domingo, 29 de abril de 2012

Encontro com Brasileiro reuniu lideranças de vários municípios


Lideranças e representantes de entidades de diversos municípios do Norte baiano participaram em Senhor do Bonfim, neste domingo (29), da 1ª Reunião Ampliada do mandato do deputado Carlos Brasileiro (PT). No evento foram discutidas as principais linhas para atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia e levantadas demandas das comunidades. Na oportunidade, também foi acertada a realização de um novo encontro, neste mês de maio, com as presenças de vários deputados estaduais e federais com base na região, além de representantes do Governo do Estado.

O encontro, que lotou o clube União e Recreio, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, todas entusiasmadas como o novo momento político para a região. O deputado Brasileiro abriu os trabalhos e fez um balanço da sua atuação à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), mostrando os avanços, como a ampliação de diversos programas de segurança alimentar, assistência social e inclusão socioprodutiva. Ele também apontou as conquistas para os municípios, através de suas indicações junto ao governo.

Brasileiro convidou os representantes a participarem do seu mandato, indicando as principais linhas de atuação e apontando as demandas da população. “Vamos continuar trabalhando pela nossa região, representando os anseios de todos os municípios”, declarou o deputado, que convidará outros parlamentares e o governo baiano para um novo encontro, quando serão discutidas as principais reivindicações da população.

Estiveram presentes os prefeitos de Pindobaçu, Hélio Palmeira; de Andorinha, Agileu Lima; de Itiúba, Cecília Petrina; da vice-prefeita de Antônio Gonçalves, Irene Carvalho, além de vereadores, representantes de Partido e lideranças de diversos municípios, como Jaguarari, Uauá, Teofilândia, Nordestina, Cansanção, Juazeiro, Campo Formoso, Saúde, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.



Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

Governo de Bonfim realiza o primeiro faxinaço de combate a dengue no Alto da Maravilha



O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria da Saúde e a Coordenação de Endemias realizou nesta sexta-feira (27), o primeiro faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da dengue no bairro do Alto da Maravilha e imediações.

Itinerário – A ação de combate a dengue partiu do PSF do Alto da Maravilha, percorreu as principais ruas do bairro, sendo concluída com seu retorno ao posto de saúde. O cronograma de faxinaços faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, organizado pelo governo municipal e de todas as secretarias municipais.

Cerca de 50 agentes (entre eles, de endemias, de saúde e de limpeza), alunos do Projovem e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima participaram da ação. Foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito.

A dona de casa Marcela Pereira, de 43 anos, ainda aponta os maus hábitos das pessoas que não colaboram com a luta contra o Aedes Aegypti. “Aqui tem muito mosquito, rato, barata porque tem muito lixo espalhado. Meus vizinhos não têm respeito e não ligam se vai juntar bicho pra comer os restos. Aqui ninguém coloca o lixo nos sacos, jogam na frente das casas, tomando sol e chuva, juntando mosquito que não deixa ninguém dormir à noite” – lamentou.

Área de risco – A localidade é considerada área de risco por conta do acúmulo de lixo e de objetos que concentram água e por isso geram muitos focos do mosquito da dengue. Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

Próximos passos – Após esta etapa, a equipe seguirá para o bairro Santos Dumont no próximo dia 03 de maio, e seguirá o seguinte cronograma: 11/05 (sexta-feira) no bairro São Jorge, 18/05 (sexta-feira) no bairro dos Pebinhas e 25/05 (sexta-feira) no bairro do Bonfim III.

“Todos fazem parte deste projeto de Mobilização Social: a comunidade está aderindo e participando de forma ativa, a coordenação de endemias está promovendo os faxinaços e a Secretaria de Saúde está apoiando nossas atividades, marcando presença e fornecendo o material necessário” – avaliou o Coordenador de Endemias do município José Rodrigues.

Apoio – A ação de combate e controle à Dengue contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Esporte (SEMEC); de Infraestrutura e de Assistência Social (SEMAS).

ASCOM BONFIM

IMPOSTO DE RENDA:(Enfrentar o “LEÃO” não é fácil nem prazeroso, mas necessário)


*Cecília Ferreira

Aproxima-se o fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda – IR, 30 de abril, e muitos cidadãos ainda não o fizeram. Seja por falta de tempo, seja por falta de informação. Cerca de oito milhões de brasileiros ainda não declararam seus rendimentos, conforme dados do site G1.globo.com.
O IR tem previsão constitucional no artigo 153, III da Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB, bem como no Código Tributário Nacional do artigo 43 ao 45. É um imposto de competência federal, ou seja, somente a União pode instituí-lo e é de suma importância no seu orçamento, pois é a principal fonte de receita tributária. Através dele o Poder Público intervém no domínio econômico ajudando na redistribuição de riquezas e no desenvolvimento econômico regional e setorial. Sua função é, portanto, fiscal. Vejamos então algumas informações básicas.
Todo imposto possui Fato Gerador, Base de Cálculo e Alíquota, sendo o fato gerador do IR a aquisição da disponibilidade econômica (de fato, aquela já obtida) ou jurídica (referente à aquisição de algum direito de crédito), de renda ou proventos de qualquer natureza. Seu caráter é universal, pois é pago por todas as pessoas que auferirem renda e proventos de qualquer natureza. Sua base de cálculo é o montante real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis, variando a depender do tipo do contribuinte. Para a pessoa física, é tudo aquilo que foi recebido, todo o rendimento bruto mensal dessa pessoa, sendo algumas deduções admitidas. Já as pessoas jurídicas possuem como base de cálculo o lucro bruto (receita menos despesa) arbitrado ou presumido, a depender de sua atividade. Sua alíquota é variável de acordo com o rendimento, existe uma tabela para orientar os que vão declarar seu IR quanto a alíquota.
Declara-se a renda obtida no ano anterior, ano base. Ela é feita por homologação, ou seja, cabe ao contribuinte apurar e declarar o montante devido e, ao fisco, cabe à responsabilidade de homologar. Feito isso, uma declaração para fins de ajuste, é feita e nela consta o pagamento de uma complementação ou a obtenção da restituição do que por ventura tenha sido pago a mais. Se não o fizer no prazo de 05 (cinco) anos a homologação é tácita. Quem foge a sua responsabilidade de declarar o IR, é obrigado a pagar uma multa mínima por atraso no valor de R$ 165,74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos), e máxima de 20% do valor do imposto devido. Alguns contribuintes são isentos de pagar o imposto devido ao baixo valor da renda arrecadada ao longo do ano anterior, ano base. Este ano de 2012 estão isentos de declarar, os contribuintes que receberam até R$ 1.566,61 (um mil quinhentos e sessenta e seis reais e sessenta e um centavos) por mês ano base - 2011.
Assim, enfrentar o “leão” não é fácil nem prazeroso, mas necessário. Afinal de contas, há que se esperar que esse montante arrecadado cumpra realmente a finalidade a que se destina, a exemplo da distribuição de renda, do desenvolvimento regional e setorial, dentre outros, sem contar que pagar imposto também é exercer a cidadania!

*Cecília Ferreira é bonfinense, Bacharel em Direito pela UNIME, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA.

Ação Cidadania prestou serviços na comunidade de Cariacá, em Bonfim


O povoado de Cariacá também contou com a atenção do Governo Cuidando da Nossa Gente nas atividades desenvolvidas pelo projeto Ação Cidadania Escolar. Pais, alunos e professores participaram do evento que tem como principal objetivo realizar a prestação de serviços básicos, tais como: aferição de pressão arterial; teste de glicemia; atendimento dentário com aplicação de flúor; verificação do Índice de massa corpórea (IMC); diagnóstico capilar; distribuição de preservativos e de panfletos educativos sobre a prevenção do Diabetes, Hipertensão arterial e Combate à Dengue .

Os alunos do curso técnico de Enfermagem do CEEPS Tancredo Neves deram suporte aos atendimentos de saúde básicos com a supervisão de profissionais da área. O evento,que ocorreu nesta sexta-feira (27), também contou com apresentação teatral. A Semec deslocou a Biblioteca Itinerante para o local.

ASCOM BONFIM

"CAFÉ EXPRESSO" DIRETO DAS TORNEIRAS

Não é de hoje que um problema vem acontecendo em alguns bairros de Senhor do Bonfim, quanto a cor da água que sai das torneiras, de usuários da concessionária que alega que o problema se dá por conta de canos antigos e que quando não há distribuição da água para tais bairros e ficam os canos ressecados e quando volta a cair água leva junto a cor escura da ferrugem dos canos.



Até parece "café expresso" direto das torneiras...

Maravilha Notícias

MAIS UM ACIDENTE PROVOCADO POR ANIMAL SOLTO EM RODOVIA EM BONFIM



Como se não bastasse as tragédias que frequentemente vêem acontecendo em Senhor do Bonfim, sem que ninguém seja punido por nenhuma delas, animais continuam soltos nas estradas tanto federal, estadual e vicinais de Senhor do Bonfim.
Quando retornavam da feira livre do município de Antonio Gonçalves, o feirante Gilberto, que reside na Paraíba, acompanhado de quatro adolescentes seguia em uma F1000, de cor branca placa BZV 4725, licença de Patos – PB, teria sido surpreendido por um cavalo solto no meio da pista de rolagem da BA 131, altura do Km 01, próximo de onde dias atrás um veículo foi incendiado, e ao ser surpreendido o motorista Gilberto disse que freou de vez evitando a colisão com o animal porém outro carro um caminhão que vinha logo atrás também teria tentado frear, mas não conseguiu totalmente batendo no fundo da F1000, jogando ribanceira a baixo.



O carro ficou preso ao cano da adutora da Embasa, e próximo a um bueiro que jorra água ao lado.
Nenhum dos ocupantes saiu ferido, do acidente, porém o feirante disse que as autoridades precisam fazer algo pra evitar esses animais na estrada, e agradeceu por estar vivo e nada de grave ter se sucedido com os ocupantes.

Próximo do local a menos de 500m, outros dois cavalos pastavam livremente na manhã desse domingo.


Só para lembrar no local já houve acidentes inclusive com vítimas fatais, como foi o caso do professor Alan, que morreu em uma colisão de moto com um animal e outras pessoas ficaram gravemente feridas.

Na manhã desse domingo um trator esteve ajudando na remoção do veículo.


Maravilha Notícias
Crédito das Fotos: Maravilha Notícias

JOVEM FOI DEGOLADO NOITE PASSADA EM IGARA VÍTIMA DE 20 GOLPES DE FACÃO


Foi necropsiado na manhã desse domingo (29), no IML de Senhor do Bonfim, o corpo de VALDEMIR VALTER DA SILVA, 24 anos completados no último dia 20 de abril.
Em conversa com familiares da vítima, que disseram que ele teria saído de sua casa pediu R$ 40,00 a mãe para acertar as contas em um bar vizinho onde ele foi ferido, e que teria havido um desentendimento entre um amigo da vítima e o autor Tarcisio e ainda segundo familiares o Valdemir teria tentado separar e teria sido ferido a golpes de facão.
Outras informações ainda da família que há três dias a vítima teria tido uma desavença com um policial no distrito e teria levado uma surra.
Na delegacia informações que a vítima já teria aprontado muito no distrito e confirmaram a desavença com um policial, e que há mais ou menos um mês teria ocorrido outra desavença entre vítima e autor.
E que dias antes a vítima teria ameaçado o autor de morte, e na noite do crime informações que a vítima teria ido ao bar do Castro de propriedade de Tarcisio, de posse de um facão e que o Tarcisio teria conseguido tomar o facão e desferiu vários golpes contra Valdemir, que não resistiu e faleceu na Praça Torquato Pereira.
No IML, o blog Maravilha Notícias foi informado de que no corpo da vítima havia 20 perfurações causadas pelos golpes da arma branca, e que de acordo com Dr. Marcos Sá o golpe que teria matado foi o desferido no pescoço da vítima que de tão grande o corte teria quase decepado a cabeça e atingindo a jugular levando o jovem à morte.
Além do golpe fatal a vítima apresentava cortes nos braços, pernas, abdômen, nas laterais do corpo mãos etc.

Aguardamos novas informações sobre o caso, uma vez em que o autor encontra-se foragido, e antes de fugir teria jogado a arma do crime em uma capela no distrito de Igara.

Maravilha Notícias

VÍTIMAS CARBONIZADAS EM ACIDENTE EM PASSAGEM VELHA SÃO DE CRUZ DAS ALMAS


Novas informações sobre o caso do acidente noite passada, que vitimou três pessoas em um Siena, na altura do Km 131, da BR 407, quando um cavalo solto na pista teria sido atropelado pelo Siena, e o animal ficou sobre o veículo fazendo com que o motorista perdesse o controle invadindo a contra mão batendo de frente com uma carreta da transportadora Atlas, que vinha do Piauí com destino a São Paulo, conduzida pelo motorista Sr. Paulo.
Os corpos totalmente carbonizados foram necropsiados na manhã desse domingo, por Dr. Marcos Sá, e em conversa com o médico fomos informados que as vítimas tratam-se de uma adolescente, uma mulher e um homem, que de acordo com a placa do veículo residem na cidade de Cruz das Almas – Bahia e que podem ser da mesma família.
Ainda de acordo com o legista todas as vítimas estavam mortas quando foram carbonizadas, pois os crânios de todos estavam abertos, ou seja, rachados, e todo os sofreram fraturas múltiplas nos braços e pernas, o motorista ainda teria fraturado as duas pernas.
A polícia de Bonfim está mantendo contato com a polícia da Cruz das Almas, os corpos permanecem na câmara fria do IML, local.
Mais uma vez animal solto na pista provoca uma tragédia sem medida, e o pior nunca irão descobrir o dono do animal. Talvez já tenha passado da hora das autoridades locais tomarem providências mais sérias, quanto ao descaso desses animais nas estradas da cidade.

Maravilha Notícias