DEMOCRACIA: 27 diretores de departamento tomaram posse nesta segunda-feira 18 de junho


O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e a vice-reitora, Adriana Marmori, vão dar posse na próxima segunda-feira (18) a 27 diretores de departamento da universidade, eleitos ou reeleitos para o mandato 2012-2014.
A sessão solene terá início às 16h, no Teatro UNEB, no Campus I da instituição, em Salvador.
“Agradeço aos diretores e diretoras que estão deixando o cargo pelo trabalho que desenvolveram nos últimos anos, contribuindo para colocar a nossa UNEB no caminho da excelência. E parabenizo os diretores eleitos ou reeleitos que tomam posse nesta segunda. Assumam esse novo desafio compromissados com a instituição e sempre dialoguem diretamente com a comunidade acadêmica e a sociedade”, pontuou Valentim, aproveitando para felicitar os estudantes, professores e servidores pela participação democrática no pleito.
Os gestores foram eleitos pelo voto direto de discentes, docentes e técnicos administrativos — além de ocupantes de cargos de provimento temporário, ingressos na universidade há mais de quatro anos ininterruptos — em eleições diretas realizadas no dia 30 de maio, nos 24 campi da universidade, na capital e no interior do estado.
No início da semana, os resultados foram homologados pelos conselhos departamentais. Nesta sexta-feira (15) as portarias com as nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), conforme prevê a resolução do Conselho Universitário (Consu) e o edital (ver termo aditivo) do processo eleitoral.
“Mais uma vez a universidade demonstrou que prima pela democracia e ampla participação da comunidade acadêmica. Isso só fortalece nosso papel institucional de compromisso com a sociedade. Hoje estou saindo e experimento a sensação do dever cumprido. Mas outros colegas vão continuar com o ciclo de crescimento e expansão na UNEB”, destaca o diretor do departamento do Campus XXI (Ipiaú), Otávio Assis, que também é presidente do Fórum de Diretores de Departamento da universidade.
Os gestores eleitos para os departamentos de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas, Décio Bessa da Costa, e do Campus XIII, em Itaberaba, Climério Manoel Macedo Moraes, não serão empossados dia 18 pelo fato da atual administração dessas unidades serem encerradas em datas diferenciadas. Uma nova data para a posse ainda será definida.
Clima de tranquilidade e democracia nas eleições
As eleições para diretores de departamento aconteceram em clima de tranquilidade e democracia. Os segmentos discente, docente e técnico-administrativo foram às urnas instaladas em cada unidade de ensino da UNEB para decidir entre as melhores propostas apresentadas pelos candidatos.
“Nesta eleição acreditamos que o movimento estudantil deu uma grande prova de responsabilidade para a construção desta universidade. Em diversos campi, os discentes mostraram a sua força enquanto categoria mobilizada e fizeram campanhas de modo aberto, pautando os candidatos e levantando as suas bandeiras”, avaliou Marcelo Lemos, coordenador-geral do Diretório Central do Estudantes (DCE) da instituição.
Os cargos de diretor dos departamentos de Ciências Humanas (DCH) do Campus III (Juazeiro) e de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIV (Xique-Xique) não tiveram candidatos inscritos para as eleições.
O reitor Lourisvaldo Valentim vai indicar os atuais gestores das unidades para assumir a função em caráter pro tempore, até que sejam realizadas novas eleições nos departamentos.
Os gestores agora assumem o desafio de gerir os recursos descentralizados da universidade. As verbas, distribuídas entre as unidades, são destinadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil, seminários acadêmicos e, também, para infraestrutura local.
Pelo Departamento de Educação Campus VII Senhor do Bonfim, tomou posse a professora Norma Leite Martins de Carvalho.

ASCOM/UNEB.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE