento cadavérico, e o corpo já apresentava bastante estado de decomposição.

Durante as investigações os policiais descobriram através de Bidú, que um homicídio que ocorrera em Senhor do Bonfim onde o pedreiro JURACY CANDIDO DOS SANTOS, 32 anos, foi encontrado morto na manhã de uma segunda-feira (28/02), em sua casa, localizada a Rua da Luz, bairro Deposito teria sido de autoria de Keka e outro pedreiro, que não teve o nome revelado.

Juracy Candido - morto a pauladas em seu casebre.

Keka era fugitivo da cadeia de Jacobina, onde estava preso e respondia por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, ele era irmão do finado Dal, morto anos atrás em confronto com a polícia de Senhor do Bonfim.

Já Bidú, é ex-detento do Hospital de Custódia de Tratamento – HCT, em Salvador, onde estava preso acusado de homicídio contra um “pai de Santo”, que queria ter um relacionamento com o acusado, fato ocorrido na zona rural de Andorinha, no ano de 1998.

Maravilha Notícias

3ª ETAPA DA COPA BONFIM DE MOTOCROSS DIA 16 DE OUTUBRO


O publico amante do MOTOCROSS está convidado para a 3ª Etapa da Copa Bonfim de Motocross, que será realizada no próximo dia 16 de outubro do corrente ano a partir das 10 horas na Pista Jardim Aeroporto.
A competição promete disputas emocionantes já que os pilotos tanto da categoria MIRIM quanto os da MX1 estão com pontuação muito próxima e todos querem chegar aos lideres que na MIRIM é o piloto JOÃO KLEBER, filho do também piloto Lelé e na MX1 o piloto BENILTON (GRINGO). Com 06 pontos de diferença esta o segundo colocado.
Na categoria MIRIM a estreante Brenda que corre na categoria MIRIM já esta com uma moto XTZ 125cc (ROSA) e esta treinando para chegar ao 1º lugar na competição


CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA MX 1


CLASSIFICAÇÃO MIRIM



Maravilha Notícias

Carlos Brasileiro não descarta disputar Prefeitura de Senhor do Bonfim em 2012


Em contato com a equipe de reportagem do Jornal Bonfinense, o Secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza Carlos Brasileiro tratou de convênio, audiência com o Secretário de Indústria Comércio e Mineração da Bahia, e principalmente sobre o pedido de desfiliação do Partido dos Trabalhadores feito pelo Prefeito Paulo Machado.

Inicialmente o secretário falou sobre um convênio celebrado com a (SEDIR) Wilson Brito chefiada pelo Secretário Wilson Brito e a Cooperativa de Laticínios do Território do Piemonte Norte do Itapicurú, que receberá um investimento do governo do estado na ordem de 618 mil para sua viabilização.

Participaram da reunião de celebração do convênio, além de Carlos Brasileiro e do Secretário Wilson Brito , o empresário José Ranufo, o Secretário de Agricultura de Senhor do Bonfim Raimundo Freitas, o Presidente da Câmara Municipal Biro Biro e Diretores da CAR.

Quanto a audiência com o Secretário de Indústria e Mineração do Estado James Silva Santos Correia, Brasileiro esteve acompanhado do Deputado Federal Rui Costa e do Prefeito de Pindobaçú, Dr. Hélio Palmeiras onde foi discutido a elaboração de um projeto técnico para a busca de recursos para o asfaltamento da estrada que dá acesso Pindobaçú a Serra da Carnaíba.

Por último, questionado sobre o pedido de desfiliação do Partido dos Trabalhadores feito pelo Prefeito Paulo Machado, Brasileiro disse não entendera a decisão de Machado, Já que segundo Carlos Brasileiro, o Próprio Machado havia pedido uma reunião com membros do partido para decidir seu futuro na sigla e acabou não comparecendo ao encontro e um dia depois, na terça- feira já apresentara pedido de desfiliação.

Brasileiro alega que o partido nunca disse que Machado não seria o candidato, apenas pediu um tempo até abril para analisar o cenário político, e em caso de necessidade poderia realizar prévias. O que na visão de Brasileiro seria absolutamente normal, pois esta é uma filosofia de trabalho do partido definida em congresso a nível nacional.

No entanto, Brasileiro declarou que caso pesquisas apontassem bons índices de aceitação ao nome do Prefeito para a disputa de uma reeleição, com pelo menos 50% de aprovação não seriam necessárias as previas.

Carlos Brasileiro disse ainda, que Paulo Machado na condição de prefeito torna-se o candidato natural, mas que as previas são necessárias para assegurar o projeto político do Partido.

Brasileiro informou que a desfiliação de Paulo Machado do PT, ainda não foi oficializada. Já que o Prefeito de Senhor do Bonfim não se filiou até o presente momento a nenhum outro partido, como também não houve encaminhamento ao TER- Tribunal Regional Eleitoral. E que por esse motivo o PT ainda aguarda uma reunião com Machado até o próximo sábado, data limite para um compromisso partidário que viabilize candidatura visando o pleito de 2012.

Segundo Brasileiro, caso não haja consenso, o partido se reunirá e discutirá a entrega de cargos, com liberdade de decisão para aqueles que por algum motivo pessoal queiram permanecer no governo.

A respeito de uma futura disputa ao Governo Municipal, Carlos Brasileiro disse ser cedo ainda para discutir o assunto e que está focado em seu trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social, porém, ele não negou que possa colocar o seu nome na disputa. Porque segundo Brasileiro, isso se trata de uma decisão partidária e “nenhum projeto pessoal está acima do projeto do partido”, concluiu.

Maravilha Notícias
Texto Cosme Bonfim

Movimento de Paralisação da BR-407 distribuirá panfletos para mobilização


Faltam 07 dias para a PARALISAÇÃO DA BR-407. Nos dias 07 e 08 de Outubro (Sexta e Sábado) centenas de pessoas envolvidas no movimento em prol do Hospital Regional se reunirão para distribuir os panfletos de convocação à mobilização social. Os grupos e pessoas interessadas em divulgar o evento poderão solicitar o material na Câmara Municipal de Vereadores na Sexta (07), durante o horário de expediente, e no Sábado (08), das 8h às 12h. Todos juntos em prol de uma Saúde digna.

Participe e colabore.

Confira horários e locais de prova do Enem 2011


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já liberou a consulta aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. Os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br e informar o CPF e a senha para ter acesso às informações. As provas acontecem nos dias 22 e 23 deste mês. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos no exame.

No cartão de confirmação de inscrição o candidato irá encontrar as seguintes informações: dados do participante, datas e horários de início das provas, local das provas (incluindo andar e sala), se foi solicitado auxílio ou atendimento diferenciado, instruções e informações importantes para os dias de prova.

RESULTADOS DOS JOGOS DA 13ª RODADA DA COPA BONFINENSE DE FUTSAL

04.10.11 (TERÇA-FEIRA)


18:00(Mirim) - C. FORMOSO 03 X 07 GAMBOA BONFINENSE

18:50(Juven.)-CONSULTÁBIL 04 X 03 CARRAPICHEL

19:30(2ª Div.)- OS BLUES 05 X 04 13 DE MAIO

20:30(2ª Div.)- FUT. SAITE 06 X 01 BAHIA MARAVILHA


Obs: Na 2ª divisão as equipes que venceram, passaram para as quartas de finais.

Organização: Vando e Jonas contador

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS

SINEBAHIA / SAC – Senhor do Bonfim

Está selecionando candidatos à vaga de:


Vendedor de consórcio:

2º Grau Completo;
Ambos os sexos;
Experiência 03 meses.

Instrutor de Auto Escola:

2º Grau Completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses;

Vendedor Pracista:

2º Grau Completo;
Ambos os sexos;
Experiência 03 meses.


Secretário Escolar:

2º Grau Completo;
Sexo Feminino;
Experiência 06 meses/CTPS
Conhecimento em Informática

Auxiliar de Produção:

1º Grau Completo;
Sexo Masculino;
Experiência 06 meses
OBS: Trabalhar na Pilar


Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC – Senhor do Bonfim.
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. às 13:30h.


Senhor do Bonfim, 5 de outubro de 2011

ESPAÇO DO LEITOR: Marcas do inevitável


Todos os fatos históricos são resultados de processos históricos, com isso aprendemos que nada acontece da noite pro dia.
Cannabis Sativa! Ah bendita Cannabis Sativa. Esse é o nome científico da maconha, uma plantinha cuja resina tem propriedades psicoativas que podem atuar como analgésico, calmante do sistema nervoso, embriagador, narcótico, sedativo, tônico e outras “cositas más”. Só que desde 1938 se tornou proibida a venda da Cannabis nas farmácias, mas só em 1976, época em que os hippies ameaçavam tomar conta do país com as “marijuanas”, é que foi criada a lei 6.368 determinando que quem vende ou usa essa erva se torna criminoso. E parece que para o brasileiro o proibido é mais gostoso, é mais legal... Aliás, a palavra legal faz referência a algo que tá dentro da lei. E foi o que nossos representantes resolveram fazer.
A maconha, desde que se tornou ilegal, é um entorpecente democrático, que não tem classe, cor, sexo ou religião que o discrimine. A depender da região, com apenas R$ 5,00 se compra um cigarrinho que te deixa muito doido o dia todo. Ou seja: é a droga do povão. Acontece que trinta anos depois da lei criminalizando o usuário de entorpecentes, foi aprovada no Congresso Nacional (votada na Câmara e no Senado) e assinada pelo presidente Lula, a lei 11.340/06 que ficou conhecida como Nova Lei Antidrogas – que para mim deveria chamar-se Nova Lei Pró-drogas – onde, em outras palavras, diz no artigo 28, absurdamente, que o usuário de drogas não pode mais ficar preso e o “bichinho” deve ser submetido à medida educativa e advertência sobre os efeitos das drogas. Como diria minha genitora: “Será o Benedito?”. Quem nesse mundo de meu Deus não sabe a desgraça que a droga faz na vida de uma pessoa? E tem mais: quem usa droga, meu amigo, é justamente por saber os efeitos dela e tá em busca de algo do tipo mesmo sabendo das conseqüências, então quando digo que é absurdo não exagero, pois estão querendo ver o lado doente do usuário e estão esquecendo do lado do crime, pois este é, indissociavelmente, o financiador do tráfico. E tem mais! Desde a década de 1990 vem sendo levantada a bandeira para a legalização da maconha, com participação marcante de políticos como Fernando Gabeira, na época Deputado Federal, que agarrou a causa com unhas e dentes. Tá certo que lá no Congresso ta cheio de gente que não só faz uso da Cannabis – como nosso querido Gilberto Gil, ex-ministro da cultura, que assumiu em rede nacional ter várias décadas de uso da maconha -, mas que cheiram seu pozinho e também fumam sua pedrinha. Mais aí ficou escancarado demais, perderam o escrúpulo. Me diga se não é apologia ao uso da droga, um cidadão que passa trinta anos fumando maconha, vive como músico bem sucedido e ainda se torna Ministro da Cultura? Inclusive há quem diga que com a legalização da maconha acabaria o problema em torno da droga e seu tráfico, uma vez que seria agregado um imposto sobre o produto em sua venda e o preço subiria assustadoramente, diminuindo o campo de consumidores. Kkkkk!!! É pra rir mesmo. Até parece que não conhecem os brasileiros. Se isso acontecesse, além de comprarem no mercado de forma ‘legal’, eles usariam, contrabandeariam, traficariam e ainda sobrava tempo pra produzirem novas substâncias a partir dela. É! Parece extravagância, mas vá duvidar de um povo criativo como o brasileiro... Aqui é um país de contradições. Ao mesmo tempo em que são criados programas de combate às drogas, trabalhos exaustivos de investigações, operações e tal, tem alguém do outro lado da mesa esquentando a cabeça pra saber como fará para convencer a população que esta droga não é uma droga e que deve ser vendida como alface na feira.
Como toda miséria pra pobre é pouca, ainda tem mais. Como se não bastasse deixar o usuário livre pra pintar e bordar após “fazer a cabeça”, um cidadão chamado Pedro Abramovay veio a público no início deste ano propor acabar de vez com a pena de prisão para pequenos traficantes. Nem tão surpreendente seria se não fosse o fato de que o tal cidadão é ninguém menos que o Secretário Nacional de Políticas sobre as Drogas e é o homem responsável pelo SISNAD (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas), órgão criado pelo governo em 2006 para prescrever as medidas que previnem o uso indevido das drogas, bem como estabelecer normas para repressão ao tráfico. Me diga de novo se não é muita falta de absurdo! Este camarada aí se justifica primeiro dizendo que os famosos “aviões” vendem pequenas quantidades para custear o próprio consumo; e depois tem a cara de pau de dizer que diminuiria as superlotações nas cadeias públicas em todo o país. Estou escumando de raiva!!! Aonde viemos parar? Entendem agora o motivo do título deste texto? Aparentemente não importa o que se faça, estamos caminhando para um mundo pior do que já está. Está se desenhando o mundo onde deixaremos nossos filhos, a mercê de irresponsáveis drogados nas ruas e nos planaltos do Palácio e da Alvorada. Um mundo onde troca-se de valores através de processos históricos, como o que estamos vivendo agora, neste momento, com esses políticos, que você e eu pusemos lá. Está mais do que provado que a maconha é a porta de entrada para outras drogas. Tantas e tantas famílias perderam seus filhos, quando não para as drogas, para os traficantes; Quantos delitos são influenciados pelas drogas ou por quem está sob seu efeito? Quantas Marias estupradas, Joãos assassinados, Júlias roubadas simplesmente porque existe a droga e o traficante? Agora lhe pergunto: o que seria do traficante se não existisse o usuário? É difícil responder isto? Reflitam!
Para terminar gostaria de dizer o seguinte: citei nomes de deputados, ministros, secretários, enfim, um monte de gente grande e pensei em assinar esse texto como autor desconhecido ou pseudônimo, não por medo de repressão, mas por achar que dá um drama a mais nas minhas palavras e ser acostumado a fazê-lo em alguns textos. Mas, como estamos tratando de leis, direitos e deveres, lembro-me do artigo 5º inciso IV da Constituição Federal que reza “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Portanto assino, sem receios, meu nome é Gerson Ferreira, moro em Senhor do Bonfim na Bahia e sou funcionário público.
Processa, vai.

DICAS DE TRÂNSITO


Código de Transito Brasileiro

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

CIPE- CAATINGA APREENDE MACONHA EM CHORROCHÓ


No dia 04/10/2011, por volta das 06h45, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, quando realizavam abordagem em Barra do Tarrachil ao ônibus da empresa Via Marte que faz a linha Abaré-Salvador, perceberam a atitude suspeita de um dos ocupantes antes do desembarque, ao ser anunciada a ação policial. Durante a inspeção no interior do veículo, detectou-se que havia uma porção de maconha espalhada embaixo das poltronas onde o elemento estava sentado. Após recolhida, foi totalizado cerca de 25g de maconha pronta para o consumo, transportada por Claudivam da Silva, vulgo “ Cadim”, 31 anos, que assumiu ser usuário do entorpecente há 20 anos. No Sistema Infoseg, o mesmo figura como acusado em um Inquérito Policial em 2005 em Chorrochó-BA.

O acusado e a droga apreendida foram apresentados à Delegada Lucynalva Freire de Carvalho Pires, na Delegacia de Polícia Civil de Chorrochó-BA. Oc. Nº 085/2011.


JOSE CARLOS SOARES MARIANO – Maj PM

CIPE- CAATINGA APREENDE 14 MOTOCICLETAS IRREGULARES EM UAUÁ

No dia 04/10/2011, por volta das 10h00, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA realizaram Operação Conjunta com a Promotoria do município de Uauá-BA, objetivando localizar motocicletas irregulares na região. Na localidade Caldeirão da Serra foram apreendidas 14 motocicletas nas quais foram constatadas irregularidades na documentação e/ou na carteira nacional de habilitação dos condutores.

As motocicletas apreendidas foram apresentadas ao Investigador José Pereira de Castro na Delegacia de Polícia Civil de Uauá. Oc. Nº 111/2011.


JOSE CARLOS SOARES MARIANO – Maj PM