MOVIMENTO JUVENIL ITINERANTE “NAVEGUE NO BEM”



PROGRAMAÇÃO
Data: 10/06/2012 (domingo)
Horário: 08 às 13h
Local: CESC/COC (Casinha Feliz) – Senhor do Bonfim/Ba
Atividade:  OFICINA  (Adolescentes/Jovens)
Realização: Grupo de Jovens de Salvador/Bahia  - Movimento “NAVEGUE NO BEM”

OFICINA:  “Navegue no Bem ”- Itinerante
A oficina tem como objetivo estimular e promover a prática do Bem na sociedade.

01 – Introdução
·        Algumas reflexões sobre as dimensões do Bem;
·        Questionamento sobre o fazer o bem.

02- Apresentação do Movimento Navegue no Bem
·        O que é, o que faz, o que pensa e o que quer?
·        Histórico;
·        Estrutura das atividades.

03 - Levantamento dos problemas a serem resolvidos na sociedade
·        Busca de Soluções (Brainstorm - Tempestade de idéias).

04 - O que será realizado?
·        Definição de ações e grupos responsáveis pela execução das mesmas.


RECURSOS NECESSÁRIOS
Data-show, papel, canetas, caixa de som, cabo para violão, microfones e cabo que ligue o som do notebook à caixa de som;



NAVEGUE NO BEM

O Movimento Navegue no bem, tem como principal proposta divulgar o bem! Sentimos a necessidade de esclarecer as dimensões de algo tão amplo que é fazer o bem para melhor compreende-lo, e a partir desta interpretação saber direcionar as vontades para o trabalho nas ações do bem.
A primeira dimensão que podemos estabelecer é o fazer o bem consigo mesmo, começando a entender quem é você. Já dizia Santo Agostinho: “O conhecimento de si mesmo é, portanto a chave do melhoramento individual”, ou seja, entender como funcionamos - nosso ego, nossas “personas”, a raiz dos nossos sonhos e comportamentos- permite mudar aquilo que atrapalha nosso crescimento e felicidade. Por isso a importância do estudo, investigando e ajudando a fortalecer o que há de positivo em nós.
A segunda dimensão seria fazer o bem para com as pessoas próximas. Ora, o que seria de nós se não fossem as nossas relações pessoais? Já dizia o poeta: “é impossível ser feliz sozinho”! E mais do que apenas entender e enxergar nossa individualidade nas nossas relações com o próximo, fazer o bem nesse sentido é praticar o amor que Jesus nos ensinou, inclusive (e principalmente) para com aquelas pessoas que não temos afinidades e simpatias. O respeito, a gentileza, a solidariedade, a escuta, a paciência, o desapego, o perdão, cooperação e o “Se Colocar no Lugar do Outro”; São alguns pontos a se tornar claro para nós individualmente e fazê-los acontecer no cotidiano, como também proporcionar espaços de trocas de experiências e conhecimentos, para aumentar o fluxo de idéias a respeito desses princípios em nossas vidas.
   Já imagina qual será a ultima dimensão do fazer o bem? Falamos do cuidado consigo e com o próximo, e agora vamos nos aventurar para navegar no fazer o bem na sociedade. Algumas palavras do bem nesse sentido: Cidadania, ética, responsabilidade política, trabalho voluntário. Mas pensar em sociedade também nos faz lembrar os preconceitos, injustiças, corrupção, materialismo exacerbado, drogas, direitos desrespeitados, desigualdade econômica e social, violência, poluição, consumismo... Tudo isso parece ser maior e mais poderoso que nossa esperança de mundo melhor. E a cada pessoa que acredita nisso, é mais uma força de transformação que desiste. Desiste de viver em um mundo de amor e paz, desiste de melhorar suas relações com o outro, desiste de tentar encontrar a sua paz interior. Desiste de trabalhar no bem.
   É hora de enfrentar este mar de desafios. Suba em nosso barco e vamos navegar no Bem! Unidos para mostrar as mudanças que já estão acontecendo na humanidade, com jovens dispostos a criar formas de melhorar a realidade, daremos continuidade a missão de paz e amor a mais de dois mil anos ensinada.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE