quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TRIBUNAL DO JÚRI DE ITIÚBA ABSOLVE ACUSADO DE HOMICÍDIO

O Tribunal do Júri da Comarca de Itiúba, Bahia, absolveu na Sessão de Julgamento realizada na última quarta-feira (09/11), o réu Lauro Gonçalves de Oliveira, de apelido “Zazá”, acusado de homicídio na pessoa de Nivaldo Pereira da Silva, de apelido “Mãezinha”, crime ocorrido no dia 5 de junho de 1994, na Fazenda Periperi, zona rural de Itiúba.

O Ministério Público, pelo Promotor de Justiça Samuel de Oliveira Luna, sustentou a acusação de Homicídio Simples, em obediência ao Libelo Acusatório, pedindo a condenação do réu, apesar de aceitar o Laudo de Exame de Sanidade Mental, realizado pelo Hospital de Custódia e Tratamento do Estado da Bahia, em que o acusado foi considerado inimputável, tendo em vista que, à época do crime, o acusado era portador de retardo mental que o incapacita para o entendimento e a determinação, pedindo a sua internação em Hospital de Custódia e Tratamento, como Medida de Segurança.

A defesa, patrocinada pelo advogado bonfinense Josemar Santana, que completou 90 (noventa) atuações no Tribunal do Júri, sustentou as teses de Legítima Defesa e Desclassificação de Homicídio para Lesão Corporal seguida de Morte, seguindo a posição defendida em sede de Contrariedade ao Libelo apresentada pelo defensor anterior, ambas recusadas pelo Conselho de Sentença, tendo conseguido, entretanto, a absolvição do acusado pela condição de inimputável, com tratamento ambulatorial, como Medida de Segurança.

A Juiza Dione Cerqueira, ao prolatar a sentença de absolvição de “Zazá”, determinou o seu tratamento ambulatorial, através do CAPS-Centro de Atenção Psico-Social do Município de Itiúba, pelo prazo mínimo de 3 (três) anos.

Sansil Comunicação

SELEÇÃO BONFINENSE DISPUTARÁ A 1ª COPA SERTÃO DE FUTSAL EM JUAZEIRO

REPRESENTADO PELA ÓTICA TAINÃ BONFINENSE, A SELEÇÃO DE FUTSAL Á PARTIR DO DIA 12-11-11, INICIARÁ
SEUS JOGOS NESSA GRANDE COMPETIÇÃO EM JUAZEIRO, CONTRA GRANDES EQUIPES DA REGIÃO SÃO FRANCISCANA.

DATAS DOS JOGOS DA 1ª FASE:

12/11/11-18:00 HS- ÓTICA TAINÃ BONFINENSE X SIND. DOS COMERCIÁRIOS JUA
19/11/11-18:00 HS- ÓTICA TAINÃ BONFINENSE X CURAÇÁ
26/11/11-18:00 HS- ÓTICA TAINÃ BONFINENSE X JUAZEIRENSE

ATLETAS:
GOLEIROS - Vanderley, Marcos e Chita
FIXOS - Esquerdinha, Indio, Elton, Victor e Júnior
ALAS - Etevaldo, Ricardo, Ramon, Alisson, Zeta, Marcelinho e Thialison de Coite
PIVÔS - Marquinhos, Gugu, Vinícius, Rodrigo Branco, Elismar e Nen Chorão

COMISSÃO TÉCNICA:

TREINADOR- Ataalpa
AUXILIAR - Vando
MASSAGISTA - Ninja

DIRETORIA:
PRESIDENTE - Jonas (Consultábil)
VICE - Vando
DIRETORES - Bililiú, Babão, Reinaldo , Charles (Metalúrgica Silva), Netinho, Jó Votorino.

NOVENA DE CRISTO REI TERÁ INÍCIO HOJE A NOITE EM BONFIM

EM ITIÚBA HOMEM PRESO POR PORTE DE ARMA E RECEPTAÇÃO DE CARRO E PRODUTOS ROUBADOS



Uma operação policial, comandada pelo Delegado de Polícia Civil do Município de Itiúba - Bahia, Dr. Claudio Gomes , juntamente com o setor de Investigação Policial da DEPOL, atendendo reclamações da população itiubense prendeu um homem identificado como VALDEMAR ROSA DE OLIVEIRA, vulgo “VAL”, suspeito de estar oferecendo para venda no Povoado denominado Alto do São Gonçalo, área rural do Município de Itiúba - Bahia, dois veículos suspeitos de aquisição ilícita .

A referida equipe policial deslocou-se até o local, surpreendendo o suspeito em poder de uma veículo tipo motocicleta semi - nova marca HONDA NXR 150 BROS, cor preta, placa policial NXW 6783, licença de Recife - PE, chassi 9C2KD0520AR071116, ano modelo / fabricação 2010, com restrição de furto / roubo no sistemas competentes.

A equipe policial avançando na investigações, constatou que o suspeito VALDEMAR ROSA DE OLIVEIRA, não possuía documentação alusiva ao veículo em investigação, ocasião em que ao ser indagado em relação a um outro veículo também suspeito de aquisição ilícita da marca PALIO, cor cinza informou que o citado veículo estava estacionado na entrada da sua casa, localizada no mencionado Povoado. Diligências policiais foram realizadas de forma continua e lá chegando, foi verificado que um veículo de características comprobatória as denuncias, realmente estava estacionado em frente á residência do suspeito VALDEMAR, da marca PALIO FIRE, cor cinza, placa policial HCS – 7933, licença de Jaboatão do Guararapes PE, ano 2005, modelo 2006, suspeito de roubo.

Prosseguindo as investigações e diante da confirmação da restrição de roubo do veículo motocicleta, apreendida em poder de VALDEMAR, bem como que o referido suspeito já ter sido preso na DEPOL de Itiúba – Bahia em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo, fato ocorrido em data anterior, por estar perpetrando ameaças de morte contra um lavrador, residente na mesma área rural foi determinado pela Autoridade Policial a realização de uma busca na casa do suspeito, apreendendo no seu interior duas armas de fogo tipo espingardas, sendo uma de grosso calibre e munições compatíveis.
O suspeito VALDEMAR ROSA DE OLIVEIRA, 44anos, residente e domiciliado no Alto do São Gonçalo, Município de Itiúba - Bahia fora conduzido para a DEPOL desta urbe, e após o convencimento jurídico por parte da Autoridade Policial foi deliberado a lavratura do competente A.P.D.F., em seu desfavor, por Infração Penal tipificada no Artº 12 da Lei federal nº 10.826/2003 em concurso com o Artº 180 do Códex Penal Pátrio , estando custodiado na cadeia pública do Município de Itiúba - Bahia , à disposição da Justiça Criminal da referida Comarca .

Vale ressaltar que o suspeito VALDEMAR ROSA DE OLIVEIRA, vulgo “VAL”, encontra-se em liberdade provisória , por ter sido flagranteado anteriormente por crime de posse ilegal de arma de fogo, consoante I.P. instaurado nesta DEPOL e enviado à Justiça Criminal da Comarca , para os fins de Direito.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER REPUDIA CRIME CONTRA A MULHER EM BONFIM

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

Praça Juracy Magalhães, 06, Centro – ao lado da Catedral
Tel.: (74) 3541- 9300 email: crmms2010@hotmail.com
centrodereferenciadamulher.blogspot.com


NOTA DE REPÚDIO


A Bahia tem assistido, nos últimos dias, seja pela televisão ou pelos jornais, aos capítulos de uma novela que aflige a população: o aumento da violência. As ocorrências têm tido aumento significativo principalmente nos casos de violência doméstica e familiar, quando da morte de mulheres por seus companheiros possessivos, em decorrência de uma cultura patriarcal/machista.

O cenário é preocupante. A Bahia, em particular, encontra-se no ranking da primeira posição em violência contra as mulheres em todo o país. A segurança pública não é um problema isolado da pessoa ou da família de quem sofre a violência, mas de toda comunidade.

Ciente do ocorrido em nossa cidade concernente à morte de Marcia Regina, 28 anos, morta por seu companheiro João Macedo, no último dia 29, o Centro de Referência da Mulher externa à família enlutada suas mais sentidas condolências, ao tempo que conclama aos poderes públicos que atendam aos apelos da sociedade no sentido de criar políticas de segurança pública, principalmente àquelas que beneficiam as classes mais fragilizadas de forma que protejam as famílias e ajudem no desenvolvimento de suas potencialidades, das heranças políticas e familiares e que garantam o fortalecimento de toda a sociedade.

A criação de organismos de política para as mulheres é um incentivo do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e se acha fortalecido pelo conclame da sociedade civil organizada quando do I Seminário de Mobilização do Piemonte Norte do Itapicuru em 25 e 26 de julho de 2011, que através das propostas apresentadas, teve por unanimidade a recomendação da implantação destes organismos em todos os municípios representados pelo Território do Piemonte Norte do Itapicuru, como: as Secretarias de Políticas para as Mulheres, as Delegacias Especializadas, os Núcleos de Atendimento às Mulheres e os Conselhos dos Direitos das Mulheres.

À sociedade civil conclamamos a real participação nos espaços de discussão. Não podemos ficar omissos: a violência é problema de todos nós;

Às vítimas incentivamos a buscar ajuda. Na maioria das vezes as vítimas se condicionam à agressão. Acham “normal”, tem vergonha ou preconceito.

Passos para quem precisa de ajuda:

Quebrar o silêncio e o preconceito pessoal;
Perder o medo e a vergonha;
Buscar a ajuda de pessoas mais próximas e confiáveis (Parentes, Centro de Referência da Mulher, Polícia, Agentes Comunitários, pastor, padres; OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia...)
Há suficiente legislação para justificar qualquer atitude contra a violência. Mas é necessária uma postura ativa da vítima, pois a maioria dos atos agressivos só existe sob o manto do silêncio e da discrição.
A violência é problema de todos nós. Portanto, resta a busca do elo entre a lei e a efetiva cessação dos atos violentos. Esse elo só pode ser formado se ninguém ficar omisso.
A luta é de todos e não só das vítimas;
Lute pela sua dignidade
Não tenha medo nem receio de conquistar sua dignidade ou ajudar o próximo nesse desafio. Ela é assegurada pela lei, mas há um elo que depende de cada um que está diante da violência.

Lembre-se: Quem desperta para a necessidade de uma vida digna não pode desistir!

Senhor do Bonfim-BA, 10 de outubro de 2011

Por que a nossa meta é fazer valer os nossos direitos sem deixarmos de cumprir com os nossos deveres, sempre!

Atenciosamente,

Maria José Ferreira Alves
Coordenadora do CRM

NICOLE PRESO QUANDO LEVAVA MACONHA PARA DETENTO NO COMPLEXO DE BONFIM DENTRO DE MARMITA



A equipe de investigadores da delegacia territorial de Sr. do Bonfim, quando faziam revistas em uma marmita com comida de cor bege, houve uma suspeição do conteúdo, que depois de retirar o fundo tinha uma quantidade de aproximadamente sessenta gramas de canabis sativa lineau, conhecida vulgarmente por maconha.
Foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico Luiz Carlos Torres, vulgo Nicole residente no beco fino, que teria trazido a droga para o preso residente, na cela 06, no pavilhão grande: Garciel Costa Araújo que está custodiado nesta Depol, desde o dia 18/08/11, acusado de furto qualificado.

Maravilha Notícias

Wagner Rosa no Moenda


Olá pessoal, nessa sexta dia 11/11/11, dia impar, nosso artista Wagner Rosa estará mais uma vez apresentando-se na Pizzaria MOENDA a partir das 21h00min, e é com enorme satisfação que a LUMA PRODUÇÕES convida todos para aproveitar essa oportunidade de assistir o show que vem cada vez mais conquistando admiradores.

EU curto Wagner Rosa
Eu vou!
e Você não pode perder!

LUMAPRODUCOES
Foto Daniel Renno

Colisão entre Corola e Fusca mata um e deixa dois gravemente feridos. Dentista bonfinense está entre os feridos


Uma colisão envolvendo o Corola placa JRT 3370 licença de Senhor do Bonfim e um Fusca novo modelo, placa JLC 1852 licença de Valente por volta das 08h da manhã desta quarta-feira, na BR 324 trecho de Gavião, deixou uma vítima fatal identificada por Jailson Santana Araújo, 33 anos, residente a Rua Tercio Montealegre , 83, na cidade de Valente, ele que viajava no carona do fusca, e outras duas gravemente feridas, o dentista Eustáquio José Morais que viajava sozinho no Corola e Tiago Miranda dos Santos, 25 anos, residente a Rua Lomanto Junior 105, também em Valente

Os feridos deram entrada nos hospitais HTO e UNIMED em Feira de Santana. O odontólogo está em observação no hospital UNIMED com fraturas nas duas pernas e um dos braços, enquanto que o motorista do Fusca se encontra no HTO, não temos informações do seu estado de saúde.

Ainda não se sabe as causas que provocaram o acidente, a médica Alice Caim de Capim Grosso contou ao CN que se dirigia para Nova Fátima para cumprir seu plantão e deparou com a tragédia e a mesma solicitou uma ambulância de Nova Fátima para prestar socorro a Eustáquio, já que o motorista do Fusca já havia sido socorrido.

Fonte: Calila Noticias
Foto: Portal SóAgitos

Mais três municípios recebem a Caravana de Combate ao Trabalho Infantil


A Caravana de Combate ao Trabalho Infantil continua no Território da Bacia do Paramirim, levando milhares de pessoas às passeatas, panfletagens e reuniões nas cidades da região. A população dos municípios de Tanque Novo, Érico Cardoso e Caturama também mostrou empolgação, participando ativamente da mobilização, que tem como objetivo promover a reflexão sobre a problemática e orientar gestores municipais e sociedade civil para o enfrentamento da violação dos direitos à infância e à adolescência. Desde o último dia 03 de novembro, a caravana, coordenada pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), também já passou pelos municípios de Boquira, Rio do Pires, Paramirim e Ibipitanga.

O município de Tanque Novo acordou mais cedo nesta quarta-feira (9), para receber a Caravana do PETI, como também é chamada a mobilização. Eram pouco mais das oito da manhã quando a passeata, com as presenças de professores, estudantes, autoridades e a população em geral saiu da Praça Bento Carneiro, percorrendo todo o centro da cidade até a concentração final na Praça do Mercado, onde foi montado um parque infantil, com diversos brinquedos.

A reunião técnica para discutir o trabalho infantil na cidade aconteceu na Câmara de Vereadores, com as presenças da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Angela Gonçalves, do prefeito de Tanque Novo, Elson Oliveira, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Adriana Capelo, dos juízes do Trabalho Murilo Oliveira e Gilbert Lima, vereadores, secretários municipais e outras autoridades. Os trabalhos iniciaram com a apresentação dos índices de crianças que trabalham no município, pelo secretário de Assistência Social, Eudes Matos Dias. Conforme foi divulgado, os trabalhos domésticos e rurais são os maiores responsáveis pelos números de trabalhadores infantis.

Após a assinatura do termo de compromisso, onde o município manifesta publicamente a sua obrigação no sentido de contribuir para a erradicação do trabalho infantil, o prefeito Elson Oliveira recebeu o Catavento, símbolo internacional da luta contra o trabalho infantil. Segundo ele, a passagem da Caravana por sua cidade é de grande importância quanto à a conscientização e sensibilização de toda a população, principalmente do poder público. “A partir do levantamento que fizemos, orientados pelo Governo do Estado, estamos dando o primeiro passo para a erradicação do trabalho infantil em nosso municípios”, se comprometeu o prefeito, demonstrando preocupação em relação às 429 crianças que exercem algum tipo de trabalho no município, segundo dados do IBGE.

A procuradora Adriana Capelo destacou as ações do Ministério Público no combate ao trabalho infantil, segundo ela, uma das principais metas e atribuições do órgão. “Temos trabalhado o fortalecimento e as implantações de políticas públicas para atendimentos aos menores de idade, como forma de contribuição para o plano de enfrentamento contra a exploração infantil, em todas as esferas”, informou.

Érico de Cardoso - “Caras pintadas mirins” lotaram o Clube Social da cidade de Érico Cardoso, onde aconteceram brincadeiras e atividades artísticas alusivas ao tema. Banda musical, apitaço, carro de som e panfletagem marcaram a passeata que percorreu as principais ruas da cidade, na manhã de terça-feira. A dona de casa Rose Mara, em um depoimento emocionante, falou da sua falta de infância por conta do trabalho. Segundo ela, muitas dificuldades têm enfrentado por não ter tido a oportunidade de ser criança, de ter direito à educação e lazer. “Não se pode colocar as crianças para trabalhar, tem que colocar as crianças para brincar, distrair. Eu trabalhei muito quando eu era pequena, hoje eu tenho trauma que nunca se cicatrizou”, declarou, prometendo uma vida diferente para seu casal de filhos.

A assistente social, Ana Paula da Silva Flores, que apresentou os indicadores sociais do município, destacou a importância da presença do Estado nos municípios a partir da realização de eventos que envolvem a sociedade e os poderes públicos. “Eventos promovidos pelo Governo do Estado nos municípios são uma forma de aproximação e de informação muito importante. Discutir e debater assuntos de interesse de toda a população in loco garante o sucesso dos resultados”, ressaltou Ana Paula.

Caturama - Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho da passagem da Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil pelo município de Caturama, na tarde desta terça-feira, dia 8. Como se estivesse sido combinado, o tempo melhorou apenas durante a tradicional caminhada de alunos, professores e representantes municipais e estaduais.

Com participação efetiva de todos os envolvidos na mobilização, a organização e a dramatização das profissões pelas crianças travestidas de diversos profissionais chamaram a atenção da população que positivamente apoiavam o movimento das portas das lojas ou das sacadas de suas residências. No Centro de Treinamento de Líderes de Caturama, representantes das entidades e instituições que fazem parte do projeto “Bahia Livre do Trabalho Infantil e do Comitê Gestor Estadual do “Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”, discutiram a violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Caturama, José Bonfim, que representou o prefeito Hugo Guedes Mendonça, garantiu que “o poder público municipal irá fervorosamente trabalhar para a erradicação do trabalho infantil”. Já a secretária de Assistente Social, Darlete Natalice de Oliveira Luz, ratificou ao declarar ‘guerra’ ao uso de menores em atividades laborais. “Iremos combater este mal que infelizmente existe em grande proporção em nosso município. Não mediremos esforços para juntos aos governos estadual e federal aplicarmos políticas que venham mudar esta realidade”, ressaltou.

Botuporã - A Caravana do Peti segue nesta quinta-feira (10), para o município de Botuporã. Na próxima sexta-feira, dia 11, o encerramento acontece na cidade de Macaúbas, com atividades durante todo o dia. Além de passeata e panfletagem, acontecerá um seminário com a participação de lideranças comunitárias, representantes dos poderes públicos e sociedade civil, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro.

Fotos: Gervásio Lima/Sedes

EM ITIÚBA ACONTECEU 1º CASAMENTO ENTRE DUAS MULHERES


Finalmente, chegou o grande dia! Foi com essa expressão que Gleide e Maria Gabriela, romperam todos os preconceitos e formalizaram na tarde de ontem (09), no Fórum da Comarca de Itiúba, a primeira união oficial entre pessoas do mesmo sexo.

A cerimônia oficial dividiu opiniões na cidade, e o assunto continua sendo comentado em cada quarteirão, sendo tema de debates nos quatro pontos do município.

Gleide e Maria Gabriela, mantém um relacionamento há mais de três anos, e conseguiram levar uma multidão ao Fórum local, que presenciaram a realização do sonho de ambas.

No local da cerimônia, alguns ainda fizeram questão de não presenciar o feito. A primeira união entre casais do mesmo sexo leva Itiúba, a ocupar holofotes na imprensa nacional.

Silvonei Viana

AÇÕES SECRETARIA DE AGRICULTURA OUTUBRO 2011


** A partir do mês de outubro a equipe do exercito juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura iniciaram suas atividades garantindo o fornecimento de água potável no interior do Município. A operação conta com 5 carros pipa que abastecem as regiões de Igara, Quicé e Tijuaçu no período de secas

** Convênio firmado com a CORDEC através da Secretaria de Agricultura já tem recursos liberados. No valor de 36.139 mil reais o projeto amplia o numero de localidades abastecidas no período de estiagem e viabiliza a contratação de mais 3 carros pipa.

** SEDES disponibiliza recursos para limpeza e manutenção de aguadas no interior do Município. Serão 80 horas para cada manancial, entre as comunidades contempladas estão Caçador, Picada, Lagoa do Boi, Pica Pau, Tapuia, Rodeadouro, Queimado e sitio da Umburana.

** Concluída limpeza do canal do Beco Fino dando inicio aos trabalhos no canal da Malária. As atividades vêm sendo realizadas periodicamente para retirar o excesso de lixo e plantas que se acumulam no local, permitindo o livre fluxo da água, contribuindo para a redução do acúmulo de resíduos sólidos e deposição de ovos do mosquito Culex, assim como incidência do mesmo na região.

** Durante o mês de outubro foi realizada apreensão de36 animais de grande porte soltos em vias urbanas do município, causando transtornos à população e risco de acidentes de transito. Os animais apreendidos são retirados mediante pagamento multa ate 5 dias após retidos. Durante esse período são mantidos no antigo matadouro municipal e em caso de abandono por parte do proprietário podem ser removidos para outros locais ou levados a leilão.

** Através do Programa Semeando 1.423 kg de sementes de feijão e milho foram disponibilizados á população para o plantio da próxima safra (safra de inverno).A distribuição foi realizada no depósito da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim. Atualmente 31 comunidades são beneficiadas pelo programa que visa promover o aumento da produtividade, fortalecimento da agricultura familiar, sustentabilidade e garantia de renda aos pequenos produtores do Município.

PRF detém dois proprietários de animais deixados na BR 407


Dando continuidade a Operação GADO NA MANGA, a Delegacia da PRF 10.04, sediada em Senhor do Bonfim - BA deteve no dia 08/11/2011, dois proprietários de animais, que estavam soltos à margem da BR 407, mais precisamente nos KM's 120 e 123, entre o povoado de Carrapichel e a área urbana de Senhor do Bonfim.
Em Senhor do Bonfim, no km 120,5 da BR 407, às 10h15min foi detido Nilo Alves da Silva, por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, ao manter um animal de grande porte solto na rodovia. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil Local.
Em Senhor do Bonfim, no km 123 da BR 407, às 10h25min foi detido Jocimar Lima da Silva, por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, mantendo um animal de grande porte solto na rodovia. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil Local.
A Operação GADO NA MANGA é realizada semanalmente pela Delegacia 10.04, visando diminuir os índices de acidentes, relacionados com atropelos animais na região.

PRF