terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comunidade evangélica de Senhor do Bonfim festeja dia histórico


A comunidade evangélica de Senhor do Bonfim vivenciou nos últimos dias 10 e 11, momentos de confraternização e festa. Fiéis de igrejas protestantes compareceram à Praça Nova do Congresso onde uma grande estrutura foi montada para comemorar pela primeira vez o Dia do Evangélico, no município.

Reconhecimento – O Dia do Evangélico vai além de uma data comemorativa, é uma lei (Lei Municipal 1036/2009) que foi apreciada e aprovada pela Câmara de Vereadores de Bonfim e sancionada pelo prefeito Paulo Machado. O dispositivo legal é uma prova de reconhecimento a uma parcela significativa da sociedade bonfinense, como afirmou o gestor.

“Nós temos uma cultura marcadamente católica e o Dia do Evangélico vem para corrigir uma injustiça. Eu sou católico e sou feliz como tal, mas devemos ficar felizes também com a diversidade. Há outras religiões que também não têm datas como esta, mas como o evangelismo,as igrejas protestantes são o segundo grande grupo religioso do país nada mais justo do que apoiar essa busca de um espaço como este dentro da sociedade bonfinense . Bonfim entra na história ajudando a resgatar um direito que tem sido negado aos irmãos evangélicos” – analisou Machado.

O vereador Carlos de Tijuaçu compartilha de pensamento semelhante: “Senhor do Bonfim tem mais de 70 mil habitantes, deste número temos um bom percentual de evangélicos (mais de 20% /15 mil pessoas), por isso sentiu-se a necessidade da existência de uma lei que valorizasse e reconhecesse a fé dessa comunidade” – afirmou. “Outras cidades do Brasil já têm essa lei. Trouxemos para a Camâra. Como gerava despesa para o município tinha que partir do Executivo. O prefeito, muito sensível, enviou a lei, a Câmara aprovou por unanimidade e hoje ela é uma realidade” – comemorou o vereador, que também é evangélico.

Dias históricos – Para marcar esse dia histórico para irmãos e irmãs bonfinenses, foi organizada uma programação especial com a apresentação de importantes nomes da música gospel nacional e regional. No sábado, dia 10, subiu ao palco, na Praça Nova, a banda soteropolitana Tribo do Rei: Som e Unção. Cantores da música gospel local também fizeram seu show de fé.

No domingo, dia 11, a Banda Redenção, da Igreja Batista Nova Sião abriu a noite para logo em seguida dar a vez à grande atração da noite: a cantora gospel carioca Shirley Carvalhaes, que completa este ano 35 anos de carreira e veio ao município comemorar. “Estive aqui há muito tempo atrás. Senhor do Bonfim está de parabéns por este dia. Agradeço ao prefeito por esse evento. Que Deus o abençoe” – disse a cantora.

Vozes de Fé – Shirley Carvalhaes aproveitou a ocasião e, antes de assumir o palco, apresentou Noemy Silva, missionária da Igreja Assembléia de Deus, de Madureira (Rio de Janeiro). Noemy tem uma bela história de conversão e de superação de vida e compartilhou vivamente com o público duas canções de seu repertório.

Agradecimento – Pregações e mensagens religiosas permearam todo o evento. O preleitor da Assembléia de Deus, Davi Rocha promoveu um breve culto antes da retomada de Shirley ao palco. A cantora em um ato de respeito e carinho ao público venceu as dificuldades da voz que foi afetada por uma rouquidão e sem perder o brilho e a beleza do timbre cantou suas principais canções, fazendo da platéia suas segundas e terceiras vozes.

A noite terminou com uma chuva, que não abalou a fé das pessoas, pelo contrário a ratificou. “Temos muito que agradecer e glorificar a Deus por essa participação das igrejas, dos pastores, pelo apoio da prefeitura que tem uma pessoa importante [Paulo Machado] que tem sido companheira nessa grande obra que está sendo realizada aqui. Este dia é histórico para nós, são 126 anos que a cidade tem, já passaram vários governos e nós nunca tivemos o privilégio que estamos tendo hoje” – comemorou o Pastor da Igreja Assembléia de Deus (Ministério Leste), Célio Rodrigues.

ASCOM

Comunidade de Tijuaçu vivencia Natal pra Nossa Gente


O Natal pra Nossa Gente aportou na comunidade remanescente de quilombolas de Tijuaçu na tarde desta segunda-feira, 12. A Praça Torquato Pereira serviu de cenário para o evento.

Boa parte da população do distrito compareceu ao evento, atraída pela novidade. Doces e jogos foram oferecidos pela equipe do Governo Cuidando da Nossa Gente. O Natal pra Nossa Gente antecipa as comemorações natalinas nos povoados de Senhor do Bonfim, na tentativa de aproximar a população que vive fora da Sede do município nas atividades comemorativas de fim de ano.

O Natal pra Nossa Gente levou para Tijuaçu uma programação semelhante da que foi desenvolvida nos demais povoados bonfinenses: Igara, Estiva, Carrapichel e Itapicuru. Os próximos a serem contemplados com o projeto serão: Umburana (14/12); Cariacá (15/12); Passagem Velha (16/12) e Missão do Sahy (data a definir).

Outras benesses – O distrito de Tijuaçu além de receber de braços abertos o projeto Natal Pra Nossa Gente, vem se beneficiando com outras ações do governo municipal, voltadas para população, entre elas: o novo cemitério; saneamento básico; construção do Shopping do Acarajé, implantação do monumento, símbolo da raça negra brasileira: Zumbi dos Palmares. Ações sociais desenvolvidas pelo CREAS e o CRAS reforçam as ações de cunho social.

ASCOM

ROCAM APREENDE QUASE 1/2 QUILO DE MACONHA NO MUTIRÃO‏


Hoje por volta das 16h00min quando faziam as rondas costumeiras no Alto da Maravilha, mas precisamente no bairro do Mutirão, a guarnição da ROCAM avistou três indivíduos que causaram curiosidades, e ao serem abordado constataram a suspeita, em poder do menor de 16 anos foi encontrado 0, 445 g de maconha ainda prensada, R$ 64,00 e um celular.
Infelizmente por se tratar de menor e assumindo toda a droga foi feito T.C.O, e os mesmo foram liberados, fica ai somente o prejuízo do mesmo.

Lançamento de Revista Comemorativa da CIPE Caatinga

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE OPERAÇÕES POLICIAIS MILITARES - COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO
CIPE-CAATINGA

CONVITE

O Ilmo Sr Maj PM Comandante da Companhia Independente de Policiamento
Especializado - Caatinga, tem a honra de convidar V. Exa/V.Sa para a solenidade de
divulgação e publicação da revista comemorativa de dez anos e da Canção desta
Unidade, que será realizada no dia 16/12/2011 às 17h00 horário de Brasília.
Local:Auditório Multi-Eventos da UNIVASF de Juazeiro-BA.
Traje: Militares: 5º uniforme com boina ou correspondente.
Civis: Esporte fino

DIRETORIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SERÁ EMPOSSADA DIA 23


CONVOCAÇÃO

À AMACSSB Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de Senhor do Bonfim, por intermédio de seu Diretor Presidente Carlos Arlênio, no uso de suas prerrogativas estatutárias, vem por meio desta CONVOCAR, todos ACS da sede e dos distritos para uma importante reunião ordinária na qual se dará posse a nova diretoria eleita por unanimidade,onde Carlos Arlênio foi reeleito para o biênio 2012 e 2013 juntamente com todos de sua chapa,Trabalho e Compromisso e na oportunidade trataremos da Confraternização dos ACS e outros assuntos relacionado com a categoria.

Sem mais para o momento e certo de contar com a presença de todos, envio votos de amizade e apreço.

Amacs Realizando Ações Preventivas!

LOCAL:Auditório da Associação Comercial
DIA: 23/12/2011
HORÁRIO: 9h00min.

PADRE PEDE PROVIDÊNCIA PARA CELEBRAR MISSA NO BARBOSA SANTOS

Trata-se da dificuldade que a comunidade católica do Barbosa Santos enfrenta em celebrar, num ambiente de silêncio e concentração, a sua liturgia, que ocorre sempre aos sábados a partir das 19h. Essa dificuldade se dá pelos eventos esportivos que acontecem no memso horário na Quadra de Esportes que fica em frente á capela.
Pedimos e sugerimos que seja deixado algum responsável para controlar os horários de acesso à mesma quadra, de modo que entre as 19h e 20h30 não se permita qualquer movimento esportivo de crianças, jovens ou adultos. Não somos contra as atividades esportivas, mas apenas reivindicamos nosso direito de culto em ambiente propício, como nos assegua a Constituição Brasileira.
Certos de contarmos om seu apoio, deixamos nossos protestos de estima e consideração.
Cordialmente,

Pe. Alberto-Dionísio SANTOS, IJS
Pároco
(Em nome da Comunidade de Barbosa Santos)

Centenas de pessoas participaram de encontro com Brasileiro


Num encontro descontraído e de muita integração, a juventude, trabalhadores, funcionários públicos, empresários, lideranças políticas, prefeitos, vereadores e representantes de diversas entidades da sociedade civil participaram do encontro “Bonfim e região em debate”, na última sexta-feira. O chamamento do deputado estadual licenciado, secretário de Estado e ex-prefeito Carlos Brasileiro levou cerca de 450 cidadãos ao Campo Clube de Senhor do Bonfim. Eles discutiram sobre desenvolvimento e o futuro da região.

Brasileiro, que considerou o evento de muito sucesso, prestou contas da sua atuação neste primeiro ano à frente da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e discutiu sobre programas e projetos sociais do governo baiano importantes para o Estado e para a região. Também debateu com os presentes a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento dos municípios.

Ele lamentou a ausência de alguns prefeitos da região, mesmo todos sendo informados do evento através de comunicado enviado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Disse ainda estranhar o fato, confirmado por alguns presentes e também por pessoas que o telefonaram, sobre ameaças a quem participasse do encontro aberto, já que o mesmo não possuía qualquer caráter pré-eleitoral e apenas desejava aprofundar o debate sobre questões importantes para a população de toda a região. “A liberdade, sobretudo de expressão, deve prevalecer como direito do nosso povo. Ainda mais quando envolve temas de grande importância para toda a sociedade”, citou. O encontro lotou o salão principal do Campo Clube de Senhor do Bonfim.

ASCOM SEDES
FOTO MARAVILHA NOTÍCIAS

LANÇAMENTO DO ANO JUBILAR DA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM CHEIO DE SURPRESSAS – PADRE ELTON ELEITO NOVO PÁROCO



Na noite dessa segunda-feira 12 de dezembro de 2011, na Catedral diocesana foi feito o lançamento do ano Jubilar em louvor pela passagem dos 200 anos da fundação da Paróquia do Senhor do Bonfim, presidida por D. Francisco Canindé Palhano, concelebrada, por Padre Luis Toneto, Padre João Eleutério e Padre José Elton, a missa contou com a presença de várias autoridades do município de diversos seguimentos como:
Prefeitura - Dr. Aurélio Soares-vice prefeito
Secretaria Municipal de Educação – Professora Das Neves;
DIREC 28 – Professor Helder Barbosa e Professora Rita Martins;
UNEB Campus VII – Professora Maria Celeste;
Secretaria de Saúde – Enfermeira Angely Matos, Dr. Wellington Sobreira, Drª Maria Ubaldina;
CDL – Valberto Silva;
ACIASB – Anfilófio Freitas;
PM – Comandante do 6º BPM – Tem. Cel. Anselmo Bispo;
Comunicação – Eloiton Cajuy, rádio Caraíba, Netto Maravilha, rádio Rainha FM, Tito Rocha – Jornal Bonfim Hoje.


Após a proclamação do Evangelho, D. Francisco surpreendeu a todos e pediu para que padre Luis lesse sua a declaração que oficializou padre José Elton como novo Pároco dessa paróquia do Senhor do Bonfim.



Em seguida depois de fazer seu juramento de obediência, o novo pároco foi conduzido por D. Francisco à cadeira presidencial do altar, diante do sacrário onde fez uma breve adoração, à pia batismal, ao confessionário, e por fim ao sino da catedral.

A missa seguiu os demais ritos normalmente, até que no ofertório foram apresentados à assembléia presente os presentes oferecidos pelo Papa Bento XVI, em razão da passagem dos 200 anos da paróquia, que foram:
* Um cálice (Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado).
* Uma patena (Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração)
* Uma âmbula (É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas).


D. Francisco assinou a ata da posse do novo pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, que em seguida foi assinada pelo próprio Pároco – Padre José Elton, seguido por Padre Luis, Padre João, autoridades e demais presentes na missa.


Fonte: pascomdebonfim.blogspot.com