Empresários de Jacobina recebem consultoria em gestão de qualidade


Uma das mais difíceis tarefas das micro e pequenas empresas é aliar gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. Para introduzir essas práticas no dia a dia das suas empresas, um grupo de seis empresários de Jacobina, a 330 km de Salvador, vem participando de programas e consultorias do Sebrae.

Em 2011, eles participaram do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ), tendo oportunidade de promover a qualidade dos serviços, obtendo melhores negócios e o aumento da produtividade, aliado ao comprometimento dos funcionários. Participar do programa foi tão importante, que este ano o Sebrae criou uma consultoria para o grupo. A implementação do PSGQ proporciona 96 horas de consultoria para cada empresa.

As consultorias são presenciais e envolvem estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, além de diagnósticos para situações específicas. A empresária Elisângela Ribeiro Vasconcelos, gerente da Eletrônica e Equipadora Ednailsom, explica que as consultorias oportunizam colocar em prática ferramentas valiosas para o sucesso da empresa.

Elisângela foi finalista do Prêmio MPE 2010. No ano seguinte, ganhou a etapa estadual na categoria comércio, com a empresa Auto Peças Jacobina, da qual é sócia. Este ano participará com a Eletrônica, outra empresa do grupo, e espera chegar até a final nacional. “Tenho certeza que com essas consultorias vamos melhorar os nossos pontos fracos e fortalecer ainda mais o que já fazemos de melhor”, disse.

As irmãs Sabrina, Sheyla e Simone Valois Rios Piauhy, pedagogas e especialistas em Psicopedagogia, buscaram as consultorias para dar a creche Desiderata mais qualidade na gestão. “Sentimos a necessidade de buscar o Sebrae e participar dos seus programas para melhorar a nossa gestão. Estamos muito felizes com os resultados que vemos obtendo”, disse Sabrina.

Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, as empresas, através dessas ações, visam maximizar os resultados econômico-financeiros decorrentes de suas atividades operacionais. “Trata-se de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa. São processos extraídos das soluções do Sebrae Mais”, explica

A Lab Center, MIX, Topoeste Eletrificação e Secomol também participam das consultorias que seguem até o final de 2012.

O Prêmio MPE

Criada com a expectativa de ser um incentivo no segmento, a premiação reconhece o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. A iniciativa, realizada pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), contempla as áreas de indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação, agronegócio, destaque de boas práticas de responsabilidade social e de inovação.

Mais informações sobre essas ações podem ser obtidas no Ponto de Atendimento da cidade de Jacobina, na Rua Senador Pedro Lago, nº 100, salas 1 e 2, centro. O telefone é (74) 3621 – 4342.

Tamara Leal
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