sábado, 26 de maio de 2012

Brasileiro apresenta na AL moção pelos 127 anos de Senhor do Bonfim

O deputado Carlos Brasileiro (PT) apresentou moção de congratulações, na Assembleia Legislativa, pelos 127 anos de Senhor do Bonfim. O município, do Piemonte Norte do Itapicuru, comemora mais um aniversário na próxima segunda-feira, dia 28 de maio. Ele lembrou que Bonfim é hoje uma das cidades mais importantes do interior da Bahia, sendo a 22ª mais populosa, com cerca de 78 mil habitantes. “É centro de confluência de uma microrregião, que leva o seu nome, e que reúne mais de 350 mil habitantes”, destacou o parlamentar.

Em seu discurso em plenário, Brasileiro, que por duas vezes foi prefeito de Bonfim - numa gestão que conquistou 11 prêmio, inclusive dois internacionais – destacou o orgulho de ter administrado a cidade, e os avanços que a mesma teve durante os oito anos de administração. Na oportunidade de sua fala, pediu mais atenção para o município e para o semiárido. “Ratifico a importância das ações duradouras no sentido de garantir o abastecimento da população do semiárido, e especialmente da microrregião de Senhor do Bonfim. Muito tem sido feito, e destaco entre as ações a implantação de cisternas, a ampliação de sistemas de abastecimento e a construção da adutora de Ponto Novo. Mas, nosso povo quer e precisa de muito mais. Quer uma política hídrica que garanta não apenas o consumo, mas que proporcione o desenvolvimento do setor agrícola e consequentemente da economia da região”, afirmou.

A história Senhor do Bonfim também foi destacada pelo deputado. Ela está relacionada à busca de ouro e das pedras preciosas na região, bem como à introdução da criação de gado no sertão baiano. Ainda no século XVII, a região servia de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores. Também nesta época, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.

No Arraial, estabelecido nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves. Em 1720, o arraial da Missão do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila de mesmo nome. Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, ao lado de uma lagoa. Em 1750, o núcleo já contava com várias edificações, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera. No final do século 18, o Arraial, foi transformado em Vila pelo governo da Província, a Vila Nova da Rainha. Em 28 de maio de 1885 a Vila foi elevada à categoria de Cidade, tendo seu topônimo modificado, inicialmente para Bonfim e depois para Senhor do Bonfim.

“Ao chegar aos 127 anos, Senhor do Bonfim hoje é um importante polo comercial e educacional do norte baiano”, citou Brasileiro. Ele destacou ainda que a “Capital Baiana do Forró” é orgulho da “sua gente hospitaleira”, que realiza, todos os anos, um dos festejos juninos mais animados do país. Segundo o parlamentar, a história deste povo sertanejo é traduzida, ainda hoje, pelas suas tradições, sua cultura e suas raízes, que engradecem o estado.

Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

Clube de xadrez e damas realiza torneio em comemoração aos 127 de Senhor do Bonfim



Clube de xadrez e damas realiza torneio em comemoração aos 127 de Senhor do Bonfim Clube de Xadrez e Damas de Senhor do Bonfim, iniciou neste sábado (26/05), às 14h, da “Taça da Cidade 2012”, evento que terminará do dia 28 de maio em homenagem aos 127 anos de Senhor do Bonfim. Ocupando o grande salão social da Loja Maçônica União e Fraternidade, no seu final o torneio distribuirá 16 prêmios aos vencedores e homenageará quatro personalidades, entre destaques e apoios ao xadrez e damas nas últimas décadas.

Jogos inteligentes

Segundo César Augusto Dantas, Presidente da entidade enxadrística, 75 amantes de damas e xadrez, todos sócios contribuintes do Clube, estão inscritos na Taça da Cidade 2012. E 90 participantes para este primeiro torneio de retorno nas duas modalidades, damas e xadrez. “Estamos recebendo o total apoio do Governo Cuidando da Nossa Gente e Conseguimos reunir colaboradores como Marcos Tudela, Nando Pelegrine, Ernesto Valota e outros.
Ao lado de bons nomes e de uma juventude interessada no aprendizado e prática de jogos inteligentes vamos homenagear Zelinho Araujo e Rômulo Felipe, que fincaram raízes, um em xadrez outro em damas”, disse César.

Revelações

Na opinião de damistas, o equilíbrio é grande nesta modalidade. Pelo menos uns 15 nomes disputarão o prêmio máximo. No xadrez, a concorrência começa por nomes como Herbert, Ítalo e Augusto. Em ambas as modalidades surpresas podem acontecer, até porque é grande o número de estudiosos. Entre jovens das categorias sub 16 e sub 14 revelações deverão aparecer.

Programação:

Local: Loja Maçônica União e Fraternidade Bonfinense
Dia (26/05) – Das 14h às 17h – Eliminatória de Xadrez e Damas
Dia (27/05) - Das 09h às 17h – Eliminatória de Xadrez e Damas
Dia (28/08) – Das 08h às 12h – Finais das duas categorias às 12h, Homenagens especiais e entrega dos troféus.

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO FILADELFENSE, EM ESPECIAL AO FUINCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL

Querido Povo de Filadélfia,
Queridos Funcionários Públicos Municipais

Nestes três anos e meio de Governo, podemos afirmar que quem mais valorizou o funcionário público municipal foi a administração atual, pois enquanto em outras épocas o funcionário penava para em dois, três anos ter um misero 2% de reajuste. Nós com a sensibilidade e com o entendimento de que o funcionário é nosso maior patrimônio proporcionamos nesses três anos e meio mais de 30% de reajuste para algumas classes, e uma percentagem bastante superior para outras. Fizemos reajustes diferenciados.

Poderíamos ter ido muito além, mas devido o índice de pessoal do município está extrapolado, ainda tivemos grande redução de receita.

A classe mais valorizada do município foram os professores, diretores e coordenadores porque além de termos proporcionado aos mesmos reajustes mais elevados do que as outras classes, criamos o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do magistério, concedendo-lhes grandes vantagens das quais podemos citar: incorporação de rateio mensal ao salário base, gratificação pelo uso contínuo do pó de giz, gratificação por dedicação exclusiva, gratificação por atuação na zona rural e área de difícil acesso, gratificação para aqueles que possuem salas multisseriadas, e os mais importantes de todos: o Enquadramento que se tornou realidade, e a gratificação para professores que lidam com alunos especiais.

Hoje temos a honra de dizer que realizamos o pagamento do maior rateio de todos os tempos que já houve em Filadélfia, totalizando 364.124,00 (Trezentos e sessenta e quatro mil cento e vinte e quatro reais), para um total de 244 professores, assim distribuídos: Para Professor nível médio – 1.294,00; para professor com graduação plena e 1.418,00; e para professor com pós graduação – R$ 1.677,00. sendo que no ano passado através de dois repasses efetuamos o pagamento de R$ 432.854,00.

Ressaltamos que o que pautamos é a realização de um trabalho sério, voltado para atender os anseios da população filadelfense, em especial do funcionalismo público municipal que como citado anteriormente é o maior patrimônio de Filadélfia.

Sabemos que muitos são os anseios do funcionalismo, entretanto, não é somente João Luiz Maia que deve fazer tudo. As conquistas são conseguidas gradativamente, e na nossa gestão foram muitas.

É necessário agirmos com responsabilidade, não podemos fugir às nossas responsabilidades descumprindo e desrespeitando as leis.

Sabemos que a Entidade representativa dos servidores é responsável por reivindicar, mas não basta reivindicar apenas por reivindicar, é preciso se pautar nas leis, cumprir os deveres para exigir direitos.

 Não se pode conceder gratificações a nenhuma classe sem respaldo legal.
 Reformulamos o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério, reformulamos a Lei nº 022/2002 e se houver tempo nesses últimos meses de gestão, reformularemos a Lei nº 025/1990.
 É preciso que nos mostre onde estamos descumprindo o piso salarial do magistério, e que saibam interpretar melhor a Lei do Piso Nacional.
 Hoje um agente comunitário de saúde e agente comunitário de endemias percebe seu salário base, e sobre esse salário base, mais 50% em vantagens, perfazendo muito mais que o valor do piso nacional.
 O artigo 2º, parágrafo 4º da Lei 11.738/2008, dispõe que na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 da carga horária, para o desempenho das atividades de interação com os educandos. E pelo que sabemos o professor de Filadélfia concursado para 20 horas, deve cumprir 2/3 dessa carga horária em sala de aula, ou seja treze horas e trinta minutos. Mas trabalham onze horas e vinte e cinco minutos. Portanto, quem é que está descumprindo a Lei???
 Para implantar um Plano de Cargos, Carreira e Salários demanda tempo. Por isso, conclamo que os planos da Saúde e Segurança Pública sejam realizados por outro gestor, mesmo porque o Município não pode e nem deve parar.

Acredito que o servidor é inteligente, saberá julgar nossos atos e tomarão suas decisões propostas pelo SISEF com responsabilidade e seriedade.

Aqui de público agradeço aos funcionários, a toda a equipe que faz da Administração de João Luiz uma administração séria e competente e que merece credibilidade, não somente pela seriedade e respeito que o gestor trata o município, mas também pelo empenho de todos os que colaboram e trabalham junto comigo.

Forte Abraço.
Saudações

 João Luiz Maia Prefeito Municipal

Acidente envolvendo três(03) veículos na BA 131 próximo a Senhor do Bonfim-Ba


Ontem dia 25 de maio por volta das 15h45min, aconteceu um acidente na BA 131 próximo a Cidade de Senhor do Bonfim-Ba ,o senhor Enivaldo da Silva Reis Filho de 25 anos, conhecido como Ninex fotografo, residente na Cidade de Campo Formoso-Ba, o mesmo estava indo à Senhor do Bonfim-Ba em companhia de sua esposa e seu filho de três anos de idade, quando avistou um caminhão da empresa Betha sinalização e construções placa JMF -1336 licença de Feira de Santana-Ba, conduzido por Adailton Santos Leal, com baixa velocidade na pista, reduziu seu carro gol vermelho placa Policial JQS-8362 licença de Campo Formoso-Ba , logo atrás dele vinha um Palio weekend de cor branca conduzido por Jonatan Gomes Pimentel e colidiu na trazeira do carro do Ninex jogando-o de encontro ao caminhão, não foi registrado nem uma vitima fatal, apenas danos materiais, nenhuma lesão aos envolvidos no acidente.

Esmeralda Notícias
Fotos: Marcone Nunes

FILADÉLFIA: Radialista Ivan Silva agradece moção concedida pela Câmara


De autoria do vereador Edvaldo Pereira (PP), a Câmara de Vereadores do Município de Filadélfia aprovou no último dia 12 de Abril de 2012, Moção de Congratulações ao radialista Ivan Silva pelos relevantes serviços prestados através de seu site de noticias www.ivansilvanoticia.com.br com sede no município de Senhor do Bonfim.

Em sua Justificativa, o parlamentar destacou que o radialista Ivan Silva, funcionário da Rádio Caraíba e redator do site ivansilvanoticia, vêm prestando relevantes serviços a toda população, levando a notícia e informações para a região, a Bahia, o Brasil e o Mundo, “o radialista Ivan Silva, busca pautar suas matérias sem denegrir a imagem das pessoas, levando tão somente a notícia, e postando em seu site tudo aquilo que é de interesse público”, destacou Edvaldo Pereira.

Na tarde desta sexta feira (25 de Maio), o radialista Ivan Silva recebeu das mãos do Vereador Edvaldo Pereira, cópia da moção que foi aprovada pelo poder Legislativo de Filadélfia.

Emocionado, o radialista agradeceu a câmara pela homenagem, “Juro que fiquei surpreso, e não esperava essa homenagem. No dia eu estava acompanhando a sessão através da rádio comunitária de Filadélfia, estava jantando quando ouvir os vereadores falando em meu nome, então sair correndo para ouvir, até por quer, no último programa que tinha apresentado na Radio Caraíba, fiz um pequeno comentário que não agradou um vereador, então, fiquei acompanhando a sessão pra saber como o nobre vereador iria se comportar. De repente, escuto o vereador Edvaldo nos parabenizando, e logo em seguida pedia aos demais vereadores para votar a favor da moção, juro que não esperava. Essa é a segunda moção que recebo depois que comecei a me dedicar aos assuntos políticos da região, a primeira foi de Autoria do vereador Bel de Senhor do Bonfim, juro que fiquei muito feliz, é muito gratificante receber o reconhecimento da população diante do trabalho que estamos desenvolvendo. Nesse momento quero agradecer a todos os vereadores do município de Filadélfia, não importa se teve alguém que votou contra, agradeço a todos; Joel, Alípio, Preginho, Leonardo, Chicão, Genésio Barbosa, Toninho, Jailton Correia e de forma especial ao vereador Edvaldo Pereira, obrigado”, agradeceu Ivan Silva.

CÂMARA MUNICIPAL DE FILADÉLFIA
ESTADO DA BAHIA – C.N.P.J: 63.100.325/0001-66
Rua Ana Izabel Muniz, 20 – CEP.: 44.775-000
Fone: (0**74)3551-2166 – e-mail: cmf@ifrnet.com.br
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Sr. Presidente, Apresento à Mesa Diretora desta Casa e ouvido o plenário, e dispensadas as formalidades regimentais, Moção de Congratulações ao radialista Ivan Silva, pelos relevantes serviços prestados através de seu site de noticias.

Que após aprovação, uma via desta Moção seja enviada ao mesmo com as congratulações dos senhores vereadores.

JUSTIFICATIVA

Através do site: www.ivansilvanoticia.com.br o radialista Ivan Silva, vem prestando relevantes serviços à toda população, levando a noticia e informações para a região, a Bahia, o Brasil e o Mundo.

O radialista Ivan Silva, busca pautar suas matérias sem denegrir a imagem das pessoas, levando tão somente a noticia, e postando em seu site tudo àquilo que é de interesse público.

O serviço que Ivan Silva presta à população tem forte ênfase no jornalismo com entrevistas, reportagens, debates, notícias, esportes e cobertura de eventos.

Ante o exposto, atendidas todas as formalidades legais, requeremos fique constando na ata desta Sessão Legislativa, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Radialista Ivan pelos bons préstimos à sociedade, enviando cópia da presente ao mesmo pelo trabalho desenvolvido. Com os nossos cumprimentos e congratulações, desejando que o site perdure por longos e longos anos, pois com isso só quem tem a ganhar são os internautas e a sociedade.

Sala das Sessões, em 12 de Abril de 2012

Edvaldo Pereira Silva

Vereador

Alunos da Rede Pública de Senhor do Bonfim Participam de Gincana Estudantil 2012


Secretaria de Educação e Esporte – (Semec), realizou na manhã desta sexta-feira (27/05), na Praça Alexandre Góes, anexo ao I Centro de Aperfeiçoamento Escolar, sua Gincana Estudantil 2012. Em comemoração aos 127 anos de elevação de Senhor do Bonfim à categoria de cidade.

A Gincana Estudantil reuniu nove escolas da rede municipal de ensino do município. Foram elas: Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda; Escola Municipal de Carrapichel; Escola Municipal Herculano de Almeida Lima; Escola Municipal Thomaz Guimarães; Escola Municipal Cândido Félix Martins; Escola Municipal Dr. Luiz Viana; Escola Municipal Nívea Seixas; Escola Municipal Perpétuo Socorro; Escola Municipal Abigail Feitosa.


O objetivo do evento que teve como tema Bonfim, Minha História de Vida foi proporcionar aos alunos participantes, uma maior interação e consequentemente às escolas. Além de participarem dessa gincana, os alunos foram solicitados pela Secretaria de Educação para uma tarefa social muito importante que foi arrecadar donativos e materiais de limpeza para o Hospital Regional Dom Antonio Monteiro.

Para quem cumpriu com êxito todas as tarefas e brincadeiras realizadas ficou a premiação de uma viagem. Foi campeã a Escola Municipal Abigail Feitosa , localizada no Bairro da Pêra , sendo que a coordenação , professores e alunos festejarão sua vitória na Cidade de Jacobina , no Fiesta Park Hotel.

Algumas provas realizadas:
Maior quantidade de Alimentos; Criatividade e Estética na criação de um cartaz ; trazer um bonfinense que faz aniversário no dia 28 de maio; fazer uma parodia sobre a cidade; comparecer ao evento uniformizado; melhor maquete da escola; cantar o hino de Senhor do Bonfim corretamente; trazer alguém caracterizado de Rei do Baião, homenageando Luiz Gonzaga, (tema do nosso São João 2012).

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Muito esporte no aniversario de 127 anos de senhor do Bonfim


O Governo Cuidando de Nossa Gente, através do Setor de Esportes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizará no dia 28 de maio a partir das 7h da manhã a I MINI MARATONA ESCOLAR 28 DE MAIO, em comemoração ao aniversário de 127 anos de Senhor do Bonfim e contará com a participação de alunos de escolas da rede pública municipal de ensino.

O objetivo do evento e o incentivo á pratica do atletismo em nossa cidade iniciando nas escolas, e também colocar o evento no calendário esportivo da cidade para que passe a fazer parte nos próximos anos da programação do aniversário da cidade. Aumentando a competitividade com a participação de atletas de outras categorias e até de outras cidades como aconteceram em outros anos e revelaram tantos nomes para o atletismo em nossa cidade.

O percurso abrangerá somente o centro da cidade, pois contará apenas com alunos divididos em duas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos no masculino e feminino, com a largada em frente à Catedral seguindo sentido Praça Nova, Praça Lauro de Freitas, retornando pela Rua Visconde do Rio Branco e a chegada também será em frente à Catedral. Todos os participantes receberão medalhas e os primeiros cinco colocados em cada categoria receberão troféus, medalhas e também um brinde surpresa.

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

NO DIA 31 DE MAIO TRE JULGARÁ PROCESSO DO PREFEITO PAULO MACHADO


Finalmente, no próximo dia 31 de maio, em Salvador, a partir das 17 horas, será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral o processo do Prefeito Paulo Machado, denunciado pelo Ministério Público Estadual por ter mudado de partido, migrando do Partido dos Trabalhadores (13) para o Partido Progressista (11).

Embora tenha feito uma ótima defesa, demonstrando a sua impossibilidade de continuar no partido de origem, o Prefeito Paulo Machado torce para que o juiz Saulo Casali Bahia mande arquivar o processo.

Dados da ação:

PROCESSOS EM PAUTA PARA JULGAMENTO EM SESSÃO DE 31.05.2012, COM INÍCIO ÀS 17H


43) PETIÇÃO Nº 1.685-15.2011.6.05.0000 – CLASSE 24 –SENHOR DO BONFIM.

REQUERENTE: Ministério Público Eleitoral.

REQUERIDOS: Paulo Batista Machado (Adv.: João Batista Machado) e PP – Seção da Bahia (Adv.: Milton de Cerqueira Pedreira).

RELATOR: Juiz Saulo Casali Bahia.

Edital traz regras do Enem 2012; inscrições começam na segunda-feira

O Diário Oficial da União traz publicado na edição de hoje (25) o edital do Ministério da Educação com as regras da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito na tarde de ontem (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Uma das novidades deste ano é a mudança nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h de segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, horário oficial de Brasília. As inscrições custarão R$ 35 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Estão isentos da taxa de inscrição alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos do pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa só será aceito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso do estudante em universidades públicas. Pode servir também para que ele se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Agência Brasil