Senhor do Bonfim dá as boas-vindas ao São João 2012



Devidamente paramentado, com chapéu de palha na cabeça, o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, abriu oficialmente o São João 2012 da Capital Baiana do Forró na noite desta sexta-feira (22), no Parque da Cidade.

Antes das boas-vindas aos festejos, às sete da noite, o Trio Alvorada, ao ritmo do genuíno pé-de-serra, preparava o terreno no circuito oficial, convidando os visitantes e a população local que já haviam “rastado” as chinelas no Forrobodó, na Praça Antonio Gonçalves, e no bloco Feixo de Lenha para dar início à folia das noites juninas que seguirão até o dia 24 (domingo).

Musicalmente, o primeiro dia de festa foi marcado pela afirmação da tradição nordestina. O Balé da Sacramentinas deu o tom do xaxado, do xote e do baião pelos pés dos jovens bailarinos.


Este ano, assinala-se o centenário do rei do Baião, Luiz Gonzaga. A Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, está homenageando o artista que marcou a história da música popular brasileira com o temário: São João Tradição nos 100 anos de Gonzagão. O sanfoneiro pisou pela última vez em uma festa junina na Bahia, aqui em Senhor do Bonfim, no ano de 1988.




As canções de Luiz Gonzaga compuseram praticamente o repertório de quase todos os conjuntos musicais que se apresentaram na noite de ontem. O cantor Flávio Leandro e as meninas paraibanas do Clã Brasil, relembraram seus clássicos. “Nosso São João é forró pé-de-serra. Não podemos deixar fugir as nossas raízes. Vamos dar um nocaute na seca [em referência à presença de Popó] e fazer resplandecer a cultura nordestina!” – exclamou o prefeito Paulo Machado, durante a abertura do evento.

Presença – Pela segunda vez no município, o ex-pugilista e deputado estadual, Acelino Popó Freitas esteve no circuito oficial e ao lado da equipe do Governo Cuidando da Nossa Gente, acompanhou a coroação da nova rainha do São João de Senhor do Bonfim, Tainã Batistela.
“A primeira vez que passei um São João fora de Salvador foi aqui em Bonfim. Esta é a segunda vez [no Parque da Cidade]. Desejo a todos um bom São João” – desejou Popó.

Gemima Gonçalves, rainha 2011, passou a coroa e a secretária municipal de Integração, Raimunda Almeida se encarregou de entregar o merecido prêmio (um notebook).


Atrações – Ainda que com certo atraso, a atração principal da noite, a banda Saia Rodada subiu ao palco e deu continuidade ao ritmo que foi logo em seguida assumido pela banda Brega e Vinho. E, para não perder o fio da tradição quem ficou até o último momento no circuito seguiu animado na Alvorada.

Programação (23/06)

19h – Neto Lobo e a Cacimba
20h – Alpercata de Arrasto
21h30 – Atração Cultural (Roda do Palmeira)
22h – Trio Bahia
01h – MAGNÍFICOS
03h – Trio Nordestino
04h30 – Nivaldo do Acordeon
05h – Alvorada

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação social
Fotos: Cinco Mil
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE