sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM AGORA TEM PASTORAL DE COMUNICAÇÃO


Foi fundada na noite dessa sexta-feira (11/11), no salão de reuniões da ala reformada da secretária da paróquia do Senhor do Bonfim a PASCOM – Pastoral de Comunicação.
Apesar de ser uma pastoral ainda nova na Igreja, a PASCOM chega com objetivos que já são práticos do próprio cristão batizado que são:
Evangelizar – Promover União na Igreja – Construir Comunhão – Promover a Pessoa.
Através dos meios de comunicações a PASCOM estará informando os fieis católicos, sobre tudo o que acontece na Paróquia do Senhor do Bonfim, desde reuniões, formações, encontros, assembléias e um dos principais temas será a divulgação do Bi Centenário da Diocese de Bonfim.
Padre José Elton, pároco de Bonfim externou sua felicidade com a criação da PASCOM, e espera através dessa pastoral uma comunicação acolhedora, que possa unir os grupos, movimentos e demais pastorais na paróquia de Senhor do Bonfim.


Estiveram presentes na primeira reunião:
Pe. José Elton – pároco
Ministra – Vera Lúcia
Catequista – Mônica Mennelli
Cursilhista – Leobaldo Bertoro
Cursilhista – José Lima
Professora – Raimunda
Comunicadora – Mary Vânia – Campo Formoso
Radialista – Netto Maravilha.

Próxima reunião acontecerá dia 22 de novembro, às 20h15min, no salão de reuniões da secretária da Paróquia, com a participação de membros de cada pastoral e movimento.

Netto Maravilha

Selo UNICEF em integração virtual marcha para o segundo Fórum Comunitário


A Comissão do Selo Unicef/Senhor do Bonfim reuniu-se ontem no Colégio Estadual e em ambiente virtual participou da 4ª Videoconferência promovida pela Unicef. Durante toda a manhã uma equipe técnica a serviço do Instituto Anísio Teixeira/Secretaria de Educação do Estado da Bahia utilizou a Rede Educação e, a partir de Salvador, fez a integração com 26 dos municípios baianos que cuidam de elevar a qualidade e os índices de educação em seus territórios.

A articuladora do Selo, Maria das Neves, e demais membros de sua comissão em Senhor do Bonfim acompanharam com vivo interesse as explicações dadas sobre os critérios de avaliação, desempenho e resultados do 1º Fórum Comunitário, quando conferencistas de Itapetinga, Juazeiro, Itaberaba e outras cidades ligadas no evento também apareceram na interlocução online. Mas a parte final, ao tratar de preparar as comissões municipais para a realização do 2º Fórum Comunitário mobilizou mais interesse. Então, os apresentadores do bate-papo virtual alertaram para diversos pontos fundamentais às atividades voltadas para o “Selo Unicef Município Aprovado”, edição 2009/2013.

Pedro Castor

Saída para Hospital de Bonfim passa pela desapropriação e municipalização


Senhor do Bonfim deverá desapropriar e municipalizar o Hospital Regional D. Antonio Monteiro. Esta foi a saída apontada para viabilizar a unidade de saúde, que passa por dificuldades. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (10), durante reunião na Secretaria de Saúde (Sesab), em Salvador. A audiência foi marcada pelos secretários estaduais Jorge Solla (Saúde) e Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social), e contou com a presença de uma comitiva bonfinense, formada por prefeito, vereadores, imprensa, representantes do comércio e da sociedade civil.

O secretário Jorge Solla informou que o governador Jaques Wagner já autorizou a reforma e ampliação do Hospital de Bonfim, o que inclui também a implantação de novos equipamentos e uma UTI. No entanto, segundo ele, a ação do governo estadual só poderá ser concretizada com a regulamentação jurídica da unidade de saúde, o que só acontecerá com a desapropriação. Para isto, na atual situação, o Município terá que assumir definitivamente a gestão e negociar a dívida com os funcionários, que permanecerão no hospital após a municipalização do mesmo.

Solla lembrou que Senhor do Bonfim tem Gestão Plena da Saúde, ou seja, cabe à administração municipal coordenar todos os trabalhos do setor, incluindo ainda o SAMU 192. Para isso, município é cofinanciado, sobretudo por recursos federais. O secretário requisitou do prefeito Paulo Machado - presente no encontro -, a aplicação de mais recursos da Prefeitura no hospital, mas afirmou que também buscará incrementar os repasse federal junto ao Ministério da Saúde, e citou que marcará uma audiência com o ministro, em Brasília, para expor a situação. Antes, no entanto, uma equipe da Secretaria da Saúde, liderada pelo coordenador de contratualização, Estevão Toffoli Rodrigues, visitará Bonfim e fará um diagnóstico da situação financeira na área.

O diretor do hospital, José Lourenço, e vereadores do município, liderados pelo presidente da Câmara, Biro-Biro, expuseram a preocupação com a atual situação do atendimento no hospital. Jorge Solla disse entender, mas esclareceu que as dificuldades são gerais, inclusive no Estado, em função da necessidade de incremento da fonte de financiamento da saúde em todo o país. Ele citou que, além de tentar buscar mais recursos para o hospital, é necessário cortar gastos e criar sinergias que reduzam os custos. Citou ainda a importância de parcerias e anunciou que a Uneb está disposta a ajudar no processo.

ASCOM/SEDES

Riachão: Festa de Som Automotivo terá presença dos maiores paredões de som da BA


No próximo dia 20 de novembro o município de Riachão do Jacuipe, na região sisaleira da Bahia, vai viver um momento especial com a Festa de Som Automotivo, no Clube de Campo Mandacaru.

O evento, a nível nacional, acontece a partir das 10 horas da manhã, nas áreas do estacionamento e do campo do Mandacaru. A organização é de Jorge Macambira e Breck Som.

Segundo a reportagem apurou, já estão confirmadas as presenças de som das cidades de Feira de Santana, Conceição do Coité, Salvador, Serrinha, Senhor do Bonfim, Jacobina, Pé de Serra, Valente, Retirolândia, Cansanção, Nova Fátima, entre outras cidades baianas.

De Aracaju, no estado de Sergipe, Douglas Film e sua carretinha (Dik Vigarista) também já confirmou presença, além de um dos maiores profissionais do Brasil no mundo do som automotivo, Diógenes Alves, da cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

Da cidade de Riachão do Jacuipe também vários “sons” estão se programando, o que tornará a festa ainda mais concorrida. Os organizadores afirmam que a expectativa é muito grande para a festa, praticamente a primeira do gênero na cidade.

Evandro Matos

Governo da Bahia apoia Salvador na solução dos problemas causados pela chuva

Sensível aos problemas causados pela chuva, o Governo do Estado está atendendo às solicitações da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS). Segundo o secretário interino da Casa Civil, Carlos Mello, o Estado já tem institucionalizada a atenção aos problemas de Defesa Civil, por meio de órgãos como a Coordenação de Defesa Civil (Cordec) e a Comissão Interinstitucional de Defesa Civil (Cedec).

De acordo com o coordenador de Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o governo já transferiu lonas plásticas e alimentação para a prefeitura. “Estamos estudando o abrigamento das pessoas e dando o apoio logístico. O Corpo de Bombeiros também está atuando no atendimento aos chamados de emergência”, destacou.


ASCOM/SEDES

DATAS IMPORTANTES NA DIOCESE DE BONFIM

Diocese de Bonfim


ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO

11 – Pe. Domingos Forte, imc (Jaguarari)

24 – Pe. José Elton Santana (Senhor do Bonfim)

26 – Posse de Dom Francisco Palhano (2006)

27 – Pe. Jan Kaczmarczyk (Ourolândia)


Nossos parabéns, muitas alegrias e bênçãos do Senhor!

Seminário apresenta funções e ações do Consórcio TPNI


A equipe técnica do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TPNI) realizou entre os dias 8 e 9 de novembro o Seminário de Planejamento Bimestral 2011. O evento aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim (ACIASB) e teve como público-alvo gestores e representantes dos municípios consorciados.

O seminário teve o objetivo de passar informações mais aprofundadas sobre as características, as atribuições e as futuras ações do CDS TPNI, para aprofundamento do entendimento desse tipo de autarquia pública que foi instituída com o propósito de fortalecer as demandas socioeconômicas dos nove municípios que o compõem: Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Andorinha, Jaguarari, Ponto Novo, Caldeirão Grande e Antônio Gonçalves.

Entendimento e participação – As recentes transformações administrativas na política brasileira que introduziram os territórios de identidade, também fizeram surgir formas de desenvolvimento regional como os consórcios públicos intermunicipais. Por ser um instrumento novo, o consórcio exige dos entes consorciados a total compreensão de suas funções. Essa foi a grande razão do seminário.

“Hoje a grande fragilidade do Consórcio ainda é a base das informações: entender o que ele é e o potencial que possui. A partir desse conhecimento podemos automaticamente contar com a participação de todos” – explicou o conselheiro consultivo do CDS, Valdemar Borges.

SBP/2011 – Os representantes dos municípios consorciados acompanharam explanações feitas por Valdemar sobre as características do Consórcio (organograma, objetivos, fundamentação legal). As potencialidades e vulnerabilidades político-socio-economicas do TPNI também foram ressaltadas.

“A gente entende que essas explicações são sempre necessárias. E outra coisa, elas são bem dinâmicas e vão sempre existir, porque o dia-a-dia do governo se modifica. Acredito que as coisas começaram a clarear e que as pessoas entenderão a importância” – afirmou o consultor.

Metas – Por sua vez, o secretário-executivo do CDS, Yon Fontes apresentou as diretrizes e metas estabelecidas para a elaboração do Plano de Ação Bimestral 2011 e entregou aos presentes um cronograma de atividades que serão realizadas até o 1º trimestre de 2012. Dentre elas estão: o Plano Territorial de Resíduos Sólidos; Regularização de convênio CDS/SICONV; Discussão sobre o Hospital Regional e Saúde Territorial; Capacitação sobre Segurança Alimentar; Curso de Elaboração de Projetos.

“Acreditamos que tudo o que é feito na coletividade, através de consórcio, tem mais poder de reivindicação. Um município só, buscando algo só para si fica muito mais difícil. Mas, a partir do momento que nós nos unimos, como vimos aqui, fortalecendo esses nove municípios em um consórcio temos condições realmente de ter força para brigar pelo o que queremos” – afirmou o vice-prefeito de Jaguarari, José Roberto.

ASCOM

CAMINHÃO CAIU EM BURACO PROVOCADO POR ÁGUA DA EMBASA


Na manhã dessa sexta-feira (11/11/11), um caminhão de uma distribuidora de alimentos seguia na Rua Fernando Jatobá, para adentrar na Rua Bom Jardim, quando teria se aproximado da esquina foi surpreendido com a queda do veículo, que caiu em um buraco.
Nossa equipe esteve no local e constatou que o buraco havia sido provocado por um cano da rede de distribuição da Embasa há mais de oito dias está quebrado e a água provocou o desgaste do subsolo, sob a pavimentação, o que teria surpreendido o motorista, que ficou com seu caminhão preso.
Não é de hoje que recebemos denuncias sobre as péssimas condições da pavimentação da Rua Bom Jardim, pois no local há vários buracos.

Maravilha Notícias

VIROU MODA: Mulher tenta pular de torre em Cruz das Almas


Na tarde da última quarta-feira, 09 em Cruz das Almas, uma mulher identificada por Rosi Mary de Jesus Santos, 47 anos, residente no bairro São Judas Tadeu, tentou pular da torre da operadora OI, que fica localizada na Rua J.B da Fonseca, Centro. As unidades do Corpo de Bombeiros e o grupo Salvar de Santo Antônio de Jesus estiveram no local. De acordo com o Major Davi Lanzalote da polícia militar, a mulher desde 10h da manhã ameaçava tirar a própria vida.


Durante as negociações ela chegou a enviar 3 bilhetes, um dizia que estava armada e os outros dois que só descia se o prefeito da cidade Orlando Peixoto, conhecido Orlandinho, comparecesse ao lugar. O prefeito que se encontrava em Feira de Santana foi obrigado a retornar a cidade. Ao chegar, Orlandinho através de um carro de som negociou com Rosimeire.

Por volta das 19h, ela atendeu as garantias do gestor e desceu da torre com a ajuda da guarnição do corpo de bombeiros sendo muito aplaudida pelos curiosos que se aglomeravam. A mulher foi sedada e depois levada para o hospital do município.


Segundo testemunhas, Rosimeire havia fechado o seu estabelecimento há alguns meses e contraiu muitas dívidas. Reportagem: 'Voz da Bahia' - Foto: Forte na Notícia

Bonfim: Parentes ajudaram policial a forjar morte da esposa, diz polícia


Márcia Regina supostamente assassinada pelo marido

Nesta quinta-feira, a polícia indicou mais duas pessoas por participação no assassinato de Márcia Regina de Souza Macedo, esposa de um policial civil de 40 anos, apontado como o principal suspeito pelo crime. Os cúmplices seriam parentes do investigador que, além de ser suspeito de matar a mulher em casa por estrangulamento, teria colocado o corpo da vítima no carro e forjado o acidente em uma rodovia estadual entre as cidades de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves. O crime aconteceu no dia 29 de outubro deste ano. As conclusões parciais foram relatadas em uma coletiva de imprensa na capital baiana pelo delegado-geral da Polícia Civil Helio Jorge e por Felipe Neri, titular da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Senhor do Bonfim, além da corregedora da corporação, a delegada Iracema de Jesus.

(G1)

MUNICIPALIZAÇÃO: A SAÍDA PARA O IMPASSE DO HOSPITAL REGIONAL DOM ANTONIO MONTEIRO

Após uma hora de reunião com o Secretário Jorge Sola, que muito escutou, mas também falou na mesma intensidade, a comitiva bonfinense que se dirigiu a Salvador teve como principal proposta a ser colocada em prática a municipalização do Hospital Regional Dom Antonio
Monteiro.

AS FALAS DA COMITIVA:



Fizeram pronunciamentos, na ordem, o Secretário Carlos Brasileiro, o prefeito Paulo Machado, o Deputado Estadual Adolfo Menezes, o Presidente da Câmara Biro-Biro, o Secretário Francisco Lustiago e o Diretor do Hospital José Lourenço.
Foi exposta a situação crítica da casa de saúde. O Prefeito Paulo Machado falou do
cansaço da intervenção, de uma dívida que se arrasta há anos, passando o município, além dos recursos federais da ordem de R$ 450.000,00 o valor de mais de cem mil reais, contando-se assim os 20.000 reais autorizados pela câmara municipal. “Precisamos rever o conceito de estadualização hospitalar, o Hospital de Juazeiro é de toda a região norte da Bahia, precisamos de um hospital estadual que atenda os 300.000 habitantes do nosso território. O município vem se sacrificando, pedimos ao estado que faça também a sua intervenção, assuma o hospital Dom Antonio Monteiro. Pois a saúde deve ser assumida
no pacto federativo pelas três instâncias e não apenas pelo município”, arrematou o prefeito de Senhor do Bonfim.

A FALA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAUDE:



Iniciou o seu discurso, o secretário Jorge Solla, dizendo que a responsabilidade do hospital era municipal e que ele vinha tentando ajudar há mais de oito anos.
Segundo ele o município deveria investir mais no hospital, mesmo cortando serviços de clínicas e de exames que o governo municipal vem oferecendo. A saída mais viável para o hospital seria a sua municipalização, negociando o município o passivo trabalhista com os
servidores da casa, que precisam manter os seus empregos.
Negociou o secretário Jorge Solla, com o prefeito Paulo Machado o envio de técnicos que fariam um diagnóstico do hospital, e um plano de ação, que permitisse ao município desapropriar e assumir diretamente a administração do HDAM. “Renovaremos os equipamentos, faremos intervenções junto ao Ministério da Saúde para que se aumentem os repasses, daremos apoio ao processo de municipalização, que poderá contar com a experiência de uma oscip”, afirmou o secretário.
O prefeito revelou na ocasião que encaminharia a municipalização mas que o Estado deveria garantir uma ajuda mensal, no mínimo de 200.000 ateais até que se consolide a municipalização.

A COMITIVA:

Fizeram-se presentes à audiência, ocorrida em sala de reuniões da SESAB, o Secretário Carlos Brasileiro, os Deputados estaduais Adolfo Menezes e Roberto Carlos, o prefeito Paulo Machado, o presidente da Câmara Biro-Biro, o secretário de saúde Francisco
Lustiago, o Diretor do Hospital José Lourenço, os vereadores Tavinho, Bel, Carlos de Tijuaçu, Lucia Cerqueira, Gustavo Miranda, Ivan Barbosa, Laércio Muniz, Gerivaldo Sampaio, Ricardo Aquino, o Advogado Pedro Cordeiro, representantes do CDL, Clubes de Serviço, sociedade organizada. A imprensa se fez presente através de Pedro Carvalho (Ascom Sedes), Cléber Vieira (ASCOM – Câmara), Pedro Neto (TBL) e Assessoria de Comunicação do Município (Pedro Castor).