quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA EMPRESAS REFORMAR POSTOS DE SAÚDE

AVISO DE TOMADA DE PREÇO

Tomada de Preço nº 004/2012
Processo Administrativo nº 0014/12

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, em obediência à Lei Federal que rege as licitações públicas de número 8.666/93, de 21 de junho de 1993, torna público que será realizada licitações na modalidade Tomada de Preços conforme nº acima mencionado, para contratação de empresa especializada em engenharia civil para obras de reformas de postos de saúde na sede e interior do município, tipo menor preço global, sob regime de empreitada por preço unitário, com recursos do Município e do Governo do Estado, que acontecerá no dia 10 de fevereiro de 2011, às 09:00 horas, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, à Praça Juracy Magalhães nº 126, centro.

Informamos que o Edital, anexo e planilhas contendo todas as informações necessárias para a participação, encontra-se a disposição dos interessados no prédio-sede da Prefeitura Municipal, das 08:00 às 12:00 horas, no Setor de Tributação, onde será confeccionado um Documento de Arrecadação Municipal – DAM.

Demais informações poderão ser solicitadas junto à Comissão Permanente de Licitação das 08:00 às 12:00 horas, ou pelos telefones (74) 3541- 8328/8368/8396 ou fax: 3541-4511.


Valmir Araújo da Silva
Presidente da Copel

VUGNER SILVA VIAJA PARA LISBOA EM BUSCA DO TRI EUROPEU DE JIUJITSU


O atleta bonfinense Vugner Silva viajou hoje as sete da manha em destino a Salvador, onde levantará vôo até Lisboa Portugal, em busca do tri europeu de jiu-jítsu.
Vugner que já ostenta vários títulos nesse esporte, tais como Campeão Pan Americano, Mundial em Portugal, Brasileiro, Baiano, etc.
Dedicado ao seu esporte, o atleta criou um espaço em sua residência onde leva as técnicas do esporte a crianças e adolescente de Senhor do Bonfim, de maneira voluntária, sem receber nada em troca.
Parabéns Campeão, aguardamos seu retorno com mais esse título.

A VISÃO DE VERÍSSIMO SOBRE O BBB


Luis Fernando Veríssimo
É cronista e escritor brasileiro

LEIAM O QUE ESCREVEU LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO.

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.


Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.

ATÉ QUE ENFIM: Ação Social e Saúde viabilizam exames médicos para solucionar problema do Homem Espirro



Buscando solucionar a situação de Antonio Francisco de Oliveira, 53 anos, mais conhecido como “Homem Espirro”, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o Ministério Público viabilizaram o seu internamento no Hospital Regional Dom Antonio Monteiro, no último dia 22.


Antonio Francisco passou por exames prévios e necessários para a realização de uma colonoscopia. Este exame permitiu a visualização do interior de todo o cólon intestinal do paciente e os resultados servirão para detectar as possíveis causas do problema que afeta Antonio, denominado pela população de Senhor do Bonfim como Homem Espirro por ser visto em vários pontos da cidade em um movimento repetido e compulsivo que lembra o ato de espirrar.

O exame foi realizado na clínica Dr. Paulo Hilarião, na tarde desta quinta- feira (25). A colonoscopia utiliza um tubo flexível (1m de comprimento x 1 cm de diâmetro). Na extremidade final do tubo encontra-se uma mini câmera que transmite para um monitor colorido, imagens do interior do cólon e do íleo-terminal (parte final do intestino fino). As imagens são fotografadas, impressas e gravadas em fita cassete.

De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social o Homem Espirro nunca havia ido ao médico. Familiares afirmaram ainda que o paciente apresenta distúrbios psicológicos e por isso é difícil mantê-lo em casa.

Apoio - Todo o procedimento, que envolve custos com exames e medicamentos, será disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.

ASCOM BONFIM
Foto: Maravilha Notícias

Em Senhor do Bonfim: IPTU pago em parcela única terá 10% desconto


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim comunica aos contribuintes do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) que oferecerá 10% de desconto àqueles que efetivarem o pagamento do imposto, em parcela única, até o dia 30 de maio de 2012.
Para o contribuinte que estiver em débito, será concedida isenção de juros, multas e correções. Os interessados devem procurar o setor de arrecadação, situado na sede da Prefeitura de Senhor do Bonfim.

ASCOM BONFIM

Bebê recém nascido é encontrado em jardim no distrito de Pilar em Jaguarari


Na última segunda-feira 23/01 foi encontrado na Rua do Umbuzeiro no distrito de Pilar em um jardim um recém nascido do sexo feminino, segundo informações a menina foi encontrada pelo um pedreiro que estava trabalhando em uma obra perto do jardim, enrolada em um pedaço de blusa, a recém nascida foi acolhida por moradores daquela rua que levaram a mesma para a policlínica do distrito de Pilar onde foi atendida e recebeu leite materno de pessoas por que estava muito debilitada, e foi batizada por funcionários da policlínica de Maria Vitória, o conselho tutelar de Jaguarari foi informado e esta a procura de algum familiar da criança.

Fonte: Portal Jaguarari/ Foto ilustrativa

DE VOLTA PRA CASA ADOLESCENTE REGRESSA PARA CASA DOS PAIS EM QUIÇÉ


Chegou ao fim o dilema sofrido pela senhora Naiala, que desde as 04h00min da madrugada do dia 16/01, sofreu o drama de ver sua filha menor LINDIMARA TAIALA FRANÇA DOS SANTOS, 14 anos, pele clara, 1,60 cm de altura desaparecer de sua casa, na zona rural de Senhor do Bonfim – no Distrito de Quicé.
A adolescente retornou nesta terça-feira 24.
Segundo informações o homem que a levou da casa dos pais chama-se EDVALDO vulgo NINJA, integrante do Grupo Musical Doce “Olhar”, de Quicé.
Os dois estavam alojados na região metropolitana de Salvador, em Camaçari.

Maravilha Notícias

CINCO ESCOLAS VÃO SER CONSTRUÍDAS EM FILADÉLFIA


A Educação continua sendo prioridade em Filadélfia. Após ações exitosas como pagamento do maior rateio do FUNDEB da história do município, enquadramento de professores em 20 horas, aprovação do melhor plano de cargos e salários da região, eleição direta para diretores e vices, concessão de adicionais, aquisição de cinco ônibus em parceria com o MEC, dentre outros avanços, o Prefeito João Luiz através da Sec. de Educação obteve sinalização no PAR para a construção de 05 (cinco) unidades escolares, sendo: ( duas na zona urbana - uma de 12 salas e outra de 06 salas e três na zona rural, duas de 06 salas – em Cabeça da Vaca e Aguadas, e uma de 02 salas – no povoado de Papagaio).

Construídas estas Unidades Escolares resgatará no alunado o prazer em estudar, afirmou João Luiz.

ASCOM - FILADÉLFIA

TSE ainda decidirá sobre validade da Lei da Ficha Limpa para 2012

A validade da Lei da Ficha Limpa foi um dos principais questionamentos feitos pelos participantes do Fórum de Debates, Eleições 2012: Condutas Vedadas e Legislação Eleitoral, realizado no Centro de Convenções de Salvador, nesta terça-feira (24), pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Escola Judiciaria Eleitoral da Bahia (EJE-BA).

De acordo com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, a Lei da Ficha Limpa é consenso entre os ministros do tribunal para validar a partir das eleições deste ano, contudo, falta definir se a lei ou partes dela valerá para este pleito. “Já decidimos que ela valerá nas eleições deste ano. Até então todo o conteúdo da lei está valendo. Mas, falta o consenso entre todos os ministros e estamos trabalhando em torno dessa decisão”, afirmou.

A diretora da Escola Judiciaria Eleitoral da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, informou que, “entre alguns pontos que o TSE precisa decidir sobre a Lei da Ficha Limpa é se ela se aplicará aos crimes cometidos apenas a partir da aprovação da mesma ou ela atuará de forma retroativa, penalizando crimes cometidos anteriores a ela”.


Ascom: UPB

Rotary Club Senhor do Bonfim prestará homenagem nesta Quinta-Feira


O Rotary Club Senhor do Bonfim – Centro prestará uma justa homenagem ao Bonfinense Elbo Batista dos Santos pelos relevantes serviços prestados ao Município. O evento acontecerá nesta Quinta-Feira, às 19h, no Novo Leste Hotel e reunirá membros do Clube, convidados e a imprensa local. O Rotary manterá a tradição das homenagens mensais aos ilustres cidadãos Bonfinenses. As reuniões do Rotary acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h, no Novo Leste Hotel.

Ricardo Aquino - Secretário

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Por volta das 22h00min do dia 24/01/2012 a Guarnição de Policiamento Motorizado à bordo da Viatura de Prefixo Operacional 8.0664, após atender determinação da CENOP do 6º BPM, deslocou-se para o Bairro Bonfim II, onde constataram que JHON LENON BISPO DOS SANTOS, 21 anos, residente no Bairro Rodoviário, foi perfurado com arma branca, causando lesões grave, e segundo o mesmo os autores foram menores de idade, residentes no mesmo bairro. O motivo não foi revelado e a vítima foi conduzida pela guarnição PM para o Hospital Regional Don Antônio Monteiro, orientando-a a registrar o fato na delegacia.

6º BPM

Estiagem assola municípios do Norte da Bahia


A escassez de água para consumo animal e humano nos municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Itiúba e Ponto Novo, todos do Território Piemonte Norte do Itapicuru, está provocando diversos problemas na região. Dentre eles estão a perda total das lavouras temporárias, safras de inverno e trovoadas, a suspensão da colheita do sisal (cultura resistente e adaptada à seca) e da produção de forragens (de pisoteio e de corte), alimentos, leite, carne e mel. Essa situação está resultando em insegurança alimentar, no agravamento da fome entre os pequenos produtores e no aumento dos pedidos de cestas básicas nas prefeituras.



Para pôr fim à grave situação de estiagem que aflige os produtores rurais e comunidades do nosso território, o presidente do o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI) e prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, encaminhou um relatório e solicitou ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, uma audiência em Salvador com instituições estaduais e federais competentes. “Carecemos do empenho devido na consecução de políticas emergenciais e estruturantes que possam buscar saídas para a grave crise que vem se abatendo sobre os produtores rurais e comunidades, em razão das fortes estiagens que afetam a nossa região”, afirmou o presidente.

Segundo Machado, os barreiros, tanques, aguadas, barragens e açudes estão secos e assoreados; há uma progressiva diminuição da vazão dos poços tubulares, ocasionando o aumento de doenças e provocando morte expressiva de animais por falta de água e alimento; aumentou o preço dos alimentos tradicionais, comprometendo inclusive a merenda escolar na região; há ineficiência e limitação da operação carro pipa pelo exército e falta de gestão e distribuição eficiente da água dos mananciais perenes; ainda está indefinido o inicio do ano letivo nas escolas públicas por falta de água. “Esses são alguns dos problemas ocasionados pela forte estiagem no nosso Território. Faltam recursos financeiros para os produtores adquirirem ração e água para os animais, além do endividamento dos mesmos por falta de capacidade de pagamento dos empréstimos; constatamos um expressivo êxodo rural e abandono das atividades agropecuárias e o consequente enfraquecimento e quebra das redes produtivas, provocando sérios prejuízos socioeconômicos e socioambientais; o solo e os lençóis freáticos estão salinizando”, continuou Machado.

O presidente destacou que os municípios precisam, com urgência, da disponibilização imediata de créditos emergenciais para custeio pecuário e suprimento de água, de recursos para desassoreamento e ampliação de açudes, barragens e aguadas, de máquinas para limpeza das aguadas, e ampliação imediata de atendimento de carro-pipa para atendimento nas comunidades rurais. “Necessitamos ainda da perfuração e instalação, em caráter de urgência, de poços artesianos, além da manutenção dos existentes; da ampliação das construções de cisternas de abastecimento humano e de produção; implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água; e instalação de dessalinizadores para melhoria da água. Não podemos esquecer também da necessidade da retomada do PAC II (adutora de Ponto Novo) para os municípios ainda não contemplados, como Senhor do Bonfim, Jaguarari, Filadelfia, Ponto Novo, Andorinha e Itiúba, e da prorrogação das parcelas dos financiamentos rurais vencidos e a vencer em 2011/2012”, citou o prefeito.



Machado apontou ainda que os municípios do território precisam da revitalização da bacia hidrográfica do Itapicuru e Rio Salitre, com replantio das matas ciliares e das nascentes, e da construção de barragens de níveis para perenização dos rios. “Além dessas medidas, necessitamos da universalização das cisternas e que seja criado um fundo de convivência com a seca, priorizando os momentos emergenciais”, finalizou.

Consórcio

Participam do Consórcio as Prefeituras e Secretarias de Agricultura de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo, Caldeirão Grande, e de Itiúba. Também fazem parte da organização Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), o Banco do Nordeste, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), técnicos, produtores, agricultores, pecuaristas, entre outros grupos e entidades públicas, governamentais e coletivas.

ASCOM BONFIM

ROCAM PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS


Ontem dia 24/01/2012 por volta das 16 horas a Guarnição da ROCAM, pertencente a 6ª CIA PM (CETO) Lotados no 6º BPM, realizavam rondas rotineiras no Bairro Alto da Rainha, quando avistaram a Motocicleta Honda CG 150 Titan KS de Placa JQT 6826, de cor preta com dois indivíduos que ao avistarem a guarnição tentou evadir-se, no entanto foram alcançados pelos policiais de serviço, que ao abordarem os mesmos os identificaram como sendo Elivan de Jesus da Luz, que estava portando um Revolver, marca Taurus, Calibre 32, com um celular e a quantia de R$ 140,00 e sendo o outro indiviuo Assis Lopes da Silva Neto, Vulgo Junhinho, que conduzia a Motocicleta que encontrava-se com o lacre rompido e com o mesmo a quantia de R$ 10,50 e também um aparelho celular e não portava Carteira Nacional de Habilitação para conduzir o veículo. Onde a Guarnição ROCAM seguiu em diligência até a casa de Elivan e Encontrou no interior da mesma dentro de uma caixa de perfume 07 "Dolões" Maconha, encontrando logo após duas munições calibre 38 intactos e ainda outra porção de Maconha enrolado em um saco plástico. Diante dos fatos Elivan e Junhinho e Também a companheira de Elivan, que se encontrava no interior da residência foram apresentados a Autoridade competente na Delegacia de Polícia de Senhor do Bonfim.

Com informações da ROCAM
Maravilha Notícias