terça-feira, 17 de abril de 2012

PRESO HOMEM QUE ADAPTAVA CANO DE MOTO EM ARMAS DE FOGO TIPO ESPINGARDAS EM ITIÚBA


No dia 17 de abril de 2012, foi preso por uma equipe de funcionários composta pelos Agente de Polícia Paulo Adriano e Agentes público Gabriel e Ivonaldo, comandados pelo Delegado Dr. Claudio Gomes, no Povoado de Cacimbas, Área Rural do município de Itiúba - Bahia, o nacional SINEZIO SERCUNDIO DA SILVA, vulgo “ NÉ”, por estar fabricando e repassando espingardas cano de moto, aumentando o seu poder de tiro, armando várias pessoas na região, aumentando a criminalidade no Povoado, sendo autuado em flagrante delito, estando encarcerado no Complexo Policial de Itiúba - Bahia à disposição do Juízo da Comarca .

LAÉRCIO MUNIZ PODE TER MANDATO CASSADO POR FALTA DE DECORO PARLAMENTAR, EM REQUERIMENTO ENVIADO A CÂMARA NO CASO CONTAS 2001 GESTÃO CARLOS BRASILEIRO



Na noite dessa terça-feira era esperado pela platéia que marcou presença na Câmara de vereadores de Senhor do Bonfim, quando seria apresentado pelo Vereador Laércio Muniz, requerimento de pedido de novas apurações sobre as contas do exercício 2001, ainda na gestão do ex-prefeito Carlos Brasileiro.



Porém depois de ter apurado e estudado minuciosamente cada parágrafo contido no requerimento, pelo Presidente da casa Vereador João Carlos Bernardes – Biro-Biro, que disse ao usar a tribuna que várias irregularidades estariam contidas no requerimento, tipo, alegando que era do conhecimento daquela mesa diretora sobre o assunto apresentado, e disse que não admitia que nenhum vereador maculasse a imagem do vereador Biro-Biro, que tachou como calunia trechos contidos no requerimento, porém foi negado pelo Presidente Biro-Biro, que alegou que quando as contas foram apresentadas ele nem se quer fazia parte daquela Casa Legislativa.



Ainda na manhã dessa terça-feira, por volta das 11h30min, era recebido pelo presidente da Casa, o requerimento por parte do vereador Laércio Muniz, onde na ocasião o Presidente Biro-Biro teria dito que até aquele momento não havia chegado a suas mãos nenhum documento comprobatório, sobre as contas em questão, porém alegou que assim que as contas chegassem a suas mãos não hesitaria em analisá-las com os demais vereadores.

Ainda no final da sessão ordinária da terça-feira o presidente cedeu entrevista ao repórter Netto Maravilha e falou que está aguardando o processo chegar àquela casa para que possa ser tomado as providencias e até que seja julgadas as contas.

“O que acrescentamos é que em solicitação apresentada pelo vereador Laércio Muniz vieram algumas acusações como que o processo estava na Câmara, que nós fomos omissos que seguramos os processo para que não tivesse os tramites legais, mas constituímos uma comissão processante que irá apurar essas denuncias claro para que possamos dá a resposta a sociedade” disse Biro-Biro.



Ainda na manhã não se sabia onde estaria o processo, mas segundo o vereador Laércio Muniz, o processo encontra-se no Fórum.

Uma das causas de não ser levado a tramite de julgamento o requerimento, foi que segundo o Vereador Biro-Biro, o requerimento apresentado pelo Vereador Laércio não constava número e nem local onde se encontrava o processo, apenas contava no requerimento que já era de conhecimento do presidente da casa o que foi considerado como uma falta de respeito por parte do Vereador Laércio, com o presidente.

Biro-Biro finalizou dizendo a nossa reportagem que como punição poderia acontecer muitas coisas contra o Vereador Laércio, tais como, uma punição em forma de retratação por parte do vereador, ou até mesmo uma comissão pedir a cassação por decoro parlamentar, o que segundo o Presidente acredita ser muito inviável.

Maravilha Notícias

ESPAÇO DO LEITOR: Praça Nova, ou Velha...‏

Lendo a matéria Descaso com o Pedestre, postada por uma leitora do seu Blog, me leva a ratificar sua indignação quanto ao descaso dessa administração municipal, em todos os aspectos notadamente no ordenamento e fiscalização de obras, onde a omissão e a baderna imperam.
Morador da Praça Nova, ou melhor, Praça Velha ha mais de trinta anos, em meados de Janeiro de 2012, fui procurado por um vizinho, me comunicando que esteve com o Prefeito para solicitar em caráter de urgência, obras de esgotamento sanitário do entorno à rua direita da Praça, ouvindo do mesmo que o erário municipal não dispunha de recursos, quando nada poderia fornecer a mão de obra e que os moradores providenciassem os materiais necessários, um verdadeiro absurdo, em função dos impostos que pagamos e das responsabilidades de uma gestão publica.
Não obstante a aberração daquela proposta de parceria, diante da premente necessidade dos serviços, dez moradores resolveram se cotizar e bancar a obra publica, sofrendo por mais de sessenta dias em função de uma mão de obra preguiçosa, sem coordenação que transtornaram a vida de moradores, pedestres e publico geral dessa "zona" central da cidade.
Decorridos todo esse tempo não recuperaram o asfalto da rua, esquecida com enormes crateras empoeiradas, sem nenhuma previsão, sem falar no enorme abandono da Praça que convive com a escuridão e a insegurança e nos estacionamentos de ônibus e caminhões que enfeitam a paisagem.

Eduardo Neves


Queremos aqui registrar que a direção do blog manteve contato direto com o senhor Eduardo, para que não estivéssemos levando denuncias infundadas nem de pessoas que queiram ou pense utilizar deste espaço para banalizar as situações locais.

Em tempo disponibilizamos o mesmo espaço para a parte citada na denuncia.

Descaso com o Pedestre

Alguém pode explicar o que acontece naquela obra na esquina da Praça Nova do Congresso?



Eles são os novos dono da rua? Porque ninguém pode passar e quando passa corre o risco de ser atropelado, um verdadeiro descaso com o pedestre, um absurdo o que aconteceu e que está acontecendo ali, Bonfim é uma cidade de médio porte não pode acontecer uma obra tão desorganizada como aquela e pior sem fiscalização da prefeitura porque eles se apoderaram das vias publicas.

Mariana

Descaso Empresa de Transportes São Luiz - Falcão Real


Prezado Netto,

É com imensurável indignação que te peço a dedicação de um bom espaço do teu Blog, que é super acessado pela população dessa nossa microrregião, a fim de denuciar o descaso da Empresa de Transportes São Luiz - Falcão Real; haja vista que a mesma tem apresentado constantes defeitos em seus veículos, em pleno percurso.

Sou professor e, por motivo de estudos preciso me deslocar para Feira de Santana todas as semanas e tenho sido vítima, junto com muitos outros passageiros, do descaso da referida Empresa de Transportes, pois os ônibus quebram em plena estrada e expõe todos a grande perigo.

Na noite do dia 10 de abril, terça-feira passada, o ônibus Semileito que, diga-se de passagem, sua estrutura não condiz nem de longe com a nomenclatura, quebrou próximo ao município de Pedras Altas e, nós, os passageiros que tínhamos previsão de chegar a Senhor do Bonfim entre meia noite e quize e meia noite e trinta, viemos chegar às duas da manhã, assim mesmo, porque 2 ônibus da Empresa Gontijo pararam e nos prestaram socorro!!!

Formalizar queixa na AGERBA é a mesma coisa que se queixar de um filho para uma mãe, pois nenhuma providência é tomada. A única coisa que a AGERBA faz com exímia eficiência é proibir as vans e topics que fazem esse trajeto de trafegarem para simplesmente manter a hegemonia da São Luiz - Falcão Real. Logo que essa bendita Empresa não presta serviços de qualidade
que se mantenham as topics e vans!!!

Tenho aulas todas as semanas e sempre me programo para chegar a Senhor do Bonfim por volta da meia noite, pois preciso dormir um pouco para enfrentar a lida do dia seguinte, mas, ultimamente, não tem sido possível, graças ao descaso perene dessa empresa desclassificada!!!!*

Povo de Senhor do Bonfim, vamos reagir aos abusos dessa empresa calhorda e sem moral!!!

Abraços calorosos e fraternais!!!!


Um passageiro indignado!!!

A direção do blog deixa aberto o mesmo espaço para que a Empresa possa usar seu contraditório.

TOPIKEIROS PARALISAM BA 131 NO CONTORNO DE ANTONIO GONÇALVES


Sem acordo sobre a reunião que foi prometida pelo Inspetor Farias que durante paralisação que aconteceu na última quina dia 12 de abril, quando o Inspetor disse que sua palavra seria cumprida e que ele estaria se responsabilizando para que o encontro acontecesse em Salvador.
Como não houve a reunião, os trabalhadores decidiram paralisar na manhã de hoje (17/04), quando os cooperativistas do transporte alternativo das cidades de Jacobina, Pindobaçu e Senhor do Bonfim bloquearam a rodovia BA 131 no trecho do contorno da Antonio Gonçalves, impedindo que veículos passassem tanto de Antonio Gonçalves, a Bonfim e a Campo Formoso.
Em conversa com o presidente da COORASB, de Senhor do Bonfim, senhor Paraíba, que informou que diante da situação o Inspetor Farias, teria enviado prepostos da PRF, da Delegacia 10/04, para informar aos representantes do movimento que ele o Inspetor Farias, não manteve o contato em virtude de um problema de saúde com uma filha e que estaria mais uma vez se comprometendo para a próxima quinta-feira (19), a esperada reunião.
Ainda de acordo com Paraíba, representantes da AGERBA teriam dito de forma verbal que a fiscalização estaria suspensa até a próxima quinta-feira (19), a depender do resultado da reunião entre topikeiros e a cúpula da AGERBA.
Trabalhadores do transporte alternativo alegam que vêem sofrendo multas que chegam a R$ 2.800,00 arredondados.
O movimento nesta terça-feira aconteceu desde as 07h00min perdurando por um maior período quando se encerrou por volta das 12h30min.

Maravilha Notícias

Universidade para Todos: inscrições encerram na sexta-feira


As inscrições para o Universidade para Todos, projeto de pré-vestibular gratuito do governo do estado, seguem abertas até esta sexta-feira (20). Este ano o projeto vai disponibilizar 22.840 vagas, distribuídas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o Universidade para Todos é ofertado em 29 locais. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar uma vaga no ensino superior. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela Internet, até o dia 20 de abril.

Pode concorrer à vaga o candidato regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia; que tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual do Estado da Bahia, o ensino fundamental II – 5ª a 8ª série, (atual 6º ao 9º ano) ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª série do ensino médio regular ou modalidades correspondentes; além de egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, que tenha cursado, em escola pública no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
No momento da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar.

http://www.educacao.ba.gov.br/

Prefeita de Capim Grosso Lídia Fontoura renuncia ao cargo


A prefeita de Capim Grosso, no norte baiano, Lídia Fontoura Pinheiro (PSD), anunciou nesta segunda-feira (16) que renunciará ao cargo. A decisão já foi comunicada à direção estadual do seu partido. A gestora, que ficou em 2º lugar nas eleições de 2008, assumiu o comando da prefeitura em agosto de 2010, após o ex-prefeito João Dias de Souza (DEM) ser cassado pela Justiça Eleitoral. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a alcaide, que convocou uma coletiva de imprensa para esta terça (17) na sede administrativa, mas não obteve êxito. De acordo com o radialista Sionúltimos anos. Em seu lugar assumirá o vice Sivaldo Rios (PSDB). (BNe Santos, da Rádio Contorno FM de Capim Grosso, contatado pelo BN, a notícia pegou todos os munícipes de surpresa. Segundo o comunicador, correligionários e amigos de Lídia lamentaram a decisão da prefeita. Nos bastidores comenta-se que a renúncia foi motivada, principalmente, pelos problemas financeiros enfrentados atualmente pela administração. O município, que arrecada cerca de R$ 3 milhões por mês, enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Em seu lugar assumirá o vice Sivaldo Rios (PSDB).

BN

PC do B de Andorinha se reúne para discutir pontos importantes da campanha 2012


No ultimo sábado dia 14/04/2012, integrantes do PC do B de Andorinha, se reuniram para definir pontos, que consideram ser cruciais para o lançamento das candidaturas do partido no município, haja vista a proximidade das eleições municipais, a pauta da reunião era a escolha do nome para integrar a chapa com Altino Junior, que como foi definido pelo partido é o atual pré – candidato a prefeito, foram cogitados alguns nomes, dentre eles, o do comerciante Adilson da Sertaneja, e também Marcos Gonçalves, que foi candidato a vereador pelo PV( partido verde) nas eleições anteriores, mas ainda existe a indefinição a cerca da escolha do possível vice na composição, estavam presentes ainda na reunião, os pré candidatos a vereadores, assim como outras lideranças afiliadas ao partido. Segundo Altino Junior:
“Nós precisamos inovar nessa eleição de 2012, e já contamos com um público que pensa na mesma sintonia, a nossa idéia é multiplicar esse número de pessoas até o pleito que se aproxima, esperamos obter êxito, para o bem do município, gostaria ainda, de agradecer o apóio que tenho recebido da população até o presente momento .”

Integrantes do MST voltam a bloquear ferrovia em Queimadas



Por volta das 13 horas de ontem(16), cerca de 250 integrantes do MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras) voltaram a parar um trem com 44 vagões na ferrovia Centro Atlântica (FCA) próximo ao assentamento Olga Benário, zona rural de Queimadas.
Liderado por José Menezes, os manifestantes são das cidades de Queimadas, Itiúba, Araci, Nordestina, Santa luz e Quijingue. A manifestação ocorreu devido ao não cumprimento do acordo feito na última paralisação do trem ocorrida durante 5 dias no inicio de março. As principais revidicações feitas pelo movimento e não cumpridas pelos governos estadual e federal são a desapropiação de fazendas em toda região, a construção de moradias para os agricultores, a instalação de poços artesianos nos assentamentos, bem como o cadastramento das famílias para distribuição de títulos de terras.

Por: Fabrício Silva/Pedrolândia News

Secretaria e Conselho de Cultura discutirão encaminhamentos no próximo dia 28

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informa que no dia 28 de março, quarta-feira, às 10h, acontecerá no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho uma reunião na qual deverão ser discutidos os seguintes pontos de pauta:

 Regulamentação do Fundo Municipal de Cultura;

 Fórum Anual Permanente de Cultura;

 Atividades do CINEBONFIM;

 Edital para a Decoração do São João (100 anos de Gonzagão);

A reunião é direcionada a todos os membros do Conselho Municipal de Cultura de Senhor do Bonfim.

ASCOM BONFIM

FORRÓ DA ANHANGUERA DIA 19 DE MAIO

Encontro entre lideranças reafirma importância do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru


Pela Consolidação de uma Proposta de Desenvolvimento para o Território do Piemonte Norte do Itapicuru, lideranças da política baiana participaram de um encontro que ocorreu nesta segunda-feira (16), na Sociedade 25 de Janeiro, em Senhor do Bonfim.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Senhor do Bonfim e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do TIPNI, Paulo Batista Machado, o deputado federal Roberto Brito, o deputado estadual Mário Negromonte Jr., o secretário estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Uilson Brito, o diretor geral da ADAB, Paulo Emílio Torres (representando o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles), o superintendente da CAR, Dermival Oliveira, a diretora de projetos do Consórcio do Portal da Chapada Diamantina, Elisabeth Ferraz, o secretário de agricultura de Bonfim, Raimundo Freitas, entre outras representações do Poder Público e da sociedade civil local e territorial.

Propósito – A reunião teve como objetivo a sistematização de propostas e ações com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e político norte-piemontinos, através da união entre gestores e lideranças políticas e comunitárias na busca de caminhos e estratégias de consolidação de políticas públicas.

Além da apresentação de programas e serviços desenvolvidos e oferecidos pelas SEAGRI e SEDIR, foi bastante discutida a problemática da seca que assola há meses o pequeno e médio produtor rural do território. O prefeito Paulo Machado aproveitou a ocasião para pedir com mais veemência a intervenção das autoridades presentes na preservação das cadeias produtivas da microrregião, que corre sério risco de extinção.

“Estamos em um momento difícil, de provação da nossa zona rural, de diversos territórios e principalmente do Piemonte Norte do Itapicuru. Estamos aqui para testemunharmos e buscarmos saídas para questões que nos afligem e colocam em perigo toda a economia a Bahia. Recursos chegam, mas de forma limitada e, em nossa leitura, com objetos que não nos ajudam a resolver o grande problema da sobrevivência das cadeias produtivas. Este encontro é para nós discutirmos a consolidação de uma proposta de desenvolvimento econômico que passa necessariamente pela análise desse flagelo que estamos enfrentando” – afirmou Machado.

O secretário de agricultura de Senhor do Bonfim reafirmou endossou o pedido de intervenção. Pedimos ações mais incisivas para resolver a situação problemática do pequeno agricultor que não encontra mais meios para sobreviver” .

A SEDIR disponibilizou para o encontro 12 técnicos que orientaram sobre programas e projetos da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) que podem servir para ações de enfrentamento da seca, como por exemplo, o Programa Produzir (www.car.ba.gov.br), apresentado pelo técnico da CAR, João Sena. Profissionais da ADAB também estiveram presentes e colaboraram com o mesmo propósito.

União via Consórcio Público – A diretora de projetos do COPCHAD, Elisabeth Ferraz (que deve assumir a diretoria de projetos do CDS TIPNI, segundo anunciou Paulo Machado) enfatizou em sua palestra a importância da união dos municípios em um consorcio público. Para a especialista um projeto de otimização da captação e distribuição da água para microrregião pode ser aprovado com agilidade através do Consórcio do TIPNI. “A questão da água é muito importante e ela pode ser resolvida rapidamente. Não existe a menor possibilidade de trabalhar sozinho. Consórcio é a única alternativa” – foi taxativa.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Mário Negromonte Jr. parabenizou a iniciativa de Paulo Machado na criação do CDS TIPNI e se propôs a discutir mais a fundo este projeto “pioneiro na região”, como qualificou o jovem político.

Boa Notícia – Para comprovar esta teoria, foi assinado durante a reunião o termo de autorização para o início da obras de construção do Laticínio Territorial, uma conquista dos nove municípios norte-piemontinos junto ao governo da Bahia.

O termo foi assinado pelo secretário estadual da SEDIR, Uilson Brito, pelo presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, José Ranulfo e pelo prefeito Paulo Machado. Serão investidos na obra mais de R$ 500 mil. De acordo com José Ranulfo a expectativa é que o laticínio seja entregue à comunidade no prazo de seis meses.

“Esse é um projeto que vai trazer renda para o município e geração de emprego. É a valorização de muita coisa, desde a valorização do leite ao pequeno produtor da agricultura familiar até o médio produtor. Esse é o caminho que estamos realizando” – comemorou o presidente da cooperativa.

Demonstrando apoio à região o secretário da SEDIR, Uilson Brito confirmou o principal objetivo de sua presença no evento. “Estamos aqui, técnicos e eu, para ver como podemos aumentar nossa presença no Território do Piemonte”, disse.

Próximo passo – As questões levantadas sobre ações de enfrentamento da seca e demais propostas serão registradas em relatório e enviadas a todos os entes consorciados.

ASCOM BONFIM

LICITAÇÃO DO BODÓDROMO CONSOLIDARÁ O PROJETO DO PARQUE DA CIDADE EM SENHOR DO BONFIM

O Governo Cuidando de Nossa Gente continua, em Senhor do Bonfim, a formatar os projetos inacabados e incompletos recebidos da administração anterior: concluiu a Praça Nova do Congresso; iluminou a Rodoviária havia anos no escuro; construiu as 150 casas da Rua da Missão; Concluiu os galpões de produtos hortifrutigranjeiros; interviu na construção do mercado e abriu a Praça de alimentação à população; avançou na construção do Parque da Cidade implementando o asfalto, as pistas de Cooper, a pista de skate e a Academia da Terceira Idade. Nos próximos dias poderá ser iniciada a construção do Bodódromo, a partir do edital de licitação que vem de ser publicado.

O EDITAL DA LICITAÇÃO DO BODÓDROMO: Encontra-se no Portal de Transparência municipal de senhor do Bonfim, o anúncio da Concorrência Pública no. 001/2012 que apresenta como ementa “PARA A OUTORGA DE CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO PARA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS, ONDE FUNCIONARÁ A AREA COMERCIAL DENOMINADA BODODROMO, DESTINADO Á ATIVIDADE EXCEPCIONAL DE RESTAURANTE, SITUADA NA ÁREA DO JARDIM AEROPORTO, NA SEDE DO MUNICÍPIO, MEDIANTE CLÁUSULAS E CONDIÇÕES ESTIPULADAS NO PRESENTE EDITAL”.

O Edital, dentro do moderno instrumento de PPP (Parceria Público Privado), propõe a outorga de concessão administrativa de direito real de uso para construção e exploração de três módulos de restaurantes, cada um com uma área equivalente a 410,85m² (quatrocentos e dez vírgula oitenta e cinco metros quadrados), sendo que as edificações a serem construídas deverão ser exploradas exclusivamente em atividades comerciais no ramo de restaurantes, figurando como CONCESSIONÁRIO PARTICULAR, pessoa jurídica, na área a ser denominada “BODODROMO”, situadas no Setor Lago no Loteamento Jardim Aeroporto (Parque da Cidade), mediante cláusulas e condições estipuladas no edital, pelo prazo de 10 (dez) anos, conforme Lei Municipal n.º 1.233/2011, de 11 de novembro de 2011, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo do município concedente. Cada módulo será construído com investimento de R$ 107.981,70 (Cento e sete mil novecentos e oitenta e um reais e setenta centavos).O investimento total é de R$ 323.945,10 (Trezentos e vinte e três mil novecentos e quarenta e cinco mil e dez centavos).

Trata-se de uma iniciativa importante, que não só permitirá a consolidação do Parque da Cidade, como gerará lazer, emprego e renda. Perceba-se que estará sendo dada uma substancial contribuição ao incremento da cadeia da carne, especialmente da ovinocaprinocultura.

ASCOM BONFIM

ANDORINHA: Prefeitura realizará 2º DIA DE CAMPO SOBRE A CULTURA DA PALMA nesta Sexta-feira(20)

Dando continuidade às atividades do Projeto Palmas para Andorinha, nos dias 19 e 20 de Abril, acontecerá o 2º Dia de Campo sobre o Cultivo Intensivo da Palma. Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta) será realizado o 2º curso de Culinária (gastronomia da palma), já no dia 20 de Abril (sexta), acontecerá o Dia de Campo com a apresentação da técnica do plantio através das 10 estações.

O evento acontecerá na Fazenda Cocho na sede da Associação local. O público beneficiário previsto será de 170 pessoas, entre agricultores familiares, donas de Casa, merendeiras escolares, agentes comunitários de saúde e estudantes rurais.O projeto Palmas para Andorinha é desenvolvido pela Prefeitura através de sua Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a EBDA, contando com apoio do SEBRAE e Banco do Nordeste.

O programa prevê a implantação de 10 UTDs (Unidade Técnica Didática) de Palma Adensada, destas, 06 já foram totalmente implantadas.Neste processo a metodologia aplicada prevê o envolvimento total da comunidade com participação ativa em todas as etapas, desde a escolha da área, implantação, culminando com a realização do Dia de Campo.

O DIA DE CAMPO tem 10 estações que se dispõem da forma a seguir.

01 Estação - Inscrições
02 Estação - Escolha da área, conservação e preparo do solo
03 Estação - Sulcamento e Adubação de Fundação
04 Estação - Plantio
05 Estação - Adubação de Cobertura
06 Estação - Tratos culturais e Fitossanitários
07 Estação – Corte, Pesagem e Comparação
08 Estação - Palma na Alimentação Animal
09 Estação - Palma na Alimentação Humana
10 Estação - Fala dos Parceiros, entrega dos Certificados e Confraternização (Forro da Palma)

A UTD (Unidade Técnica Didática) da Faz Varjado de propriedade do Sr Euclides Alves, no distrito de Sitio do Açude onde foi realizado o 1º Dia de Campo do Programa, com a realização da pesagem, constatou-se que o sistema de Cultivo Intensivo produziu 08 vezes mais que o sistema tradicional. O evento realizado pela Prefeitura de Andorinha conta com a parceria da EBDA e apoios do Banco do Nordeste, Sebrae e Governo Federal.

ASCOM ANDORINHA