Vida Melhor qualifica agentes que atuarão no programa

Oportunidade para transformar vidas. É assim que a agente de desenvolvimento Luciene Brito define o programa de inclusão socioprodutiva Vida Melhor Urbano, no qual atuará no fomento a empreendimentos individuais e familiares da economia informal. São ambulantes, arranjos produtivos de alimentação, costura, agricultura urbana e resíduos sólidos, que contarão com assistência técnica, microcrédito assistido, qualificação, apoio à comercialização dos produtos e serviços e até mesmo equipamentos e insumos. Noventa agentes e 15 consultores participam, até amanhã (6), de qualificação oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Os agentes e técnicos atuarão nas Unidades de Inclusão Socioprodutiva (Unis), que estão sendo implantadas em Salvador e nas principais cidades do Estado. Eles acompanharão nas comunidades os pequenos empreendedores informais, com assistência técnica continuada, microcrédito assistido, qualificação, apoio para a comercialização dos produtos e serviços e até mesmo equipamentos e insumos. “Há tempos estava procurando um trabalho diferente, na área em que estudo. Faço faculdade de serviço social e, além de poder ajudar as famílias e comunidade onde irei trabalhar, essa experiência vai servir também como um estágio para mim. Vou me dedicar e trabalhar muito nesse projeto”, disse Luciene Brito.

Para o secretário Carlos Brasileiro, o programa Vida Melhor dá oportunidade de uma vida mais digna. “Dignidade de ir para o trabalho, produzir a sua própria renda, fruto de seu suor, e voltar com o dinheiro da comida do dia seguinte. Isso é inclusão produtiva de verdade e o que vai transformar a realidade de milhares de pequenos empreendedores baianos e de suas famílias”, ressaltou.

O coordenador do Vida Melhor Urbano, Ailton Florêncio, destacou que os agentes de desenvolvimento são os principais atores do processo de transformação social que se inicia com o programa do governo estadual. “Vocês vão lidar com gente que precisa do seu compromisso e da sua dedicação para que possa ter um aumento de renda e a autonomia financeira. Essa é uma missão mais que econômica, é social e humanitária. Por isso, é preciso honestidade, fidelidade ao programa e, principalmente, nada de paternalismo na avaliação das famílias”, destacou Florêncio.

“Nesta quinta-feira comemoramos seis meses do Vida Melhor. Já conseguimos muitos avanços: compra de equipamentos para a primeira leva de doação de ativos, seleção e qualificação dos primeiros agentes de desenvolvimento, acompanhamento técnico de empreendimentos coletivos. O programa já nasceu com orçamento assegurado até 2015 pelo Plano Pluri-Anual (PPA). O Vida Melhor é um projeto de Estado, com diversas secretarias atuando em suas expertises, e que trabalha com sonhos e esperanças das pessoas”, lembrou o coordenador do Comitê Gestor do programa da Casa Civil, Fábio Freitas.

Unis - Serão implantadas 30 Unidades de Inclusão Socioprodutiva nas principais cidades do estado. As primeiras são no Subúrbio, Salvador Norte (Bairro da Paz) e Complexo Nordeste de Amaralina e Calabar/Alto das Pombas, além da Metropolitana 1, em Lauro de Freitas, e Feira de Santana. Cada Unis contará com 30 agentes e cinco consultores internos, e poderá atender entre 1,8 mil a 2 mil empreendedores informais. Os agentes escolhidos pertencem às comunidades onde as Unidades serão instaladas. São preferencialmente jovens, com ensino médio completo, conhecimento em informática e oriundos de famílias do Cadastro Único (CadÚnico).

ASCOM SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE