CARNABONFIM MANTEM A TRADIÇÃO MOMESCA



Blocos, escolas de samba e bandinhas marcaram 2º dia do CarnaBonfim 2012


A Praça Dr. Antônio Gonçalves, em Senhor do Bonfim, foi tomada de gente na tarde do segundo dia do CarnaBonfim 2012. Blocos, Batucadas, Escolas de Samba e Bandinhas atraíram o grande público. A festa, iniciada no domingo, dia 19, com as marchinhas entoadas pela Bandinha & Cia, se estendeu até à meia-noite e já anunciava o ritmo dos antigos e novos carnavais, promessa para o terceiro dia de folia, a ser vivenciada nesta terça-feira (21).

Abrindo passagem – Os blocos Vai-Quem-Quer do bairro Alto da Maravilha foi o primeiro a desfilar. Deu o ar da graça conduzido por Babaco (Afro Olodum) que este ano não saiu com seu bloco,mas levou para as ruas bonfinenses: bateria de surdos, tamborins e muito mais. O Vai – Quem- Quer é um dos blocos mais antigos do carnaval de Bonfim, é dos poucos em que as pessoas não precisam pagar para se divertir. Todos os anos ele sai com aproximadamente 200 a 300 integrantes, em sua maioria moradores do bairro Alto Maravilha, que, com muita maisena e fantasias de diversos gêneros e gostos fazem a festa.

Os Fraldinhas, em seu quarto ano, foi o segundo bloco a passar pelo circuito. 30 pessoas vestidas “à caráter”: de fraudas, com chupetas e mamadeiras em punho, os integrantes caíram no samba, sempre na condução de seu idealizador, Gilson França. Os Fraldinhas começaram em 2009 com apenas 8 componentes e hoje o bloco é componente marcante no Carnabonfim, que se fortalece a cada ano que passa.

Márcia Cabrita assumiu o destaque que lhe compete. Foi a terceira apresentação do dia. Desfilou a frente de sua escola de samba, Bonfim Beleza, que conta com aproximadamente 28 músicos, Rei Momo e tudo a que tem direito. A Rainha do Carnaval, Márcia Cabrita respondeu à altura do Carnabonfim 2012. Veio com uma roupa de escola de samba a la Rio de Janeiro, com pena de pavão e luvas rosa; desfilou em seu 12º ano. A sua escola foi fundada em 2001, mas só em 2004, por causa de uma brincadeira, passou a se chamar Bonfim Beleza. “Foi aí que o povo da prefeitura começou a dizer: ‘É a globeleza, a globeleza, globeleza!’. Como a gente sabe, a globeleza é uma pessoa muito importante e eu sou apenas de Senhor do Bonfim. Mas foi aí que coloquei Bonfim Beleza no nome da escola” – contou a ilustre foliã.

Último bloco do dia – Afoxé Expressão Ogumdelê. Fundado em 2009, no passado saiu como ala do Afro Olodum. Trouxe 40 componentes para este carnaval. “Temos 15 na banda e os demais são personagens como pais de santo e filhos e filhas de santo” – informa o diretor da escola Antonio do Ogumdelê (Antonio Alves Sobrinho). Levando muito axé e paz em sua passagem o bloco, do Bairro da Olaria, desfilou pela terceira vez no Carnabonfim dando abertura para a primeira apresentação.

A festa – Com a presença do mini-trio elétrico N2 Coca-Cola a festa continuou com a famosa Bandinha & Cia que entre sopros, atabaques e tamborim puxaram antigos ritmos carnavalescos: “A pipa do vovô não sobe mais...”; “...É dos carecas que elas gostam mais...”; “...Daqui não saio, daqui nínguem me tira...”, entre outras belas canções.

A Bandinha & Cia nasceu como Bloco da Saudade. Foi fundada em 1979 por um grupo de amigos. Sua base fica na Praça da Lagoa, atual Simões Filho. Iniciou-se como Escola de Samba da Saudade. No primeiro ano contava com cerca de 50 componentes, chegando a alcançar até 53 componentes na bateria e 40 nas alas. Toca Axé e Frevo. Com o passar dos anos e a perda de alguns integrantes, a escola de samba passou a ser bloco, revivendo através da Bandinha e Cia grandes carnavais. Hoje a diretoria do bloco é composta por Antonio Carlos (o conhecidíssimo Toinho), Lucibal, Alessandra (Neguinha), Jacy Cardoso (Nega), que mantém viva a tradição dos antigos carnavais.

Samba Palpite – Em sua primeira apresentação no Carnabonfim o grupo revelação das noites dos bares bonfinenses, Palpite Samba conduzido pelo vocalista Vaguinho finalizou as apresentações do dia. O grupo, formado por nove músicos, veio com o repertório bastante eclético com músicas carnavalescas (dos anos 80 até os dias atuais), levou a juventude à loucura com o seu jeito irreverente de cantar.

O CarnaBonfim 2012 é uma realização da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente, através das Secretarias de Educação e Esporte (Semec); Cultura (Secult); Indústria, Comércio e Turismo (SICT); Assistência Social (Semas) e Assessoria de Comunicação (Ascom).

Fotos: 5 Mil
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE