sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ANDORINHA: Mensagem do Prefeito Agileu Lima aos Servidores Públicos


Dia do Servidor Público

Mensagem

No dia dedicado ao Servidor Público presto, com toda a equipe de governo, minha homenagem aos valiosos funcionários do Município.A experiência à frente da administração Municipal me permite testemunhar a dedicação e o empenho dos homens e mulheres que integram o funcionalismo municipal, no sentido de fazer com que os serviços públicos sejam realizados da melhor e mais eficiente forma.
A comunidade Andorinhense tem razões para se sentir orgulhosa dos seus servidores. Em sua atividade cotidiana, quase sempre de forma anônima, nos campos e nas cidades, eles dedicam sua vida às funções do Município em áreas tão essenciais quanto segurança, educação, saúde, assistência social, finanças, obras, administração, limpeza, transportes , agricultura, cultura e esporte. É com eles e por meio deles que o Município presta serviços à população.

Neste Dia do Servidor Público quero reiterar, por isso, a gratidão e o respeito que sempre dedicamos aos nossos funcionários, estendendo as nossas homenagens a todos Servidores Públicos brasileiros.

Andorinha - Ba
28 de Outubro 2011

AGILEU LIMA DA SILVA
Prefeito

Bolsa Família procura beneficiários fora do acompanhamento escolar


Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para a identificação e atualização das informações da escola de crianças e adolescentes beneficiários do programa Bolsa Família. Os benefícios de 41.407 famílias baianas estão atualmente bloqueados devido à falta destes dados no Cadastro Único (CadÚnico) e no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC). Os pagamentos serão cancelados em novembro, se os gestores e técnicos municipais não receberem as informações e cumprirem esse procedimento.

Na Bahia, 94.430 beneficiários na faixa etária dos 6 aos 17 anos não foram localizados no acompanhamento da frequência escolar em 2010, feito pelo Ministério da Educação (MEC). Normalmente, estas crianças e adolescentes não são localizados pelos técnicos do programa porque a escola não foi identificada no Cadastro Único ou porque a informação está desatualizada.

Até setembro, no estado, 53.023 crianças e adolescentes já haviam sido localizadas, o que representa 56,15% do público inicialmente envolvido na ação. O programa Bolsa Família na Bahia é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). “Faltando poucos dias para o encerramento dessa ação, estamos contando com o empenho máximo dos gestores municipais para que as famílias que tenham crianças e adolescentes fora do acompanhamento escolar sejam identificadas e a Bahia dê um bom exemplo para os outros estados”, destacou a coordenadora estadual do Bolsa Família, Luciana Santos.

ASCOM SEDES

MPF pede anulação de 14 questões ou de todo o Enem

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou na tarde desta quinta-feira (27) com uma ação civil pública que pede a anulação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o Brasil, ou a anulação de 14 questões iguais às do exame divulgadas em material do colégio Christus, de Fortaleza, dias antes da prova realizada no último fim de semana. Na ação, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu ainda a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do colégio Christus. A ação civil pública foi protocolada no fim desta tarde na Justiça Federal no Ceará. “Esses 639 competem igualmente com candidatos de todo o país, independente da base territorial. Essas seriam as formas de manter a isonomia entre todos os alunos do Brasil”, afirma.

Bahia Noticias

Bonfinense terá sábado dupla inauguração na sede municipal


O Governo Cuidado da Nossa Gente iniciou, concluiu estará entregando na tarde deste sábado (dia 29) mais duas obras à população da sede de Senhor do Bonfim, ambas em convênio com o Governo do Estado e intermediadas pelo superintendente da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), o bonfinense Raimundo Nonato Tavares da Silva, considerado pelo prefeito Paulo Machado como figura de presença indispensável nestes atos de conclusão.

A pista de Skate, edificada no Parque da Cidade é a primeira a contemplar essa modalidade esportiva. Moderna e bem equipada além de rampas e espaços apropriados para as manobras, sua construção é dotada de arquibancada e aparelhos para uso na preparação física de atletas e usuários da praça. A obra está inteiramente pronta, no entanto, a o governo está cuidando de acrescentar refletores que permitam aos amantes do esporte o uso noturno do equipamento.

A quadra poliesportiva, implantada no bairro Barbosa Santos (também conhecido com bairro José Francisco) tem como objetivo disseminar a pratica de esportes de quadras em bairros e locais carentes de equipamentos esportivos. A obra custou R$ 135.158,04, beneficia não só os moradores do bairro Barbosa Santos, com também as localidades vizinhas. A quadra conta com arquibancada e iluminação noturna e atende a padrões de exigências e deverá proporcionar mais lazer à juventude. Será inaugurada pelo prefeito Paulo Machado e sua equipe de governo.

Inaugurações

Pista de Skate – sábado – Horário: 15 horas Parque da Cidade.
Quadra Poliesportiva – sábado – Horário: 17 horas, no Barbosa Santos

Sábado, 17 horas, inauguração da na Barbosa Santos

RESULTADOS DAS SIMIFINAIS DA COPA BONFINENSE

DE FUTSAL DIA 27-10-11 (Quinta-Feira) C. DO GADO
18h00min - (Mirim) Gamboa Bonf. 05 X 01 Hawai F.C
18h40min - (Mirim) - Pingo de Gente 01 X 04 Campo Formoso
19h30min - (2ªDiv.) - Os Blues 01 X 02 Vitória
20h20min - (2ªDiv.) - Fut. Saite 04 X 06 Metalúrgica Silva Jr.

PASSARAM PARA AS FINAIS NAS 3 CATEGORIAS AS EQUIPES:

Mirim- Gamboa Bonfinense X Campo Formoso
Juven.- Gamboa Bonfinense X São Paulinho
2ªDivs.- Metalúrgica Silva Jr. X Vitória
Obs: As finais não será na próxima semana, por que irá ser realizado os jogos da Direc. Iremos marcar com as equipes depois da realização desse evento, a semana e o dia melhor para todos.
RESULMO DOS DESTAQUES INDIVIDUAL EM CADA CATEGORIA:
ARTILHEIROS:
Mirim- Italo Ruan ( Gamboa ) 14 Gols
Juven.- J. Paulo ( Carrapichel )14 Gols
2ªDivs.- Willian Ney ( Os Blues )10 Gols

GOLEIROS MENOS VAZADOS:
Mirim- Lucas H. do Vale (Gamboa) 14 Gols sofridos
Juven.- J. Victor (S.P.) e Jefferson Pereira (Gamboa) 12 Gols sofridos
2ªDivs.- Woshigton Gama (Vitória) 15 Gols sofridos
Obs: Destaque do campeonato, será escolhido nas finais, em cada categoria.

Organização: Vando e Jonas

Comerciantes e moradores reclamam por mal cheiro em terreno alugado pela prefeitura de Bonfim


Em contato com a equipe de reportagem do Portal SóAgitos e do Blog do Walterley, comerciantes e moradores da Rua Coronel Gonçalves, próximo a Praça Augusto Sena Gomes, localizado no centro de Senhor do Bonfim, reclamam do descaso da prefeitura de Senhor do Bonfim em relação a um terreno que foi alugado na intenção de construir um galpão para utilização dos feirantes e carroceiros.

Conforme informações dos moradores e comerciantes do local ou que tem anexo a rua, já não está mais possível ter que suportar o mau cheiro do terreno, que mesmo havendo um banheiro masculino e outro feminino na Praça de Alimentação bem próximo, as pessoas, principalmente homens, utilizam o terreno durante todo o dia para urinar, defecar e também para outros demais afazeres pessoais.

Uma moradora informou a nossa reportagem que além do local ser utilizado para depósitos de lixo, também é normal ver pessoas defecando, urinando e já foi até surpreendida com um homem se masturbando nesse terreno que além de ter muro e portão de grade, não impede pois ele fica sempre aberto.

Conforme um comerciante que preferiu não se identificar, o fundo da sua loja fica bem de frente para o terreno, e que o nome da rua já foi batizado por todos de “Rua da Bosta”, porque o mal cheiro é insuportável, e ultimamente está sendo preciso comprar aromatizantes para amenizar, já que os próprios clientes chegam a reclamar do mau cheiro que atinge não só a loja dele, mas também de todas que tem anexo a essa rua.

No momento que nossa equipe de reportagem registrava fotos do local, flagramos um engraxate urinando bem no meio do terreno sem se importar com ninguém que passava pela aquela rua. E também fomos informados que em dia de feira, fica totalmente insuportável passar pela rua, devido ao volume de utilização ser maior e consequentemente o mau cheiro aumentar mais que os outros dias da semana.

Por Hugo Alexandre, Do Portal SóAgitos

Lions recebe governador e empossa acadêmico em Senhor do Bonfim


Em noite de confraternização no salão de eventos do Hotel Novo Leste, em recepção ao governador Paulo Sérgio de Azevedo Libório, com jurisdição no Estado da Bahia, o Lions Clube Vila Nova Senhor do Bonfim reuniu ontem a fina flor de seus leões e domadoras e deu posse ao mais novo membro, José Gonçalves do Nascimento, atual presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim.


Projeto – A solenidade, farta de cerimônias leonísticas comportou a distribuição de medalhas pelo governador aos companheiros do clube de serviço. Houve distinção a membros do Lions de Campo Formoso, discursos do presidente local Paulo Bezerra dos Santos e do vice-prefeito Aurélio Soares que fez brilhante peroração representando o prefeito Paulo Machado. Foi feito o lançamento de projetos que beneficiam a comunidade bonfinense. Dentre estes, destaca-se o plantio de árvores que será realizado pelo Lions Vila Nova e um interessante projeto de combate ao mosquito da dengue, mostrado em vídeo e já testado com êxito em município paulista.


Do bem – Ao discursar em sua posse, José Gonçalves empreendeu uma viagem às origens históricas e doutrinárias do próprio Lions. Dimensionou em números e qualidade o quadro de leonino que leva vida, esperança e alegria a milhões de pessoas esparsas nos quatro cantos do planeta. Mostrou o legado deixado pelo fundador Melvin Jones, “o empresário sonhador de Chicago” que rompeu o círculo fechado e individualista do mundo dos negócios, para lançar-se despretensiosamente no serviço aos seus semelhantes. Gonçalves iluminou a “rede de parceiros e colaboradores, homens e mulheres de boa vontade, que ao longo dos anos, e por toda parte, têm contribuído para o bom êxito das campanhas a que são convocados” como “emissários do bem”.


Resposta – A fala do empossado calou fundo entre membros do fórum que se multiplicaram em referência às qualidades do novo associado. O governador foi um dos que proclamaram o bom conhecimento do Lions demonstrado por Gonçalves, que pertinentemente tratou de cultura solidária e do que possa melhorar a vida das comunidades e dos seus semelhantes.


Alguns conteúdos da fala de José Gonçalves

* “Que tal se os homens que têm sucesso devido à sua energia, inteligência e ambição, usassem seus talentos para melhorar suas comunidades?” perguntou um dia Melvin Jones.

* Em 1945 representando o Lions Clube na Conferência Internacional, Melvin Jones foi consultor convidado da Organização das Nações Unidas (ONU), o órgão mundial responsável pela garantia da paz, do desenvolvimento e do direito dos povos.

* O exemplo de Jones, cujo lema era: “você não pode ir muito longe, enquanto não começar a fazer algo pelo próximo”, não apenas enobrece a família leonística, como também eleva o gênero humano, na sua vocação natural para o amor, a solidariedade e o bem comum.

* A árvore boa cresceu e frutificou. O Lions é, hoje, a maior organização não governamental do mundo, com mais de 1,4 milhões de membros, distribuídos em aproximadamente 43 mil clubes, e cobrindo mais de 200 países.

* O foco maior das atividades do Lions Internacional é a conservação da visão, embora outras ações venham sendo perseguidas, a exemplo dos programas de prevenção contra as drogas e as diabetes, para citar apenas alguns.

* Há em curso a Campanha da Visão em Primeiro Lugar, a Sight First, que levanta fundos para investir na cura e prevenção de 40 milhões de casos de cegueira, no mundo, hoje existentes e preveníveis. Com o recurso arrecadado, hospitais de olhos já estão sendo construídos em lugares de maior necessidade. Só na Índia mais de 300 mil cirurgias de cataratas já foram efetuadas.

Além de representantes das maçonarias de Bonfim e Campo Formoso, várias personagens da vida social bonfinense estiveram presentes no acontecimento que terminou num lauto jantar. Antonio Olímpio, Jonilton Costa, Osvaldo Henrique, entre convidados, leões, domadoras, leonitos (as) etc .

Feriadão do servidor municipal começa no seu dia 28 de outubro

Em decreto assinado no último 18/10, o prefeito Paulo Batista Machado, de Senhor do Bonfim, fixou a data de 28 de outubro de 2011 como “feriado municipal”, para comemoração dos servidores.

Amparado na Lei Orgânica, o gestor restringiu o feriado ao funcionalismo público municipal e estabeleceu que “os serviços considerados essenciais deverão manter equipes de plantão”.

Servidores manifestaram contentamento com a medida, que vigora numa sexta-feira, permitindo a emenda com o fim de semana e viagem no “feriadão”. Os funcionários do estado também têm no 28 de outubro seu dia oficial. Já os servidores da União têm o dia 14 de novembro como data oficial de comemoração.

ASCOM

CIPE - CAATINGA APREENDE MOTOCICLETA COM CHASSI ADULTERADO MONTE SANTO - BA

No dia 26/10/2011, por volta das 16h00min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, através de ligação telefônica anônima deslocaram-se até o povoado de Pedra Vermelha, município de Monte Santo, pois segundo a mesma a pessoa de Diego Humberto Moura de Andrade, RG 1123008558 SSP/BA, CPF 025.643.635-55, possuía uma motocicleta irregular e transitava no povoado praticando direção perigosa, trazendo risco aos moradores do local. Chegando ao local a guarnição percebeu que um motociclista transitava em alta velocidade, ao seguir na direção do motociclista chegou à residência do acusado, onde foi recebida pelo seu genitor, o Sr. Humberto José de Andrade que informou que seu filho não estava em casa e entregou a motocicleta do mesmo que estava em frente a sua residência uma HONDA CG 125, cor vermelha, plotada com adesivo preto, sem placa policial e com numeração do chassi adulterada.

A motocicleta foi apresentada ao Bel. Elysio Araújo Ramos, delegado de policia Civil de Monte Santo/BA. Oc. Nº 134/2011
JOSE CARLOS SOARES MARIANO – Maj PM

CIPE - CAATINGA APREENDE ARMA DE FOGO E ARMA BRANCA EM JEREMOABO - BA

No dia 26/10/2011, por volta das 22h30, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, ao realizarem rondas em Jeremoabo-BA, foram abordados pelo Sr. José da Silva Santos RG 1.110.044 SSP/BA, informando que no povoado de Santana de Cima, município de Jeremoabo, os irmãos Márcio de Jesus Silva e Domingos de Jesus Silva, haviam tentado contra a sua vida e só não conseguiram consumar o crime por que conseguiram evadir do local. Ao deslocar para a residência dos acusados, no citado povoado, ao perceber a aproximação da viatura, os elementos fugiram permanecendo apenas o Sr. José Ribeiro da Silva genitor dos mesmos. Ao realizarem buscas na residência encontrou-se uma espingarda de fabricação artesanal e um facão que foram usados contra a vítima.

A espingarda e o facão foram apreendidos e apresentados ao Investigador Edjair Ferreira Nogueira, mat. 20.305.325-8 na Delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo. Oc. Nº 111/2011.

JOSE CARLOS SOARES MARIANO – Maj PM

Beiju vira merenda nas escolas municipais de Bonfim


A primeira escola municipal de tempo integral de Senhor do Bonfim, a Nívea Seixas, continua a manter a marca da inovação. Desta vez, a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente trouxe para a merenda escolar da instituição o saboroso beiju do Quicé.

A iniciativa faz parte do projeto Beiju nas Escolas e é o resultado da parceria firmada entre o governo municipal e os produtores rurais do povoado de Quicé. Cerca de 240 estudantes da Nívea Seixas experimentaram a novidade na manhã desta quinta-feira (27).

Dez mil beijus/mês – O produto é feito na fazenda Tapuia. As mulheres do beiju já comemoram os resultados. De acordo com o coordenador do projeto, Reinaldo Santana (o Rê de Quicé), o Beiju nas Escolas é um grande incentivo do governo municipal para as famílias que vivem da agricultura familiar.

Desenvolvida em Senhor do Bonfim desde julho de 2010, a ação leva para as escolas municipais cerca de 10 mil beijus por mês. Somente hoje, na escola Nívea Seixas foram distribuídos 540 unidades do produto entre as crianças e adolescentes presentes.

Creches também são contempladas. Utilizam parte da verba destinada por lei (R$15 mil, dos R$ 209 mil) para investir na compra da merenda escolar que é produzida pela agricultura familiar.

Propriedades – O beiju é feito da massa da mandioca, uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias). Possui sais minerais, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do Complexo B. A mandioca é a base da alimentação de tribos indígenas brasileiras e há muito tempo faz parte da mesa de brasileiros de várias regiões e por isso a raiz possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba, entre outras denominações.

ASCOM