sexta-feira, 9 de março de 2012

Prefeito de Senhor do Bonfim dá posse a 17 novos servidores municipais


O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado deu posse a um grupo de 17 novos servidores públicos municipais, na sala de reuniões do Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (09).

A solenidade de posse contou com a presença da secretária Maria das Neves Aquino (Educação e Esporte); da coordenadora de gestão, Socorro Lopes e da coordenadora pedagógica, Cristiane Maia (Educação e Esporte) e do Diretor de Recursos Humanos, Edualdo Oliveira.

Os empossados assumirão imediatamente cargos na Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec).

São eles:

Motoristas (5);
Secretários Escolares (4);
Psicopedagogos (2);
Professores de Nível Médio (3);
Professores de Matemática (2);
Professor Nível Superior Letras Inglês (1);

Após saudar e dar as boas vindas aos novos membros da municipalidade, o prefeito Paulo Machado falou da satisfação em acolhê-los; afirmou que os novos funcionários ‘vêm para dar sangue novo à engrenagem’ e disse ainda: “Nós procuramos deixar os servidores à vontade, tranquilos. Garantimos os direitos. Espero que se sintam bem no governo e que cuidem bem das pessoas, não perdendo de vista que estamos aqui para servir. Não se esqueçam do nosso lema: Cuidando da Nossa Gente”.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Maria das Neves salientou aos presentes que os novos professores assumirão vagas em aberto em salas de aula com turmas já existentes e que os motoristas trabalharão nos novos veículos recebidos através do programa federal Caminho da Escola e também deu as boas vindas. “É um prazer tê-los como colegas de trabalho” – falou.

Concursados – Os 17 servidores públicos municipais empossados assumem cargos conquistados em concurso público realizado no ano de 2009.

Pulmão Verde vai impulsionar caprinovinocultura na região


A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Accosb)assina, na próxima semana, convênio com a Secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para assumir a gestão do projeto Pulmão Verde, que está localizado no município de Ponto Novo. O assunto foi discutido em Salvador, durante reunião de representantes da entidade e o secretário Eduardo Salles. A expectativa é que o Pulmão Verde garanta um novo impulso à caprinovinocultura de todo o território do Piemonte Norte do Itapicuru.
O secretário e deputado estadual licenciado, Carlos Brasileiro, que fez a indicação à Seagri para a reformulação do Pulmão Verde, destacou a importância da unidade para a criação de caprinos e ovinos da região, que é hoje, segundo ele, referência nacional, especialmente na área de genética. Brasileiro citou que o Pulmão Verde proporcionará ainda mais crescimento à cadeia da caprinovinocultura, e apoiará o desenvolvimento social de pequenos produtores familiares. Além dos criadores de corte, vai fomentar a atividade dos produtores de leite.
O Pulmão Verde possui cerca de 100 hectares de pastagens para a produção de feno, que garante a nutrição, fator importante no desenvolvimento do setor pecuário. Conta ainda com pivô central de irrigação, galpão de armazenamento e todo o maquinário necessário. Segundo o secretário municipal de Agricultura de Senhor do Bonfim, Raimundo Freitas, o governo estadual fará uma revisão de todos os equipamentos e apoiará no levantamento de recuperação do solo. Além da produção de feno, destinado, sobretudo a pequenos produtores familiares, o Pulmão Verde terá uma área para terminação de cordeiros, muito requisitados no mercado, sobretudo no sudeste do país.
Estavam presentes no encontro o presidente da Accosb, Gaudêncio Duarte; o criador e membro da Accosb, Luiz Teixeira, da Fazenda Jataí, uma das referências na produção genética de caprinos e ovinos no país; o presidente da Câmara de Sr. do Bonfim, João Carlos Bernardes “Biro-Biro”, e os secretários de Agricultura de Ponto Novo, Fernando Silva, e de Bonfim, Raimundo Freitas. O secretário Carlos Brasileiro não esteve presente no encontro em função de cumprimento de agenda em Brasília.

ASCOM SEDES

Câmara de Senhor do Bonfim festeja Dia da Mulher


Aconteceu nesta quinta-feira, dia 08 de março, Sessão especial em comemoração ao dia da mulher, a sessão foi presidida pela vereadora Lúcia Cerqueira do PHS.
A Programação constou da mensagem do prefeito Paulo Batista Machado, um momento de louvor com a cantora Ingrid Muricy, mensagem da coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria José, recitação de poesia com Adriano e Nalvinha Aguiar, apresentação do Samba de Lata, explanação do projeto do CRAS em Tijuaçu com a coordenadora Dária Crista, Mensagem para as mulheres com a servidora da Câmara Jucy Guedes, Apresentação do coral da Filarmônica e apresentação da dupla irmãs mensageiras do Amor Divino da paróquia São José esposo de Senhor do Bonfim.


ASCOM CÂMARA

Prefeito de Filadélfia (BA) é condenado e fica inelegível para as eleições municipais


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região condenou o prefeito de Filadélfia, Bahia, João Luiz Maia, por falta de prestação de contas de convênio. Com isso, o réu está impossibilitado de disputar as próximas eleições municipais, previstas para outubro, por conta da Lei da Ficha Limpa.

A inelegibilidade é fruto de decisão do Supremo Tribunal Federal, que concluiu pela validade da Lei Complementar número 135, de 2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa. Os ministros do STF determinaram em fevereiro que políticos condenados por colegiados da Justiça estão impedidos de concorrer nas urnas a partir das eleições deste ano.

João Luiz Maia foi considerado culpado pelo TRF1, pois não prestou contas de um convênio celebrado em 2005 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A denúncia afirma que a prefeitura recebeu quase 200 mil reais para executar programas da Educação, mas não apresentou a comprovação dos gastos. O prefeito de Filadélfia foi condenado por crime de responsabilidade, com pena de três meses de prisão em regime semiaberto, que pode ser convertida em pagamento de multa.

Eleito em 2004 e afastado do cargo por acusações de compra de voto, o atual prefeito de Filadélfia venceu as eleições de 2008. A defesa alegou que, por estar afastado do cargo, João Luiz Maia não tinha obrigação de prestar contas do convênio, o que foi negado pelo colegiado do TRF1.

Além de ficar inelegível por oito anos, Maia ainda pode ser impedido de exercer cargos públicos por cinco anos, caso a sentença condenatória transite em julgado, ou seja, dela não caiba mais nenhum recurso.

Ação penal nº 0023409-25.2009.01.0000 (2009.01.00.023794-3)/BA

Fonte: Ministério Público Federal

PROGRAMAÇÃO DA VIA SACRA NA CATEDRAL E NA COMUNIDADE DO ALTO DA MARAVILHA


ESCALA DA VIA-SACRA

Na Catedral a Via Sacra começa às 19h e termina às 19h25min;

DIA 09/03 – Sexta-feira: MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO


VIA SACRA NA COMUNIDADE DO ALTO DAMARAVILHA

DIA 09/03 – Sexta-feira: às 19h30min – Praça Boa Esperança e Adjacências.

Agência dos Correios de Filadélfia foi assaltada


Por volta das 11h15min da manhã de ontem dia 08, dois elementos armados adentraram na agência dos correios do município de Filadélfia, rederam a gerente local e levaram todo o dinheiro do caixa.
Segundo um cliente, que estava sendo atendido, um homem entrou nas dependências do caixa da agência, conversou em silêncio com a gerente, e logo em seguida saiu carregando um saquinho cheio de dinheiro e desejando boa sorte a todos, quando os homens saíram a gerente anunciou que foi assaltada.
Os homens saíram a pé e ninguém desconfiou, e nem sabe pra onde foram.

filadelfiaemnoticias

PALPITE NA CASA AMARELA


Sexta do pagode com PALPITE na CASA AMARELA
É hoje dia 9 de Março às 19h00min.
Local: ATRÁS DO POSTO ITAMARATY

QUALIFIQUE-SE


SATC CURSOS INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA O CURSO PREPARATÓRIO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E POLÍCIA MILITAR DA BAHIA COM UMA PROMOÇÃO ESPETACULAR.

MAIORES INFORMAÇÕES 3541-1075 OU AVENIDA ANTÔNIO LAURINDO, 220 - CENTRO (PRÓXIMO A INFORNET)

ESTUDE COM OS PROFESSORES:
DANIEL SILVA (PORTUGUÊS);
SILVIO XAVIER (MATEMÁTICA);
FLANKLIN (INFORMÁTICA)
E NETO (CONHECIMENTOS BANCÁRIOS).

NOSSOS PROFESSORES SÃO APROVADOS E ESPECIALISTAS EM CONCURSOS PÚBLICOS ESTADUAIS E FEDERAIS.

ESTUDE NA SATC E GARANTA SUA APROVAÇÃO COM A MENOR MENSALIDADE DA REGIÃO! LIGUE AGORA PARA 3541-1075 E GANHE UM DESCONTÃO NOS NOSSOS CURSOS PREPARATÓRIOS!

ESTÃO ABERTAS TAMBÉM AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA DE ELETROTÉCNICA, MINERAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ADMINISTRAÇÃO.

Jaques Wagner sanciona lei que institui GAP IV e V para policiais militares


O governador Jaques Wagner sancionou nesta quinta-feira (8) a lei que institui a Gratificação por Atividade Policial IV e V para policiais militares e bombeiros e também o reajuste de 6,5% retroativo a janeiro de 2012 para todos os servidores estaduais. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e sai amanhã no Diário Oficial.

As GAP IV e V foram aprovadas de maneira unânime pela Assembleia Legislativa na quarta-feira (7). O benefício será implementado de maneira escalonada a partir de novembro deste ano e até 2015. Já o reajuste dos servidores estaduais será pago nos dias 29 e 30 deste mês.
A GAP IV será paga em novembro de 2012 e abril de 2013 e a GAP V em 2014 e 2015.

UNEB CAMPUS VII – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA


O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições, comunica que foram prorrogadas as inscrições para o Curso de Especialização em Controladoria, a ser oferecido pelo Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim, conforme o abaixo discriminado:
- Das Inscrições: Prorrogadas até o dia 16 de março de 2012;
- Edital: o Edital de inscrição encontra-se disponibilizado no site:
http://www. uneb.br/espcont/
Maiores informações, através do telefone (74) 3541-8916 no Colegiado de Ciências Contábeis / Coordenação de Pós-Graduação.

Cerca de 1 milhão de gestantes devem receber auxílio financeiro para deslocamento em 2012


Cerca de 1 milhão de gestantes devem receber, este ano, auxílio financeiro de até R$ 50. Elas usarão o dinheiro para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto. O número, de acordo com o Ministério da Saúde, representa 40% do total de gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente.

O contrato com a Caixa Econômica Federal foi assinado hoje (8) na sede do ministério. A previsão é que, a partir de amanhã (9), municípios em todo o país já possam solicitar acesso ao sistema que permite cadastrar e acompanhar as gestantes que vão receber o benefício. Até o momento, segundo a pasta, 23 estados e 1.685 municípios já iniciaram o processo de adesão.

“Essa é uma proposta feita pelo ministério depois de aprender com vários municípios que auxiliar o deslocamento das gestantes aumenta a adesão ao pré-natal”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.

Todas as gestantes que são beneficiárias de algum programa social federal como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e que são titulares de algum cartão magnético vão receber o auxílio-deslocamento no mesmo cartão.

Quem tem o Cartão do Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal, poderá usá-lo para receber o auxílio. As mulheres que ainda não têm nenhum cartão social vão receber, no endereço cadastrado no sistema do ministério, o Cartão do Cidadão.

O calendário de pagamento do auxílio-deslocamento vai seguir o mesmo do Bolsa Família, cujas datas são definidas de acordo com o último número do cartão.

A gestante poderá sacar o benefício em qualquer terminal de autoatendimento, em correspondentes Caixa Aqui lotéricos e não lotéricos e em agências da Caixa Econômica Federal, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

Para mais informações, o interessado pode ligar para a Ouvidoria do Ministério da Saúde é 136. Dúvidas sobre o Cartão do Cidadão podem ser esclarecidas por meio do número 0800 726 0101.

A meta do governo é que, até 2013, todas as grávidas atendidas na rede pública de saúde – 2,4 milhões, no total – passem a receber o auxílio financeiro. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações previstas no programa Rede Cegonha, lançado no ano passado com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.

Agência Brasil