Micareta de Jacobina poderá se transformar em ‘repelente eleitoral’

A irresponsabilidade e insensibilidade da chefa do Executivo de Jacobina atingem níveis inconcebíveis e inimagináveis para um ser humano que dispõe do mínimo de sanidade mental. Acéfala à verdadeira situação do município, seja pelas consequências da falta de chuva e pela preocupante epidemia de dengue, em seus variados tipos, a alcaide, numa demonstração clara de birra manteve a data anunciada oficialmente há pouco mais de dois meses, se não for menos, e realizará a festa de micareta da cidade.

Chega a ser imoral e indecente promover um evento com dinheiro público enquanto o município está atolado de grandes e sérios problemas de ordem social e de saúde pública. Jacobina vive atualmente um dos piores períodos de seca das últimas décadas; a falta de pastagens e principalmente de água sucumbi o já combalido rebanho pecuário do município e outras atividades rurais.

Acreditar que uma festa popular poderá mudar a opinião dos moradores de uma cidade e, principalmente, de eleitores, é subestimar a inteligência das pessoas. Fazer o que poderia ter feito nos primeiros anos de administração, idem. Depois da preocupação e o medo do pior o que acalenta é saber que o povo vem aprendendo a identificar os tiranos, diferenciar o joio do trigo e, o melhor, conhecendo inclusive o significado da palavra improbidade administrativa.

Se posicionar contra a Micareta de Jacobina seria uma espécie de blasfêmia. Melhor, mais bonita e cativante folia momesca da Bahia, sem demagogia ou bairrismo. Famosa por diversas peculiaridades positivas, a micareta é uma das maneiras literalmente festivas do jacobinense receber seus visitantes e convidados. Esquecida e até mesmo não realizada, como aconteceu na administração do então prefeito Leopoldo Passos, esposo da atual prefeita Valdice Castro, a festa também por várias vezes teve sua data modificada nos últimos anos. Manter uma data politicamente incorreta para o momento é pura ignorância, reflexo não comum para alguém que se imaginava ser um ser que tem a missão de prestar um serviço à vida, com o dom da maternidade.

Contrariando o tradicional calendário de festa de rua da Bahia, a Prefeitura Municipal decide concorrer com a maior micareta do Brasil, a da cidade de Feira de Santana, quando as mais badaladas atrações musicais baianas voltam a se encontrar após o Carnaval de Salvador. Com evento garantido na mesma data o interesse dos artistas diminui e os valores do contrato de atrações praticamente triplicam. Além da insensatez em não considerar os problemas do momento, a concorrência de data com Feira de Santana é outro agravante e instiga uma averiguação, se não uma investigação.

Aos que estarão participando da Micareta de Jacobina entre os próximos dias 19 e 22 de abril, desejamos boa sorte e boa festa. E já como não teve jeito a preocupação das autoridades de saúde da cidade com pedidos de adiamento da festa, acrescentem aos itens de prevenção (se beber não dirija, sexo seguro só com preservativo e outros) o repelente contra mosquitos.

Outra dica importante, para um pouco mais para frente, mas precisamente no dia 7 de outubro deste ano: REPELE OS QUE NÃO CUIDARAM DE VOCÊ.

Por: Gervásio Lima

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MICARETA DE JACOBINA

A edição comemorativa de 100 anos da Micareta, uma das maiores festas populares do país, começa nesta quinta-feira, (19),

em Jacobina, no Noroeste Baiano. O evento deve atrair milhares de foliões de várias regiões do estado, além de turistas de outras regiões do Brasil que anualmente visitam a Cidade do Ouro. Uma das principais atrações da Micareta Centenária é cantora Cláudia Leite, pop star do axé músic, que se apresenta no domingo (22).

A micareta nasceu em Jacobina 1912, há cem anos, como nome de Micarême, por iniciativa do imigrante italiano Porcino Marfei, que deu inicio as comemorações de uma espécie de segundo carnaval, que era realizado uma semana após a quaresma.

Hoje, 100 anos depois, a micareta é uma festa que tomou conta do país, sendo realizada em vários estados.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE