OPERAÇÃO CONJUNTA DA PRF, IBAMA E MP/BA APREENDE 165 ANIMAIS SILVESTRES EM UAUÁ


Durante a 28a FPI - Fiscalização Preventiva Integrada, operação coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF - Núcleo do São Francisco, uma equipe formada por policiais rodoviários federais, agentes do IBAMA e do MP/BA apreendeu nesta quinta-feira 165 animais silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro. As ações ocorreram no município de Uauá, sendo encontrados animais tanto na zona rural como na zona urbana.

A FPI tem também como objetivos a prevenção e educação ambiental, sendo distribuídos durante a operação folders a respeito da prática ilegal de manter animais silvestres em cativeiro, bem como das consequências disto para o meio ambiente. No total foram apreendidos 165 animais silvestres, entre os quais 02 asas-brancas, ave típica da
caatinga mas que está ficando cada vez mais rara de ser encontrada por conta da caça predatória.

Uma outra ave que chamou a atenção dos veterinários foi um curió, extremamente raro na região e bastante procurado por criadores pela beleza do seu canto.

Algun animais estavam feridos e bastante debilitados, sendo todos encaminhados para o CEMAFAUNA-CAATINGA - Centro de Manejo e Conservação de Fauna da Caatinga, em Petrolina/PE, onde ficarão sob os cuidados de uma equipe de veterinários e biólogos, e permanecerão até terem condições de serem reintroduzidos no seu habitat natural.

Foram apreendidos:
39 cardeais,
01 papa-arroz,
16 azulões,
03 tico-ticos,
02 juritis,
02 bicos-de-veludo,
18 periquitos-da-caatinga,
02 estévãos,
02 cancões,
03 sabiás-laranjeiras,
02 sofrês,
01 garibaldi,
01 curió,
01 saíra,
08 manés-magos,
02 pêgas,
01 pássaro-preto,
08 canários-da-terra,
02 assas-brancas,
18 papa-capins,
2 bigodes,
02 bigodes,
13 coleiros,
03 caboclinhos,
02 papagaios-verdadeiros,
02 periquitões,
01 pomba caldo-de-feijão,
07 tipius, e 02 jabutis.

Fonte: PRF
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE