quinta-feira, 24 de maio de 2012

HOMEM COMETE SUICÍDIO EM FILADÉLFIA


Foto Google

Foi encontrado pendurado com uma corda no pescoço o corpo do senhor ANTONIO BISPO DOS SANTOS, 52 anos, residente na Fazenda Abobora, zona rural de Filadélfia.
De acordo com informações o homem vinha passando por problemas depressivos e já havia tentado outras vezes por fim a sua vida.
O corpo foi trazido para Senhor do Bonfim a fim de ser necropsiado.

Maravilha Notícias

BOMBEIROS DE BONFIM CONSEGUIRAM RESGATAR CORPO DE JOVEM EM SERRA DA CARNAÍBA UTILIZANDO GARATÉIA


Desde a última segunda-feira (21), o corpo do jovem Diego Felix, 20 anos de idade, residente em Serra da Carnaíba – Pindobaçu permanecia dentro da mina de garimpo no povoado de Trecho Velho, em Serra da Carnaíba. Ele foi vitimado quando realizava trabalhos com um carrinho utilizado sobre trilhos para retirar os entulhos (restos) das pedras da mina, e teria caído de uma altura de 120m, detalhe que os vinte metros finais encontravam-se cheios d’água.
Na terça-feira (22), o Bombeiro de Bonfim, juntamente com o DPT estive no local, porém só havia possibilidade de remover o corpo com mergulhadores que deveriam chegar de Juazeiro, ao chegarem ao local os mergulhadores teriam dito que não disponibilizavam de material apropriado para a remoção, uma vez que o local era de difícil acesso.

O Professor de Educação Física, empresário Neuber Bonfim, que tem curso de mergulho esteve à disposição dos bombeiros de Bonfim, porém também não houve possibilidade de remover o corpo, por causa da contaminação da água, que já apresentava mau cheiro e o corpo apresentava estado de putrefação.

Diante das dificuldades, Sargento Marcelo esteve buscando autorização do coordenador do DPT de Senhor do Bonfim Dr. Caetano, para que fosse utilizada uma garatéia (espécie de gancho) na remoção do corpo, “é preciso a autorização da polícia técnica por causa do uso da garatéia, uma vez que o ferro pode ferir ainda mais o corpo e isso poderia comprometer o resultado final da autópsia” disse Sargento Marcelo.


Garatéia

Autorizado foi então utilizado a garatéia quando por volta das 10h30min de terça-feira (22), de acordo com o Sargento Marcelo na primeira içada o corpo foi resgatado, e encontrava-se dentro do carinho apresentando estado avançado de putrefação, mesmo assim o corpo foi encaminhado para necropsia e posterior liberação para sepultamento por parte da família do jovem.

Diego morreu um mês depois que cinco funcionários de outra mina de garimpo faleceram quando caíram de uma altura de 150m, em Serra da Carnaíba.

Texto: Maravilha Notícias
Fotos: Google, Esmeralda Notícias

MEC altera forma de correção da redação do Enem


O Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar a forma de correção da redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 3 e 4 de novembro. A discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação. Segundo a reportagem apurou, nos casos em que nem um terceiro corretor conseguir chegar a um consenso com os outros dois, a prova será submetida a uma banca examinadora, que dará a nota final.

O anúncio dessas e de outras mudanças será feito hoje em coletiva de imprensa pelo ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Desta vez, o edital do processo contemplará um único exame, e não vários.

Na última edição do Enem, o Inep foi confrontado com processos judiciais de candidatos que criticaram as notas finais. Foi o caso de uma estudante carioca que recebeu três notas diferentes: 800 (do primeiro corretor), 0 (do segundo) e 440 (do terceiro). A mudança na forma de correção deverá aumentar o número de redações revisadas e exigir melhor treinamento.

Agência Estado

CPRN TEM NOVO COMANDO A PARTIR DESTE SEXTA (25)


O CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte terá nova direção a partir desta sexta-feira, dia 25. Convite emitido pelo Comandante Geral da PM na Bahia, Coronel Alfredo Braga de Castro e pelo Comandante de Operações Policiais Militares, Coronel Nivaldo Nascimento dos Anjos, dá conta que a solenidade de transmissão de cargo acontecerá a partir das 17 horas, oportunidade em que o Tenente Coronel João Pedro de Carvalho passará o comando ao Coronel Inácio Paz de Lira Júnior.

GJ

Seca continua provocando grandes prejuízos em Ponto Novo


A prolongada estiagem continua provocando grandes prejuízos em toda a região, sobretudo nas atividades rurais. Por um lado, os agricultores não plantaram suas colheitas ou até mesmo perderam, aqueles que plantaram; ao mesmo tempo o prejuízo atinge aos que criam animais, especialmente o gado, sem água para matar a sede dos “bichos” e sem pasto para alimentá-los e muitas vezes para não ver o sofrimento provocado pelo “berro da fome”, sacrificam ainda mais suas finanças transportando seus rebanhos para outras regiões e até mesmo outros estados, pagando caro pelo transporte e aluguel de pastagens. Foi assim que aconteceu com o Sr. José Santana, pecuarista e fazendeiro em Filadélfia e Ponto Novo. Ontem, dia 23, o mesmo sofreu mais um grande prejuízo ao perder quase 20 animais, entre vacas e bois, mortos quando os colocava em um caminhão gaiola para transportar para outras regiões e ainda previa mais mortes pelos mais de 20 animais “caídos”, debilitados pela fome. “O sacrifício é enorme, a dor pela fome dos animais corta o coração da gente, agente faz até mesmo o que não pode para não ver tanto sofrimento, mas a situação de fraqueza dos animais é tanta, que não resistem nem mesmo a uma busca de socorro, até mesmo os trabalhadores já estão esgotados de tanto lutaram tirando os animais mortos, as mãos cortadas e calejadas puxando as cordas com os animais; é difícil, mas Deus vai nos apontar uma saída”, lamenta José Santana, ao olhar para seus animais mortos e empilhados, sem nada poder fazer.

(Escrito por Arnobio Carneiro/Itapicuru FM)

Brasileiro e representantes do transporte alternativo se reúnem na Agerba



Na tarde desta quarta-feira (23), o deputado Carlos Brasileiro (PT) e representantes dos operadores do transporte alternativo na região de Senhor do Bonfim estiveram reunidos com o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa. Eles discutiram sobre o processo de regularização do transporte complementar na microrregião.

O encontro contou com as presenças de membros da Associação de transporte alternativo complementar de Senhor do Bonfim (Atrac), da Associação do Transporte Alternativo de Pilar (Atapi) e da Cooperativa de Transporte Alternativo de Senhor do Bonfim. Aos presentes, o diretor Eduardo Pessoa firmou o compromisso de publicar o termo da intenção de licitação do transporte alternativo da região nesta quinta-feira (24), dando início às etapas do processo de regularização. Após a publicação, tem-se o prazo de 30 dias para que o termo seja impugnado ou que possa dar prosseguimento com a publicação do edital para licitação das linhas de transporte complementar.

Poderão participar da licitação pessoas físicas que atuam no setor. Inicialmente a frota de veículos poderá ter até 14 anos de uso, mas dentro do período de 6 meses deverá ser renovada para automóveis com até 5 anos de uso, com multa a ser aplicada em caso de descumprimento.

O deputado Carlos Brasileiro (PT) vem participando ativamente para resolver essa questão do transporte público da região de Bonfim, e lutará com outros parlamentares para ajudar os proprietários das linhas alternativas a renovarem sua frota através de uma linha de crédito para aquisição de micro-ônibus e vans, lançada pela Desenbahia.


Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

SERÁ O FIM DA GUERRA DE ESPADAS EM BONFIM


Caros leitores venho manifestar em nome de todos os espadeiros de senhor do Bonfim questionar sobre a tradicional guerra de espadas, pois os nossos caros políticos nenhum se manifestam, está chegando os festejos juninos quero saber se ninguém vai se manifestar.
A guerra de espadas é uma tradição de Senhor do Bonfim, é cultura, acho que o nossos representantes políticos deveriam tomar providencias ou o nosso São João vai acabar de vez.


Felipe Nascimento

Vacinação de trabalhadores expostos a doenças infectocontagiosas pode se tornar obrigatória


Um projeto de lei apresentado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta quarta-feira pretende tornar obrigatória a vacinação de qualquer pessoa exposta ao risco de doenças infectocontagiosas em seu ambiente de trabalho ou em decorrência da atividade que exerce. É o caso, por exemplo, de quem atua no ramo da construção civil e está sujeito a doenças como o tétano.
Por falta de quórum, a matéria ficou para ser votado na sessão da próxima semana. A medida tramita em caráter terminativo e, depois de aprovada, caso não haja recursos, seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados.
O autor da proposta, Paulo Davim (PV-RN), explicou que, apesar de a vacina contra tétano integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostra que pelo menos 18% dos trabalhadores contraíram a doença depois de se acidentarem no trabalho.

www.zerohora.com.br

ACLASB HOMENAGEIA BONFIM EM SESSÃO SOLENE DIA 25

Sabatina com Gorete Braz bate recorde de audiência


A Bonfim News, experimentou na noite de ontem o doce sabor de bater o recorde de audiência, em um horário super disputado com telejornais nas emissoras de televisão. A sabatina com a pré candidata do PT Gorete Braz, foi além do esperado, chegando até mesmo a ter o sistema congestionado devido ao grande número de acessos.

Gorete foi entrevistada por Walterley Kuhin, Cleber Vieira e George Catatal. A pré candidata petista respendeu á várias perguntas ligadas a temas diversos. Saúde, educação, segurança foram alguns dos temas abordados.

Confirmando o seu desejo de chegar a prefeitura, Gorete apresentou seu projeto de governo, e disse ser uma novidade para o eleitorado bonfinense. O candidato do PT será escolhido através do votos dos filiados em encontro que acontecerá no próximo dia 10 de Junho.

Sexta(25), será a vez de Paulo Braga(PDT). Blog do Walterley

Governo recebe reitor da Univasf que retoma a expansão de cursos no município


Na final da tarde desta quarta-feira, o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, recebeu em seu gabinete o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e sua comitiva. O encontro foi realizado para promover aproximação dos diretores da Univasf com os gestores dos municípios onde existe campus da universidade. Durante a reunião, o prefeito relembrou já ter procurado e apresentado à universidade um projeto de Extensão de Cursos, antes mesmo da instalação da Univasf em Senhor do Bonfim. “Nós precisamos trazer cursos que tragam visibilidade para o município. Dessa forma vamos evitar a debandada dos nossos jovens que vão cursar em Juazeiro, Petrolina e Salvador, entre outros pólos educacionais”, relatou o Prefeito.
Mais cursos – Segundo o reitor Julianeli Tolentino de Lima, existe a possibilidade de expansão de novos cursos, mas depende do apoio e incentivo do Governo Federal e municipal: “Em Senhor do Bonfim, pela estrutura que temos, caberiam mais dois ou três cursos, e assim alcançaríamos o projeto do MEC que só regulamenta e apóia Campus que tenha no mínimo cinco cursos. Esta parceria vai consolidar o campus e os cursos no município.”
Segundo o reitor, o resultado da reunião foi “muito satisfatório”, já que retomou conversas iniciadas há cerca de cinco anos, pelo então Secretário de Educação Paulo Machado com a Univasf, antes mesmo da universidade se fixar em Senhor do Bonfim. Disse ainda que o projeto apresentado pedia a implantação dos cursos de Direito, Medicina Veterinária, Engenharia de Minas, Ciências Sociais e Turismo, parecia visionário, mas não foi bem avaliado pela gestão universitária anterior. “Com a minha visita hoje ao prefeito estabelecemos a volta da discussão desse projeto, que será avaliado pela universidade, sociedade civil e pela classe política que é quem vai proporcionar os investimentos na área de educação do município”. O reitor Julianeli anunciou que na audiência pública que será realizada hoje na Câmara de Vereadores, fará a exposição desse projeto e ouvirá a opinião dos presentes. “Só assim aproveitaremos melhor o Campus de Senhor do Bonfim, que dispõe apenas do curso de Ciências da Natureza”.
Capacitação – Por sua vez, o prefeito propôs ao reitor que fosse implantado em Senhor do Bonfim um curso de Formação Complementar voltado aos profissionais da rede de saúde que não dispõe de curso superior, como agentes de saúde. “Esse projeto contribuiria para a formação dos servidores municipais, e a universidade faria essa interação dos níveis médio e superior”. Em resposta a proposta, o reitor convidou o prefeito para ir até a reitoria da Univasf no dia 07/06 para juntos balizarem o projeto voltado para a área de saúde.
Saúde - Pensando em minimizar os problemas da rede pública de saúde do município, o prefeito propôs ao reitor que os alunos de cursos da área de saúde utilizassem o Hospital Regional como campo de estágio. Dessa forma desafogaria os profissionais que lá atuam. Esses estagiários poderiam atuar nos postos de saúde, aumentando a área de abrangência da saúde municipal.
Cultura – Ao final da reunião o prefeito Paulo Machado presenteou os membros da comitiva com 4 livros de sua autoria, que contemplam a história de Bonfim.
Presentes – Aurélio Soares, vice-prefeito; Klene Barreto, jornalista; Edmilson Santos, chefe de Gabinete da Reitoria; Jaciane Araujo, chefe do Gabinete Municipal; José Gonçalves, secretário executivo do Consórcio; Adriana Longuinho, coordenadora-geral da Ascom e Joel de Sena, assessor de Comunicação.

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Um novo modelo de produção para atividade leiteira na região marcou o I Dia de Campo - Leite no Sertão


O primeiro Dia de Campo - Leite no Sertão, sobre a sustentabilidade da atividade leiteira no semiárido, realizado no último Domingo (20), na Fazenda Brejinho, contou com a parceria de laboratórios, entidades, instituições, sindicatos, laticínios regionais e cooperativas. O evento reuniu cerca de 500 pessoas ligadas a atividade leiteira, produtores de várias cidades com a finalidade de incentivar alternativas técnicas de produção, melhoramento genético e manejo adequado, demonstrando a verdadeira potencialidade da atividade na região.

Neste momento de escassez de chuva o produtor rural necessita repensar o seu modelo de produção, primando pela segurança, qualidade e eficiência, garantindo assim, no futuro próximo, uma produção eficaz no fornecimento de leite. As informações técnicas apresentadas por especialistas no evento são necessárias e foram disponibilizadas aos produtores para projeções de negócios e profissionalismo da atividade leiteira, de forma organizada, baseado no princípio do cooperativismo e associativismo - Produzir de forma isolada, segundo especialistas na área, está fadado ao insucesso.

Os participantes demonstraram interesse pela busca de informações e troca de conhecimento, e essa interação necessária para a projeção da atividade fortaleceu laços e construiu uma rede preciosa de relacionamentos. O Dia de Campo sobre a sustentabilidade da atividade leiteira na região do semiárido cria um marco inédito e se projeta como uma referência anual da atividade na região para capacitação do sertanejo na expansão da bacia leiteira regional.Cidades representadas no evento:Campo formoso,Jacobina,Sento Sé,Capela do Alto Alegre,Saúde, Jaguarari,Caém,Serrolândia,Feira de Santana,São Domingos,Irecê,Capim Grosso,Andorinha,Caldeirão Grande e Pindobaçu.

Por Ricardo Aquino

Agenda Wagner Rosa


Nessa quinta-feira 24/05/12, , nosso artista Wagner Rosa estará se apresentando no II ENCONTRO PARA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VISANDO O FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL UM EVENTO a partir das 11:00 da manhã no centro cultural.

E nessa sexta feira dia 25/05/12 nosso artista também estará se apresentando no bar e pizzaria Moenda apartir das 21:00.

EU curto Wagner Rosa
Eu vou!
e Você não pode perder!

HOMENAGEM PÓSTUMA A CÂNDIDO AUGUSTO MARTINS



Os familiares do ex-deputado estadual e ex-prefeito Cândido Augusto Martins estão convidando amigos, filiados do partido Democratas e simpatizantes, especialmente, aqueles que participaram da política liderada pelo líder Cândido Martins, bem como a população em geral, para as Homenagens Póstumas que serão prestadas a Cândido, no próximo domingo, dia 27, das 9 às 13 horas, na Sociedade 25 de Janeiro.
Regina Martins e familiares agradecem a presença de todos.


Foto: Blog do Meireles

UNIVASF DISCUTE COM A POPULAÇÃO BONFINENSE A VINDA DE NOVOS CURSOS



Aconteceu nesta quarta-feira (23/05) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, uma Audiência Pública com o professor e Reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. Com o Tema: O PAPEL DA UNIVASF NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (AMPLIAÇÃO DE CURSOS). O evento foi uma proposta do vereador Gustavo Miranda (PCdoB), Presidente da Comissão de Educação da Câmara, sendo abraçada pelos demais vereadores daquela Casa Legislativa.

Participaram do evento várias autoridades políticas como o Presidente da Câmara, João Carlos Bernardes (Biro-Biro), Prefeito Paulo Machado, Zé Antônio Secretário de Educação do município de Jaguarari, Helder Luiz Amorim diretor da DIREC 28º, Anilson José de Souza Coordenador do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, Valberto Pereira presidente da CDL, Dr. Antônio Campos representando a OAB. Também participaram do evento Andreilto Almeida (ADESB), estudantes da UNIVASF e representantes do movimento estudantil como Fabrícia Tenório presidente da UJS (União da Juventude Socialista) e diretora da UEB (União dos Estudantes da Bahia), representante dos movimentos sociais ligados ao campo, como Marivânia da Silva (CETA), que fizeram da Audiência um local de discussões maduras, buscando o melhor para o município de Senhor do Bonfim e região.

O Reitor Julianeli começou a audiência parabenizando a iniciativa do vereador Gustavo Miranda e demais vereadores por trazer a UNIVASF junto à comunidade para debater o futuro da universidade na região e discutir a vinda de novos cursos.

Na Audiência foram cogitados a vinda dos cursos de Direito, Engenharia de Minas, Geologia e de Administração em Gestão Pública bem como o intercâmbio dos Residentes do Curso de Medicina da Univasf no nosso Hospital, a criação de cursos voltados para o movimento do campo (PRONERA), criação de residências universitárias, fortalecimento do curso de Ciências da Natureza, formas de acesso a Univasf, criação de Curso Superior voltados para Agentes Comunitários de Saúde e combate a Endemias e por fim a ampliação do Campus.

“Foi bastante proveitoso esse evento. A participação popular é de suma importância. Ficou claro que precisamos mobilizar os nossos representantes políticos (deputados e senadores) para o fortalecimento da Univasf. Temos que ter uma capilaridade com toda a região e buscar o envolvimento de Vereadores e Prefeitos.” Enfatizou Gustavo Miranda.


Fonte: ASCOM VEREADOR GUSTAVO MIRANDA