Obra inaugurada pelo governo de Senhor do Bonfim orgulha comunidade de Tijuaçu


A comunidade de Tijuaçu está de cara nova. Com a inauguração do novo acesso principal do distrito, ocorrido no último fim de semana (dia 10), os moradores passaram a usufruir de novo espaço e quem transita pela BR 407 também.

Resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente, a obra, orçada em aproximadamente R$ 98 mil, beneficia 625 famílias.



O novo espaço de convivência, lazer e comercialização conta com Pavilhão do Acarajé, (devidamente coberto e identificado com os dizeres: Acarajé Nota 10 de Tijuaçu); um pequeno Parque Infantil, localizado atrás do pavilhão; Bancos e Mesas para Jogos, alocados em um amplo e agradável espaço, com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais.

Uma antiga reivindicação dos moradores também foi atendida: a implantação da rede de esgoto. “Isso sempre nos preocupou. Não era justo para a comunidade. O esgoto descia desde o cemitério até a entrada [uns 1200m] e angustiava o povo” – revelou o prefeito Paulo Machado durante o ato inaugural.



Nova história – Além da instalação da rede de esgotos, o acesso principal da comunidade foi completamente pavimentado. O administrador do distrito, Josias Paulo Damasceno representando todos os moradores, revelou a satisfação pela conclusão da obra: “Agradecemos pelo momento único que estamos vivendo. Tijuaçu vive uma nova história. Somos tijuaçuenses. Somos quilombolas e estamos felizes por essa obra” – disse.

A 14 anos vendendo acarajé às margens da BR 407, Zenaide da Silva não escondia o contentamento em assumir seu novo posto de trabalho: o Pavilhão.“Graças a Deus eu vou sair do sol e trabalhar na sombra. Foi feita uma belíssima obra pra gente” – contou.


Pensando nas origens da comunidade, que foi fundada em 1800 por três escravas, oriundas de senzalas de Salvador, o Governo Cuidando da Nossa Gente mandou construir e alocar no espaço uma estátua, em pedra, do líder quilombola mais proeminente da história do Brasil, Zumbi dos Palmares. A estátua foi esculpida pelo artista plástico de Campo Formoso, Galego.

“Tijuaçu mostra toda nossa cultura de força e resistência. A estátua representa o escravo livre, marca da nossa comunidade” – ressaltou o vereador Carlos de Tijuaçu, cuja alcunha dispensa indicações de sua origem e representatividade.



Palavra do gestor – O prefeito Paulo Machado parabenizou a população local, revelou todo o processo para a aquisição dos recursos e finalizou: “Esta obra devolve o orgulho, a autonomia e a beleza de Tijuaçu. Façam bom uso dos seus direitos”.



Na inauguração – Secretários: Auzeneide Nunes (Infraestrutura); Maria das Neves (Educação e Esporte); Raimundo Freitas (Agricultura); Claudionor Peixinho (Indústria Comércio e Turismo); Claudio Nunes (Administração); Marcos Silva (Saúde); Berbadeadth Rocha (Meio Ambiente); Raimunda Almeida (Integração) e Riana de Oliveira (Cultura). O diretor de trânsito Augusto Salgado, os vereadores Gerivaldo Sampaio e Gilberto Pires (Bel) também acompanharam a cerimônia de inauguração que contou com a apresentação do Samba de Lata de Tijuaçu e do sanfoneiro Zé Bonfim e Sua Gente.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE