quinta-feira, 31 de maio de 2012

ANDORINHA: Comemorações da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Hoje, 31 de Maio, comemora-se em Andorinha o Dia da Padroeira do Município Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, feriado local instituído por Lei Municipal para celebrações. Neste dia a Igreja Católica e a população Andorinhense realizam uma vasta programação religiosa com missa, procissão,alvorada e outras atividades para comemorar e celebrar a data.

ASCOM ANDORINHA

EMPRESAS PRIVADAS INVESTEM NO HOSPITAL REGIONAL


Uma iniciativa de duas empresas da nossa região a Corsa Seguros e a Faculdade Anhanguera, patrocinou a reforma da recepção da emergência com climatização, colocação de vidros e mudança de balcão, reivindicação dos funcionários daquele setor que foi atendidos por estas empresas. O coordenador do Setor de Patrimônio, Pablo Campos, enfatiza que a parceria feita com os empresários pode ajudar o hospital em diversos setores fazendo com que a imagem da empresa seja bem divulgada na unidade, contribuindo assim com a melhoria daquela casa de saúde.



AGRADECIMENTOS AS EMPRESAS:




Pablo Campos
Coordenador de manutenção e patrimônio do HDAM

ASSOCIAÇÃO DE ENFERMAGEM ENTREGARÁ CERTIFICADOS EM JUNHO

Jacobina perde Samu regional


A reunião da Comissão Intergestora Bipartite da Bahia (CIB), ocorrida no último dia 21 de maio, aprovou resolução que transfere a sede do Serviço de Atendimento Médico e Urgência – SAMU Regional do município de Jacobina para Irecê (Região de Saúde Macro Norte). Segundo Stella dos Santos Souza, vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e membro titular da CIB, a decisão levou em conta o fato de a Prefeitura de Jacobina não aceitar colocar a Central de Regulação do SAMU Regional no município, apesar de ter pactuado, anteriormente com os demais municípios da região, que sediaria o serviço.
Stella Souza informou também que a resolução da CIB visou concretizar um serviço reconhecidamente importante para a população da Região Macro Norte e retirar os demais municípios do prejuízo causado pela decisão de Jacobina em não colocar o SAMU na cidade. “Por decisão da Controladoria Geral da União, todos os municípios da região teriam que devolver as ambulâncias, já que o serviço que é regional, não foi implantado. Agora com a transferência para Irecê, os municípios podem solicitar nova habilitação ao Ministério da Saúde e as ambulâncias ficam nas respectivas cidades”, confirmou.
Para Stella, a situação ficou complicada mesmo foi para Jacobina, pois o Ministério da Saúde não habilita mais o SAMU Municipal, e sim Regional, logo, Jacobina ficou sem nada e terá que devolver as ambulâncias que recebeu do Governo Federal.
Repercussão
Diante da situação, o deputado Amauri Teixeira (PT/BA) subiu nesta terça (29) à tribuna da Câmara para denunciar o caos em que vive a saúde de Jacobina. De acordo com o deputado, os secretários que compõem a CIB decidiram transferir a unidade porque a prefeita de Jacobina se recusa terminantemente a implantar o SAMU Regional. “Ela devolveu o dinheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devolveu o dinheiro da Central de Regulação e o Ministério da Saúde fez diversos requerimentos para a devolução das ambulâncias do SAMU. Com tamanha irresponsabilidade, a prefeita de Jacobina está punindo, não só os munícipes de Jacobina, mas os munícipes de todo o Piemonte da Chapada e toda Macro Norte”, disse Teixeira.
O deputado afirmou ainda que por diversas vezes intercedeu em favor do município junto ao secretário de Saúde, Jorge Solla, e ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que eles não retirassem o SAMU de Jacobina. “Fiz gestão, para que eles segurassem o SAMU em Jacobina. Mas a decisão é de uma instância do SUS a chamada Comissão Intergestores Bipartite, onde se senta o Governo do Estado, que é minoritário, a maioria é de representante das DIRES e das Secretarias de Saúde”, salientou.
Teixeira também informou que as secretarias de saúde dos municípios, jurisdicionadas ao polo de Jacobina, “estão cansadas do não atendimento, de verem voltar seus pacientes, de verem morrer seus cidadãos sem assistência nos hospitais de Jacobina, e, por isso, decidiram, infelizmente, tirar o SAMU do município, pela irresponsabilidade dessa má prefeita, chamada Valdice. Mas, lá em Jacobina, ela é chamada de Maldice, pela maldade que faz com a saúde pública na cidade”, concluiu.
Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça,

www.esmeraldanoticias.com.br

Ajuste Tributário Anual do FUNDEB recebido pelo Município de Senhor do Bonfim

Nota de Esclarecimento


Em atenção às recorrentes solicitações de esclarecimentos por parte da comunidade educativa municipal junto ao Conselho Municipal de Educação, Conselho do FUNDEB e ADESB, esses órgãos e entidade, em reunião conjunta no último dia 15 de maio de 2012 com a SEMEC, Executivo e Fundo Municipal de Educação, discutiram, analisaram informações e documentos referentes ao recurso em tela, tendo a esclarecer:

O recurso objeto de análise não pode ser considerado como receita relativa ao ano de 2011, devendo ser creditado como receita referente ao exercício de 2012. Entenderam ainda que o referido recurso deva compor o orçamento do ano e só deve ser cogitado o repasse extra para os professores se, ao final do exercício, o município não atingir os 60% mínimos obrigatórios do FUNDEB.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Conselho Municipal de Educação
Conselho do FUNDEB
Fundo Municipal de Educação
ADESB

Missa encerra festejos ao aniversário de Senhor do Bonfim


Com a Missa em Ação de Graças, celebrada pelo bispo D. Francisco Canindé Palhano, na noite desta terça-feira (29) na Catedral de Senhor do Bonfim, a Prefeitura cumpriu o toda a grade de homenagens aos 127 anos de emancipação política do município centrado na data de 28 de maio de 2012. Participaram da celebração o prefeito Paulo Machado, seu vice Dr. Aurélio Soares, secretários de governo e demais servidores municipais. “Não quero ser considerado o melhor ou o pior prefeito que Bonfim já teve, mas o prefeito que tentou levar Deus ao povo. Sempre valorizei a pessoa humana e sempre tentei trazer o povo bonfinense à igreja”, disse o gestor municipal no ato católico.

Antes desse evento final, o Governo Cuidando da Nossa Gente patrocinou uma série de eventos comemorativos ao longo do mês de maio, contemplando setores sociais significativos da vida municipal contemporânea:


10/05 – Esporte Cidadania realizado no Parque da Cidade com alunos da rede municipal de ensino, tendo como tema O esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania; 15/05: Audiência Pública ocorrida na Câmara de Vereadores, com o tema Trilhando ações para a política pública do esporte bonfinense; 17/05: Workshop no auditório do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, com o tema Estratégias simples para economizar a água; 18/05: Gincana Estudantil Bonfinense feita na Praça Alexandre Góes com o tema: Bonfim minha história de vida; 22 á 24/05: Encontro da Undime, feito no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho como o tema: Encontro para integração das políticas visando o fortalecimento da gestão municipal; 24/05: Culto em Ação de Graças, realizado na Igreja Presbiteriana Primeiro de Maio; 25/05: Exposição do CESC, ocorrida na Praça Juracy Magalhães com o tema: Senhor do Bonfim, uma cidade analisada através das ciências humanas e exatas; 25/05: Sessão Solene da ACLASB, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores; 27/05 – Concurso de Fanfarra executado na Praça Nova do Congresso; 27/05 – Show de Bandas no Parque da Cidade; 28/05 – Mini Maratona, com largada e chegada na Praça Juracy Magalhães; Ação Cidadania, realizada na Praça Juracy Magalhães com o tema: Avanços e Desafios na convivência com o semiárido bonfinense; 28/05 – Final da Copa Rural, Realizado no estádio Pedro Amorim e 28/05 – Noite Gospel, realizada no Parque da Cidade


Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Brasileiro pede ao governo que realize a recuperação de poços artesianos

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) pediu ao governo estadual que realize a recuperação de poços artesianos em comunidades rurais do interior do estado. O pedido foi feito durante audiência do secretário da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira, na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.

Brasileiro lembrou que os poços implantados pelo governo passam a ter a manutenção efetuada por associações rurais ou pelo poder público municipal. "Dado a situação de emergência, muitos municípios e entidade estão sem recursos para realizar a recuperação destes poços", afirmou o deputado, que é coordenador da Subcomissão de Estudos do Lençol Freático do Semiárido Baiano. Segundo ele, geralmente, os equipamentos, como bombas e membranas dessalinizadoras, estão quebrados, inviabilizando o abastecimento. Há ainda poços sem os equipamentos.

Diante da gravidade da estiagem no semiárido baiano, Brasileiro acredita que a ação vai contribuir para amenizar o problema da falta de água em dezenas de municípios. Ele citou a existência de diversos poços sem funcionamento, sobretudo nas regiões do Piemonte Norte do Itapicuru e do Sisal.





Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

3º DIA DE GREVE EM FILADÉLFIA

Caro Netto,

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Filadélfia/Ba – SISEF-BA, pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, inscrita no CNPJ sob nº 08.490.455/0001-44, fundado em 08 de julho de 2006, com sede na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº. 118, Centro, Filadélfia/BA por seus diretores, no uso de suas atribuições Constitucionais e Estatutárias de defesa dos direitos coletivos dos servidores públicos municipais, informa que a greve que foi noticiada pela imprensa e pelo seu conceituado blog, chega ao terceiro dia amanhã dia 31/05/2012 e o prefeito municipal ainda não atendeu a entidade representativa dos servidores e recusa a fazer qualquer tipo de negociação.

A greve continua e amanhã haverá assembléia extraordinária as 15:00 horas na sede do sisef, com a presença de vários representante de sindicato da região que vem nos dando apoio a nosso movimento.

Diretoria do sisef.


Maiores informações entre em contato conosco pelos telefones:
(74) 3551 23 82, (74) 9988 03 24, (74) 9962 22 04.

Desde já agradecermos.

"NÃO SOU MÁRTIR NEM BODE EXPIATÓRIO DA SECA”, AFIRMA O PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM



“Causou-nos estranheza que tenhamos ocupado as manchetes da mídia baiana como alguém insensível ao sofrimento de nosso povo: promovi audiências públicas; tenho apoiado associações e cooperativas até mesmo com equipamentos; reduzi um são João de cinco dias a apenas três; cortei quase 300 mil das atrações de palco; reduzi palcos, iluminação, som e decoração, um são João de Um milhão e quinhentos mil investirá este ano a metade, sem esquecermos que recebemos sempre patrocínios e recursos dirigidos que chegam a quatrocentos e cinquenta mil reais (Bahiatursa, Petrobras, bancos, empresas). Não entendo porque de repente o Prefeito Paulo Machado é execrado como um vilão nessa história”, afirma o Prefeito de Senhor do Bonfim.

“A recomendação do Ministério Público, que pode valer para todos os outros municípios em estado de emergência, fala de mais cortes e de que se comuniquem ao órgão entradas e saídas de recursos municipais relativos à seca e ao são João. O que eu não entendo é por que uma recomendação se transforma em ato de condenação e é espalhado por toda a Bahia, mesmo antes da Prefeitura Municipal responder ao Ministério Público, estabelecendo o contraditório”, prossegue o prefeito. E conclui: “Há publicações em blogs, jornais e TVs que colocam em minha boca coisas que eu não disse ou me atribuem coisas que não fiz. Quando nada, estou sendo eleito o bode expiatório do ano da estiagem que nos assola”.

ASCOM BONFIM

Deputados buscam solução para o garimpo da Serra da Carnaíba

O deputado Carlos Brasileiro (PT) participou, junto com os colegas Adolfo Menezes (PSD) e Pedro Tavares (PMDB), de reunião com o Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) na Bahia, Danilo Correia. Eles discutiram sobre a situação do garimpo de esmeralda de Serra da Carnaíba, no município de Pindobaçu, que foi interditado na semana passada. Também estavam presentes o prefeito Hélio Palmeira e o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), Paulo Roberto de Castro.
No encontro, foram discutidas questões relativas à segurança e condições de trabalho, direitos dos garimpeiros e a infraestrutura da região da mina. O deputado Carlos Brasileiro destacou a importância da mina para a economia da região do Piemonte Norte do Itapicuru e para milhares de famílias. Estima-se que mais de 10 mil pessoas trabalhem diretamente na busca por esmeralda, gerando reflexos na vida de mais de 50 mil pessoas.
A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposta pelo superintendente da DNPM. Para isso, o governo estadual, através do secretário da Casa Civil Rui Costa, realizará, a pedido dos deputados Carlos Brasileiro e Adolfo Menezes, uma reunião conjunta, que incluirá a superintendente regional do trabalho e emprego, Isa Maria Simões. “O objetivo do TAC é que, com a reabertura da mina, seja concedido um prazo para serem feitos os ajustes necessários para o seu funcionamento adequado”, afirmou Brasileiro.

Imagem em anexo

Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação