AÇÕES CONTRA A SECA EM QUICÉ

A APLEQ -Associação dos Produtores de Leite de Quicé e a Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Quicé – COOPLEQ, preocupada com os prejuízos avassalador que a seca vem causando em nossa região, tem promovido diversas reuniões com os nossos associados e cooperados no sentido de juntar forças e no espírito de associativismo e cooperativismo buscar alternativas para amenizar sofrimento dos produtores e dos animais, principalmente em busca de água para sedentação animal.
Quicé hoje dispõe de um patrimônio genético que não podemos nos esquecer o quanto foi difícil conseguir alcançar, com muitos trabalhos direcionados a atividade leiteira, a quase duas décadas, acumulando experiências e focado na produção de leite com alto investimento, já dispomos de uma cultura diferente para produzir, mas não imaginávamos que a estiagem fosse tão prolongada, acabando com todas as nossas reservas estratégicas, causando já um certo pânico.

Inicialmente a uns 60 (sessenta) dias atrás procuramos a direção do INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA BAHIANO CAMPOS SENHOR DO BONFIM, e formalizamos o pedido de uma carreta PIPA para acoplar ao nosso Trator para abastecimento de água nas Fazendas, onde de proto fomos atendidos e continuado a nossa disposição este equipamento, porém a demanda á muito grande a não estava atendendo a todos, voltamos a nos reunir e decidimos então comprar um uma carreta PIPA para uso em trator com recursos da Associação, que já se encontra trabalhando em prol dos produtores, mas as dificuldades voltaram a surgirem, solicitamos então a presença do Ilmº Sr. Prefeito Municipal Dr. Paulo Machado em Quicé, que tivemos a oportunidade de mostrar as nossas dificuldades, e uma delas era captar a água do açude para encher um dos PIPAS, pedimos que a PMSB doasse uma Bomba para acoplamento ao trator para maior agilidade, de proto o Sr. Prefeito acatou o nosso pedido e já estamos utilizando, mas junto veio a necessidade de um outro trator para ajudar no abastecimento, e junto com o Secretário da Agricultura o Sr. Raimundo Freitas e o próprio Prefeito autorizaram e enviaram um trator de pneu com operador.

Estamos também obtendo apoio da empresa IRMÃOS PELEGRINE que nos finais de semana sede um caminhão PIPA com motorista para ajudar no abastecimento.

Todos estes trabalhos de abastecimento de água gera um custo para os produtores de R$ 20,00 (vinte reais) por hora trabalhada, apenas para cobrir as despesas com manutenção de equipamentos, combustível e operador do trator da Apleq, trabalhando de dia e parte da noite e nos fins de semana.

Hoje quase 90% das propriedades rurais próximo ao Distrito de Quicé estão sem água para os animais, além da falta de alimentação e a produção de Leite já caiu em 60%.

A COOPLEQ vem tentando ao máximo facilitar a vida dos cooperados colocando a sua disposição insumos para alimentação dos animais a preço de custo, apenas repassando sem qualquer lucratividade.
Situação gravíssima, que compromete a cadeia produtiva.

APLEQ E COOPLEQ.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE