terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEIS PRESOS FUGIRAM NESTA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL EM SENHOR DO BONFIM UTILIZANDO CORDA “TEREZA”


Nas primeiras horas dessa terça-feira de carnaval (21), seis detentos do complexo Policial de Senhor do Bonfim conseguiram fugir usando uma corda “Tereza”.

O fato só foi percebido, quando a guarnição da PM, que faz a segurança externa da área percebeu uma corda “Tereza”, dependurada do lado externo do pavilhão pequeno, em seguida o fato foi comunicado aos investigadores de plantão, que iniciaram buscas no interior do pavilhão, constatando que nas selas, 3,4 e 5 no pavilhão pequeno, cujas selas estavam parcialmente fechadas e com os cadeados fechados de forma inadequadas, o que facilitaria a figa.
Informações que os detentos sabendo de um sistema de alarme, fizeram um buraco, no lado oposto ao sistema, e utilizando uma corda “Tereza”, empreenderam a fuga.

DETENTOS FUGITIVOS

IDELSON BATISTA DO NASCIMENTO – Trafico – Indicado como responsável para fechar as grades carcerárias.
ZENILTON DE JESUS SANTOS – homicida – condenado há 24 anos de prisão, por homicídio em Pindobaçu, indicado como mentor da fuga, informações que ele andava dizendo que cadeia nenhuma o deteria.
CRISTIANO DE JESUS SANTOS – homicida – condenado há 24 anos juntamente com seu irmão, na cidade de Pindobaçu.
EDNALDO ALMEIDA DE LIMA – tráfico.
LOURIVAL RIBEIRO DOS SANTOS – fugitivo de Salvador.
JOSUEL DA SILVA FRANÇA – responde por porte ilegal de arma de fogo, havia mandado de prisão na cidade de Missão Velha no estado do Ceará, por homicídio.

Por determinação do Coordenador da 19ª Coorpin, Delegado Felipe Neri, o carcereiro Paulo Ricardo, encontra-se detido autuado em flagrante por facilitação de fuga de preso, uma vez que ele era o responsável pelo fechamento das selas, bem como foram intimados os investigadores de polícia civil, Generício e Williams, responderão por desobediência e por facilitação de fuga de preso culposa, eles descumpriram o parágrafo 3º, da portaria 01/2010, que estabelece, que nenhum carcereiro, ou funcionário municipal ou outra pessoa possa adentrar os pavilhões sem o acompanhamento devido de agente, escrivão, ou outro funcionário da DEPOL, no qual as chaves ficam a cargo do agente de plantão.

Informações que Drª. Magda Roberta delegada de plantão, no caso arbitrou uma fiança de R$ 1.600,00, para que Paulo possa responder em liberdade, e que os investigadores irão responder TCO.

Nossa equipe ainda em conversa com Dr. Felipe Neri, foi informada que uma sindicância será instaurada para apurar as negligências, onde o próprio Delegado Felipe Neri informou que a polícia civil da Bahia, não permite tais negligências.

JOVEM PERDEU A VIDA EM ACIDENTE NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO


Um acidente ocorrido ontem dia 20, por volta das 21h30min, na estrada que liga Campo Formoso a Socotó, tirou a vida de JOSÉ HILTON SILVA DE CARVALHO, 28 anos, quando ele trafegava em uma moto Honda Bros, de cor vermelha, placa JRM 5205, de Senhor do Bonfim e teria quebrado o pescoço e quatro estacas de cerca informações que ele seguia em alta velocidade.

CARNABONFIM MANTEM A TRADIÇÃO MOMESCA



Blocos, escolas de samba e bandinhas marcaram 2º dia do CarnaBonfim 2012


A Praça Dr. Antônio Gonçalves, em Senhor do Bonfim, foi tomada de gente na tarde do segundo dia do CarnaBonfim 2012. Blocos, Batucadas, Escolas de Samba e Bandinhas atraíram o grande público. A festa, iniciada no domingo, dia 19, com as marchinhas entoadas pela Bandinha & Cia, se estendeu até à meia-noite e já anunciava o ritmo dos antigos e novos carnavais, promessa para o terceiro dia de folia, a ser vivenciada nesta terça-feira (21).

Abrindo passagem – Os blocos Vai-Quem-Quer do bairro Alto da Maravilha foi o primeiro a desfilar. Deu o ar da graça conduzido por Babaco (Afro Olodum) que este ano não saiu com seu bloco,mas levou para as ruas bonfinenses: bateria de surdos, tamborins e muito mais. O Vai – Quem- Quer é um dos blocos mais antigos do carnaval de Bonfim, é dos poucos em que as pessoas não precisam pagar para se divertir. Todos os anos ele sai com aproximadamente 200 a 300 integrantes, em sua maioria moradores do bairro Alto Maravilha, que, com muita maisena e fantasias de diversos gêneros e gostos fazem a festa.

Os Fraldinhas, em seu quarto ano, foi o segundo bloco a passar pelo circuito. 30 pessoas vestidas “à caráter”: de fraudas, com chupetas e mamadeiras em punho, os integrantes caíram no samba, sempre na condução de seu idealizador, Gilson França. Os Fraldinhas começaram em 2009 com apenas 8 componentes e hoje o bloco é componente marcante no Carnabonfim, que se fortalece a cada ano que passa.

Márcia Cabrita assumiu o destaque que lhe compete. Foi a terceira apresentação do dia. Desfilou a frente de sua escola de samba, Bonfim Beleza, que conta com aproximadamente 28 músicos, Rei Momo e tudo a que tem direito. A Rainha do Carnaval, Márcia Cabrita respondeu à altura do Carnabonfim 2012. Veio com uma roupa de escola de samba a la Rio de Janeiro, com pena de pavão e luvas rosa; desfilou em seu 12º ano. A sua escola foi fundada em 2001, mas só em 2004, por causa de uma brincadeira, passou a se chamar Bonfim Beleza. “Foi aí que o povo da prefeitura começou a dizer: ‘É a globeleza, a globeleza, globeleza!’. Como a gente sabe, a globeleza é uma pessoa muito importante e eu sou apenas de Senhor do Bonfim. Mas foi aí que coloquei Bonfim Beleza no nome da escola” – contou a ilustre foliã.

Último bloco do dia – Afoxé Expressão Ogumdelê. Fundado em 2009, no passado saiu como ala do Afro Olodum. Trouxe 40 componentes para este carnaval. “Temos 15 na banda e os demais são personagens como pais de santo e filhos e filhas de santo” – informa o diretor da escola Antonio do Ogumdelê (Antonio Alves Sobrinho). Levando muito axé e paz em sua passagem o bloco, do Bairro da Olaria, desfilou pela terceira vez no Carnabonfim dando abertura para a primeira apresentação.

A festa – Com a presença do mini-trio elétrico N2 Coca-Cola a festa continuou com a famosa Bandinha & Cia que entre sopros, atabaques e tamborim puxaram antigos ritmos carnavalescos: “A pipa do vovô não sobe mais...”; “...É dos carecas que elas gostam mais...”; “...Daqui não saio, daqui nínguem me tira...”, entre outras belas canções.

A Bandinha & Cia nasceu como Bloco da Saudade. Foi fundada em 1979 por um grupo de amigos. Sua base fica na Praça da Lagoa, atual Simões Filho. Iniciou-se como Escola de Samba da Saudade. No primeiro ano contava com cerca de 50 componentes, chegando a alcançar até 53 componentes na bateria e 40 nas alas. Toca Axé e Frevo. Com o passar dos anos e a perda de alguns integrantes, a escola de samba passou a ser bloco, revivendo através da Bandinha e Cia grandes carnavais. Hoje a diretoria do bloco é composta por Antonio Carlos (o conhecidíssimo Toinho), Lucibal, Alessandra (Neguinha), Jacy Cardoso (Nega), que mantém viva a tradição dos antigos carnavais.

Samba Palpite – Em sua primeira apresentação no Carnabonfim o grupo revelação das noites dos bares bonfinenses, Palpite Samba conduzido pelo vocalista Vaguinho finalizou as apresentações do dia. O grupo, formado por nove músicos, veio com o repertório bastante eclético com músicas carnavalescas (dos anos 80 até os dias atuais), levou a juventude à loucura com o seu jeito irreverente de cantar.

O CarnaBonfim 2012 é uma realização da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente, através das Secretarias de Educação e Esporte (Semec); Cultura (Secult); Indústria, Comércio e Turismo (SICT); Assistência Social (Semas) e Assessoria de Comunicação (Ascom).

Fotos: 5 Mil

Prefeito de Senhor do Bonfim está preocupado com ausência de serviços básicos na saúde aos domingos e feriados


O Carnaval do corrente ano confirmou as preocupações do prefeito Paulo Machado, de Senhor do Bonfim, quanto às privações que a população vem sofrendo em relação ao atendimento básico e de urgência, sobretudo em finais de semana e feriados. Quando os feriados se estendem por alguns dias, o problema se agrava e exames e regulação de pacientes se tornam impossíveis.

Muitos médicos e cidadãos se angustiam ante três fatos que já se tornaram crônicos na cidade: 1) o fechamento de farmácias em finais de semana, sobretudo aos domingos, dificultando o acesso a medicamentos; 2) o fechamento de laboratórios aos domingos e feriados, o que impede o diagnóstico dos pacientes em regime de urgência, tendo-se de esperar o primeiro dia útil para realizar os procedimentos; 3) a dificuldade crônica de transferir um paciente grave ou a exigir cuidados especiais para o eixo Juazeiro-Petrolina ou para Salvador: pacientes esperam dias em busca de uma vaga em hospitais que possuem UTI ou serviços especializados.

A PROPOSTA DE UM PACTO PELA VIDA:

Logo após o carnaval, o prefeito Paulo Machado estará convidando organismos de saúde que atuam no município, CDL e Associação Comercial para encontrar soluções conjuntas, com plantões definidos de ao menos uma farmácia e um laboratório a cada final de semana e feriados, e enfrentamento da dificuldade crescente de transferir um paciente pela regulação controlada pelo sistema estadual de saúde. "Seria a assinatura de um 'Pacto pela Vida' que vem sofrendo graves abalos no município de Senhor do Bonfim", destacou Machado.

ASCOM BONFIM

Unidade de Acolhimento Temporário já recebeu 29 crianças neste carnaval


A Unidade de Acolhimento Temporário, instalada no bairro de Ondina, já recebeu, até a tarde desta segunda-feira (20), um total de 29 crianças em situação de risco ou violação de direitos neste carnaval. Elas foram encaminhadas por monitores da chamada “busca ativa”, que atuam nos circuitos da festa. O núcleo, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), funciona 24 horas no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC), localizado no alto de Ondina.
Ao constatarem a situação de risco ou mesmo a violação de direito, como a prática do trabalho infantil, os monitores conscientizam e convencem as mães a encaminharem os filhos para a unidade de acolhimento, onde ficam hospedados até o fim do carnaval e recebem os cuidados necessários de 56 profissionais, entre eles psicólogos e assistentes sociais. As crianças serão entregues na próxima quarta-feira a seus pais, que, em geral, trabalham como vendedores ambulantes ou catadores de material reciclado.
Segundo a superintendente de Assistente Social da Sedes, Angela Gonçalves, na Unidade de Acolhimento Temporário a garotada recebe seis refeições diárias (Café da manhã, almoço, janta e três lanches). Elas também praticam atividades recreativas, esportivas e artísticas. Do total de crianças recebidas, apenas três serão encaminhadas, posteriormente, para o Juizado de Menores.
Busca ativa - A ação de busca ativa abrange a identificação e mapeamento dos locais de incidência de crianças e adolescentes em situação de risco e violação de direitos nos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/Avenida. Além de encaminharem para a unidade de acolhimento, os 12 monitores, também fazem o devido comunicado aos órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
A ação faz parte da campanha “Salve uma Infância”, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e também contra o trabalho infantil. Tem a parceria com o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (Fetipa), Juizado de Menores e Ministério Público.

ASCOM SEDES

Reunião define programação do Dia Internacional das Mulheres em Bonfim


Na última sexta-feira (17) mulheres de diversos seguimentos sociais estiveram reunidas para discutir detalhes da programação oficial das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, em Senhor do Bonfim.

A reunião aconteceu na sede do Centro de Referência da Mulher – Mãe Sulinha. Ficou definida que a primeira atividade da programação será realizada no dia 24 fevereiro, a partir das 16h30, na Praça Dr. Antônio Gonçalves, e consistirá na realização de caminhadas e panfletagens nos bairros e distritos do município.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Camila Machado afirmou que estas atividades representam uma alternativa de estímulo a autonomia e ao protagonismo das mesmas no exercício dos seus direitos e acrescentou: “Tudo que o governo municipal está proporcionando para o dia Internacional da Mulher ainda não é o bastante para tamanha violência cometida contra o sexo feminino no Brasil”.

A Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Maria José Canário detalhou outras atividades que serão desenvolvidas durante a programação para o 8 de Março: “No dia 8 teremos na Praça Juracy Magalhães, em frente à prefeitura, um dia muito especial com apresentações musicais, dicas de saúde, rodas de discussão, tratamentos de beleza, palestras sobres Direitos das Mulheres, artes e sorteios de brindes”.

Estiveram lá – Mara Lisboa (representando a Secretaria de Saúde); Tatiana Lima (Coordenadora do Programa Saúde da Mulher); Suely de Souza (Coordenadora do Programa É Tempo de Viver); Altamira Pereira (Presidente da Associação do Alto da Maravilha); Raimunda Almeida (representando a Secretaria de Integração social); Jasimara Nunes; Adriana Lima (Secretaria de Assistência Social), Monalisa Cardoso (CRM/ Ai.Bi.); Maria Socorro e Idália da Cruz (da Kolping); Sandra Pinheiro (CREAS); Rosilane Santos (CREAS).

Programação

Praça do Bosque – 27/02, às 16h30
Alto da Maravilha – 29/02, às 16h30
Bonfim III – 02/03, às 17h30
Missão do Sahy – 05/03, às 16h30
Igara – 07/03, às 15h
Praça Juracy Magalhães (em frente à Prefeitura) - 08/03, 9h.

ASCOM BONFIM

Acidentes nas estradas causam 122 mortes em 3 dias de carnaval, diz PRF


Balanço divulgado nesta segunda-feira (20) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que 122 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias federais durante os primeiros dias da Operação Carnaval, entre sexta-feira (17) e domingo (19). A quantidade é 9,6% menor do que a registrada no ano passado, quando houve 135 óbitos no mesmo período. Em todo o país, foram registrados 1.984 acidentes, com 1.148 feridos e 122 óbitos. Em relação a 2011, houve redução de 27,4% no número de acidentes, segundo dados da PRF. O número de feridos caiu 29,4% no mesmo período do ano passado. O número de óbitos deste ano, segundo a PRF, poderia ter sido ainda menor não fossem dois graves acidentes, na Bahia e em Goiás, que, individualmente, foram os que mais causaram mortes. Juntos, foram responsáveis por um quinto do total de óbitos.
No sábado, um ônibus de turismo que seguia do Maranhão para São Gotardo (MG) fez ultrapassagem em local indevido na BR 153 e se chocou com outro ônibus que saiu de Brasília para Minaçu (GO). Os dois transportavam, juntos, 82 passageiros. O acidente resultou em 15 mortes, confirmadas no domingo (19). O boletim da PRF havia contabilizado 14. Outro grave acidente ocorreu na BR 349, em São Félix, interior da Bahia. Segundo a PRF, um veículo Gol transportava nove pessoas por volta das 7h30 da manhã de sexta-feira (17). Oito ocupantes do carro morreram no local. “Indícios levantam a hipótese de que o motorista dormiu ao volante”, informou a Polícia Rodoviária.

(G1)