segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ESPAÇO DO LEITOR: LEITOR COBRE AÇÃO DE VEREADORES PARA PROMOVER FESTA PARA CATOLICOS

No último final de semana (dias 10 e 11/12) foi realizado, com ao apoio do Vereador Carlos, um evento da comunidade protestante local muito bem visto e apreciado. Parabéns ao Vereador Carlos e organizadora.

Sem represálias ou discursos do tipo, surge um sentimento de indignação: Onde estão os vereadores que comparecem sempre nas Missas Solenes (onde há grande concentração e pessoas)? E os setores privados? O público católico espera sua manifestação.

Temos um exemplo muito próximo: Vereador Calos em próprio punho (sozinho) promoveu a festa do padroeiro de Tijuaçú, o dia do evangélico em Senhor do Bonfim e trouxe atrações gospels nos últimos anos durante as comemorações do aniversário da cidade. Pergunto-me e respondo-me: ele teve peito! Quis trazer e trouxe, mostrando que quem quer, corre atrás e consegue. É óbvio que quando digo que trouxe sozinho é uma força de expressão, pois contou com apoios da prefeitura e secretaria de cultura municipais, bem como patrocínios. O que chama mais atenção, pois vivemos em uma cidade de maioria esmagadora católica, na Câmara Municipal creio que também isso é fato e, como se não bastasse, nosso prefeito já foi um padre. Dá pra entender? É louvável a atitude do Vereador Carlos que, nos últimos anos, pelo menos neste sentido, vem promovendo a alegria e entretenimento no meio evangélico e simpatizantes. Mas os católicos também precisam desse tipo de lazer. Todas as cidades circunvizinhas já apresentaram pelo menos uma atração católica como Anjos de Rasgate, Pe. Fábio de Melo, Adriana, Walmir Alencar entre outras, mas a última que consigo lembrar em nossa cidade foi Ziza Fernandes na festa em comemoração ao Jubileu de 75 anos da Diocese de Bonfim há mais de dois anos e só. Aparentemente pensam que os católicos se contentam com atrações de todos os estilos e, como no decorrer do ano acontecem festas de pagode, forró e arrocha, acham que basta para os “católicos” se divertirem. Ainda mais um uma cidade em que as opções de lazer se resumem há alguns bares e venda-compra de drogas (pra quem gosta e/curte).



Fica, portanto, o apelo direto aos nossos representantes vereadores, que possam tomar uma iniciativa a exemplo de seu colega, ao prefeito municipal e secretaria de cultura, que percebam que em nossa cidade existe um meio termo entre os evangélicos e os pagodeiros. Católicos também gostam de som de qualidade; e por fim e não menos importante aos empresários que realizam shows em ambientes privados, que não tenham medo de terem prejuízos em trazer um evento católico para Senhor do Bonfim, pois de tanto aguardar, este povo será enfim saciado ao comparecer em massa mostrando que também gosta e sabe fazer festa, festa de qualidade, isso também é evangelizashow, ou evangelização.

Gerson Ferreira

ACÕES DO 6º BPM - BONFIM


TENTATIVA DE HOMICIDIO NA PROMORAR

Por volta das 14h07min do dia 09/12/2011 a Guarnição de Policiamento Motorizado à bordo da Viatura de Prefixo Operacional Nº 8.0602 após cumprir determinação da CENOP do 6º BPM, deslocou para a Rua da Missão, Bairro Olaria, onde manteve contato com um menor de 17 anos, residente na Rua da Missão, passando a relatar que trafegava a pé no Rua Promorar, quando dois homens, sendo um conhecido por "Zé Maia" e outro de nome "Genilson ou Genivan", tentaram alvejá-lo com dois disparos de arma de fogo, e que o motivo teria sido uma rixa antiga a Vítima não chegou a ser atingida , e a guarnição orientou o mesmo a registra uma queixa na delegacia em seguida realizaram diligências mas não obtiveram êxito.

HOMEM ABORDADO COM FACA NO BECO FINO

Por volta das 16h00min do dia 09/12/2011 a Guarnição de Policiamento Motorizado da CETO à bordo da Viatura de Prefixo Operacional Nº 8.0631, realizava rondas no Rua do Beco Fino, Bairro do Bosque, quando avistaram um homem identificado por Olivam Alves de Oliveira, 30 anos, residente no Beco Fino que tentou correr quando percebeu a VTR, sendo abordado e encontrado na sua cintura, uma faca tipo peixeira, e segundo o mesmo estava portando-a por se sentir ameaçado por um indivíduo com quem se envolvera no dia 08/12/2011 em uma briga no determinado bar. A Guarnição PM registrar o fato na ocorrência nº 042769, e conduziu o acusado para a 19ªCOORPIN onde foi registrada a ocorrência policial.

HOMEM AGRIDE DUAS MULHERES E DISSE QUE IRIA ESTUPRÁ-LAS

Por volta das 03h35min do dia 10/12/2011, a guarnição de serviço na cidade de Filadélfia, foi solicitada pelo sr. Natan relatando que sua esposa e sua irmã encontravam-se no Hospital local, pois haviam sido agredidas. A guarnição manteve contato com a vítima, esposa no solicitante, Srª V. G. P. A, 32, residente no Bairro Novo da Cidade de Filadélfia, passando a relatar que juntamente com sua cunhada chegaram à sua residência, e um homem conhecido por "Edilson", se aproximou dizendo que iria estuprá-las, e depois matar o marido da vítima, momento que sua cunhada B. P. 29 anos, residente Cidade de Ponto Novo, que entou em luta corporal com o acusado quando ele começou a desferir socos e chutes na cabeça e rosto da vítima, evadindo em seguida. A vítima obteve atendimento de primeiros socorros e foi transferido para um Hospital na Cidade de Juazeiro. A guarnição PM orientou as vítimas a prestar queixa na delegacia em seguida realizaram diligências, mas sem êxito.

HOMENS INVADEM CASA NA RUA BOM SUSSEGO E EFETUAM VÁRIOS TIROS CONTRA UMA MULHER E SUA FILHA

Por volta das 21h50min do dia 11/12/2011 a Guarnição de Policiamento Motorizado a bordo da Viatura de Prefixo Operacional Nº 8.0602 após cumprir determinação da CENOP do 6º BPM, deslocou para a Rua Bom Sossego, Bairro Alto da Maravilha, onde as vitimas uma menor, de 17 anos, e sua mãe Valdirene Santos de Souza.
Informando que dois homens identificados por Cristiano Ferreira Nunes, juntamente com outro, conhecido por Leonardo, invadiram a residência das mesmas e começaram a deflagrar vários disparos de pistola e de espingarda, que não alvejaram as vítimas, e evadiram-se em seguida. A guarnição PM realizou diligência, foi até a residência do acusado e manteve contato com a esposa de Cristiano, que informou o motivo foi que as referidas vítimas estavam fazendo chacota do acusado, chamando-o de corno, momento que se exaltou e cometeu o delito.

TENTATIVA DE HOMICIDIO EM IGARA

Por volta das 23h45min do dia 11/12/2011 a dupla de serviço no Distrito de Igara, foi solicitada pela vítima, João Paixão da Silva, 30 anos, residente na Rua Otávio Mangabeira, Distrito de Igara, a prestação de socorro, por ter sido golpeado com uma facada na região lombar, no momento que se encontrava de costas, bebendo em um bar, sendo que o autor não foi identificado. A vítima foi socorrida pela guarnição PM para o Hospital Regional Don Antônio Monteiro em Sr. do Bonfim.

PM FLAGRA HOMEM COM PIA ROUBADA

Por volta das 18h15min do dia 11/12/2011 a Guarnição de Policiamento Motorizado à bordo da Viatura de Prefixo Operacional Nº 8.0602, deslocou para a Rua Francisco Vital, Centro da cidade de Sr. do Bonfim, onde encontrava-se um homem identificado por Juliano dos Santos Barbosa, 24 anos, residente no Alto da Maravilha, que havia furtado uma pia de uma construção pertencente ao Sr. Reinaldo, o solicitante e uma testemunha acompanharam o acusado até apresentação do mesmo na delegacia, juntamente com o objeto furtado.

JOVEM AGREDIDA A GOLPE DE FACÃO NO NOVO HORIZONTE

Por volta das 21h30min do dia 10/12/2011 a Guarnição de Policiamento Motorizado à bordo da Viatura de Prefixo Operacional Nº 8.0604, deslocou para a Rua Bahia, Bairro Novo Horizonte, onde encontraram a jovem Sara Pereira Nascimento Souza, 23 anos, informando que um homem conhecido por "Renato Carroceiro", desferiu-lhe um golpe de facão atingindo a perna direita deixando-a com lesão leve. A guarnição PM realizou rondas e tentaram localizar o acusado na residencia porem sem exito, em seguida orientaram a vítima a prestar uma queixa na delegacia.

ASCOM - 6º BPM

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS
SINEBAHIA / SAC – Senhor do Bonfim
Senhor do Bonfim, 12 de dezembro de 2011
Está selecionando candidatos à vaga de:


Representante comercial:

2º Grau Completo;
Sexo masculino;
Possuir Hab. Cat. A;
Experiência 06 meses;
Possuir moto

Torneiro Mecânico:

2º Grau incompleto;
Sexo masculino;
Experiência 06 meses em CTPS

Serigrafista:

2º Grau Completo;
Experiência 06 meses.
Sexo masculino;

Auxiliar de contabilidade:

2º Grau Completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses em CTPS;

Pracista Vendedor

2º Grau Completo;
Ambos Sexos;
Experiência 06 meses.

Oleiro (fabricação de blocos):

1º Grau incompleto;
Sexo masculino;
Experiência 06 meses

Cozinheiro de restaurante:

1º Grau Incompleto;
Ambos os sexos;
Experiência 06 meses.

Auxiliar de cozinha:

1º Grau incompleto;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses

Espaço do leitor: Indignação contra Vereador Carlos do Tijuaçu e a Prefeitura de Bonfim.

Ontem vimos uma coisa muito chata, A Prefeitura de Senhor do Bonfim, usando dinheiro publico para promover o Vereador Carlos do Tijuaçu.

O evento que comemora o dia do Evangélico em Senhor do Bonfim, mais parecia um cenário político cenário este montado pelo Vereador, que usando o dinheiro publico para dizer que o evento tem o apoio dele, é fácil realizar um evento com o dinheiro do povo e dizer que é o vereador que esta fazendo..

Deveria ter o nome de todos os vereadores, pois o projeto foi aprovados por todos os edis para ter esta data comemorativa em Senhor do Bonfim.

Sou evangélico mais não aceito que meu dinheiro seja usado de maneira errada pela Prefeitura.

E os pastores das Igrejas de Bonfim, tem que ter bastante cuidado com isso, pois estão sendo usados e o evangelho ficando a cada evento mal falado, em vez de evangelizar estão é afastando o povo de Deus, devido a bagunça e a politicagem que é feita no palco.

Não sou contra o dia do Evangélico, simplesmente Deus não se agrada do que está acontecendo, Deus quer tudo com ordem e decência, para sua Gloria e Majestade.


Silvano Batista

A direção do blog, deixa o mesmo espaço para resposta do Vereador citado...

FESTA NATALINA DA APOCASB


No dia 08/12 ás 20h00min aconteceu na Sociedade 25 de Janeiro uma festa natalina da APOCASB (Associação de Proteção e Orientação a Crianças e Adolescentes de Senhor do Bonfim) a antiga (Associação dos Trabalhadores Mirins).

A festa começou com a fala da presidente da APOCASB Fernandira em seguida uma peça teatral que contou a história da entidade, apresentação do grupo de colégio estadual Júlio César Salgado e o som da Sociedade Filarmônica União dos Ferroviário Bonfinense com o maestro José Egnaldo (Srº Mirandinha).
Com a chegada do Papai Noel as crianças da APOCASB e convidados se alegraram para receber doces do bom velhinho.

A APOCASB também conta com grandes sorteios:
O primeiro sorteio foi de caixas de chocolate para os associados que foram aprovados por media;
Em seguida o sorteio das mães com o Kit de Natal;
Logo após a entrega de de presentes de padrinhos e madrinhas de seu afilhados(os associados), e por ultimo o sorteio mais esperado os das duas bicicletas.

COMUNICADO:

A APOCASB avisa que no dia 13 de Fevereiro acontecera o inicio da matricula para 2012 na sede da entidade que fica localizada na Avenida 2 de Julho nº 488 1º Andar ao lado da Clínica Popular de Bonfim.

MAICON NOTICIAS

PT REALIZA ENCONTRO DIA 20 EM ITIÚBA

CONVOCAÇÃO

A Presidente do Partido dos Trabalhadores-PT e os Presidentes dos partidos da base aliada do Governo (PSD, PCdoB, PT do B, PSL, PRTB e PRB); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiúba, a Central das Associações da Agricultura Familiar, os Assentamentos de Reforma Agrária, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Itiúba - ACIAI ,as Associações de Bairro da cidade de Itiúba, convocam a população do município, a participar de um grande ato público que será realizado no dia 20/12/2011, na Praça Getulio Vargas, cidade de Itiúba-Ba.

O referido ato público contará com a presença de secretários do Governo do Estado da Bahia, Deputados Estaduais e Federais, lideranças do PT Estadual, autoridades regionais, todos os componentes do Governo Municipal e lideranças da Sociedade Civil.

Venha defender o Governo ITIÚBA CIDADÃ e garantir paz e tranqüilidade a Prefeita Dra. Cecília Petrina de Carvalho que precisa trabalhar.

Sua presença é a nossa força.

Por: José Reis

Ajude o Hospital Regional a Salvar Vidas - Doe Alimentos e Produtos Não Perecíveis


O atual diretor administrativo do HDAM realiza Campanha de Doação de Alimentos e Produtos Não Perecíveis (feijão, arroz, macarrão, fubá e etc.) para o Hospital Dom Antonio Monteiro.
Haverá um ponto de apoio no Calçadão somente no dia 17/12 a partir das 09h até as 14h. A Campanha se estenderá até o dia 22 de dezembro e os alimentos poderão ser entregues no Hospital.
Ajude o Hospital Regional a Salvar Vidas.

SENHOR DO BONFIM: Evento de fundação do Rotary Club acontecerá nesta Quinta-Feira (15)


O Rotary Club Senhor do Bonfim – Centro, clube de serviço sem fins lucrativos, pertencente ao Distrito 4390, será fundado nesta Quinta-Feira, às 20h, no Campo Clube. No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Em Senhor do Bonfim o Rotary Club já viveu momentos intensos, porém, assim como outros Clubes de Serviços, paralisou as suas atividades por um período e retorna para prestar amparo e apoio às questões sociais.

Dar de si antes de pensar em si - O novo Presidente do Rotary Clube Senhor do Bonfim- Centro, conhecido popularmente por Inspetor Lucas, define o Rotary como “ Um grupo de profissionais que se destacam em suas áreas e querem ajudar os outros sem ter para si um retorno financeiro. Dar de si antes de pensar em si. Essa é a filosofia Rotariana”.

Rotary contra a pólio, estamos vencendo - O Rotary no Brasil se destaca não apenas pelo número de sócios mas pelas mobilizações que realiza em prol de campanhas que surtem efeito imediato para essa e para as próximas gerações. Como o caso da Pólio, uma doença que aleijava milhares de crianças em todo o mundo, hoje, quase erradicada graças à união de Rotarianos em um esforço de 20 anos em uma batalha contra o alastramento da enfermidade. Falta pouco para a doença ser erradicada em todo o mundo.

Mundo, Brasil e Senhor do Bonfim – Em todo o mundo 1.217.325 homens e mulheres se unem para fazer o bem; no Brasil são 2374 clubes em um universo de 58.278 Rotarianos. O Brasil já sediou duas Convenções Internacionais do Rotary, uma 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes. Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidentes de Rotary Internacional: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Correa da Costa (1990-91), todos já falecidos. Em Senhor do Bonfim tomarão posse 25 membros que farão parte da nova composição do Clube, e outros, posteriormente, serão convidadas para ajudar na luta contra as injustiças e males sociais.

Gamela promete um feirense competitivo e vencedor em Senhor do Bonfim


O prefeito Paulo Machado recebeu em seu gabinete, na última quinta-feira (8), o Presidente do Feirense, Gamela, acompanhado do Diretor de Esportes Renilson, e de membros da diretoria do time que representará Senhor do Bonfim no campeonato baiano de profissionais que se avizinha, falou que o time vem para disputar o título e não apenas para escapar do rebaixamento. Para tanto, mantém uma equipe com bons reforços e com a base que fez do Feirense um dos quatro melhores times da Bahia. Os júniores também estarão sediados em Senhor do Bonfim e serão aproveitadas as revelações locais e regionais.

Definiu-se que a equipe chega à cidade na próxima semana, com desfile em carro aberto, apresentação do plantel na Praça Dr. Antonio Gonçalves e treinamento aberto ao público. O time estará se preparando para a estréia no campeonato baiano a ocorrer em 18 de fevereiro, contra o Vitória, em jogo isolado a ser transmitido pela TV.

ANDORINHA: Famílias recebem Módulos de Melhorias Sanitárias


As ações coordenadas do Programa: A Prefeitura está onde o Povo precisa - continua avançando. A construção de 316 módulos de melhorias sanitárias domiciliares, no valor de R$ 5.271,78 (cada unidade), no total de R$1.665.882.40 reais, encontra-se em fase de conclusão nas localidades de Sítio do Açude e Bairro de Vila Peixe. O Módulo é composto de Banheiro com vaso sanitário, chuveiro, lavatório, pia de cozinha, pia para lavar roupas com duas cubas, fossa séptica e Sumidouro.

O Prefeito Agileu Lima fez a vistoria ao lado do Secretário de Infraestrutura, André Guimarães, nas localidades contempladas e reafirmou o êxito alcançado graças ao trabalho em grupo, “Esse resultado é fruto da dedicação e empenho da equipe da Prefeitura de Andorinha e dos nossos colaboradores. Sem essa união durante todo o processo não poderíamos comemorar tal feito. Essa é uma conquista de todos em parceria com o Governo Federal e Estadual. Vamos avançar mais. Qualidade de vida para os todos os munícipes - Essa é uma das nossas principais metas”.

O trabalho continua – As instalações no Bairro Vila Peixe e Sítio do Açude continuam. A partir de Janeiro de 2012 os Módulos de melhorias sanitárias ( parceria com a FUNASA), continuarão o seu cronograma de instalações. Serão contempladas as localidades de Medrado, Morros, Careta, Sítio do Domingo, Lagoa da Pedra, Laje Do Velho, Contorno, Isaura, Melancia, Salgado, Salgadinho, Caldeirão da Vaca e Sede.

ASCOM - ANDORINHA

GOVERNO MUNICIPAL APÓIA LANÇAMENTO DE LIVROS EM SENHOR DO BONFIM


O Governo Cuidando de Nossa Gente esteve presente e apoiou lançamentos de livros que se deram em Senhor do Bonfim na semana passada.

Na sexta-feira (9), na Biblioteca Profa. Zenáurea Campos, lançou o livro “Peregrinação interior: transcendência” o jovem professor e escritor Fabio Sousa, ex-aluno do Campus VII, Uneb. Um romance de natureza mística que discute a transcendência do homem pelo processo de conhecimento e empoderamento do seu interior.

No sábado, dia 10, foi a vez do poeta e cordelista Jotacê que lançou “Baianices, baianadas e baianidades” e “O rei cego e os filhos maus”. Em um aplaudido recital, Jotacê usou de sua tradicional verve e ironia na descrição poética.

O prefeito Paulo Machado assumiu o compromisso de adquirir exemplares dos livros lançados, a serem socializados nas escolas do município.

BAHIA JUVENIL INAUGURA NOVO CAMPO DE FUTEBOL EM QUICÉ


No sábado (10) foi entregue à comunidade desportiva de Quicé o novo campo de futebol, com a partida entre o time juvenil do Esporte Clube Bahia e o Bahia do Quicé, tendo-se o empate sem gols como resultado da competição. O time da capital foi trazido por Dr. Marcos Lopes, benemérito do Quicé e do Bahia.

A construção do novo campo veio resolver um velho problema local, já que o campo anterior era no meio de uma praça, o que incomodava e dava prejuízos às famílias ali residentes.

O governo “cuidando de nossa gente” adquiriu a área de três tarefas por $ 15.000,00, investiu alto na terraplenagem e promete provocar o crescimento do distrito para uma região urbana que ainda não fora incorporada.

ASCOM

PREFEITO PAULO MACHADO NEGA TER ESVAZIADO REUNIÃO DE CARLOS BRASILEIRO


Acusado de ter proibido funcionários municipais de ir à reunião amplamente divulgada por Carlos Brasileiro, e ocorrida no Campo Clube no último dia nove, o Prefeito Paulo Machado afirma que a pouca participação de servidores e de cidadãos bonfinenses deve encontrar outra justificativa.

Considerando estranho não ter sido convidado, como prefeito, para “discutir a região”, enquanto receberam convites os prefeitos de Jaguarary, Itiuba e Pindobaçu entre outros, Paulo Machado caracterizou a reunião como “dúbia na sua natureza”: “era de fato uma reunião de governo, como consta na agenda da SEDES enviada pela Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) ao próprio prefeito, ou o seu cunho era político-eleitoral? Por que no release publicado pela imprensa citam-se alguns partidos e são excluídos partidos políticos importantes para a região como PMN, PP e PHS? Isto no mínimo destoa do espírito republicano que o nosso governador Wagner vem imprimindo à condução da política estadual, e a suas secretarias de governo”.

Por fim, o Prefeito de Senhor do Bonfim confessa que apenas fez conhecer a seus secretários e funcionários de confiança que “Se o prefeito e seu partido não foram convidados para a reunião, quem fosse seu também não fora convidado”. Nada mais e nada menos do que isto foi repassado a quem tinha dúvidas se deveria ou não participar do ato referido.

ASCOM

Calçadão também recebeu expressão da arte bonfinense


Das 8 às 12h deste sábado (dia 5), o Calçadão tornou-se passarela do bom-gosto artístico bonfinense. Em homenagem ao Dia da Cultura, o Governo Municipal promoveu uma festa de confraternização para os artistas e uma oportunidade para a população contemplar a variedade e a riqueza da criação atual. Estandes mostraram artes visuais, exposição de pinturas em telas, fotografias, grafites, artesanatos lindíssimos, dos clássicos cipós de Sapecado a outros belíssimos do Grupo Urupês, de Missão do Sahy. Houve danças contemporâneas, hip hop e a do afoxé Expressão Ogundelê. O teatro se expandiu em performances de Zumar Sérgio por via do cordel, do Grupo Aroeira Cênica (Xanda e Conceição), do Palhaço Xeleléu (Geninho) e outros atores.

Na música o Trio Alvorada e Zé Bonfim e sua Gente se alternaram no forró sanfonado, indispensável à cultura citadina. O repertório de gargantas e instrumentais ofereceu estilos, capoeira e fez aglomerações. Os nomes de Daniel Gomes, Maurino Carvalho, Iris de Guimarães e Zecrinha são apenas para citar alguns. Big Haus cantou música nova e Zumar Sérgio, que em maio se diploma em Licenciatura em Arte, levou “no bico” farta literatura de cordel: “Cinema eu nem sei cuma é / se é homi ou se é muié”. “Você me mandou cantar/ pensando que eu não sabia/ Eu sou que nem a cigarra/ canto e grito todo dia”.

Rua do Bandeira – Após executar números da MPB, Big Haus cantou, a pedidos, sua música Rua do Bandeira, que cita João José, Calafate, Tonho Chupeta, Popó, ‘seu’ Flori e o Pirangi, time dessa geração. Big acaba de gravar suas 112 músicas em MP-3. E Zecrinha vai brindar a cidade com mais um CD no próximo sábado, 17/12, no Hotel Novo Leste: qualidade garantida e entrada franca.

Cultura bonfinense – A titular da secretaria de Cultura, Riana Oliveira, e sua auxiliar Jace deram aula sobre o ‘5 de dezembro’ na faixa: “Foi o dia em que Rui Barbosa discursou na sacada de nossa Prefeitura, em 1919 e essa data ficou como Dia Municipal da Cultura. O prefeito Paulo Machado visitou a exposição. Saudou os artistas presentes e falou sobre a dedicação do Governo Cuidando da Nossa Gente para preservar tradições e apegos da cultura de Senhor do Bonfim. Na semana de arte houve na quarta-feira o Aniversário da Academia de Letras e Artes, na quinta-feira o sarau de lançamento do livro Peregrinação Interior: Transcendência, de Fábio Sousa, na Biblioteca Central ( Pirâmide), neste sábado, esta manifestação de arte no Calçadão e o lançamento de dois livros de Jotacê Freitas preparado para a noite, no Teatro Reginaldo Carvalho. No Calçadão, lugar mais público e de intensa circulação, o povo fez boa presença.

Iris falou com o mesmo intimismo com que canta

É meio-dia quando Iris de Guimarães dá sua canja. Depois da performance musical, assediada, atendeu pessoas, trocou telefones, endereços, próximas apresentações... E retardou, mas cedeu entrevista. “Iris, você chega, canta e some. Queremos conhecer um pouco do que, no seu íntimo, impulsiona sua relação com a composição, o canto, a carreira e outras cositas mais. Ela disse que sim falou. Quase só ela falou:

– Desde que em 2010 lancei meu primeiro CD [Olhos de Hórus] os meus shows têm esse traço. Meu primeiro contato é com a composição, a criação. Logo que termino de compor uma música, me bate o desejo de afastamento do que acabei de criar. É algo espiritual. Dou uma volta por aí e regresso para me re-ouvir, para cantar de novo o que compus. Minha intenção sempre foi a de só partir para fazer shows depois que tivesse as minhas músicas gravadas, e depois dos shows fazer um reencontro com o meu público, algo que com mais proximidade confirme a apreciação do que crio. Esse foi sempre o meu desejo. Canto primeiro, depois eu paro e preparo um reencontro. Só a partir do meu primeiro CD foi que aceitei cantar profissionalmente.

Agora, vem aí o lançamento do 2º CD, que ainda não foi batizado, mas ele significará mais bagagem. E já me preparo para depois dele manter essa minha metodologia. O lançamento será em fevereiro, no Centro Cultural de Senhor do Bonfim. Depois, ele renascerá noutras cidades e, segundo minhas concepções, a cada relançamento eu também renascerei com ele. Quando optei pela carreira musical, me decidi. Tenho que acreditar que sou de asas: música criada vai correr e hei de correr no rastro delas.

Iris de Guimarães finalizou o ato cultural no Calçadão. Cantou canções de Laura Pausini e interpretou Pássaro de fogo na sua voz claramente não calculada e naturalmente grave. Barítono na rouquidão que agrada ou num tênue tenor feminino? – “Quem é ela? De onde vem? – “Não sei. Sei que ela tem jeito”. Aonde chega a audiência fica curiosa e atenta.

– Só componho se for dedilhando a viola, minha companheira de criação e de sacerdócio. Compus aproximadamente 110 músicas e meu violão é cúmplice de minha arte. E me sinto em progresso com ela. Mas ainda não tenho artisticamente o que quero. Penso em conseguir isso no longo do tempo. Quando eu conseguir isso, já sei que estarei querendo mais, sempre me desafiando mais. Até me disseram que sou uma eterna insatisfeita, e que a minha música corta um desavisado.

ASCOM