PRODUTORES RURAIS DE FUNDO DE PASTO RESPONDEM CARTA DA DIREÇÃO DO HDAM

CARTA DE ESCLARECIMENTO

Nós produtores e produtoras rurais de Fundo de Pasto, reunidos em assembleia Viemos por meio desta esclarecer a sociedade, em especial a região de Senhor do Bonfim, sobre as denúncias infundadas feita pelo SR Humberto Santiago e publicadas, em blogs e veiculadas em emissora de rádio, em relação ao convenio 031/2012 firmado entre a SEDES e CAFFP.

A Central das Associações Agropastoris de Fundo e Fecho de Pasto é reconhecida como comunidade tradicional pelo decreto 6040 do governo federal; É uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1994, abrangendo 08 municípios: Pindobaçu, Jaguarari, Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Umburanas, Antônio Gonçalves e Monte Santo; É composta por 39 comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto que fazem uso da terra e se organizam de forma coletiva e tem como base econômica a caprinovinocultura e o extrativismo de forma harmônica com o bioma caatinga, também ligada a articulação estadual de Fundo e Fecho de Pasto do estado da Bahia.

A missão da Central é defender as comunidades ao qual representa e promover a igualdade social, defender o meio ambiente através de politicas sociais que mantenham o homem e a mulher no campo, ao contrário dos fazendeiros quando plantam o capim buffel e praticam o desmatamento.

Lutamos por um Fundo de Pasto onde todos possam viver com dignidade e para que isso aconteça é importante que busquemos nos preocupar mais uns com os outros e buscar politicas públicas. A nossa organização é alimentada pela amizade, companheirismo e solidariedade, ou seja, que a gente não se esqueça do grande ensinamento de Cristo, amar o próximo como a nós mesmo.

Queremos esclarecer ao Sr Humberto e a população em geral que o projeto mencionado é fruto de discussões junto às comunidades, e de diversas mobilizações em Salvador muitas vezes passando fome, frio e perdendo noites de sono debaixo de barracos de lona preta em busca de politicas publicas para o homem do campo. O convênio ainda esta em execução e tem por titulo: PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO AGROPECUARIA, VISANDO A COLETIVIDADE DAS COMUNIDADES DE FUNDO E FECHO DE PASTO, que tem como objetivo geral “ampliar o universo de oportunidades das famílias dos Fundos e Fechos de Pasto, visando a prática de tecnologias apropriadas, que levem ao aumento gradativo da renda familiar e desenvolvimento social”.

A duração do Programa é de 36 meses a contar da liberação do recurso que ocorreu o mês de maio do vigente ano, que esta sendo executados em onze comunidades, assim distribuídos:

03 Núcleos de produção de caprinos e ovinos (São João – Andorinha; Barreira e Paredão do Lou – Monte Santo).
05 Núcleos de produção de Apicultura (Pindoba e Pedra do Dórea – Monte Santo; Lutanda – Pindobaçu, Mucambo – Antônio Gonçalves e Várzea de Dentro – Umburanas)
01 Núcleo de Avicultura ( Baixão – Campo Formoso)
02 Núcleos de produção de Hortaliças (Travessa de Pedra – Andorinha e Morro - Branco Jaguarari).

Ficamos indignados pelas informações passadas de maneira errônea e politiqueira que aproveitam deste momento politico para tentar difamar a imagem dos movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, conforme afirma o evangelho de João 10.10 “Eu vim para que todos tenha vida e vida em abundância”.
Estamos ao inteiro dispor da sociedade para maiores esclarecimentos, nos encontramos na Rua Visconde do Rio Branco, nº 299, no Sindicato da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim.

FUNDO E FECHO DE PASTO
O NOSSO JEITO DE VIVER NO SERTÃO!
CONFIRA CARTA ORIGINAL: AQUI

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE