quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DOM FRANCISCO CELEBRA MAIS UM ANO DE VIDA E DE SACERDÓCIO



A missa celebrada em ação de graças do seu natalicio e aniversário sacerdotal acontecerá na Igreja Catedral às 19h 30min desta quinta-feira.

O nosso Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano celebra mais um ano de vida no dia 01 de fevereiro e seu aniversário sacerdotal no dia 02 desse mesmo mês.

Nascimento: 1 de fevereiro de 1949
Filiação: José Palhano Torres e Ana Maria Torres Palhano

Ordenação Sacerdotal: 2 de fevereiro de 1975 – Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim de São José de Mipibu – RN, pela imposição das mãos de Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal.

Consagração Episcopal: 21 de outubro de 2006 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Apresentação em Natal – RN pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Matias Patrício de Macedo – Arcebispo Metropolitano de Natal

Início Solene do Ministério Episcopal na Diocese de Bonfim – BA: 26 de novembro de 2006

A Diocese de Bonfim agradece a Deus pelo dom da vida do nosso Bispo Diocesano que por amor deu sua vida ao serviço do Reino de Deus trabalhando constantemente para que a Diocese de Bonfim siga fielmente os caminhos de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Parabéns Dom Francisco por sua vida e por seu sacerdócio!

Diocese de Bonfim
Foto: Netto Maravilha

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE DOM FRANCISCO PALHANO CANINDÉ


Hoje, dia 1º de fevereiro, Dom Francisco Canindé Palhano, completa mais um ano de vida, de história, de lutas e vitórias. Nós, membros da diocese de Bonfim e, em particular da paróquia do senhor do Bonfim, sentimo-nos felizes e gratos a deus pela vida desse grande servo do Senhor Jesus, que não mede esforços para ver a obra do Senhor crescer. Parabéns, Dom Francisco Palhano, e que muitos outros 01 de fevereiro possam chegar juntamente com os desejos de seu coração.

Pascom de Bonfim

Nota à imprensa do Dep. Estadual Capitão Tadeu acerca do indicativo de greve na PMBA

GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL CAPITÃO TADEU FERNANDES



Salvador-BA, 1º/02/2012 • 14h15

NOTA À IMPRENSA

Há tempos venho alertando o governo para a insatisfação dos policiais.
Infelizmente, o governo tem demonstrado que não se interessa pela classe policial. Seus atos provam isso.
Hoje, diante desse clima de extrema insatisfação, querem culpar os policiais, mas na verdade o governo é o único culpado, porque discrimina e menospreza os profissionais de Segurança Pública.
Se o governo não respeita os direitos dos policiais, que moral ele tem para cobrar os deveres?!
Por tudo isso, quero afirmar que as reivindicações dos policiais são justas e necessárias e que o governo dê atenção a esses profissionais que arriscam suas vidas em defesa da sociedade.
A propósito, se o governo tivesse me ouvido quando diuturnamente aqui na Assembleia Legislativa luto para melhorar as condições salariais e de trabalho dos policiais, o governo não estaria passando por essa situação às vésperas do carnaval.
De minha parte, apoio todo esse movimento reivindicatório, por achar justo. Ou alguém acha aceitável aguardar quase 15 anos pelo pagamento da GAP V (Lei nº 7.145 / agosto de 1997)?

Aqui na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA estou, como sempre estive, à disposição da nossa querida Polícia Militar.

Senhor do Bonfim é finalista no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2012


O Prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado está entre os 15 finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2012, concedido a gestores que tenham implantado projetos com resultados mensuráveis de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

O gestor concorrerá na categoria Melhor Projeto Estadual, com os projetos: Jovem Empreendedor; Apoio às Associações e Cooperativas e Empreendedor Individual.

Inteirando-se – No início desta semana as consultoras do Sebrae de Salvador, Rita Lelis e Neide Fernandes, vieram a Senhor do Bonfim fazer uma visita técnica no intuito de conhecer mais detalhadamente as ações que estão concorrendo à premiação.

Antes da visita, as consultoras dirigiram-se ao gabinete, em companhia do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Claudio Nunes, e conversaram rapidamente com o gestor. “Estamos em uma região em que o associativismo e o cooperativismo não estão bem desenvolvidos como em outras regiões – revelou Neide Fernandes. Voltando-se a Machado ela disse ainda: “O senhor está entre poucos que tem essa visão”.

De acordo com a consultora as ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, com incentivo à merenda escolar (projeto ‘Apoio às Associações e Cooperativas’) são destacáveis. “Em muitas poucas cidades o Sebrae viu isso” – completou Neide.

“Trazer a comunidade para dentro da escola não é só cumprir uma lei, mas articular as famílias com a escola: estabelecer uma rede” – concordou Paulo Machado.

Saiba mais- Esta é a 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado de dois em dois anos, em duas etapas: estadual e nacional. Os vencedores receberão o Prêmio em uma cerimônia prevista para o dia 23 de fevereiro.

ASCOM BONFIM

ANDORINHA: Matrículas para a Escola Municipal de Medrado até 13/Fev


Atenção senhores pais e alunos moradores na localidade de Medrado. A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Educação informa que as matrículas para o Ano Letivo 2012, matutino do 5ºano à 8º série, vespertino do 1ºano ao 4ºano e noturnos I,II,III,IV e V de 1º a 8º série (para jovens e adultos de 18 anos de idade) na Escola Municipal de Vila Medrado continuarão abertas até o dia 13 de Fevereiro. Compareçam à Escola Municipal de Medrado das 7:30 às 12h para efetuar a matrícula ou fazer a sua renovação. Leve a documentação necessária para efetivar a matrícula (xerox da identidade, cpf, cartão de vacinação e comprovante de residência).

ASCOM ANDORINHA

Associação propõe estado de greve, negado pelo comando

Se depender do resultado da assembleia realizada, nesta terça, 31, pela Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares do Estado (Aspra), os policiais militares da Bahia entraram em estado de greve desde as 17h de ontem.

À noite, centenas deles concentraram-se no prédio da Assembleia Legislativa (AL-BA), onde permaneciam até o fechamento desta edição. O presidente da Aspra, Marco Prisco, anunciou que só deixariam o local após serem recebidos pelo governador Jaques Wagner.

Representantes de outras três entidades da categoria confirmaram estar negociando as reivindicações com o Comando Geral e o governo, isolando a Aspra. O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, disse que o estado de greve não é reconhecido na corporação, e garantiu “normalidade” nos serviços policiais. Líderes da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia, da Associação de Sargentos e Subtenentes do Estado da Bahia e da Associação de Policiais Militares da Bahia (APPM) afirmam, em uníssono, que não cogitam paralisação, por ora.

Como Prisco foi expulso da PM em 2002 (por conta da greve dos policiais em 2001), e até hoje não foi reintegrado, ele não é considerado pelo comando e as demais entidades como um líder de associação.

A representatividade das associações pode ser medida em números. A Aspra tem 2.280 filiados, a APPM engloba 8 mil. São 1,6 mil filiados à Associação dos Oficiais e 4,2 mil da Associação de Sargentos e Subtenentes. Os policiais reivindicam, entre outros itens, a incorporação de gratificações e pagamento de adicional de periculosidade. (A Tarde)

AMANHÃ TERÁ REABERTURA DO CINE BONFIM DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2012 " TODA QUINTA NO CINEMA"


LOCAL:CENTRO CULTURAL CECILIANO DE CARVALHO
HORÁRIOI: 19:30 HORAS
TAXA DE MANUNTENÇÃO: R$ 2,00( DOIS REAIS)
FILME: RIO
GÊNERIO: AVENTURA
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
REALIZAÇÃO: SECULT (SECRETARIA DE CULTURA)

RELEASE DO FILME

" 95 MINUTOS DE AVENTURA, MUITA MÚSICA E PASSAGENS MARAVILHOSAS.CONSAGRADO PELO PÚBLICO, O FILME DO BRASILEIRO CARLOS SALDANHA LEVOU, EM APENAS 3 DIAS, MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS AO CINEMA E PROMETE SER A SENSAÇÃO.
PREPARE-SE PARA EMBARCAR EM UMA DELICIOSA AVENTURA QUE TRATA DE CORAGEM,AMIZADE,CONFIANÇA E PROTEÇÃO.O PROTAGONISTA BLU É UMA ARARINHA-AZUL,UMA AVE RARA QUE NASCEU NO RIO DE JANEIRO, MAS QUE MORREU EM MENNESOTA A VIDA TODA,PROTEGIDA POR SUA DONA E MELHOR AMIGA,LINDA.
APESAR DE DOMINAR O COMPUTADOR E DETONAR NO SKATE, BLU NÃO CONSEGUE VOAR!MAS QUANDO BLU SE VÊ DO OUTRO LADO DO MUNDO EM UMA AVENTURA MALUCA PELA CIDADE MARAVILHOSA, BLU É FORÇADO A SAIR DO SEU MUNDINHO E DESCOBRIR SE ELE REALMENTE TEM O QUE É PRECISO PARA GANHAR OS CÉUS!UMA AVENTURA E TANTO PARA CRINÇAS, JOVENS E ADULTOS!!!!!!"


CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!!NÃO PERCA!!

SECULT - SECRETARIA DE CULTURA.
"GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE."

Assistência Social está cadastrando novos beneficiários para o Programa Leite Fome Zero


A partir de fevereiro, a distribuição de leite do Programa Leite Fome Zero será realizada nas escolas. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também informa que está cadastrando no programa, novos beneficiários, crianças de 2 a 7 anos que já se encontram no cadastro único do Bolsa Família.

Os responsáveis devem se dirigir à sede da Assistência Social, localizada na Praça da Bandeira, nº22, Centro (próximo ao prédio da Prefeitura Municipal), no horário das 8h às 13h, portando os seguintes documentos: cartão do Bolsa Família; RG do titular; certidão de nascimento da criança e comprovante de residência.

ASCOM BONFIM

IV Jornada Pedagógica de Bonfim envolve educadores em uma educação de qualidade


Aproximadamente 300 profissionais da rede de ensino de Senhor do Bonfim, compareceram nesta terça-feira (31) ao Centro Cultural Ceciliano de Carvalho para a IV Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec), Governo Cuidando da Nossa Gente.



Gestores, coordenadores, professores e funcionários não-docentes acompanharam a solenidade de abertura do evento que contou com presença do Prefeito Paulo Machado e da Secretária de Educação, Maria das Neves Aquino, entre outras representações do poder público municipal.



A IV Jornada Pedagógica promoveu debates em torno do tema: Desafios e Entraves – A construção de uma Educação de Qualidade, com o propósito maior de fazer pensar em melhorias na qualidade do ensino municipal.

“Quais foram os entraves em 2011? Quais são os desafios para 2012? Como enfrentá-los? – colocou em pauta Maria das Neves no discurso de abertura do evento.



Quanto vale o professor? – Convidado pela Semec para abordar o tema: ‘Como Desenvolver em uma Escola Pública, um Ensino de Qualidade’, o professor Celso Antunes, Mestre em Geografia pela USP, Especialista em Inteligência e Cognição e, em Técnicas de Ensino e Aprendizagem, surpreendeu.

Antes de iniciar a palestra pediu desculpas à platéia por não encontrar tempo hábil para desenvolver o tema inicialmente proposto (devido os minutos gastos na execução do protocolo) e com métodos heterodoxos e bem humorados mudou a temática e o rumo das discussões: contou experiências profissionais (pessoalmente marcantes), vivenciadas anos atrás em escolas de São Paulo e do Paraná e assim conquistou a atenção dos presentes, do início ao fim.

Questionado por sua metodologia de apresentação, Antunes falou: “Em primeiro lugar eu me abstenho de usar qualquer recurso como retroprojetor, power point... Sei que alguns professores de Senhor do Bonfim dão aulas em salas mutiseriadas nas escolas rurais e o recurso que ele tem é ele próprio. Então a minha preocupação é mostrar que o professor é a figura mais importante. O que eu tentei mostrar foi: o professor pode fazer uma boa aula sem necessariamente se prender a alguma tecnologia. O valor do professor é incomensurável e indimensionável”.



Opinião – Educadores que aplaudiram de pé a performance do especialista opinaram sobre o que viram. A diretora da Creche Escola Kolping, Viviane Campelo disse: “A palestra foi maravilhosa. Atraiu a atenção de todos os professores e ressaltou a importância de nossa profissão, que é de formar a sociedade”. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Imaculada Conceição, Miriam Victor concordou: “A impressão que senti da palestra foi a melhor possível. Na verdade ele colocou inicialmente um testemunho de educação, pra gente se empolgar, acreditar em si e acreditar no outro”.



Entraves e Desafios – Respondendo às proposições iniciais a secretária municipal de educação discorreu sobre questões pertinentes à Jornada: “Eu acredito que o ano de 2011 foi muito desafiador na área educacional, não só em Bonfim, mas, acredito, a nível nacional. Os entraves ocorreram em diversos segmentos, mas, hoje o que nós educadores nos preocupamos mais é com a questão do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Infelizmente, a educação gira em torno disso: de indicadores. Então, a gente busca através de instrumentos como a Prova Brasil, as avaliações, melhorar esses indicadores em nosso município. Bonfim tem um índice de 3,4 [no IDEB] e a gente busca a todo momento melhorar, superar... Até 2021 a meta é alcançar o nível 6 e tentamos alcançar uma média que outros municípios já conseguiram. Os desafios são grandes. Conseguimos reformular o Plano de Carreira e Salários, foi uma luta da categoria como um todo e conseguimos dialogar com o executivo, as associações, com representantes de docentes, a secretaria, conseguimos avançar quanto ao Plano de forma coerente com a nossa realidade. Teremos desafios na questão financeira para cumprir o que está projetado lá no Plano, mas vamos conseguir junto com o executivo, com as associações buscar ajuda no MEC para que essas reinvidicações da categoria sejam efetivadas na prática” – disse Maria das Neves.

Segundo momento – À tarde, antes da segunda palestra programada, seis escolas municipais que concorreram ao Prêmio Boas Práticas Pedagógicas na Gestão Escolar, (oferecido pela Semec), socializaram seus projetos vencedores. São elas:

1º Lugar: Escola Municipal de Umburana: Projeto Cuidando do Nosso Espaço;

2º Lugar: Escola Municipal Perpétuo Socorro: Projeto Disseminando Valores – Reciclando Insumos e Plantando Vida no Semiárido Bonfinense;

3º Lugar: Escola Municipal Paroquial: Projeto Resgatando as Cantigas de Roda;

4º Lugar: Escola Municipal Fundame: Projeto Viajando nas Asas da Leitura;

5º Lugar: Escola Imaculada Conceição: Projeto A Arte de Ler e Escrever no Reino Encantado Meio Ambiente e Escola Municipal de Tanquinho: Projeto Vai e Vem de Livros.

Simples e eficazes, os projetos ressaltaram o Meio Ambiente e estimularam o interesse pela leitura e aspectos culturais locais.

2ª Palestra – O segundo palestrante do dia, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Henrique Nou Schneider, professor especialista na área de Mídias e Conhecimento, trouxe à baila o tema: Inserção das Tecnologias Intelectuais na Educação Pública.

Nou Schneider provocou os educadores: “Vivemos em uma sociedade onde se fala da democracia tecnológica, mas não é bem assim. Será que é a tecnologia que vai promover a transformação que a educação precisa? A priori, a meu ver, não. A questão é muito mais metodológica que tecnológica” – foi taxativo.

Assim sendo, as escolas municipais, vencedoras no Prêmio Boas Práticas Pedagógicas estão no caminho certo. A IV Jornada Pedagógica, etapa municipal, terminou no final da tarde com o oferecimento de um coquetel.


Última palavra – “Não tenho dúvidas dos grandes avanços na educação municipal. Temos que colocá-la na mesa. Ver onde estamos indo, onde não estamos indo. Numa Jornada como esta, precisamos ter clareza dos desafios e entraves. Temos que ver o que temos de bom” – concluiu o prefeito Paulo Machado que enfatizou a importância da confiabilidade: “o termômetro da educação de qualidade” e necessidade da institucionalização dos direitos adquiridos pela classe docente nas ações do Governo Cuidando da Nossa Gente.



A Jornada continua nas escolas municipais

01 a 03/02 -

Planejamento Quinzenal (Diagnose Inicial);

Avaliação do Projeto Político Pedagógico e Reestruturação;

Apresentação e Leitura do Regimento Interno;

Organização do Espaço Escolar.


02/02 - Educação Física

Coordenador: Alberto Lopes Longuinho

Tema: Planejamento

Local: Rômulo Galvão

Horário: 14h00min


01/02 - Pacto pela Educação

Coordenadores: Jacira Teixeira e Nenilda Pains

Tema: Planejamento

Local: Rômulo Galvão

Matutino: 07h30min

Vespertino: 13h30min

02/02 - Educação Infantil

Coordenadores: Carla Adriana, Edeil Reis,

Iolanda Barretos e Márcia Virginia

Tema: Planejamento

Local: Comunidade Kolping

Matutino /Horário: 07h30min

Vespertino /Horário: 13h30min


02 e 03 /02 - Escola Ativa

Coordenador: José Carlos

Tema: Planejamento

Local: Luiz Viana

Gabarito do Concurso do REDA é divulgado pelo Consultec


Foi divulgado o Gabarito do REDA do processo seletivo simplificado para 1.093 vagas de professor da educação básica e de 2.209 vagas para a função de assistente de atividade administrativa das Unidades Escolares Estaduais.

“Os novos profissionais vão complementar o quadro de servidores nas unidades escolares, fortalecendo o processo educacional e garantindo o direito de aprender a todos os estudantes da rede estadual”, disse Claudia Cruz, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado.

As provas foram compostas por 50 questões. Para professor, foram 30 questões de conhecimentos gerais (15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contextuais) e 20 de conhecimentos específicos (10 de conhecimentos específicos da organização dos sistemas de ensino e 10 de conhecimentos por área / disciplina). Para assistente de atividade administrativa também foram 30 de conhecimentos gerais (só que 15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contemporâneos) e 20 de conhecimentos específicos.

http://www.consultec.com.br/inscbd/2005insc/main_concurso.php?id_concurso=501121

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS

SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:
Senhor do Bonfim , 1 de fevereiro de 2012



Vendedor Externo

2º grau completo;
Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses;

Técnico de Edificações

2º grau Completo;
Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses em CTPS;
Curso Téc. De Edificações.

Técnico em Segurança no Trabalho

2º Grau incompleto;
Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses;
Curso Téc. em Segurança no Trabalho

Serigrafista:

2º Grau completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses.
Curso de Informática.

Balanceador e Alinhador de Autos

1º Grau incompleto;
Sexo masculino;
Experiência 06 meses.
Possuir hab A/B.

Design Gráfico

2º Grau completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses.
Curso de Informática.

Representante Comercial

2º Grau completo;
Sexo Masculino;
Experiência 06 meses.
Possuir Veículo

Entregador de bebidas:

1º Grau completo;
Sexo Masculino;
Experiência 06 meses.
Habilitação A/B

Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. Às 13h30min.