Campanha de vacinação contra Aftosa no estado começa nesta quinta-feira


A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2012 na Bahia começa nesta quinta-feira, 1º de novembro. Nesta edição devem ser vacinados apenas os animais de até 24 meses, exceto nos oito municípios que compõem a Zona de Proteção – Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto. Nestas cidades, todo o rebanho precisa ser vacinado contra a doença.

Apesar do longo período de estiagem que tem castigado o semiárido baiano, os pecuaristas imunizaram 95,65% do rebanho, estimado em 11.587.459 de cabeças, na campanha contra a febre aftosa em maio deste ano. Após vacinar o rebanho, todos os pecuaristas devem declarar a vacinação em um dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura.

Vale ressaltar que na Zona de Proteção da Bahia todo o rebanho existente, estimado em 268.462 cabeças, deve ser vacinado porque a região faz divisa com estados classificados ainda com risco médio para aftosa. “Com isso a Bahia reforça a proteção de toda sua pecuária contra a enfermidade de maior importância para a economia mundial e garante a manutenção de sua Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação”, finalizou o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, destacando que os criadores já estão conscientes do seu papel para esta etapa de vacinação em novembro.


Ascom/Adab
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE