Gravações revelam Prisco comandando ações de intimidação durante greve


O líder da greve dos policiais militares na Bahia, Marco Prisco, foi flagrado conversando com um colega grevista e tratando de ações de intimidação como queima de viaturas e fechamento de rodovias. As gravações também trazem um cabo bombeiro do Rio de Janeiro, que está na Bahia, falando sobre a extensão do movimento para outros estados. As gravações, autorizadas pela Justiça, foram exibidas nesta quarta-feira (8) no "Jornal Nacional", da Rede Globo.

Prisco aparece também uma conversa com um colega mandando descer "toda a tropa para cá". "Eu vou queimar viatura... eu vou queimar duas carretas agora na Rio-Bahia, que não vai dar tempo...". "Fecha a BR, fecha a BR aí, meu irmão", responde Prisco. Durante a greve, um ônibus escolar foi queimado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Motoqueiros armados retiraram os alunos e atearam fogo em seguida. Ninguém ficou ferido. Viaturas também tiveram os pneus furados.

A outra conversa trata da expansão do movimento grevista pelo país e da possibilidade de segurar o fim da greve na Bahia enquanto esta não começa no Rio de Janeiro. "Pergunta a pessoa importantíssima que está aí qual a possibilidade de nós passarmos em segundo turno na semana que vem?", questiona o cabo carioca Benevenuto Daciolo, falando sobre uma possível votação da PEC 300, que trata da criação de um piso nacional para PMs e bombeiros.

"Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma Assembleia Geral amanhã, no Rio de Janeiro, uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano", continua Daciolo. "São Paulo está para dar uma resposta agora e outros estados também".

A última gravação é entre Daciolo e uma mulher não identificada, que pede que ele aconselhe os grevistas baianos a não encerrarem o movimento agora. "Daciolo, presta atenção.está errado fechar a negociação agora antes da greve do Rio", ela diz. "Eles não querem que você avalize um acordo antes da greve do Rio, "continua a mulher, não identificada



Greve na Bahia

A greve de PMs na Bahia começou no dia 31 de janeiro. Desde então, aumentaram casos de arrastão e o número de homicídios em Salvador e Região Metropolitana já chega a 135. As negociações entre governo e grevistas estão paradas desde ontem, quando as partes entraram em um impasse. Os líderes grevistas querem que os mandados de prisão contra eles sejam retirados e discordam do escalonamento para o pagamento do GAP IV e GAP V.

"Policiais militares baianos estão sendo acusados de praticar atos que não fizemos", disse Prisco por telefone ao "JN". Ele nega o vandalismo e ações criminosas. O governador Jaques Wagner diz que as prisões são assunto do judiciário.

O cabo Daciolo, procurado pelo jornal, disse não se lembrar das conversas e disse estar participando de um movimento pacífico na Bahia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE