terça-feira, 8 de maio de 2012

I Mostra Aroeira de Arte

O Núcleo Aroeira de Arte (NADA) realiza de 09 a 12 de maio a 1ª Mostra Aroeira de Arte, a abertura acontece no dia 09/05 ás 20hs no Cine-Teatro Reginaldo Carvalho CESC-COC (Casinha Feliz) em Senhor do Bonfim-Ba, Na cerimonia de abertura acontecerá um solo do dançarino e coreografo Toni Silva do Vale do Capão, município de Palmeiras, o lançamento das exposições: Reinos encantados de Caco Muricy e Estamira de Leide Oliveira. Segue com a participação de: Angélica Sant'ana, da cantora e compositora Regina Salgado, pesquisadora da cultura indígena em Missão do Sahy, Prfª Drª Gloria da Paz e a pesquisadora de elementos sincréticos da diversidade religiosa afro-brasileira Profª Msc. Simone Wanderley, ambas professoras da (UNEB, campus VII – Senhor do Bonfim).
Confiram programação.

Grato, Benedito Oliveira Paulinho Vasconcelos - Articulação N.A.D.A

Reitor da Univasf e prefeitos do TIPNI discutem implantação de mais três cursos em Senhor do Bonfim


Foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 7, um encontro entre o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Lima e prefeitos da região norte da Bahia, dentre eles o vice-prefeito Aurélio Soares, representando Paulo Machado.

O propósito da reunião era discutir a expansão da universidade em Senhor do Bonfim, através da implantação de novos cursos. Ficou acordada a realização de audiência pública com participação de representantes da sociedade civil para debater a sobre a escolha de três novos cursos para o campus de Senhor do Bonfim, que deve atender à demanda educacional de toda a região.

Entidades, movimentos sociais, setores produtivos e políticos para formação de redes de cooperação (consórcios) com foco no desenvolvimento regional, também foram representados no encontro.

Entre os cursos que poderão vir, estão: Direito, Geologia e Turismo. O prefeito de Antonio Gonçalves, Roberto Carlos sugeriu que o curso de Geologia fosse substituído por Engenharia de Minas, já que na região existem muitas empresas de exploração mineral e a escassez de mão de obra é grande.

O reitor da Univasf qualificou o momento: “Um encontro como esse é de uma importância imensurável, pois é através de propostas apresentadas no diálogo com a comunidade acadêmica que poderemos melhorar o nível da educação regional, contando com a capacidade de articulação entre diversos segmentos” – disse o professor Julianeli Lima.

Confirmando a tradição – O vice-prefeito, Aurélio Soares comemorou a perspectiva da implantação de mais três cursos para a microrregião e reafirmou a tradição educacional do município. “Com a presença da Univasf em Senhor do Bonfim se mantém a tradição na prestação de serviços educacionais que acontece desde a década de 40 com a chegada dos Maristas e da Sacramentinas. A vinda da Univasf, assim como da Uneb, vieram confirmar a cidade como um pólo educacional” – afirmou.

Entre os presentes – A prefeita de Campo Formoso, Iracy Araújo; de Capim Grosso, Sivaldo Rios; o vice-reitor da Univasf, professor Télio Nobre Leite, acompanhado do chefe de gabinete da universidade, Edmilson dos Santos, entre outras autoridades.

ASCOM BONFIM

CIRCUITO DE ESPORTE E CIDADANIA


Desde 2009 o Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio da Coordenação de Educação Física e Esporte Educacional, vem desenvolvendo o Projeto Núcleo Movimento Bonfinense, baseado nos princípios e características do esporte educacional que tem como missão garantir a crianças e adolescentes da zona rural e urbana do município de Senhor do Bonfim, a vivência da cultura e esportes locais, regionais e nacionais, através de jogos de salão, atividades esportivas, atividades artísticas e musicais, brincadeiras, atividades e jogos populares gerando impactos positivos em políticas públicas e mobilização social buscando democratizar o acesso ao esporte, arte e música como ferramenta de desenvolvimento humano, inclusão social e construção da cidadania contribuindo assim, para formar cidadãos e cidadãs mais conscientes, participativos e transformadores de sua realidade.
Para melhor atender todas as crianças e adolescentes, foi criado um calendário para a realização de circuitos esportivos e culturais na zona urbana e rural do município.
Nesta quinta-feira dia 10 de maio, a comissão Pró-selo UNICEF realizará das 8:00 da manhã até as 11:30 no Parque da Cidade, o 1º circuito de 2012 de Esporte e Cidadania que faz parte da programação do Selo UNICEF município aprovado edição 2009/2012 com as seguintes atividades: FUTEBOL, FUTEBOL DE GOLZINHO, BASQUETE, VÔLEI, HANDEBOL, PETECA, BAMBOLÊ, AMARELINHA, GUDE, DESENHO E GRAFITE, TEATRO, DANÇA E HIPHOP, PULA CORDAS, XADREZ E JOGOS DIVERSOS DE TABULEIRO, CAPOEIRA,KARATE, BOLEADO E INSTRUMENTOS DE CORDA.
Participarão do evento cerca de 800 alunos de escolas municipais da zona urbana e rural de nosso município, as oficinas serão conduzidas por cerca de 100 oficineiros entre adolescentes, Professores de Educação Física, atores sociais, monitores do Programa Mais Educação e voluntários de entidades esportivas, artísticas e culturais.
Toda sociedade bonfinense esta convidada a prestigiar este grande evento de interação e inclusão social.

Gerencia de Esportes

KARATECA MIRIM CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO I CAMPEONATO NACIONAL DE ARTES MARCIAIS ESCOLARES E EUCATIVAS DISPUTADO EM ARACAJU


A Associação dos Karatecas de Bonfim – ASKABON, que funciona na Filarmônica dos Ferroviários (Gamboa) sob o treinamento tático do professor Jardel Cerqueira Moura traz para a comunidade bonfinense e região o resultado da participação de seus karatecas no I CAMPEONATO NACIONAL DE ARTES MARCIAIS ESCOLARES E EDUCATIVAS que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio no Ginásio Constâncio Vieira na cidade de Aracaju - SE. O evento foi organizado pela Federação Sergipana de Karatê Escolar - FESEKE e contou com a participação de delegações dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

A equipe formada pelos karatecas Jardel Moura, Éder Adriano, Jonathans Mendes (o Monge), José Mário, João Bento, Luziane Dayse e Rafaela Aragão se empenhou bastante através de treinamentos diários para representar mais uma vez e com destaque a cidade de Senhor do Bonfim e, consequentemente, o estado da Bahia.

Todos os nossos atletas subiram no pódio!!!! Entre os destaques da seleção bonfinense está Rafaela Aragão Moura, filha de Jardel Cerqueira Moura (campeão mundial de artes marciais). Participando pela 1ª vez de um evento nacional, a pequena de 7 anos, trouxe para casa medalha de ouro em Katá e medalha de prata em Kumitê. Parabéns garota!!!!!!



Vale destacar também a presença do professor Robeilton, faixa preta VI Dan que atuou como delegado da equipe de vencedores.

O próximo evento da Federação Baiana de Karatê de Semi-Contato será o Campeonato Baiano que acontecerá no dia 20 de maio na cidade de Piritiba. E, os atletas da ASKABON já confirmaram suas presenças!

Jardel agradece a confiança dos familiares, amigos e patrocinadores de nossa região. E reforça o pedido a todos os bonfinenses e vizinhos de nossa microrregião que fortaleçam o nosso comércio, pois são os nossos maiores parceiros e colaboradores.

Hamilton Miranda

EMBASA REALIZA TESTES EM SISTEMA ENTRE BONFIM E JAGUARARI


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa informa que a obra de Integração do Sistema de Abastecimento de Água de Senhor do Bonfim a Jaguarari está em fase de testes, e deve distribuir a água em definitivo ainda este mês. A obra tem um custo estimado em R$ 3 Milhões, e visa suprir a paralisação da obra do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Ponto Novo a Senhor do Bonfim, que está em processo de nova licitação. A obra vai amenizar os efeitos da estiagem, já que as barragens, da Fonte Velha e de Nível do Bendó, que abastecem o município, encontram-se em colapso.

A Embasa também avisa que, durante estes dias, vazamentos de água nas tubulações da obra poderão ser encontrados, o que é normal durante este processo. Somente a partir da correção total destes vazamentos, é que será distribuída a água de forma definitiva.


Ascom -
Embasa - Unidade de Senhor do Bonfim

Embasa convoca mais 133 classificados em concurso público



A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) convocou mais 133 candidatos classificados no último concurso público, conforme publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado e domingo (5 e 6), para Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Os convocados devem comparecer nos dias 14 e 15 deste mês à Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Deputado Paulo Jackson, Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, Rio Vermelho, com a documentação requisitada em edital. Na ocasião, os candidatos serão encaminhados para exames médicos admissionais.

Embasa

ENFERMEIROS PROIBIDOS DE SUTURAR FERIDOS NO HDAM



RESOLUÇÃO COFEN-278/2003

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, no uso das suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO a Lei nº 5.905/73, artigo 8º, IV e V;
CONSIDERANDO a Lei nº 7.498/86 e seu Decreto Regulamentador nº 94.406/87;
CONSIDERANDO o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução
COFEN nº 240/2000, em seu artigo 51;
CONSIDERANDO o deliberado na Reunião Ordinária do Plenário nº. 311;

RESOLVE:

Art. 1º - É vedado ao Profissional de Enfermagem a realização de suturas.
Parágrafo único: Não se aplica ao disposto no caput deste artigo as situações de urgência, na qual, efetivamente haja iminente e grave risco de vida, não podendo tal exceção aplicar-se a situações previsíveis e rotineiras.

Art. 2º - Ocorrendo o previsto no parágrafo único do artigo 1º, obrigatoriamente deverá ser elaborado Relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência, que levou a ser praticado o ato, vedado pelo artigo 1º.

Art. 3º - É ato de enfermagem, quando praticado por Enfermeiro Obstetra, a episiorrafia (Sutura de um períneo lacerado).

Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2003.
Gilberto Linhares Teixeira
COREN-RJ Nº 2.380
Presidente Carmem de Almeida da Silva
COREN SP Nº 2254
Primeira-Secretaria

SEC - SAÚDE

Governo de Senhor do Bonfim trará Projeto Carroceiro da Univasf



O Governo Cuidando da Nossa Gente está trazendo para Senhor do Bonfim o Projeto Carroceiro, desenvolvido desde 2008, em Petrolina, por docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O Projeto Carroceiro tem como objetivo promover o bem-estar dos animais de tração (cavalos, jumentos, burros), comumente utilizados para transporte de cargas da zona rural à cidade.

Uma equipe formada por 12 pessoas, coordenada pela professora de medicina veterinária, Adriana Gradela, com participação do professor, Marcelo Domingues, deve promover em maio ou junho, em Senhor do Bonfim, atividades de conscientização junto aos carroceiros e realizar, inicialmente, atendimento médico-veterinário em 60 animais.



Pelos animais – De acordo com o cronograma do projeto estão previstas as seguintes ações: 1. Cadastramento dos carroceiros e animais; 2. Socialização de informações sobre o manejo correto e o bem-estar dos animais, dentre elas: controle populacional, destino adequado dos materiais transportados e tratamento de feridas e nutrição; 3. Desverminação e vacinação dos equideos; 4. Distribuição de amostras de sal mineral.

“O projeto busca mudar a forma de pensar das pessoas [em relação aos animais], dando-lhes instruções sobre o peso da carga, a importância da alimentação adequada e do tempo de descanso. Somos um grupo que quer ver os animais que fizeram história no Nordeste serem reconhecidos e bem cuidados. Queremos deixar a mensagem de que os animais de tração não são máquinas de trabalho, que são seres vivos e, como todo ser vivo, precisam de cuidados, principalmente os animais dos carroceiros que são o meio de sustentação das famílias. É através dos fretes, levados por estes animais, que vem a única fonte de renda. E, como todos sabemos, o que eles ganham em troca é agressão física” – esclarece Juliana Siqueira, graduanda em Medicina Veterinária e membro da equipe do Projeto Carroceiro.

Além das atividades que serão desenvolvidas junto aos carroceiros, estão previstas a realização de palestras em escolas municipais de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, o grupo apresentará a peça teatral “O Jumento é Nosso Irmão”.

Saiba mais – O Projeto Carroceiros não tem fins lucrativos e já beneficiou 132 carroceiros e 289 equídeos. Cerca de 8.599 crianças, 542 pessoas, dentre elas, discentes e docentes da Univasf e médicos veterinários do município de Petrolina e adjacências foram envolvidos e beneficiados com as atividades, desenvolvidas gratuitamente.

Em Bonfim – De acordo com a coordenação, a equipe do projeto deve comparecer ao município no dia 19 de maio ou no dia 02 de junho. A participação dos carroceiros bonfinenses é de fundamental importância.

TODA QUINTA NO CINEMA APRESENTA LILO E STITCH



Walt Disney Clássicos

SINOPSE - Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fizer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.


EXIBIÇÃO DO FILME “LILO E STITCH" - 10/05/2012
LOCAL: CENTRO CULTURAL CECILIANO DE CARVALHO
HORÁRIO: 19:30 HORAS
TAXA DE MANUTENÇÃO OPCIONAL: 2,00 ( DOIS REAIS)
TITULO ORIGINAL: LILO E STICH
FAIXA ETÁRIA: LIVRE PARA TODAS AS IDADES
DURAÇÃO: 85 MINUTOS
GÊNERO: ANIMAÇÃO

ASCOM BONFIM

Brasileiro discute sobre implantação de novos cursos da Univasf em Bonfim

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu nesta segunda-feira (07), no campus Senhor do Bonfim, um ciclo de discussão sobre a “Parceria Interinstitucional e o Papel da Universidade no Desenvolvimento Regional”. O deputado Carlos Brasileiro (PT) esteve presente no evento, a convite do reitor da instituição, professor Julianeli Tolentino de Lima. A ação buscou articular entidades, movimentos sociais, setores produtivos e políticos para formação de redes de cooperação com foco no desenvolvimento regional.
À tarde, o deputado Brasileiro e lideranças do município, entre elas os vereadores Gustavo Miranda, Ivan Barbosa e João Carlos Bernardes (Biro-Biro), discutiram com a Reitoria sobre a expansão da Universidade em Bonfim, com a implantação de novos cursos. Ficou acertado, após a reunião, a realização de encontros com a sociedade civil para discutir sobre a escolha de três novos cursos para o Campus bonfinense, que deverão atender à demanda de toda a região. “É preciso fortalecer o Campus da Univasf em Bonfim, e, para isto, é necessária a implantação de novos cursos superiores”, citou Brasileiro. Ele destacou que, após a luta pela instalação da unidade no município, agora é a hora de lutar pela sua expansão, viabilizando-a junto ao Ministério da Educação.
O evento organizado pela Univasf buscou aproximar o corpo diretivo da Univasf dos professores, técnicos, alunos, das lideranças e da população em geral. “Este é um evento importante pela sua dimensão, pela sua proposta, pelo diálogo com a comunidade acadêmica e pela capacidade de articulação com diversos segmentos”, avalia o reitor da Univasf, professor Julianeli Lima.
Também durante o evento, foi oferecido um almoço pela Universidade. Além do Deputado e do Reitor, estavam presentes os prefeitos de Antônio Gonçalves, Roberto Carlos; Campo Formoso, Iracy Araújo; de Capim Grosso, Sivaldo Rios, e o vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Aurélio Soares. Também compareceram o vice-reitor da Univasf, Prof. Télio Nobre Leite; o chefe de gabinete, Edmilson dos Santos, entre outras autoridades.

ASCOM

Campanha de Vacinação contra Influenza continua até dia 25 em Senhor do Bonfim


A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Imunização Municipal continuam atuando na Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada no último sábado (05).

A campanha é nacional e voltada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas e profissionais da saúde que trabalham diretamente no atendimento ou vigilância epidemiológica, público alvo definido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Rosane Belém, mais de 30 postos de vacinação (das zonas urbana e rural) estão preparados para realizar os atendimentos, garantindo o bom andamento da campanha que deve se estender até o dia 25 de maio.

Renata Silva, gestante de nove meses, reconhece a importância da ação. “A vacina é de fundamental importância para mim a para meu filho essa vacina. Me deixa muito mais tranquila e beneficia toda a população” – afirmou.

Objetivos – Este ano o Programa Estadual de Imunizações tem como meta vacinar, até o final da campanha, de forma indiscriminada, 80% ou mais da população. O secretário de Saúde Antônio Marcos Lima detalha: “ Ao longo da semana, a imunização será realizada nas unidades de saúde, das 08 às 17 horas. Neste sábado, foram instalados postos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas”.

A doença – A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; ou ainda de forma indireta, pelas mãos (após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias as mãos podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz). A vacinação é uma das melhores formas de prevenção.

Dicas – 1.Na vacinação das crianças, é muito importante que os pais e/ou responsáveis levem o cartão de vacinação e saibam se a criança já tomou alguma dose anterior; 2. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez; 3.Os doentes crônicos devem levar aos postos de vacinação, documento com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuir; 4. Não é preciso levar atestado médico como comprovação de doença crônica.

ASCOM BONFIM