terça-feira, 22 de maio de 2012

ALIENAÇÃO PARENTAL (um problema sério para filhos de pais separados)



*Maraísa Santana

Muito comum em casos de separação dos genitores de crianças e adolescentes que não desenvolvem bom relacionamento após rompimento da União, a ALIENAÇÃO PARENTAL traz sérios prejuízos ao desenvolvimento desses filhos, ao ponto de exigir intervenção do Poder Judiciário, conforme determina a Lei 12.318/2010.

O termo “ALIENAÇÃO PARENTAL” está definido no artigo 2º, da referida Lei, como sendo o “ato de interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

Pela definição dada ao termo pelo artigo 2º da Lei 12.318/2010, observa-se que “ALIENAÇÃO PARENTAL” abrange a ocorrência de todo e qualquer tipo de conduta que prejudique o relacionamento da criança/adolescente com um dos seus genitores, sejam pela prática direta de um dos pais, ou com auxílio de terceiros (geralmente avós e tios).

Saindo do entendimento teórico e passando ao conhecimento prático, observamos que a “ALIENAÇÃO PARENTAL” revela um certo sentimento de raiva e vingança do cônjuge detentor da guarda do(a) filho(a) para com o(a) ex-companheiro(a), quando se separam, utilizando frases direcionadas aos filhos, tais como:

- “...”Cuidado ao sair com seu pai. Ele quer roubar você de mim”...; ... “Seu pai abandonou vocês”...; ...”Você não gosta de mim. Me deixa sozinha para sair com seu pai”...; ... “seu pai tenta sempre comprar você com brinquedos e presentes. Ele não vale nada”...; ...”Siua mãe não presta. Ela nos abandonou para viver com outro homem”...; ...”Cuidado com a sua mãe. Ela não gosta de você. Se gostasse, não tinha saído de casa”...; ...”Seu pai bateu em mim. Foi por isso que me separei dele”...; ...”Sua mãe não presta. É uma vagabunda, que só quer saber de festas e farras”...; ...”Seu pai é muito violento. A qualquer momento ele pode bater em você”... e assim por diante. São situações promovidas por um dos pais separados contra a outra parte.

É muito comum também, que o pai ou a mãe induza os filhos a formar sentimentos negativos daquele com quem não convive, praticando atos diversos, como por exemplo:

- cortar fotografias em que o filho aparece com o pai; proíbe o filho de expor fotografia com o pai no seu quarto; restringe ou proíbe a proximidade dos filhos e parentes com os membros da família do ex-cônjuge; faz chantagem emocional sempre que possível, especialmente quando a criança está de férias com o genitor não residente; impede o contato telefônico da criança com o genitor não residente, etc.

Observa-se, portanto, que a alienação parental é um processo que consiste em programar uma criança para que odeie um de seus genitores, sem justificativa. A Lei acima citada traz alguns exemplos desse ato odioso, tais como:

1 – realização de campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou da maternidade. EXEMPLO: Com a separação do casal, aquele que fica com a guarda da criança transfere as impressões próprias e frustrações do término do relacionamento para a criança, imputando a responsabilidade ao ex-cônjuge pelo fracasso da família, dizendo que este não tem preocupação com ela ou com mo seu futuro, sempre colocando ênfase nos defeitos do outro, ou, até mesmo, imputando fatos inverídicos.

2 – dificultar o exercício da autoridade parental, o contato da criança ou adolescente com um de seus pais, ou o exercício do direito regulamentar de convivência familiar. EXEMPLO: Aquele que detém a guarda da criança dificulta o direito de visitas do outro, ou, em havendo guarda compartilhada, inicia a criação de empecilhos pra a convivência da criança com o seu pai ou mãe, diminuindo os períodos de contato e convivência. Muito comum também as correntes desautorizações das determinações educacionais e correcionais de um dos pais por parte do outro, o que acaba maculando a autoridade parental sobre a pessoa em desenvolvimento.

3 – apresentação de falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para impedir ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente. EXEMPLO: com certeza essa é a mais grave ação de ALIENAÇÃO PARENTAL, porque configura crime de calúnia, difamação ou falsa comunicação de crime.

4 – mudança de domicílio para local distante, sem justificativa, visando dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. EXEMPLO: situações de nítido distancionamento, com intuito de prejudicar a convivência com familiares do outro genitor, a exemplo de avós e tios, principalmente quando um dos lados não tem capacidade econômica suficiente para realizar a visita e obter a proximidade a que tem direito.

Todas essas atitudes provocam problemas psicológicos nas crianças, recaindo sobre elas um sentimento de culpa que não tem, ora em forma mais grave, como o desvio de comportamento, e outras copiando o modelo materno ou paterno de forma inadequada.

O assunto é tão sério que psicólogos, psicanalistas e doutores em direito e medicina tratam o tema como “implantação de falsa memória”. A alienação parental gera, em muitos casos, depressão crônica, incapacidade de adaptação em ambiente psicossocial normal, transtornos de identidade e de imagem, sentimento incontrolável de culpa, isolamento, falta de organização, dupla personalidade e, às vezes, até suicídio. As vítimas dessa “síndrome” tem inclinação para álcool e para as drogas.

A guarda compartilhada tem sido o meio mais recomendável para que se evite a prática da “ALIENAÇÃO PARENTAL”, evitando que as crianças e adolescentes de pais separados sofram as influências negativas promovidas ou induzidas pelos pais que detém a sua guarda, mas o Poder Judiciário também pode interferir ao ponto de determinar a perda do Pátrio Poder do genitor alienante.

*Maraísa Santana é advogada, Especializada em Direito Público e Controle Municipal, com Habilitação para o Ensino Superior de Direito, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba).

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida conhecem suas casas


Os últimos contemplados no sorteio das unidades habitacionais da 1ª fase doPrograma Minha Casa, Minha Vida realizado ontem, 21, no auditório do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho foram conferir de perto o resultado das obras no Residencial Brisas do Monte. Em três ônibus disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Governo Cuidando da Nossa Gente, os novos moradores visitaram na tarde desta terça-feira (22) os imóveis recém adquiridos e em companhia de técnicos da empreiteira FCK realizaram a vistoria das unidades, um procedimento de praxe recomendado aos proprietários antes da ocupação do imóvel.


Um grupo de 40 pessoas participou das visitas. As pessoas foram acompanhadas e orientadas durante a visita, cujo intuito principal era apontar quaisquer necessidades de ajustes e aperfeiçoamentos na estrutura das casas, como foi informado durante o sorteio, ocorrido ontem no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. “Esta visita permitiu que os beneficiários finalmente conhecessem a dimensão do espaço conquistado: área de lazer e suas casas” – confirmou o assistente social, Janderson Igo Ferreira que atua no setor de habitação da Semas.


A bonfinense Senizia Vieira da Silva, 38 umas das 287 beneficiárias nesta 1ª fase do Minha Casa, Minha Vida, agora proprietária da casa nº 2, quadra 7, avaliou o que viu: “Finalmente vou sair do aluguel e poder pra todo mundo que tenho a minha casa própria! Agradeço esse presente que foi possível graças a Deus e ao governo federal e o municipal pela forma transparente como foi feito o processo desde o cadastro até o sorteio da minha casa.”
Dimensão – Casa unidade conta com aproximadamente 40 m² de área construída em lotes de 128m². A estrutura conta com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.



Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE ESTARÃO EM ASSEMBLEIA NESTA QUINTA


O SINDI+SAÚDE ESTARÁ FAZENDO UMA ASSMBLÉIA NO SINDIFERRO NESTA QUINTA-FEIRA AS 19H00MIN, COM TODOS OS TRABALHADORES DO HOSPITAL


SEGUNDO A REPRESENTANTE DO SIND + SAÚDE ESTÁ EXISTINDO MUITA INSATIFAÇÃO, PELA FORMA COM QUE ESTÁ SENDO CONDUZIDO O HDAM TAIS COMO:
O TRABALHADOR ESTÁ SENDO OBRIGADO TRABALHAR MESMO DOENTE, A EMPRESA NÃO ACEITA ATESTADO DE MÉDICOS DA CASA E OS ATESTADOS DE MÉDICOS DE FORA ELES NÃO ACEITAM, O PAGAMENTO SAIU NO DIA 16/05/2012, O DÉCIMO SÓ SAIU AGORA TAMBÉM, O TRABALHADOR ESTÁ SENDO TOTALMENTE DESRESPEITADO, A COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM, AONDE ELA VAI TRABALHA TRATA O TRABALHADOR COMO SE NÃO FOSSE GENTE ESTÃO SENDO HUMILHANDO DEMAIS. A SITUAÇÃO ESTÁ INSUSTENTÁVEL.

POR MARA LISBOA

Governo sorteou ultimas unidades habitacionais referentes à 1ª fase do Minha Casa, Minha Vida

IMG_3385.jpg
O Governo Cuidando da Nossa Gente em parceria com a secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta segunda-feira (21) no auditório do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho o sorteio das 96 unidades habitacionais do Residencial Brisas do Monte para os beneficiários que não compareceram ao sorteio anterior e aqueles cujo nome apareceu na lista apresentada recentemente. Vale lembrar que esse sorteio é referente à 1ª fase do programa Minha Casa, Minha Vida.

IMG_3447.jpg
O prefeito Paulo Machado parabenizou os presentes pela conquista, afirmou que esta “é uma nova fase de habitação em Senhor do Bonfim” e participou do sorteio do primeiro contemplado da tarde, que foi a senhora Maria Martiniana, 74, que irá morar na quadra 20, nº 10, em uma das 5 casas adaptadas a quem necessita de cuidados especiais. “Onde vocês vão morar existirá 1600 casas. É uma nova cidade que está nascendo próximo ao terminal rodoviário, com isso nós já estamos preocupados com transporte que tem que ter ali, o programa de saúde da família - PSF está praticamente pronto e inauguraremos em breve quando vocês estiverem já morando por lá, em frente tem a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, vamos construir uma escola ali também, já existe o projeto e na área central do Residencial Brisas do Monte existe uma área reservada para comércio, para que as pessoas possam construir nesse centro alguns boxes ou que a prefeitura construa esses boxes e alugue as pessoas por que tem que ter um comercio ali no centro.”Falou o prefeito Paulo Machado.


Ainda segundo o prefeito ao assumir o governo há três anos a questão das casas era muito rara. Existiam na Rua da Missão no bairro da Olaria 27 casas que estavam sendo construídas, invadidas e ninguém sabia quando terminaria a obra. Foram construídas 150 casas nesse local, foram construídas mais 37 no Povoado de Missão do Sahy e com o apoio da Caixa Econômica Federal – CEF, Governo Federal estão sendo construídas mais 1600 casas.

IMG_3475.jpg
Realizando o sonho – O aposentado Aloísio Nunes Carvalho, 73, revelou sua satisfação em estar adquirindo sua casa. “Eu sempre morei de aluguel, infelizmente nunca tive condições de ter a minha casa própria, agora graças ao governo municipal posso realizar o meu sonho. Espero conhecer a minha casa amanhã e mudar o mais rápido possível!” – contou.
A aposentada Antonia Francisca de Souza, 62, foi uma dos 287 sorteados e não esconde a satisfação de realizar o sonho da casa própria: “Sempre morei de aluguel e agora vou me mudar com minha família para a minha casa!” – disse.

O Programa – Minha Casa, Minha Vida, em Senhor do Bonfim, é coordenado pelas secretarias de Infraestrutura de Assistência Social do Governo Cuidando da Nossa Gente.

Minha casa – As unidades habitacionais do Residencial Brisas do Monte contam com aproximadamente 40m² e com a seguinte estrutura: sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois (2) quartos. Além disso, os moradores usufruirão dos espaços coletivos: quiosque e campo de areia.

IMG_3491.jpg
Previsão - Durante o sorteio foi informado que a previsão de entrega das chaves aos beneficiários referentes à 1ª fase do programa Minha Casa, Minha Vida é para o dia 11 de junho.
Reunião informativa: Forneceu informações detalhadas sobre o programa minha casa minha vida; expos os critérios de seleção e participação do programa; explicou o papel de cada agente envolvido; abordou o contrato de parcelamento a ser assinado (minuta do contrato) e debateu sobre os direitos e deveres dos beneficiários:
Beneficiário: Deve residir no imóvel, pagar regularmente o parcelamento, conservar o imóvel e participar das atividades previstas no projeto social.
Transferência de divida do imóvel: o parcelamento e o subsídio aportado ao contrato são pessoais e intransferíveis, vinculados aos titulares do contrato original.
Os beneficiários ficam impedidos de: vender, prometer vender ou ceder seus direitos, emprestar, alugar o imóvel ou dar qualquer outra destinação ao imóvel que não seja a residência dos titulares.
Vistoria – Antes de assumirem as novas moradias, os beneficiários realizarão uma vistoria, marcada para amanhã, dia 22, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Uma equipe da construtora FCK fará o acompanhamento e dará orientações sobre os imóveis durante a visita.
Um ônibus foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal para levá-los às unidades.

Estiveram presentes o vice - prefeito de Senhor do Bonfim Dr. Aurélio Soares, o vereador Carlos de Tijuaçu, representantes da Caixa Econômica Federal, Embasa e Policia Militar, os secretários de governo: Auzeneide Nunes – Sec. de Infraestrutura,Claudio Nunes – Sec. de Administração, Claudionor Peixinho – Sec. de Industria e Comércio, Maria das Neves – Sec. de Educação, Raimunda Almeida – Sec. de Integração, Riana de Oliveira – Sec. de Cultura.


Governo Cuidando de Nossa Gente Assessoria de Comunicação Social

MISSÃO NO BONFIM III E OLARIA ADIADA PARA JUNHO


Aviso para os Missionários



Queridos Irmãos missionários leigos, da Paróquia de Senhor do Bonfim.

Aviso: A Missão que iria acontecer em 27/05/2012 no Bonfim 3 e Olaria foi adiada para dia 3 de junho.

Até lá, se Deus quiser.

Aguardamos vocês!!!


http://www.pastoralmissionariadebonfim.blogspot.com.br

ACS EM REUNIÃO NESTA QUARTA


Amacssb (Associação Municipal dos Agentes Comunitário de Saúde de Senhor do Bonfim), vem através deste convidar todos os ACS da sede e zona rural, para uma Assembléia Geral na sede da Associação Comercial, na Praça Dr José Gonçalves, no dia 23/05/12 às 08h30min com a seguinte pauta:
Situação do piso Nacional dos Acs e Ace em Brasilia;
Situação do Rateio para os ACS;
Falar da festa em junho, onde iremos comemorar os 20 anos de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) em Bonfim;
E o que ocorrer.
Sem mais para o momento e certo da valiosa atenção e da presença de todos agradecemos antecipadamente pela atenção dispensada.

ROSECLEYSE FEITOZA DA COSTA
PRESIDENTE

Bonfinenses conquistam 11 medalhas no Baiano de Karatê de Semi-Contato disputado em Piritiba- BA


Senhor do Bonfim fez bonito no XVII Campeonato Baiano de Karatê de Semi-Contato, disputado no dia 20 de maio, em Piritiba, participando e conquistando medalhas.

Mais uma vez nossos atletas brilharam numa competição que reuniu participantes de vários municípios da Bahia e trouxeram na bagagem 8 medalhas de ouro e 3 de prata. Segundo os karatecas, a meta agora vai ser o certame brasileiro de 2012 que será realizado em Salvador no mês de setembro.

Vale destacar também a presença do professor Renato com seus alunos de Jaguarari que também trouxeram medalhas e do professor Robeilton, faixa preta IV Dan que atuou como delegado da equipe de vencedores.

Os karatecas de Bonfim conquistaram as seguintes premiações:

Jardel Moura – 1º lugar em katá e kumitê

Jonathas (Monge) – 1º lugar em katá e kumitê

Mirela - 1º lugar em katá

José Mário – 2º lugar em katá e kumitê

Luziane - 1º lugar em katá e kumitê

Jeovane - 1º lugar em katá e 2º em kumitê

Reforçamos nosso agradecimento à Prefeitura Municipal de Jaguarari e pedimos a todos os bonfinenses e vizinhos de nossa microrregião que fortaleçam o nosso comércio, pois são os nossos maiores parceiros e colaboradores.

Elaine Aragão

CINE BONFIM TODA QUINTA NO CINEMA APRESENTA PLANO B COM JENNIFER LOPEZ


SINOPSE - Zoe (Jennifer Lopez) está cansada de aguardar pelo homem certo. Decidida a ser mãe de qualquer maneira, ela elabora um plano, marca uma consulta e resolve fazer inseminação artificial. Neste mesmo dia conhece Stan (Alex O'Loughlin), que surge como uma possibilidade real de relacionamento. Só que Zoe quer manter o relacionamento no nível da amizade, ao mesmo tempo em que precisa esconder os primeiros sinais da gravidez. Quando enfim revela a verdade, Stan lhe diz que está disposto a encarar a situação.



EXIBIÇÃO DO FILME “PLANO B COM JENNIFER LOPEZ” - 24/05/2012
LOCAL: CENTRO CULTURAL CECILIANO DE CARVALHO
HORÁRIO: 19:30 HORAS
TAXA DE MANUTENÇÃO OPCIONAL: 2,00 ( DOIS REAIS)
TITULO ORIGINAL: PLANO B COM JENNIFER LOPEZ
FAIXA ETÁRIA: LIVRE PARA TODAS AS IDADES
DURAÇÃO: 110 MINUTOS
GÊNERO: COMÉDIA ROMÂNTICA




SECULT - SENHOR DO BONFIM
(SECRETARIA DE CULTURA)

“GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE"

Câmara Municipal de vereadores realiza Audiência Pública com a UNIVASF


Será realizada nesta quarta-feira (23/05) às 19:00h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim uma Audiência Pública com a UNIVASF, com o Tema: O PAPEL DA UNIVASF NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL ( AMPLIAÇÃO DE CURSOS). O Objetivo do evento é trazer os representantes da universidade para debater junto com a população, principalmente os estudantes, sociedade civil e organizada, assuntos importantes como à criação de novos cursos e o papel da UNIVASF no desenvolvimento do município e micro região. É de extrema importância à participação da população, para debater esses e outros assuntos e trazer propostas para que a audiência seja um sucesso. Contamos com a sua participação!
Foto: Maravilha Notícias

Sobe para 47 o número de municípios que fazem mudança nos festejos juninos


Festejar Santo Antônio, São João e São Pedro é uma das culturas mais tradicionais do povo nordestino. Na Bahia, este ano, os festejos juninos estão ameaçados por causa da seca, que de acordo com especialistas pode ser considerada como a maior seca dos últimos 47 anos. Diante da situação, até a presente data 26 municípios já cancelaram as festas juninas e 21 diminuíram a programação.

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, alerta os prefeitos que “é preciso neste momento que o prefeito pense primeiramente no povo, em diminuir o sofrimento. Se o município está sofrendo com a seca é necessário que a verba, que antes era destinada aos festejos, seja revertida para minimizar os efeitos causados pela estiagem”.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) publicou um decreto orientando aos gestores que os gastos com os festejos juninos não podem ser maiores do que os praticados em anos anteriores, assim como devem levar em consideração os recursos financeiros em caixa, para que os festejos não prejudiquem a ação de combate a seca.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA- Sobe para 238 o número de municípios baianos que decretaram situação de emergência por causa da seca, ou seja, mais da metade das cidades em todo o Estado sofre com a estiagem. A falta de água já comprometeu cerca de 80% de toda a produção agrícola e afeta mais de 2,4 milhões de pessoas. (Fonte: UPB)

Confira abaixo os municípios que cancelaram ou diminuíram os festejos:

--- CANCELADOS ----
ATUALIZADOS - 15/05/2012
1- PINDOBAÇU
2- CASA NOVA
3- TAPIRAMUTÁ
4- FILADELFIA
5- MIGUEL CALMON
6- NOVA FÁTIMA
7- MIRANTE
8- VÁRZEA DO POÇO
9- NOVA ITARANA
10- IRAMAIA
11- SITIO DO QUINTO
12- CANUDOS
13- BOA VISTA DO TUPIM
15- PEDRO ALEXANDRE
16- LAGOA REAL
17- PRESIDENTE DUTRA
18- SANTA TEREZINHA
19- MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO
20- VÁRZEA NOVA
21- BARROCAS
22- TUCANO
23- CAEM
24- MUNDO NOVO
25- SERROLANDIA
26- RIACHÃO DO JACUÍPE
--- REDUZIRAM ----
ATUALIZADOS - 11/05/2012
1- SENHOR DO BONFIM
2- LENÇOIS
3- MUCUGÊ
4- PAULO AFONSO
5- PIRITIBA
6- AMARGOSA
7- JEQUIÉ
8- EUCLIDES DA CUNHA
9- VALENTE
10- MARCIONILIO SOUZA
11- IRECÊ
12- CAMPO FORMOSO
13- SANTA INÊS
14- MORTUGABA
15- BOTUPORÃ
16- BOQUIRA
17- MACAÚBAS
18- CACULÉ
19-CAMAÇARI
20- OLIVEIRA DOS BREJINHOS
21-ACAJUTIBA

Da Redação
UPB

Pré candidato do PCdoB foi sabatinado na Bonfim News


O pré candidato a prefeito de Senhor do Bonfim, Zé Antônio(PCdoB), foi entrevistado na noite de ontem nos estúdios da Bonfim News. Zé Antônio, falou sobre educação, saúde, infra-estrutura e projetos caso seja eleito prefeito bonfinense.

Entrevistado por Walterley, Cleber Vieira e George Catatal, o comunista fez a todo instante comparações entre Jaguarari e Senhor do Bonfim, e chegou a destacar que o municipio jaguarariense é hoje muito mais produtivo e desenvolvido que Bonfim.

Zé Antônio é secretário de educação de Jaguarari. Sobre as contas de Brasileiro, que serão novamente julgadas pela câmara, o pré- candidato disse que votou contra o parecer do TCM, e se estivesse vereador votaria novamente contra o parecer.

O ex-petista declarou que não houve desvio de verbas e que o TCM se manifetou de maneira política ao rejeitar as contas de 2001.

Durante a entrevista, Zé Antônio, ainda fez críticas ao governo de Paulo Machado, e disse ser contra a municipalização do Hospital Regional. Ao ser comparado com Brasileiro, deixou claro que os dois pré candidatos do PCdo B, são melhores politicamente que Carlos Brasileiro.

A próxima entrevista vai acontecer amanhã(23), às 20hs, no estúdio da Bonfim News, com a pré candidata petista Gorete Braz.

Bonfim News

Senhor do Bonfim sedia Encontro visando o Fortalecimento da Gestão Municipal


Terá início hoje, 22, e segue até o meio desta quinta-feira, 24, o Encontro para Integração das Políticas Públicas visando o Fortalecimento da Gestão Municipal. “A União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime é uma entidade que agrega os secretários municipais de educação dos 417 municípios do estado da Bahia. Senhor do Bonfim é um pólo regional que agrega 22 municípios, por isso a importância de haver um encontro como esse em Bonfim. O atual prefeito o Dr. Paulo Machado já foi presidente da Undime estadual nos anos de 2006 e 2007, como é professor e sensível a políticas publicas voltadas a educação é um grande incentivador para a realização de projetos como esse no município. Por esse motivo Senhor do Bonfim foi escolhido como sede do encontro que tem uma relevância muito grande não só para o município, mas como de toda a região. A realização do evento é possível graças à parceria entre: Undime – BA com a Undime do pólo regional de Senhor do Bonfim, Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação– FNDE e com o apoio da prefeitura municipal.” Falou Deusdete Carrilho – Pedagoga e Assessora da Undime – BA.

Contando com a participação de Secretários de Educação da região, Técnicos do Ministério da Educação, Técnicos do FNDE, Coordenadores da Secretaria Estadual de Educação, conselhos: do Fundeb, Educação e Alimentação Escolar, sindicatos, associações e Conselheiros Escolares de diversos municípios. Organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), o encontro estará acontecendo no Auditório Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, tendo a colaboração direta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Programação:

Dia 22/05

10h45 - Será realizada palestra com a Promotora do Município de Senhor do Bonfim Drª Ítala Luzana da Silva tendo como tema: O Ministério Público no Controle das Políticas Públicas dos Programas Sociais da Educação.

13h30 - Será realizada palestra com a Coordenadora do Programa dos Quilombolas do estado da Bahia Profª. Drª Andréia Lisboa de Souza e terá como tema: Desafios para a educação das Relações Étinicos-Raciais.

15h30 - Será realizada palestra com Técnico da Coordenação do Ensino Fundamental de nove anos – SEB/MEC, Profº. Mestre Paulo Alves, tendo como tema: Ensino Fundamental de Nove Anos

Na quarta-feira, 23, pela manhã, os Técnicos do FNDE falarão sobre o Plano de Carreira e o Piso Salarial que são dois assuntos que estão deixando preocupados os administradores, secretários e servidores de diversos municípios do Brasil em especial do setor educacional, gerando inclusive greves em muitos deles.

Dia 23/05

8h - Será realizada palestra com a representante do PNAE/FNDE, a Nutricionista Amélia Borba Costa e terá como tema: Programa Nacional de Alimentação Escolar.

10h30 - Será realizada palestra com o especialista em direito trabalhista, o Dr. Antônio Campos e terá como tema: Plano de Carreira e Piso Salarial.

14h - Será realizada palestra com o representante da Coordenação da prestação de contas do FNDE, o Sr. Bruno Costa e Silva que terá como tema: Sistema de Gerenciamento de prestação de contas – SIGPC-FNDE.

16h30 – Continuidade da prestação de contas

Dia 24/05

8h - Será realizada palestra com o Coordenador em exercício dos planos decenais de educação do MEC, o Profº Clodoaldo Souza que terá como tema: Plano Nacional e Municipal de Educação

11h – Será realizado Coquetel e encerramento do Encontro.



Governo Cuidando de Nossa Gente Assessoria de Comunicação Social

MAIS UM ACIDENTE EM MINÉRIOS DE SERRA DA CARNAÍBA


Foto: Esmeralda Notícias

Por volta das 15h00min dessa segunda-feira, outro acidente em garimpos de minérios na região de Pindobaçu, especificamente no corte de Trecho Velho – Serra da Carnaíba, distante 18Km de Pindobaçu.
Quando o jovem DIEGO FELIX MORAES, 20 anos, residente em Serra da Carnaíba, de acordo com informações ele teria perdido o controle de um carrinho utilizado para carregar o minério, quando em uma descida vindo a descarrilar fazendo com que ele caísse num corte de aproximadamente 120m.
A Polícia Técnica esteve na manhã dessa terça-feira, mas a retirada do corpo está dependendo da chegada de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, pois o corpo do jovem encontra submerso a cerca de 20m, o que dificultou a remoção por parte do DPT.
Esse é o segundo acidente em um mês na mesma região, vitimando seis pessoas.

Maravilha Notícias

BONFINENSES FIZERAM BONITO NA 3ª COPA LUZENSE DE KARATÉ


Alunos da academia Evoluação Karatê Dô, conquistaram 26 medalhas na copa luzense no último dia 20/05/2012 ficando em segundo lugar na classificação geral.

Raimundo Miranda - 02 medalhas de ouro
Maria Clara - 01 medalha de ouro, 01 de prata e 01 de bronze
Raul Ferraz - 03 medalhas de ouro e 01 de prata
Douglas Alexandre - 03 medalhas de ouro e 01 de prata
Emanuel - 02 medalhas de ouro e 01 de prata
Vinícius Santos - 03 medalhas de ouro e 01 de bronze
José Osvaldo - 01 medalha de ouro
Icaro Santos - 02 medalhas de ouro e 01 de prata
Wellington Conceição - 01 medalha de ouro e 01 de bronze.

OBS: A copa seria realizada no dia 22/04/2012, por motivo pariculares foi realizado em 20/05/2012.
No mês de outubro os atletas Raimundo Miranda e Vinícius Santos irão para São Paulo disputar o Campeonato brasileiro.
A academia Evolução de Karatê Dô agradece aos Pais dos atletas, Netto Maravilha e aos Atletas.

Genivaldo Araujo