quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONSOLIDAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PARA O TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU


MAIS UMA MORTE MISTERIOSA DEVE SER DESVENDADA PELA POLÍCIA CÍVIL DE BONFIM



Na manhã dessa quinta-feira 12 de abril, foi apresentado na delegacia de Senhor do Bonfim o senhor ANTONIO DE SOUZA 64 anos, residente em Salvador, a polícia civil de Bonfim está apurando maiores detalhes sobre a morte de uma senhora identificada como ELISABETE DE SANTANA, 57 anos, residente a Rua Otávio Mangabeira 97.
De acordo com a filha da vítima, que relatou que teria ido ao centro da cidade e ao retornar já no portão da casa teria desconfiado ao ver o cadeado pendurado na grade, e ainda na área teria visto sua mãe jogada no sofá da sala, com o vestido molhado e sem calcinha, ela balançava a mãe gritando pelo nome, quando teria se assustado ao ver o senhor Antonio que saía do quintal da casa, então ela começou a gritar e pedir ajuda a um primo.
O SAMU foi acionado, mas as informações que a mulher já estaria sem os sinais de vida.



O repórter Netto Maravilha conversou com o senhor Antonio na delegacia, e ele teria dito ao nosso repórter que: “Tem vinte e tantos anos que conheço a família e muitas vezes, vezes outras, eu tenho ficado sozinho com ela ali, sabe que essa amizade não é feita em qualquer lugar, mas como ela tem problemas de debilidade mental, física estado de nervo débil, um dia vai surgir uma crise não vai? Ai aconteceu surgiu a crise, eu estava ali, sou alvo de investigação, eu preciso ser investigado, eu não quero ser melhor que ninguém, pra dizer que não vou ser investigado, eu quero ser investigado, agora que as competências seja mais coerente com o que estudou a sua técnica, e o direito faça prevalecer, pronto somente isso”.
O repórter Netto Maravilha lhe perguntou, já que ela teve um mal o que o senhor tentou fazer pra ajudar ela, chamou o SAMU, por que ela foi encontrada molhada?
Antonio respondeu: “foi que eu tive que levar ela pro banheiro, porque ela já estava com sintomas de engasgue, principio de embolia pulmonar naturalmente que iria acontecer, quando eu retorno ela que boto sentada ali ela já dobrou o pescoço, então quer dizer que aquilo ali cortou a respiração dela e logo veio a óbito, eu já tinha dado massagem e tudo, mas, não teve jeito, agora claro eu vou ter que responder porque era eu e ela só ali. Depois chegou o Juliano que é filho de uma namorada que foi minha, que era irmã dela, ai eu disse Juliano tenta telefonar ai pra Cristina, que chegou com um temperamento nervoso”. E o Antonio comparou a reação da filha ao ver a mãe morta, com uma situação de afogamento.

Repórter: O senhor chegou a tocar na mulher?
Antonio: “Se em uma pessoa normal eu faço isso, pode ser até um estupro, talvez não porque ai foi consentido, mas no caso dela que é doente, tem crises, seu for fazer um troço desse ai, eu teria psicopatia, ai seria patológico e isso eu não faria, eu conheço a matéria conheço os direito de cada um, onde termina o meu ganho o outro e vice e versa, outra coisa que tenho a rogar também aonde foi essa mancha de sangue, que parece que a perícia ter encontrado, pera ai, a mulher já ia debilitada já com esse problema, e se tem mancha de sangue por acaso fui eu quem tirei essa mancha de sangue, eu não sou criminoso nem de uma forma nem de outra porque eu entendo das leis e coisa e tal, sou consciente daquilo e gosto do que é correto o que é certo, agora o mundo está errado e eu tenho que dá meu jeitinho de driblar esses erros da exigência da situação”, disse o Antonio.

Perguntado se assumia alguma culpa ou se negava ele disse que nega e que uma coisa igual não era do seu feitio.

Nosso repórter ainda acompanhou a polícia na residência, no hospital e de acordo com os investigadores e os delegados, a vítima não apresentava nenhum sinal de violência, e ainda na noite dessa quinta-feira, foi informado que a perícia não teria apontado nenhum sinal de abuso sexual, na mulher o que leva a crer que ela tenha sofrido um possível infarto.

O que causou estranheza foi o fato do senhor Antonio estar com uma sacola de papel com várias calcinhas, em sua mochila.

Maravilha Notícias

TOPIKEIROS BLOQUEARAM BR 407 NA MANHÃ DESSA QUINTA EM BONFIM DURANTE UMA HORA


Na tarde de ontem (11/04), houve uma reunião com representantes da AGERBA, TOPIKEIROS e poder executivo de Senhor do Bonfim.
Porém a reunião não deu frutos a contenta dos trabalhadores do transporte alternativo, que segundo o senhor “Paraíba” presidente da COORASB, de Bonfim, “não foi firmado acordo nenhum porque ele não querem acordo, eles disseram que vão mandar uma licitação daqui pro final do ano, só quando chegar junho pra frente devido a política eles não podem fazer mais isso, em virtude disso a gente está fazendo essa paralisação hoje, por causa disso”.



Segundo o senhor Paraíba ainda não saiu o alvará prometido no início do ano de 2012, porém o alvará somente terá valor no município, e que as multas estão atualmente no valor de R$ 2.800,00, o que é considerado absurdo.
O presidente da COORASB, informou ainda que a instituição Agerba teria pego a relação dos trabalhadores, preços de passagens, mandou que fossem comprados carros novos, o que gerou dividas para os trabalhadores.
Estiveram participando da paralisação, trabalhadores de cooperativas de Jaguarari, Pindobaçu, Jacobina, além da Atrak de Bonfim.
A PRF esteve presente e o Inspetor Farias intermediou prometendo e se comprometendo a realizar a partir da próxima segunda-feira uma reunião em Salvador com os representantes das cooperativas envolvidas e a cúpula da Agerba,para se buscarem uma saída para o impasse.



Depois de muito bate rebate, os topikeiros resolveram liberar a rodovia por volta das 08h50min, acatando a proposta de uma nova reunião em Salvador.
Essa é a segunda paralisação realizada pelos trabalhadores só esse ano, a última ocorreu na BA 131, no trecho do povoado de Missão do Sahy, no dia 26 de janeiro, na ocasião a duração foi maior na rodovia estadual, cerca de duas horas de duração e essa do dia 12 de abril o tempo foi de aproximadamente uma hora de duração.

Maravilha Notícias

Câmara aprova medidas que podem tornar Lei Seca mais rígida


A Câmara Federal aprovou na noite desta quarta-feira (11) medidas que podem endurecer a chamada Lei Seca. O objetivo do projeto é aumentar as provas que atestam a embriaguez do condutor. No final de março, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) havia decidido que somente o bafômetro e o exame de sangue poderiam comprovar a embriaguez. Como nenhuma pessoa é obrigada a produzir provas contra si mesma, o motorista pode se negar a realizar os testes. Pelo projeto aprovado na Câmara e que segue para avaliação no Senado, não seria mais preciso identificar que o motorista está bêbado. Segundo o texto, seria necessário apenas comprovar uma “capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência”. E tal comprovação poderia ser feita com o relato de testemunhas, vídeos e exame clínico, entre outros. A matéria também dobra o valor da multa cobrada em casos detectados de embriaguez, que passa a ser de R$ 1.915,40. O montante duplica novamente se houver reincidência dentro de um ano. Deputados afirmaram que o projeto dá aos motoristas o direito de produzirem uma contraprova em oposição aos testemunhos, com a utilização do bafômetro. Em vigor desde 2008, a Lei Seca determina que, para haver punição, deve ser detectado um grau mínimo de seis decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a dois chopes.

Informações da Folha

Posto de Saúde da Família de Igara conta com renomado médico ortopedista


O Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito de Igara já conta com médico ortopedista. Tomou posse na manhã de ontem, dia 10, em uma pequena cerimônia o Dr. Gustavo Teixeira Eduardo da Rocha. O médico vai compor o corpo clínico do PSF de Igara I e II que já dispõem de um dentista, um fisioterapeuta, um ortopedista, cinco técnicos de enfermagem, duas enfermeiras e 16 agentes comunitários.

O Secretário de Saúde de Senhor do Bonfim, Marcos de Lima participou da posse ao lado do vice-prefeito Aurélio Soares e falou sobre as expectativas em ter o novo médico à frente do PSF de Igara. “Nós esperamos muito do Dr. Gustavo, pelo seu histórico, pelas suas andanças pelo mundo a fora e pelas experiências vividas. Esperamos também um resgate da equipe da saúde da família em Igara” – disse.

O secretário aproveitou a ocasião e anunciou ainda ações voltadas para a comunidade em questão. “O objetivo inicial é disponibilizar duas equipes que visitarão as famílias da comunidade para fazer um diagnóstico inicial de todas as questões que afligem a população. O resultado das visitas será apresentado em um relatório que deve ser encaminhado ao secretario de saúde e posteriormente repassado as autoridades competentes, inclusive para o prefeito, para que as medidas sejam tomadas, no sentido de prevenção – explicou.

Dr. Gustavo Teixeira – Durante a cerimônia o ortopedista fez uma breve apresentação de sua trajetória. “Minha família é desta região. Me formei no Ginásio Marista, depois fui para o Colégio Estadual da Bahia e posteriormente me graduei em Ortopedia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ganhei a bolsa de estudos do Conselho Britânico, fui para a Inglaterra fazer Ortopedia do Quadril, me tornei referência nessa especialidade no Brasil. O resto da minha formação foi trabalhando como ortopedista, como pesquisador, professor universitário e como conferencista. Agora estou aposentado pelo Ministério da Saúde, mas mantenho um consultório aqui há muitos anos, atendendo em Senhor do Bonfim e nos distritos. O meu trabalho foi inteiramente educativo. Sempre trabalhei em um único lugar, não gostava da idéia de trabalhar em vários lugares. Eu estou desenvolvendo um trabalho social muito grande ligado ao Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde. A minha finalidade aqui no distrito de Igara é tentar dar uma contribuição na organização do Atendimento de PSF e vejo o mesmo empenho nos profissionais que aqui trabalham e da própria população que nos procura” – falou o médico

ASCOM BONFIM

DEMOCRATAS DE BONFIM TEM CANDIDATOS A PREFEITO

Atendendo aos apelos da maioria dos filiados, a Comissão Provisória do Partido Democratas de Senhor do Bonfim, depois de sucessivas reuniões decidiu anunciar a disposição de lançar candidato próprio para concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano.

A decisão partiu do entendimento de que os nomes dos pré-candidatos de outros partidos considerados de oposição ao Partido dos Trabalhadores, que se encontra no poder há quase 12 anos, postos até o momento, não preenchem plenamente os anseios populares, havendo, inclusive, casos de ausência total de propostas capazes de convencer o eleitorado da feitura de um governo satisfatório e que conduza o Município ao nível de desenvolvimento desejado pela população.

Apesar da decisão de dispor de candidato próprio ao cargo de prefeito, o DEM de Senhor do Bonfim não fechou questão sobre o assunto, preferindo sentir junto ao eleitorado a aceitação de potenciais candidatos existentes na agremiação, tendo em vista que as últimas pesquisas de opinião pública que se tem conhecimento sobre a preferência do eleitorado, apontam para a tendência por um nome novo.

Diante dessa constatação, o DEM começa a trabalhar, inicialmente, os nomes de Regina Martins (ex-vereadora e viúva do ex-lider político bonfinense, Cândido Martins), Beto Silva (comerciante e atual presidente da CDL), Anfilófio “Bó” (comerciante e atual presidente da Associação Comercial) e Valdir Júnior (jovem empresário de destaque no ramo de locação de veículos e lanchonetes).

Havendo aceitação de um desses nomes e até de outros filiados que se mostrem interessados na candidatura a prefeito, o DEM vai analisar cuidadosamente a possibilidade de participar das eleições municipais com candidato próprio, ou, noutra hipótese, de formar coligação com outros candidatos de partidos de oposição que apresentem potencialidade para vencer o pleito.

Nesse sentido já foram contratadas três pesquisas até o mês de junho, quando serão realizadas as convenções partidárias e que nortearão a decisão final do partido.

Autor: Josemar Santana (Presidente da Comissão Provisória do DEM-Senhor do Bonfim-Bahia)

Curta minha página!