Governo recebe reitor da Univasf que retoma a expansão de cursos no município


Na final da tarde desta quarta-feira, o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, recebeu em seu gabinete o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e sua comitiva. O encontro foi realizado para promover aproximação dos diretores da Univasf com os gestores dos municípios onde existe campus da universidade. Durante a reunião, o prefeito relembrou já ter procurado e apresentado à universidade um projeto de Extensão de Cursos, antes mesmo da instalação da Univasf em Senhor do Bonfim. “Nós precisamos trazer cursos que tragam visibilidade para o município. Dessa forma vamos evitar a debandada dos nossos jovens que vão cursar em Juazeiro, Petrolina e Salvador, entre outros pólos educacionais”, relatou o Prefeito.
Mais cursos – Segundo o reitor Julianeli Tolentino de Lima, existe a possibilidade de expansão de novos cursos, mas depende do apoio e incentivo do Governo Federal e municipal: “Em Senhor do Bonfim, pela estrutura que temos, caberiam mais dois ou três cursos, e assim alcançaríamos o projeto do MEC que só regulamenta e apóia Campus que tenha no mínimo cinco cursos. Esta parceria vai consolidar o campus e os cursos no município.”
Segundo o reitor, o resultado da reunião foi “muito satisfatório”, já que retomou conversas iniciadas há cerca de cinco anos, pelo então Secretário de Educação Paulo Machado com a Univasf, antes mesmo da universidade se fixar em Senhor do Bonfim. Disse ainda que o projeto apresentado pedia a implantação dos cursos de Direito, Medicina Veterinária, Engenharia de Minas, Ciências Sociais e Turismo, parecia visionário, mas não foi bem avaliado pela gestão universitária anterior. “Com a minha visita hoje ao prefeito estabelecemos a volta da discussão desse projeto, que será avaliado pela universidade, sociedade civil e pela classe política que é quem vai proporcionar os investimentos na área de educação do município”. O reitor Julianeli anunciou que na audiência pública que será realizada hoje na Câmara de Vereadores, fará a exposição desse projeto e ouvirá a opinião dos presentes. “Só assim aproveitaremos melhor o Campus de Senhor do Bonfim, que dispõe apenas do curso de Ciências da Natureza”.
Capacitação – Por sua vez, o prefeito propôs ao reitor que fosse implantado em Senhor do Bonfim um curso de Formação Complementar voltado aos profissionais da rede de saúde que não dispõe de curso superior, como agentes de saúde. “Esse projeto contribuiria para a formação dos servidores municipais, e a universidade faria essa interação dos níveis médio e superior”. Em resposta a proposta, o reitor convidou o prefeito para ir até a reitoria da Univasf no dia 07/06 para juntos balizarem o projeto voltado para a área de saúde.
Saúde - Pensando em minimizar os problemas da rede pública de saúde do município, o prefeito propôs ao reitor que os alunos de cursos da área de saúde utilizassem o Hospital Regional como campo de estágio. Dessa forma desafogaria os profissionais que lá atuam. Esses estagiários poderiam atuar nos postos de saúde, aumentando a área de abrangência da saúde municipal.
Cultura – Ao final da reunião o prefeito Paulo Machado presenteou os membros da comitiva com 4 livros de sua autoria, que contemplam a história de Bonfim.
Presentes – Aurélio Soares, vice-prefeito; Klene Barreto, jornalista; Edmilson Santos, chefe de Gabinete da Reitoria; Jaciane Araujo, chefe do Gabinete Municipal; José Gonçalves, secretário executivo do Consórcio; Adriana Longuinho, coordenadora-geral da Ascom e Joel de Sena, assessor de Comunicação.

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE