sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FORAGIDO DA JUSTIÇA FOI RECAPTURADO EM ITIÚBA... E EM MENOS DE 72 HORAS FOGE COM COMPARSA


No final da tarde do dia 16, quinta-feira, o preso da justiça, Josué Almeida de Souza, (22), o "Cató", que havia sido recapturado pela Polícia Militar, fugiu da cadeia pública da cidade de Itiúba pela porta da frente após serrar as grades do pavilhão. A fuga se deu menos de 72 horas depois de sua recaptura e esta é a segunda vez que "Cató" foge usando serra. Mas como tudo que é ruim pode piorar, "Cató" não estava sozinho. José Ailton, que assassinou a golpes de faca sua companheira e feriu sua sogra usando uma enxada, fato ocorrido no povoado de Rômulo Campos, no início do ano, também fugiu. Até a noite desta sexta-feira, 17, não havia pista sobre o paradeiro dos fujões.

Maravilha Notícias

UP Altas Aventuras no Toda Quinta no Cinema do dia 23


Estará e, cartaz no próximo Toda Quinta no Cinema, dia 23 de fevereiro, a animação UP Altas Aventuras. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) convida as famílias bonfinenses a comparecerem ao Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, às 19h30 para curtir mais essa novidade.

Sobre o filme – Gênero: Aventura. Classificação: Livre. Em UP Altas Aventuras, um velhinho viúvo chamado Carl Fredricksen (com seus setenta e poucos anos de idade) passou a vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Então, ele se depara com um plano mirabolante: fazer sua casa inteira levantar vôo, através de balões, e transportá-la, dos Estados Unidos a um lugar em meio às montanhas da Venezuela.

Quem quiser conhecer toda a aventura de Carl deve comparecer ao Toda Quinta no Cinema da próxima semana. Será cobrada uma taxa de manutenção no valor de R$ 2,00.

ASCOM BONFIM

Prefeitura Municipal limitará tráfego no Parque da Cidade visando segurança


Visando a segurança de idosos, crianças e esportistas que frequentam o Parque da Cidade, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim estabelece a partir desta sexta-feira (17) a limitação do tráfego de veículos no referido loteamento nos seguintes horários: das 6h às 8h e das 17h às 20h (Decreto nº 023/2012).

O decreto, assinado pelo prefeito Paulo Machado, considera que: “o tráfego de veículos no loteamento Parque da Cidade, nos horários em que são realizadas atividades físicas e esportivas, vem colocando em risco a integridade física das pessoas que por ali circulam”.

Permitidos – No entanto, o texto faz ressalvas. De acordo com o Art. 1º, o trânsito de veículos “em situações emergenciais”, tais como: viaturas policiais, ambulâncias, unidades da SAMU se mantém.

A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SEAP), através do Departamento de Trânsito (DMtrans) indicará, em breve, as rotas a serem adotadas pelos motoristas daqui por diante.

MATÉRIA RELACIONADA DO DIA 04 DE FEVEREIRO

Trânsito no Parque da Cidade‏
Boa noite caro Netto, venho há muito tempo observando o parque da cidade que diariamente pela manhã e pela tarde um número de pessoas muito grande, mas as autoridades que muitas vezes nem lá vão ver a área de lazer ocupada pelo povo, nem se preocupam porque se fossem lá tomariam uma atitude para fechar o trânsito no perímetro do parque, pois crianças e idosos que transitam por lá tem que disputar o espaço com motoristas e motociclistas que abusam da velocidade, será que vai ser preciso um acidente, um atropelamento? Temos que fechar o parque no horário das cinco às oito horas, e das dezesseis as vinte, pois existem vias que absorvem o trafego de veículos que por lá passam, não precisam necessariamente passar pelo parque, Netto vamos emplacar esta campanha, colocar correntes nas entradas que dão acesso ao parque.

Leitor – frequentador do Parque.
Postado por Neto Maravilha DRT-BA 6928 em 4.2.12
Marcadores: espacodoleitor

Campanha da Fraternidade: 49 anos de amor ao próximo e referência democrática


Está chegando a Quaresma, tempo em que a liturgia da Igreja convida os fiéis a se prepararem para a Páscoa, mediante a conversão, com práticas de oração, jejum e esmola. E é justamente na Quarta-Feira de Cinzas, que acontece um dos principais eventos da Igreja Católica no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade. A CF, como é conhecida, está na sua 49ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. Neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade destaca a saúde pública e suas variantes. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8); a CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

CNBB

Suicídio no interior de Campo Formoso


No dia 15 de fevereiro de 2012, por volta das 22:00hs a Depol de Campo Formoso foi informada que no povoado de São Tomé havia ocorrido um suicídio por enforcamento, a vítima não possuía documentos pessoais e era conhecido como Dovinha, o mesmo utilizou uma corda para praticar o suicídio. Segundo os informações a vitima não tinha vínculos familiares, nos últimos dias havia ingerido muita bebida alcolica e apresentava sinais de depressão, o corpo da vítima foi transferido para o DPT da cidade de Senhor do Bonfim.

Fonte: Esmeralda Notícias

Ficha Limpa barra fichas sujas em Ponto Novo


A aprovação da constitucionalidade da Lei da Ficha nesta quinta-feira (16), pelo STF, acabou com os sonhos de Anderson Luz e Deto Venâncio de voltarem ao poder em 2013. Isso porque a Lei barra candidatos condenados pela Justiça em decisões colegiadas. A mesma decisão enquadra também o Sr. Nelson Maia, vice-prefeito de Anderson Luz em 2008.

Deto e Anderson foram condenados em 2010 por abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio, e agora, estão enquadrados entre os fichas sujas que não poderão se candidatar nas eleições de outubro.
Simpatizantes da situação em Ponto Novo comemoraram a decisão do STF como se fosse uma vitória numa eleição.

Os prováveis caminhos de Deto e Anderson, serão apoiar o mesmo candidato ou cada um apoiar o seu. De qualquer forma, o caminho está aberto para novos nomes surgirem na política pontonovense, e a comunidade estará atenta às possíveis condutas criminosas de políticos corruptos e inescrupulosos, que se aproveitam do poder para comprar as necessidades e a inocência de muitos.

Deto venâncio se elegeu prefeito pela primeira vez em 1992. Em 1996, lançou Reinivaldo Porcino (Nem) como seu candidato e saiu vitorioso. Depois de desentendimentos, Deto o venceu nas urnas em 2000, se reelegendo em 2004. Em 2008, escolheu Anderson Luz como seu sucessor e mais uma vez conseguiu a vitória. A oposição, comandada pelo atual prefeito, Marcos Silva, entrou com ação da Justiça pedindo a cassação do mandato de Anderson alegando que ambos teriam praticado crimes eleitorais. 2 anos depois, a Justiça caça o mandato de Anderson Luz e determina a posse do segundo colocado nas eleições de 2008, ou seja, Marcos Silva.

Da Redação
Portal Ponto Novo

ANDORINHA: Inscrições para o Projovem Adolescente abertas até o dia 29/02


A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS informam que as inscrições para o Projovem Adolescente continuarão abertas até o dia 29 de Fevereiro. Se você é beneficiário do Bolsa família inscreva os seus filhos de 15, 16 e 17 anos para participarem do Projovem Adolescente. Além do processo de socialização com encontros, oficinas e vivências, o Projovem Adolescente oferece atividades voltadas para meio ambiente, saúde, cultura, esporte, lazer e muito mais. Lembrando que a inscrição e participação são gratuitas e podem ser feitas nos CRAS do Município: CRAS do Medrado, rua Medrado,s/n - Fone: 3529-5047 e CRAS Sede, Rua Fortaleza, s/n, Centro - Fone: 3529- 1472.

ASCOM ANDORINHA

Centro de Referência Mãe Sulinha lançará Campanha Itinerante Mulher e Cidadania no dia 24


"Quando as mulheres transformam sua a história, o Brasil inteiro se transforma com elas”
O Centro de Referência da Mulher – Mãe Sulinha, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (CRM/SEMAS) lançará no próximo dia 24, a Campanha Itinerante Mulher e Cidadania, em comemoração ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
A primeira atividade da campanha acontecerá às 16h30, na Praça Dr. Antônio Gonçalves, em Senhor do Bonfim, e consistirá na realização de caminhadas e panfletagens nos bairros e distritos do município.

A Campanha Mulher e Cidadania, visa estimular a autonomia das mulheres, ressaltando o protagonismo em suas conquistas e o exercício dos direitos adquiridos.
As bonfinenses e a comunidade em geral estão convidadas a participar do movimento que também será desenvolvido nos seguintes logradouros e distritos:

• Praça do Bosque – 27/02, às 16h30
• Bairro Bonfim III – 29/02, às 16h30
• Tijuaçu – 02/03, às 16h30
• Missão do Sahy – 05/03, às 16h30
• Igara – 07/03, às 15h
• Praça Juracy Magalhães (em frente à Prefeitura) - 08/03, às 13h.

Maioria dos ministros do STF vota pela aplicação da Lei da Ficha Limpa


Após o voto de Carlos Ayres Britto na tarde desta quinta (16), a maioria (seis) dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou favoravelmente à aplicação dos principais pontos da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012.

Depois de Ayres Britto, o ministro Gilmar Mendes votou contra a aplicação da lei. Com o dele, são dois os votos contrários (ou outro foi de Dias Toffoli). O julgamento só será encerrado após os votos do presidente do Supremo, Cezar Peluso, e dos ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. O resultado só será proclamado no final porque, até o julgamento terminar, os ministros podem modificar o voto.

A Lei da Ficha Limpa prevê a proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a lei gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.

O julgamento começou em novembro do ano passado e foi interrompido três vezes por pedidos de vista (quando ministros pedem a interrupção do julgamento para estudar melhor o processo).
Estão em julgamento três ações, que buscam definir os efeitos da ficha limpa para 2012. As ações foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

Maioria

A sessão desta quinta foi retomada com o voto do ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, que defendeu a aplicação integral da ficha limpa.

O ministro lembrou que a lei foi proposta ao Congresso com o apoio de mais de 1,5 milhão de pessoas e afirmou que a ficha limpa privilegia um valor expresso na Constituição que é a moralidade das funções públicas.

“Nos defrontamos com dois valores constitucionais da mesma hierarquia. Ainda que se pudesse dar um valor maior ao princípio da não culpabilidade, este princípio deve ser interpretado a partir do princípio republicano que está plasmado logo no artigo primeiro da Constituição”, afirmou Lewandowski.

A maioria se formou com o voto do ministro Ayres Britto, que também defendeu a validade do texto integral da lei.

“O povo cansado, a população saturada, desalentada, se organizou sob a liderança de mais de 60 instituições da sociedade civil, entre elas CNBB e OAB. O povo tomou essa iniciativa. [...] Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública”, disse o ministro ao proferir o voto.

Britto justificou a necessidade de uma lei para garantir a moralidade na política ao afimar que a política brasileira tem tradição de “namoro aberto” com a prática de crimes.
‎‎
“A probidade administrativa foi tratata com especial carinho, apreço, valoração pela nossa Carta Magna.[...] A nossa tradição é péssima em matéria de respeito ao erário. Então, a nossa Constituição só merece aplauso por essa norma em defesa da moralidade, que é a probidade administrativa”, declarou.

Votos anteriores

Na quarta (15), votaram os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Cármen Lúcia, Antes deles, em sessões anteriores, tinham votado outros dois ministros (Joaquim Barbosa e Luiz Fux, ambos pela aplicação da lei).

Toffoli criticou a lei e afirmou que a ficha limpa fere o princípio da presunção de inocência, ao tornar inelegível uma pessoa condenada que ainda pode recorrer da decisão. “A lei complementar número 135 é reveladora de profunda ausência de compromisso com a boa técnica legislativa. É uma das leis recentemente editadas de pior redação legislativa dos últimos tempos. Leis mal redigidas às vezes corrompem o propósito dos legisladores e o próprio direito”, afirmou.

Mais nova integrante da Corte, Rosa Weber não havia participado das sessões anteriores do julgamento. Ela defendeu a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e afirmou que os “homens públicos” devem ser mais cobrados que os cidadãos comuns.

“A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade brasileira, que está agora exigir dos poderes instituídos um basta. (…) Entendo que a democracia se concretiza num movimento ascendente, operando da base social para as colunas dos poderes instituídos que devem emprestar ressonância às legítimas expectativas da sociedade”, afirmou a ministra.

A ministra Cármen Lúcia foi a última a votar antes de ser interrompida a sessão de quarta e defendeu a constitucionalidade da ficha limpa. Em seu voto, ela falou sobre a importância do passado dos candidatos a cargos públicos.

“Se o ser humano se apresenta inteiro, quando ele se propõe a ser um representante dos cidadãos, a vida pregressa compõe a ‘persona’ que se oferece ao eleitor, e o seu conhecimento há de ser de interesse público. Não dá para apagar. A vida não se passa a limpo a cada dia”, afirmou a ministra.

(Informações do G1)