Deputado pede implantação de Unidades de Saúde na Uneb


O deputado Carlos Brasileiro (PT) apresentou indicações ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab), para que proceda a implantação de Unidades de Saúde da Família (USF) nos campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Senhor do Bonfim, Guanambi e Salvador, onde são oferecidos cursos na área. Os postos servirão de base para estágio e residência, onde os graduandos e graduados terão contato com a realidade da saúde das respectivas populações. A demanda também foi apresentada pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, Jorge Solla.

“A prática é um elemento crucial para a formação e desempenho profissional”, destacou Brasileiro durante encontro, que também contou com as presenças do Pró-reitor, José Bites, e do gerente de Seleção Discente, Jairo Sá. O deputado lembrou que a Política Nacional de Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF), e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) destacam a necessidade de articulação com as Universidades para a adoção de estratégias de indução às mudanças curriculares nos cursos de graduação na área da saúde, visando à formação de profissionais com perfil adequado à Atenção Básica.

A proposta da Universidade é construir unidades de referência, que possam servir de verdadeiras "escolas", visando a capacitação de profissionais de saúde. Em Senhor do Bonfim, a Uneb conta com curso de Enfermagem, e a USF pode fortalecer o pleito para implantação do curso de Medicina. O mesmo ocorre em Guanambi, que já possui Enfermagem e Educação Física. Em Salvador, a Uneb já oferece Medicina, além de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.

As Unidades de Saúde da Família vão, ainda, proporcionar a cobertura às populações no entorno dos três campi da Uneb. No caso de Salvador, no bairro do Cabula e adjacências; em Senhor do Bonfim, próximo de bairros populares e carentes como Buriá e Limões, além de comunidades rurais próximas e de famílias que trabalham no "lixão". Já em Guanambi, o cumpus localiza-se entre dois novos bairros, cuja população está totalmente descoberta pelo Programa de Saúde da Família.


Na foto, José Bites, Brasileiro, Solla e Jairo Sá.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE