Implantação de curso de Medicina em Bonfim foi discutida em Brasília

A implantação do curso de Medicina no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Senhor do Bonfim, foi discutida ontem (18) durante audiências nos Ministério da Saúde e Educação, em Brasília. Estavam presentes o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT); o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla; o Reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e os Pró-Reitores, José Bites de Carvalho e Marcelo Duarte Dantas.
A comitiva foi recebida pelos ministros Aloísio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), nos respectivos ministério, seguido de reunião na Secretaria Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTS), com o secretário Mozart Júlio Tabosa Sales, e na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) , com Jorge Rodrigo Araujo Messias. “As audiências foram muito produtivas. É o início de mais uma luta, a exemplo do que aconteceu com a Univasf”, afirmou Brasileiro.
O governo federal está criando um programa de fomento à implantação de faculdades de medicina no país, e a instalação de uma unidade em Bonfim, segundo Brasileiro, poderá servir de piloto para o projeto. “Além disso, vamos buscar apoio dos deputados federais baianos para que apresentem emedas neste sentido”, afirmou.
Além de beneficiar toda a região, com o aumento da oferta de serviços de profissionais de saúde, a implantação de uma Faculdade de Medicina proporcionará melhorias em toda a rede de saúde, já que o curso de graduação vai demandar um hospital devidamente aparelhado e equipado e uma ampla rede de saúde. Brasileiro lembrou que Bonfim já conta com sete mini-hospitais implantados em sua gestão como prefeito, o que facilita a implantação do sistema de atendimento exigido.
O próximo passo será o desenvolvimento de um projeto técnico, por parte da Uneb, que será apresentado aos Ministérios da Saúde e Educação para dar início aos estudos e planejamento.

Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE