sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OFICIALIZADO O AFASTAMENTO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL DO GOVERNO MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM

Na manhã desta sexta-feira o Prefeito Paulo Machado enviou ofício à Profa. Vivianne de Souza Barbosa, Presidente do PC do B falando da impossibilidade de convivência com o partido, decorrente da reiterada postura do vereador Gustavo Miranda que votou contra praticamente todos os projetos encaminhados ao Legislativo pelo Governo Municipal. O estopim foi a votação contrária ao projeto de lei que permitia ao município estabelecer parcerias com “autarquias, ONGs e oscips” e a pressão feita pelo vereador junto ao ministério público em vista à proibição do leilão de lotes no Parque da Cidade.

Mesmo reconhecendo a caminhada conjunta que o PC do B fez com os partidos aliados nas últimas eleições, e o trabalho realizado sob a direção do Prof. Andreilton à frente da Secretaria de Meio Ambiente, a governabilidade municipal tem sido fragilizada pelas atitudes hostis do vereador, que chegaram a um limite insuportável. Recentemente o governo promoveu uma reunião com o partido e fez-se um acordo de cavalheiros, para que o diálogo se estabelecesse entre o edil e o prefeito, coisa que não se consumou.

“Não posso ser acusado de provocar o rompimento com o PC do B”, afirmou o prefeito Paulo Machado. “Desmembrei a Secretaria de Infra-Estrutura, enfraquecendo-a, e entreguei ao partido o importante setor de serviços públicos, dei total autonomia ao secretário, valorizei-o todo o tempo e o mínimo que o governo poderia esperar era a afinidade na hora de encaminhar os projetos que o governo julga fundamentais à sua gestão. Vejo, e isto desfaz as minhas dúvidas, que as atitudes conflitivas do vereador não eram apenas suas mas do próprio partido, como afirma a presidente em carta-resposta ao prefeito, ao entregar a secretaria. Diz a Presidente: “As decisões do mandato do Vereador frente aos diversos projetos encaminhados à Câmara sempre foram submetidas ao crivo do partido, através de ampla escuta à direção municipal e a outros setores ligados à militância do PC do B em Senhor do Bonfim. Em nome da unidade partidária essas decisões sempre representaram a vontade da maioria dos Comunistas em nosso município”. Ora, confirma-se que o partido sempre aprovou a postura do vereador. Por fim, parafraseando a carta recebida, o prefeito precisa zelar também pela unidade do governo. Resta saber até que ponto as atitudes do vereador não foram forçadas por questões eleitorais, não são o desdobramento antecipado de 2012”, concluiu o Prefeito Paulo Machado.

Consórcio dos municípios quer acabar lixão no Piemonte


O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Batista Machado, deu entrada ontem (dia 17) em proposta que disputa verba federal, disciplinada por edital do Ministério do Meio Ambiente – MMA – para implantar o Plano Territorial de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que trata da coleta, tratamento e destinação correta do lixo para aterros sanitários estruturados em todos os nove municípios do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI): Adorinha, Antonio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

O documento-proposta seguiu devidamente elaborado pelo corpo de técnicos do consórcio intermunicipal, sediado em Senhor do Bonfim e foi cadastrado no órgão federal específico, Siconv – Sistema de Gestão de Convênios – sob nº 066.041/2001. Segundo o secretário-executivo Yon Fontes, as exigências colocadas pelo edital foram preenchidas, inclusive a elaboração da justificativa e o prazo de envio, o que habilita o consórcio norte-piemontino a participar da pré-seleção a ser feita, concluída e divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente já no próximo dia 24 de novembro, quinta-feira da próxima semana.

Portanto, nesse momento, o Piemonte concorre em pé de igualdade com outros consórcios territoriais no país. Caso seja selecionado, será contemplado com recursos iniciais de R$ 293.940,00 determinados no edital ministerial, como quantia satisfatória para, de janeiro a junho/2012, realizar estudos preliminares que levam ao cumprimento de metas de implantação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos nos municípios consorciados.

Elementos da justificativa ao Ministério

Ao documentar a proposta encaminhada ao MME, o Consórcio Público anexou informações que caracterizam o conjunto de municípios do Território de Identidade Norte do Itapicuru:

“população total aproximada de 267 mil habitantes (IBGE, 2010)
“área territorial de 14,2 mil km²,
“densidade demográfica de 18,8 hab / km² e
“IDH médio territorial de 0,69
“produção de 157,2 t / dia de resíduos sólidos (conforme IBGE).
“A gestão e a destinação dos resíduos sólidos, que se têm constituído num problema crônico de cada município e, por extensão, do TIPNI.
“O descarte desses materiais feito de forma inapropriada em áreas próximas dos centros urbanos (lixões) constitui o principal problema enfrentado pelo poder público dos entes consorciados, já que essa grande quantidade de resíduos provoca a contaminação dos mananciais que compõem as três bacias hidrográficas do TIPNI (São Francisco, Salitre e Itapicuru), e ainda traz vetores de doenças a degradar o meio ambiente de forma devastadora.
“Várias tentativas de solução que já foram buscadas, com a realização, inclusive, de seminários específicos envolvendo técnicos, especialistas e agentes políticos. Diversos fatores têm cooperado para a continuidade do estado precário da questão, a exemplo da inexistência de um plano territorial exequível, bem como a clara escassez de recursos e de apoio técnico à solução do problema. Tais fatos têm contribuído tanto à busca de apoios e recursos até mesmo na iniciativa privada, quanto para cobranças constantes do Ministério Público Estadual, que tem provocado sucessivos Termos de Ajustes de Conduta (TACs), sem que se efetive uma mudança substancial no status questiones.
“Além dessas razões que já seriam suficientes para a construção de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, acrescente-se o desafio ambiental que cerca o problema em evidência e que está a exigir uma solução a médio e longo prazo da insustentável situação atual, que envolve a gestão e destinação final dos resíduos sólidos, que contemple, ainda, a inserção de catadores, através de sua profissionalização. Para tanto, urge a prática do Pacto Federativo, que supere o isolamento atualmente vivido pelos municípios do TIPNI que co-responsabilize de forma efetiva, tanto a instância estadual quanto a instância federal do Estado.
“A disponibilização de recursos e de apoio técnico por parte do MMA e do governo estadual da Bahia (através da SEDUR) soa como uma proposta adequada para que o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru encontre o melhor caminho para a solução de um desafio que excede a dimensão territorial.
“Por fim, estamos diante de uma oportunidade ímpar: de construção coletiva de um processo de educação, saúde, inclusão social e preservação ambiental, com vistas à elevação da qualidade de vida, acenando-se para o envolvimento de uma vasta região em seus nove municípios consorciados.

O grupo de trabalho que elaborou a proposição ao Ministério foi formado pelo quadro funcional do Consórcio: Yon Fontes, Valdemar Borges, Nívea Lyra, Adriana Longuinho, Tereza Evangelista e dos secretários municipais Auzeneide Nunes e Andreilto Barbosa.

Prefeitos – A resolução do lixo é um apoio ímpar à Saúde Pública e ao Meio Ambiente de nossa região. Depois, teremos a questão do Saneamento Básico a enfrentar. Hoje, porém, o que agrada aos gestores do território é o surgimento do primeiro e grande projeto a ser realizado pelo Consórcio Público – avaliou o seu presidente, Paulo Machado.

ASCOM

Secretário Carlos Brasileiro visita a região

O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, está na região de Senhor do Bonfim. Ele participa de encontros em comunidades de vários municípios, onde discutirá sobre projetos e programas da área social.

Nesta sexta-feira (18), Brasileiro passa o dia no município de Andorinha. Acompanhado do prefeito Agileu Lima e de diversas lideranças, ele visita comunidades rurais. Na oportunidade, ele discutirá sobre programas da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). No sábado (19), às 9h, ele estará no município de Ponto Novo e às 11h30 segue para Antônio Gonçalves, onde participa de novos encontros junto com o prefeito Roberto Carlos. Às 17h00, também deste sábado, o secretário estará em Senhor do Bonfim, onde participa da 8ª Festa do Leite e Feira de Animais, no distrito de Quicé.

A Secretaria desenvolve diversos projetos em toda a região, em parceria com as prefeituras. Entre eles estão o programa Leite Fome Zero, que beneficia milhares de crianças, de 2 a 7 anos, com a entrega de um litro de leite, de segunda a sexta-feira, que visa proporcionar segurança alimentar. O projeto Cisternas, do programa Água para Todos, será ampliado. Somente em 2012, serão construídas 4,5 mil cisternas nos municípios da microrregião. A Sedes conta ainda com um Centro Social Urbano (CSU) em Senhor do Bonfim e cofinancia projetos sociais importantes, como CRAS, CREAS, abrigos e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Outros programas de inclusão produtiva, segurança alimentar e proteção social também serão implantados na região.

ASCOM/SEDES

Resposta do PCdoB ao ofício do Prefeito Paulo Machado


Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – Senhor do Bonfim / Ba
Senhor do Bonfim, 18 de novembro de 2011.
Oficio 65/2011
Ao Senhor
Paulo Batista Machado
M.D. Prefeito Municipal

Senhor Prefeito,

Em resposta ao oficio n° 633 datado de 18 de novembro de 2011, a Executiva Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB em Senhor do Bonfim, vem diante de V. Exa. encaminhar resposta, bem como deixar claro a posição do partido acerca das considerações do Prefeito sobre a postura da direção Municipal do PCdoB frente ao mandato do Vereador.

Acreditamos que no campo político, assim como em todas as instâncias de nossas vidas, devemos respeitar a distância necessária entre parceria e submissão, entendemos que a nossa participação nesse governo deve-se a conjuntura das eleições de 2008, que culminou com a vitória da frente de partidos aliados liderada pelo Partido dos Trabalhadores, com significativa contribuição do PCdoB, que se estende no pós-eleição através das ações da Secretaria de Meio Ambiente e do Mandato dos nossos Parlamentares.

Do ponto de vista político, entendemos a preocupação de V. Exa. com a governabilidade, contudo, cabe esclarecer que a postura do Vereador Gustavo Miranda, colocada por V. Exa. como conflituosa e desarmônica, segue os preceitos do PCdoB que exige dos seus parlamentares uma postura criteriosa em relação a avaliação, discussão e aprovação de propostas que devem ter por princípio sempre o bem comum. As decisões do mandato do Vereador frente aos diversos projetos encaminhados à Câmara sempre foram submetidas ao crivo do partido, através de ampla escuta à direção municipal e a outros setores ligados à militância do PCdoB em Senhor do Bonfim. Em nome da unidade partidária essas decisões sempre representaram a vontade da maioria dos Comunistas em nosso município.

Cabe ainda esclarecer que não cabe a nós, cidadãos comuns, “restituir ao governo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, face que nunca nos consideramos donos de uma ferramenta que como qualquer outro setor do governo deve ser do povo e em nome do povo ser gerido. Cabe, portanto, a V. Exa, como gestor municipal proceder a exoneração dos cargos ocupados por membros do PCdoB que neste momento não são de interesse da municipalidade.

É de forma tranqüila e responsável que deixamos o governo, acreditamos ter dado o máximo de nossos esforços para apresentar proposições que viessem contribuir para os avanços do nosso município . Visto deste ângulo não poderia ser diferente, torcemos para que o governo encontre o rumo certo.

Desde já,agradecemos pelo convívio e pela relação respeitosa que tivemos não só com o Chefe do Poder Executivo, mas também com os servidores ora concursados ora ocupados por cargos de confiança.

Por parte do PCdoB, estaremos onde os interesses da população de Senhor do Bonfim estiverem.

Saudações Socialistas,

Vivianne de Souza Barbosa
Presidente da Executiva Municipal do PCdoB

PT ADIA REUNIÃO EM VIRTUDE DA MORTE DE IRMÃO DE COMPANHEIRA DE PARTIDO


O Diretório Municipal de Senhor do Bonfim Bahia comunica que a reunião que estava marcada para hoje sexta-feira as 18h00min horas no Sindferro. Não haverá mais em virtude do falecimento do irmão da companheira Liana Moraes.

Atenciosamente.

Rita Braz
Presidente DMSB

Senado aprova projeto para uso educativo do dinheiro arrecadado com multas de trânsito


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (16) projeto de lei que trata da distribuição dos recursos arrecadados com a cobrança de multas de trânsito. A decisão foi tomada em caráter terminativo.

Para evitar desvio de verbas, o texto aprovado determina que todo o valor arrecadado com a cobrança de multas deverá ser investido em campanhas educativas sobre direção defensiva, cultura da paz, violência no trânsito e desestímulo ao consumo de álcool e drogas associado à direção.

O relator admitiu emenda do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que incluiu a sinalização de vias públicas como mais uma das possibilidades de uso do dinheiro proveniente das multas de trânsito.

Com a ausência do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que relatou o projeto e deu parecer favorável, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi designado para relatar a emenda de Jucá. Ele foi favorável à inclusão da sinalização de vias entre as possibilidades para utilização dos recursos por considerar que isso torna o projeto mais completo.

O texto segue agora para a Câmara dos Deputados sem precisar passar pelo plenário do Senado. Se não receber emendas na casa revisora, o texto poderá seguir direto para sanção presidencial sem precisar retornar ao Senado.]

Agência Brasil.

2ª Ação Cidadania será realizada, dia 21, em Carrapichel

A Secretaria de Educação e Esporte, Governo Cuidando da Nossa Gente, e a Escola Municipal de Carrapichel realizarão no próximo dia 21 de novembro (segunda-feira), das 8h às 13h30, no povoado de Carrapichel, a 2ª Ação Cidadania.
Com o tema: “A favor da comunidade, que espera o bloco passar. Ninguém fica na solidão”, o evento vai promover momentos de intercâmbio histórico, cultural e social, com atendimentos nas áreas da saúde, estética e lazer.
Toda a população local e da microrregião está convidada a participar.

ASCOM

Dia Mundial do Diabetes foi lembrado em ação no Parque da Cidade


Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Governo Cuidando da Nossa Gente disponibilizou nesta quinta-feira (17) no Parque da Cidade, serviços de saúde para a população do município.

Prevenção – Um toldo foi instalado temporariamente na Academia da Terceira Idade. Uma enfermeira e uma nutricionista realizaram testes de glicemia capilar, aferição de pressão e avaliação antropométrica. Dezenas de pessoas compareceram ao evento que tinha como principal objetivo detectar possíveis sinais da incidência do Diabetes e dar orientações sobre os cuidados necessários para evitar ou controlar a doença.

A enfermeira Patrícia Farias explicou o procedimento: “Nós orientamos as pessoas que estão com a taxa de açúcar acima do normal (99 mg/dL) para que elas se dirijam à unidade de saúde mais próxima e façam novamente o teste de glicemia capilar e, caso haja qualquer alteração, que façam o exame laboratorial”. A nutricionista Starley Carvalho complementou: “os testes não significam um diagnóstico, mas são necessários para detectar o nível de açúcar no sangue”.

O técnico em manutenção Carlos Grota aproveitou a oportunidade e foi ao Parque da Cidade para fazer o teste pela primeira vez. “Nunca tinha feito teste de glicemia. Deu um pouco alto” – e brincou: “Também tinha acabado de comer um pedaço de rapadura! Essa é uma grande oportunidade para que as pessoas possam evitar a doença” – afirmou.

Outros serviços – Além dos testes e aferições de pressão, foram distribuídos folhetos com dicas sobre obesidade, hipertensão, sedentarismo, colesterol, assim como, informações sobre o Dia Mundial do Diabetes, oficialmente celebrado no dia 14 de novembro. Um gibi sobre Alimentação Saudável também estava disponível para a população.

DENTISTA BONFINENSE FALECEU EM FEIRA DE SANTANA



O Dentista Bonfinense, Eustáquio José Morais, que viajava em um Corola, quando se dirigia para a cidade de Valente onde trabalhava em consutório Odontológico, Faleceu na madrugada desta sexta-feira, (18), no Hospital da Unimed, na cidade de Feira de Santana. Segundo as primeiras informações,o Dentista teve infecção generalizada.

Eustáquio, foi surpeendido por um Fusca modelo novo, que patinou na pista molhada indo de encontro ao veiculo que era conduzido pelo Dentista bonfinense.

CINCO ELEMENTOS ARMADOS E ENCAPUZADOS ASSALTARAM MAIS UM ÔNIBUS DA SÃO LUIZ EM PONTO NOVO


Por volta de 01h30min da última quinta-feira (17/11), no povoado de Barracas, no município de Ponto Novo, cinco elementos armados, onde três deles mascarados e ou outros dois com as caras limpas, de posse de espingardas e revólveres entraram no ônibus da empresa São Luiz, placa JRT-4084, que faz linha Juazeiro a Salvador, os elementos levaram dos 23 passageiros celulares, notebooks, máquina fotográfica, pen drive, R$ 230,00, cartões de crédito e objetos pessoais.

Como não há plantões na cidade de Ponto Novo as vítimas registraram queixa na delegacia de Senhor do Bonfim.

Recentemente no mesmo local a mesma empresa foi vitimada, o que deixa passageiros preocupados com segurança na rodovia federal, que com redutores de velocidades se tornam vulneráveis para os atrasa lados.

Maravilha Notícias