terça-feira, 29 de novembro de 2011

Equipe do Abatedouro de Itiúba vai se reunir com produtores de Cansanção


No próximo sábado (03 de dezembro), uma equipe da Secretaria de Agricultura do município de Itiúba, responsável pelo Abatedouro e Frigorífico Territorial de Bovinos, Caprinos, Ovinos e Suínos, estará se reunindo no com Produtores no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cansanção. A reunião que começará as 8:00 horas, será de extrema importância, pois servirá para esclarecer as principais dúvidas dos Produtores sobre o funcionamento.
O Abatedouro e Frigorífico funcionará em forma de Cooperativa e atenderá as cidades de Itiúba, Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Andorinha, Filadélfia e Ponto Novo. A obra orçada em mais de R$ 2 milhões de reais, está sendo construída na Fazenda Marruás distante 18km da sede do município de Itiúba, próximo a BA-324 que liga Itiúba/Filadélifa, com recursos do governo federal e uma pequena contrapartida do município sede.
Obra do Abatedouro e Frigorífico

Os assessores da Secretária de Agricultura de Itiúba, Valdir Fiamoncine e Acácio Costa, destacaram a importância de uma obra de tamanha magnitude para o Território do Sisal. Segundo Fiamoncine a obra que terá capacidade para abater diariamente, 100 bovinos, 10 ovinos/caprinos e 50 suínos irá impulsionar o desenvolvimento da região. Já Acácio Costa, lembrou os riscos que a população corre ao consumir carne de má qualidade, para o mesmo, a carne oriunda do abate clandestino pode causar doenças como Tuberculose, Teníase, Brucelose, Cisticerose, Triquinose e Raiva.
A obra do Frigorífico e Abatedouro já está em um estado bastante avançado, e segundo os responsáveis, a previsão é de que antes de maio de 2012 já esteja concluída.

Por: Portaldenoticias.net

Regina compôs à Natureza e cantou antologia à MPB


Sob o manto dessa agradável combinação de sonoridades, a eterna arte de harmonizar sons musicais que encantam, Regina Salgado lançou, neste sábado (26), no grande salão do Campo Clube, o 4º CD de sua carreira. Quer como cantora ou compositora, a artista fascinou um invulgar elenco de convidados – artistas e intelectuais multi-segmentados. Fez do palco e da noite o mais perfeito olimpo de amantes da boa música: as 13 faixas do seu disco e uma lista de canções consagradas como titulares da MPB.

Foi um show pro-du-zi-do: ideado para suavizar o ambiente e auxiliar a obra beneficente “Casa da Irmã Inês”, dirigida por Haydê Pellegrine, no bairro Bonfim III. Teve suporte, elaboração e montagem de Eugênio Talma, o Geninho, ator “Vado” do papel principal no filme A Feira Livre, de Nivaldo Oliveira.



Acompanhada por cordas em contrabaixo de Miguel Araujo e teclado de Téo Canarana, Regina reinou como uma diva de muitos sonhos. Por três vezes trocou de temas musicais e de figurino também. Digamos que por trinta vezes manteve a elegância e a qualidade do espetáculo. Fez o público chegar junto, dançar e continuar em suas mesas e cadeiras (todas as do salão) até o desenlace da festa, com autógrafos e abraços.

Jacira Rodrigues Sá: “Não posso deixar de aplaudir Meu bem querer”. Jairo Sá ia informando: “Essa é do Djavan, aquela anterior é do Almir Sater”... Ele, Glória da Paz (cantora), Jacira (cantora) e companhia ilimitada sabem tudo dessas antologias. Zecrinha vibrou com sua Charles Chaplin interpretada por Regina (dessa vez em ritmo de samba!) e recebeu o ato da cantora como “uma grande homenagem”. Riana Oliveira rasgou: “Regina é cultura, é estilo, é valor e mostra de que temos algo a mais, que o belo São João”.

Caxixi na mão, a marcar a batida dos ritmos, Regina continuava entoando variações, forçando a mesa de Maria Lima e Maria José Canário a aclamarem mais, por exemplo, ao ouvirem: – Estou de volta pro meu aconchego... O escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, José Gonçalves levou a família. O casal cel. Augusto Salgado / Vera fizeram aquele discreto coro de aprovação. Ele teve preferência musical: “A apresentação de Regina está linda: suas músicas e essa Charles Chaplin...”.

E quando menos se espera, vem do palco a introdução de Gostoso demais (Dominguinhos e Nando Cordel) e a seguir palmas da platéia e a voz premiada de Regina: – Tô com saudade de tu, meu desejo / Tô com saudade do beijo e do mel... Vinda de Campo Formoso, Iris de Guimarães (22) cantora, compositora e violonista aplaude pela enésima vez. Ela que tem na praça, desde 2010, o CD Olhos de Hórus, e que já compõe músicas para outro álbum, analisou: “Ah, o sucesso de Regina? Veja como ela está confortável no palco”. Do palco, pela voz de Regina está vindo o som Ando devagar porque não tenho pressa...(de Renato Teixeira e Almir Sater). Tá ligado?

Trajando longos, branco, preto e amarelo, a dona da noite baila, marca com os pés e faz uma coreografia afinada com os sentimentos d’alma. É o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim... O prefeito Paulo Machado: “Regina é uma artista autêntica e talentosa. Quem como ela sabe criar e produzir musicalmente nesse nível, só qualifica e nomeia nossa cultura”. Em sua mesa: Paulinho Machado, vereador Carlos Alberto Dias (o Negão de Tijuaçu), Dr. Aurélio e o advogado Hildalino Matias – estes dois cantarolando todas.

“Estes arpejos sacros me colocaram em enlevo, entre a subjetividade e a transcendência” (Regina Salgado)

As canções são conhecidas, “mas a esfera, o meio, a cumplicidade e o marco do lançamento fazem a diferença”, Emiliana Carvalho falou, quem vai contestar? Foi dela o texto jornalístico de um dos releases da anunciação deste show. Enquanto isso, Regina está voando de contentamento. Sua interpretação sai do âmago: “Quando eu cheguei naquele trecho de Romaria, sem sentir dei um passo à frente, por pura explosão interior, olha que lindo!” (isto foi depois do show e cantou outra vez): – Me disseram, porém /que eu viesse aqui / prá pedir de romaria e prece, paz nos desaventos / Como eu não sei rezar, só queria mostrar / meu olhar, meu olhar, meu olhar...

Marlei Resende, ex-edil em Inhumas/Goiás, veio de lá especialmente para o lançamento: “Gostei da faixa Brisa, essa música e letra me tocaram particularmente”. A professora Conceição Galo (belo penteado black power) veio de Salvador: “Estou realizada com o repertório, o conteúdo justifica minha vinda”. Romaria (de Renato Teixeira) enchendo o ar de acordes sertanejos e Daniel Gomes confirmando a notícia que girava: “É verdade, ano que vem devo lançar meu primeiro CD”.

Dia cinco! – Pedrinho Sá (20), pensador precoce lembrou e exaltou Gibran ouvindo cantigas de amor ao mundo, à natureza, à vida. Zumar Sérgio, poeta, ator, foi o primeiro a anunciar: “Dia cinco de dezembro Jotacê Freitas, vejam bem, Jotacê Freitas! vai lançar livro em Bonfim”. Regina sabia que agradava. Tive visitantes de vários lugares, uns 10 de Jaguarari. “Quando cantei É d’Oxum [de Jerônimo] ou Iemanjá [de sua autoria e no CD], estes arpejos sacros que me colocaram em enlevo, como num espelho d’água, entre a subjetividade e a transcendência”. São os momentos de unidade inseparável, para Regina. “Neles eu me sinto agradecendo ao público” diz a cantora.

O álbum traz canções no compasso do samba, forró, bolero, reagge, valsa e polca: 1. Sonhos de Luz, 2. Mãe Natureza, 3. O homem encantado, 4. A brisa, 5. Mundos, 6. Depois, 7. Noite, 8. Campeão da vida, 9. Iemanjá, 10. A chuva, 11. A sua vinda, 12. Sol, 13. Deus.

Já faz três anos que pro norte relampeia.. .


Contato: (74) 3541.2304 / 8103.5271 – regina.isalgado@yahoo.com.br

ANDORINHA: Prefeito participará de movimento em favor da divisão igualitária dos royalties


O Prefeito Agileu Lima (Andorinha-Ba) participará nesta Quarta-Feira, em Brasília, ao lado de 3.000 prefeitos dos Estados não produtores de petróleo, do Movimento para pressionar o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), a colocar em votação o veto à chamada Emenda Ibsen, que garante uma distribuição mais igualitária dos royalties.

O projeto aprovado pelo Senado é polêmico porque reduz a fatia garantida pelo Governo Federal e pelos Estados produtores, e transfere mais recursos para Estados e municípios que não produz petróleo em seus territórios. Como é o exemplo do município de Andorinha que poderá receber parte da fatia de cerca de R$ 8 bilhões com a nova distribuição.

Além do Movimento, Agileu Lima tratará de assuntos de interesse do município com Deputados Federais e Ministros. Entre as demandas o Prefeito de Andorinha tratará do Plano Nacional de Mineração e da inclusão do Município em outros programas sociais.

ASCOM - ANDORINHA

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em Campo Formoso-Ba


Na ultima segunda feira dia 28 de Novembro de 20111(ontem) por volta das 17h30min um acidente envolvendo um veiculo S10 de cor preta placa HFQ-0500 licença de Ouro Branco estado de Minas Gerais conduzida por Wilson Andrade dos Santos e uma moto CG 125 placa l JNW-3511 licença de Pindobaçu, conduzida por Erismario Pereira Ferreira de 26 anos, residente na localidade de bananeiras interior de Pindobaçu e a passageira Nivian Souza silva de 21 anos.

Erismario teve fratura no fêmur esquerdo foi atendido no Hospital São Francisco e foi transferido para um hospital na cidade de Juazeiro, a jovem Nivian Souza Silva teve um corte no couro cabeludo e algumas escoriações a mesma reside na Rua Olavo Bilac no Bairro São Francisco em Campo Formoso.

Esmeraldanotícias

FESTIVAL DE PRÊMIOS MUTART

No Grande festival de Prêmios na Rua Carrapichel dia 25/12/2011. Teremos a Participação especial do grupo musical, Facinação Apartir das 10:00, Com o termino 14h30min.
Papai Noel esse ano vem mais Gordo. Rou,rou, rou,rou.