sábado, 10 de dezembro de 2011

II Seminário de Formação confirma: Senhor Bonfim, referência em Educação Inclusiva em toda a Bahia


A Secretária de Educação e Esportes, Maria das Neves fez um balanço do II Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade que aconteceu durante toda esta semana (4 a 9 de dezembro) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim.

O evento reuniu profissionais da educação de diversos municípios baianos e mobilizou mais de 30 funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec) na promoção de uma vantajosa experiência, como afirmou Maria das Neves. “Ele foi importante para avaliarmos os progressos alcançados em relação ao I Seminário [ocorrido em agosto de 2009] e proveitoso para quem esteve presente. Percebemos quais foram as dificuldades do primeiro e corrigimos no segundo. Quem veio, participou de todos os momentos e gostou” – afirmou.

A secretária contou também que as atividades desenvolvidas foram elogiadas. “Ouvimos algumas pessoas que gostaram das palestras e videoconferências. No geral, falar de Educação Inclusiva é sempre importante, tudo o que o educador absorve de conhecimentos novos e leva para a sua prática é válido” – concluiu.

Destaque – O seminário contou com o patrocínio do Ministério da Educação (MEC) e o apoio integral da Semec, Governo Cuidando da Nossa Gente, para a sua realização. A escolha para que Senhor do Bonfim fosse a cidade-sede do evento não foi aleatória, o município vem se destacando a cada ano no campo da Educação Inclusiva em toda a Bahia, graças à visão do gestor Paulo Machado, Ph.D em Educação, que está reformulando o sistema educacional do município com importantes inovações.

“Nós trabalhamos desde 2001 com um setor específico para Atendimento de Educação Especial, e a gente vem adquirindo também experiências através de pessoas que têm alguma deficiência, como é o caso de Marcos Conceição [bonfinense que hoje atua na Secretaria de Acessibilidade de Petrolina]. Foi instalado em Bonfim um setor específico para esse tipo de atendimento e é uma coisa que vem dando certo. Estamos aumentando a demanda e incluindo novos profissionais” – revelou Das Neves, indicando as ações desenvolvidas pelo Governo Cuidando da Nossa Gente, neste âmbito.

Porque Bonfim é referência:

Catorze escolas da rede municipal de ensino contam com Salas de Recursos Multifuncionais Tipo 1(cinco na Sede e nove na zona rural);

“As Salas de Recursos Tipo 1 atendem a todas as deficiências. Para o próximo ano serão 22 espaços como este, sendo que duas salas serão do Tipo2, ou seja, atenderão apenas pessoas com deficiência visual. As escolas que serão contempladas com Salas de Recursos Tipo 2 são: a Abigail Feitosa e a de 1º Grau de Tijuaçu – explicou a coordenadora geral de Educação Inclusiva de Bonfim, Valdênia Viana, que apontou também:

O município conta com 5 (cinco) Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). São concursados e atuam nas escolas municipais da Sede e de povoados;
Uma equipe formada por: neuropsicológo, nutricionista, assistente social, psicólogo, psicopedagogo estão à disposição para o atendimento dos alunos tanto na escola, quanto em domicílio, além do setor que fica nas dependências da Semec;
São 31 profissionais atuando em Atendimento de Educação Especial (AEE);
Os profissionais que trabalham no ensino regular estão fazendo Pós-Graduação e outros cursos de formação continuada para melhor atenderem os 295 alunos com deficiência de Senhor do Bonfim (Censo 2010);
Utilização de tecnologias de ponta destinada aos deficientes visuais. Exemplo: Programa Mecdaisy (software que permite a conversão de qualquer texto em áudio, tornando possível o manuseio do texto sonoro, de maneira semelhante ao texto escrito), entre outros.

“Com o Mecdaisy, foi produzido aqui em Senhor do Bonfim um exemplar de um livro de Língua Portuguesa, que foi destinado para todo o Brasil. Outros exemplares foram distribuídos pela Bahia. Nós somos referência nesse programa. A partir dele o aluno recebe um computador portátil e tem um atendimento na sala regular. Com seu livro digital ele pode estudar de igual para igual com os demais alunos” – contou Maria das Neves.

Partilhando experiência – Esta e outras características fazem de Bonfim, destaque em Atendimento de Educação Especial e referência para outras cidades baianas. “Muitos municípios nos ligam para tirar dúvidas. O nosso setor atende e dar todos os esclarecimentos. É muito bom poder repartir o que a gente tem por aqui, porque o conhecimento não deve ser guardado, deve ser expandido. É muito bom poder ajudar algum município que está em dificuldade. Para nós, sermos referência, além de muito importante, mostra ainda mais a nossa responsabilidade” – orgulha-se a Secretária de Educação.

Aclasb teceu em arte sua própria história: canto, coral, tributo e poesia


Sem competir, mas sem deixar a desejar heavy metal e gêneros excitantes, a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb) fez dupla celebração na noite desta quarta-feira. Num auditório repleto de acadêmicos e convidados, os 20 anos de sua fundação da instituição a Semana da Cultura foram comemorados lado a lado. Não faltaram emoções e agitos, entusiasmos e encantos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Juventude e maturidade se viram em vibrações, diferentes, mas nem tão distante do frêmito do hip hop!

Atividades literárias e musicais necessariamente artísticas mantiveram as cortinas abertas para o tempo pré-natalino. Bonfinenses ilustres no passado recente e patronos de fato das cadeiras da instituição ganharam homenagens póstumas da Aclasb e seus familiares - filhos, consortes, parentes – receberam diplomas remissivos ao prestigio dos homenageados. Entre os representantes dos laureados estavam o desembargador Jéferson Muricy, Pedro Castor Xisto e muitos outros.

Presenças altivas, distintas, togadas ou não, foram à cena do palco e realçaram o melhor da MPB. Existe modéstia mais suntuosa que a reunida na voz e violão de Rogério Moreira? E a brandura insurgente em canto dominante no som delicado de Regina Salgado? Ipi, Ipi urra. Quem foi ao salão da Câmara viu como Paulo Ernesto entra em contrição às canções entoadas (Osvaldo Montenegro?), duas, nacionalíssimas, tal árias da mais pura erudição musical.

Plano de Cargos e Salários repercute bem entre o professorado bonfinense


O Plano de Cargos e Salários para os profissionais da educação escolar enviado à Câmara concede licença-prêmio, gratificações, tempo para planejamento, reajuste salarial e percentuais diversos. Beneficia e recebe aprovação dos 600 professores da rede municipal, valoriza o sistema de ensino e reabilita a qualidade e o orgulho da educação bonfinense. Com ele, a política educacional do Governo Cuidando da Nossa Gente coloca Senhor do Bonfim entre um pequeno percentual de municípios brasileiros que atendem ao Plano Nacional de Cargos e Salários para o magistério. Só depois de bem discutido o plano de carreira dos professores foi elaborado e enviado para o trâmite legal: apreciação/aprovação da Câmara Municipal e aprovação e sanção pelo Prefeito Paulo Machado

As conquistas consolidadas no Plano Municipal podem ser consideradas históricas. No seu todo, as alterações são de tal forma benéficas que encontra um coro de avaliações totalmente favoráveis no âmbito dos educadores:

Carros quebravam professores seguiam a pé – Adriana Correia da Silva, professora do Ensino Fundamental I, na Escola de Baraúna, há dois anos na rede municipal: “Acompanhei alguns passos do processo de discussão do Plano de Cargos e vi alguns colegas se queixarem de que faltava esse plano, razão de anos antes não terem aumento de salário. Chegaram a passar mais de quatro anos sem reajuste. Em termos de acesso ao trabalho as condições eram horríveis, na chuva pra dar aula. Hoje a situação ficou bem mais favorável, é o que todos estão comentando. Existem as vantagens para os que trabalham no interior; os que trabalham com a Educação Inclusiva; o aumento salarial, o vale alimentação, o acesso a cursos de especialização; e tem o enquadramento das 40 horas”. Adriana conclui: “A gente não deve se acomodar, mas foi um passo muito grande, bom para os professores de Senhor do Bonfim”.

Eu não esperava, é muito bom – Lucinalva Rodrigues Silva, 22 anos na Educação, professora da 4ª série, CBI e CBS1 na Escola Municipal de Cariacá: “Levei anos sem registro em minha carteira, ultimamente estou em dia. Quanto ao Plano, para mim foi uma vantagem muito boa. Não tínhamos licença-prêmio, agora temos, e várias vantagens: para quem trabalha o multisseriado, com a educação infantil e quem trabalha na zona rural.

A professora Enes Muricy Fialho, da Escola Maritônia Andrade Reis (bairro São Jorge) abreviou: “Esse Plano é uma conquista geral para os quadros profissionais da Secretaria Municipal de Educação e particularmente a nova carga horária e suas atividades complementares é ótima. Eu não esperava, é muito bom”.

Ainda não vi queixa do Plano – Professora Alcione Vieira da Silva ensina em Quicé pela manhã e à noite no EJA, em Cariacá: “Pelas propostas boas que vi, o Plano apresentado pelo prefeito é bom. Contempla oportunidades para o professor: a licença-prêmio, por exemplo, não existia, são três meses em cada cinco anos. Nas escolas rurais vai ter um percentual correspondente ao deslocamento. Eu e muitos colegas ensinamos em escola rural e teremos o benefício. Quem está na Sala de Recurso também passa a ter um percentual de incentivo. Pelo que vejo a classe está satisfeita. Ainda não vi queixa do Plano”.

Eliminando diferenças entre a educação da sede e a dos distritos

Maria das Neves Aquino Dourado, Secretária Municipal de Educação analisa: “Esse Plano de Cargos e Salários tem mais de uma década que não é mexido. Felizmente esse governo tem o Professor Paulo Machado que, com sua formação e sensibilidade, propôs as alterações discutiu com a categoria, levou o plano à Câmara, onde os vereadores aprovaram com alguma alteração a ser apreciada antes da sanção do Prefeito. Com essa ação, nós educadores estamos obtendo garantias salariais e vantagens profissionais só conseguidas em poucos municípios do Brasil. O Plano Nacional do Ministério da Educação pede que cada município reformule seu Plano e o Governo Cuidando da Nossa Gente respondeu positivamente.

É um plano que beneficia mais de 600 professores da rede municipal. Portanto, ganha o professor que trabalha na zona rural, que garante condições de transporte para chegar ao seu local de trabalho; ganha o educador que trabalha nas classes multisseriadas; ganha o profissional que trabalha com as séries iniciais e passa a receber justas gratificações; ganha toda a categoria porque agora ela vê bem regulamentado o seu tempo dedicado ao planejamento. Os professores ganham o ajuste assegurado na regulamentação das 40 horas. Muitos improvisos que existiam foram superados. O magistério se vê pela primeira vez contemplado com licença-prêmio, que é um item valioso”.

Governo não pode criar despesas sem ter fonte certa de receitas

“Várias discriminações recebem ponto final, o que é excelente para o professor e para o Governo, que tem tratado de eliminar diferenças no interior da educação e diferenças entre a educação da sede e dos distritos. O prefeito assume um trabalho diferenciado e procura atingir o nível de educação exigido pela contemporaneidade e pela Unicef. O governo não pode criar despesas sem ter fonte certa de receitas. Tem municípios que colocam percentuais de 35 e 40% de gratificação, mas, depois não conseguem cumprir o que colocam no Plano, não tem recursos e atrasam o pagamento do professor. Até onde pôde, o prefeito destinou recursos para fortalecer o plano municipal” – finaliza Maria das Neves.

Zoraima Socorro, da Escola José Gonçalves, trabalha há seis anos com Sala de Recurso: “Uma das prováveis vantagens são os 20% que os professores vão receber de ajuda de custo para se deslocarem para as regiões de interior. O que trabalha com educação especial também vai receber, acrescido desse percentual. Tem os quinquênios, que me parece que agora será contado anualmente, e ainda a questão da disparidade salarial, em que entra um aumento de 30% superando os 16% que prevaleciam antigamente”.

Genésio Bispo dos Santos, gestor da Escola Municipal de Cariacá: “As vantagens estão na licença-prêmio, 20% para quem trabalha com alunos especiais, 20% para quem ensina no multisseriado. Vai ser um alívio. Eu sou da Adesb (Associação dos Docentes de Senhor do Bonfim) e posso até dizer que o Professor [Prefeito Paulo Machado] foi muito feliz nas proposições aprovadas na Câmara. Enfim, o plano é positivo”.

Ademilson Alves da Silva, professor da Escola Municipal Abigail Feitosa (bairro da Pêra), 13 anos de magistério e membro da diretoria da Adesb: “Nossa luta é constante. A gente dialoga com todos, com o Poder Executivo vimos discutindo desde início do ano e chegamos agora a um desfecho. Ontem tivemos a aprovação do Plano com algumas emendas feitas na Câmara Municipal. Acho que o professor venha a se contentar mais com a sua questão salarial, ela já estava defasada”.

“Planos de carreira são como leis, devem ser alteradas sempre – continua Ademilson – Acredito que o plano contempla, senão tudo, boa parte do que a gente almejava. A passagem do nível médio para o superior, o nivelamento, embora seja para julho, chama nossa atenção. O percentual saiu de 16% para 35% na Câmara e merece aplauso. Os pontos já vinham sendo negociados, e os técnicos da Semec (Secretaria Municipal de Educação), os Professores e o Professor Paulo Machado estão de parabéns. Tudo isto dá qualidade à Educação de Senhor do Bonfim”, fecha o diretor da Adesb.

No limite - Por fim, o Plano, em sua configuração original dada pelo Executivo reflete os esforços da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim em prol dos Profissionais da Educação Escolar, reflete o processo de avanço geral do sistema de ensino que está sendo implantado no município: seja na estrutura física, metodológica, tecnológica, seja na multiplicidade de parcerias institucionais com o Público e o Privado. A iniciativa pelo Plano significa um passo valioso e uma garantia futurosa no limite das potencialidades pedagógicas e dos recursos e possibilidades do município.

ASCOM

COLEÇÃO VERÃO JORGE BISCHOFF NO ESPAÇO ZEN


A Casa das Sandálias apresentou no final da tarde dessa sexta-feira (09/12), no Espaço Zen, sua mais nova coleção verão “Jorge Bischoff”, com a participação da representante da marca, senhora Mirelle Petry.
Clientes convidados participaram do lançamento onde além de um delicioso coquetel foi realizado sorteios de calçados da marca.
Durante a semana acontece promoção na linha de calçados Jorge Bischoff, descontos de 40%, divididos em 5 vezes.
De acordo com seu gerente Florisvaldo, janeiro é aguardado uma nova campanha ainda maior, aguardem.

PASSEIO CICLÍSTICO "RUMO AO BI COM JESUS PEDALANDO PELA PAZ"


Fazendo parte do lançamento do Ano Jubilar na Paróquia do Senhor do Bonfim acontecerá na manhã desse domingo dia 11 de dezembro, PASSEIO CICLÍSTICO "RUMO AO BI COM JESUS PEDALANDO PELA PAZ" a partir das 08h30min, saindo defronte a Catedral, circulando por algumas ruas da cidade e encerrando também na Catedral.
São convidados a participar desse passeio ciclístico:
Crianças
Jovens
Adultos
Senhoras e senhores

Também participarão do passeio os ciclistas profissionais de senhor do Bonfim, tais como Arnaldo, Regi, Ervânio, Alan, Netinho, entre muitos que compõe a associação de ciclistas de Bonfim.

PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO ANO JUBILAR NA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM



Padre José Elton, administrador da paróquia do Senhor do Bonfim convida a todos para o lançamento do Ano Jubilar em preparação do Bi-Centenário do titular Senhor do Bonfim.

HOJE TEM BALLET DA SÃO RAFAEL

ASSEMBLEIA PAROQUIAL NESTE SÁBADO



A paróquia do Senhor do Bonfim está realizando a sua Assembléia Paroquial, na manhã desse sábado, 10 de dezembro, no Centro de Evangelização D. Jairo, localizado A Avenida dos Rodoviários nº 400 – Derba.
Com a participação das pastorais, grupos, movimentos e comunidades que compõe essa paróquia, presenças confirmadas já de:

PASTORAL DO DÍZIMO
PASTORAL FAMILIAR
PASTORAL DA CATEQUESE
PASTORAL MISSIONARIA
PASTORAL DO BATISMO
PASTORAL DA CRIANÇA
PASTORAL LITURGICA
RCC
LEGIÃO DE MARIA
CURSILHO
COM. PERNAMBUQUINHO
COM. BONFIM III
COM. ESTIVA
COM. CONCEIÇÃO
COM. CAZUMBA
COM. SHALOM
COM. KOLPING
COM. OLARIA
ACÓLITOS
VÁRZEA DO MULATO
COM. SANTOS DUMONT
COM. TIJUAÇU


Objetivo: encontrar um caminho que possa levar outros a encontrar o verdadeiro Caminho, Jesus e que possamos juntos caminhar para Ele.

Avaliar – aquilo que deu certo e não deu certo.
Planejar – a partir dos erros e acertos o que se pode fazer neste novo ano, em nossa paróquia.

Durante a manhã e ainda a tarde serão debatidos esses pontos negativos e positivos, e ainda apresentadas as metas de cada pastoral, grupo, movimento e comunidade.

A Assembléia está sendo dirigida por Pe. Elton administrador da Paróquia do Senhor do Bonfim.

NATAL FEST NA PROMORAR



DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2011, DOMINGO, NA PRAÇA DO PROMORAR EM FRENTE AO BAR DO GORDO.

PROGRAMAÇÃO:
10 HS: GINCANA DO BAIRRO
COM AS CINCO EQUIPES DISPUTANDO PRÊMIOS.
14 HS: CONCURSO BROTO DO BAIRRO.
16 HS: BINGO
(PREÇO DA CARTELA R$:3,00 E CASADINHAR$:5,00)

COM AS SEGUINTES PREMIAÇÕES.
1º PRÊMIO- UMA CESTA NATALINA, UMA PANELA DE PRESSÃO E UM VALE GÁS.
2º PRÊMIO- UM FERRO ELETRICO, UM LIQUIDIFICADOR E UMA SANDUICHEIRA.
3º PRÊMIO- UM FOGÃO DE 6 BOCAS.
18 HS: SHOW COM A BANDA FORROZÃO PIZADA DE OURO.
19 HS: SHOW DO CANTOR BREGA LELO.
20 HS: DJ FABIANO.
21 HS: ARMANDO PEIXE- LANÇANDO NOVO CD.
22 HS : SHOW DE SERESTA COM ROGÉRIO ALVES.

REALIZAÇÃO: ROGÉRIO ALVES E ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL CULTURAL E BENEFICIENTE DA PROMORAR.
EQUIPE DE APOIO: NETE, RELLY, WILMA, DIVAN, ROZANY, NEIA, NEQUINHA, PRISCILLA, FERNANDA FRANÇA
ROGÉRIO ALVES STÚDIO E PROPAGANDA: TEL.(74) 91225067


PATROCINADORES: CORUJA GÁS, 2 IRMÃOS, NEGO DOS CHURROS, E JORGE MOTOBOY.