Sala do Empreendedor favorece formalização e atendimento em Miguel Calmon



Empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas do município de Miguel Calmon, norte da Bahia, ganharam um espaço para buscar informações sobre a formalização. O município foi o primeiro da Regional do Sebrae em Jacobina a inaugurar a Sala do Empreendedor. O espaço é dedicado à orientação de empreendedores, apoio ao desenvolvimento da economia local e incentivo à formalização de novas empresas. O município de Miguel Calmon já contabiliza mais de 400 Empreendedores Individuais (EI).

De acordo com o coordenador da Regional Jacobina do Sebrae, Geronilson Ferreira, após a instalação da Sala do Empreendedor foi possível observar os avanços na simplificação de procedimentos junto às micro e pequenas empresas. “Avançamos nos processos, orientações sobre negócios e legalização de empreendimentos. Com a configuração em um único espaço, proporcionamos informações e evitamos que os empreendedores se desloquem para Unidade Regional que fica em Jacobina. É de fato o espaço de desenvolvimento do município, o nosso elo, a nossa referência", explica.

A ação é uma parceria entre o Sebrae e a prefeitura local, que cedeu o espaço e disponibilizou o Agente de Desenvolvimento Carlos Téogenes do Nascimento como responsável pelo atendimento na Sala do Empreendedor. Segundo Carlos, depois da inauguração da sala, o número de atendimento e formalização teve um aumento de 15% ao mês. “Este número tende a crescer, já que com um local específico e atendimento diário, os empreendedores sabem aonde buscar ajuda”, conta.

O serralheiro Reginaldo Alexandrino de Jesus procurou o atendimento no espaço para formalização e orientação. “Procurei a Sala do Empreendedor para assegurar o meu futuro e de minha família, em especial junto ao INSS, que poderá garantir uma aposentadoria e outros benefícios”, explica. O empreendedor destaca ainda algumas vantagens da formalização. “A regularização da minha empresa me trará bons resultados, como participar das licitações da prefeitura e poder buscar recursos junto aos bancos”, diz.

A parceria entre a prefeitura municipal e o Sebrae é um marco para o desenvolvimento sustentável de Miguel Calmon. A Sala do Empreendedor deverá capacitar as empresas locais, para torná-las aptas a concorrer com empresas de outras regiões em licitações e pregões da própria prefeitura. O espaço fica localizado na Praça Canabrava. Maiores informações através do telefone (74) 9965-7154 ou do e-mail teogenes-nascimento@hotmail.com


Tamara Leal
Agência de Notícias Sebrae Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE