quinta-feira, 14 de junho de 2012

Distritos homenageiam seu padroeiro com a realização de missa e procissão


No dia 13 de junho foi comemorado o dia de Santo Antônio, padroeiro dos distritos de Igara e Quicé. Muitas homenagens foram feitas a Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. O prefeito Paulo Machado, acompanhado de seu vice Dr. Aurélio Soares participou da programação católica assistindo as missas e acompanhando a procissão.
Igara – Foi realizada na manha de quarta-feira, missa de louvor em comemoração aos 21 anos da Paróquia de Santo Antonio. A missa foi realizada pelo Padre Elielton na igreja matriz, localizada na Praça Candido Felix. No ano de 2012 a homenagem ao santo teve o tema: “Santo Antonio missionário da igreja amigo dos pobres e doentes.”
Quicé – No período da tarde foi realizada missa pelo Padre Alberto Dionísio, na igreja católica do distrito na Praça da Matriz. O tema deste ano foi: “Santo Antonio nos ensina a rezar e viver o pai nosso.” No período de 1 a 13 de junho foi realizada trezena em homenagem a Santo Antonio, encerrando os festejos com a já tradicional procissão.


Santo Antonio - Nasceu numa família rica e importante de Portugal. Mas logo cedo quis viver o despojamento da vida de Jesus Cristo junto à comunidade do mosteiro da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. E quando seus parentes quiseram favorecer uma vida mais fácil dentro do mosteiro de São Vicente de Foras, periferia de Lisboa, mudou-se para o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, fugindo assim das facilidades que queriam para ele.


Mais tarde, querendo viver uma vida ainda mais radical, passou a seguir o caminho da pobreza evangélica, na imitação de Cristo, do jeito do Pobre de Assis, São Francisco. Antônio nasceu para servir! E fez-se servidor da Palavra de Deus que anunciou não só com sua voz, mas, sobretudo, com seu exemplo.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

A Câmara de Senhor do Bonfim vai toma providencia com relação aos animais soltos nas rodovias

O Vereador Carlos de Tijuaçu já deu entrada na Câmara Municipal no Projeto de Lei 009/2012 que Proíbe os animais soltos nas rodovias e MANDA PRA CADEIA os donos de animais que provocarem acidentes com vitimas fatais.




Fonte: ASCOM do Gab. Do Negão

ARRAIÁ DO SISMUSB

Movimento anti-greve por alunos do IFBA, acontecerá na manhã desta sexta


Gostaríamos de contar com a presença de vocês em um movimento anti-greve dos alunos do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim, que acontecerá amanhã a partir das 06h40min da manhã na portaria do Instituto, ninguém entra ninguém sai enquanto estivermos lá. Não somos contra os professores, mas sim contar essa greve, pois ainda estamos sob efeito da greve do ano passado. OBS: ainda estamos fazendo a 1ª unidade, nesse mês de junho e ainda estudado aos sábados, sem falar no risco do MEC cancelar nosso ano letivo com essa nova greve e tendo também a questão do vestibular para os alunos que prestaram esse ano. Por esse motivo estaremos realizando esse movimento, pois não podemos ficar de braços cruzados diante tamanho prejuízo para nós alunos desta instituição.
Espero contar com o apoio de vocês. Para mais informações estou à disposição.


Att;
Presidente do Grêmio estudantil Paulo Freire do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim.
Eltom Mattos.

Dança das Cadeiras dá medo que dói


É muito triste saber que os nossos vereadores não querem cumprir uma determinação imposta pela lei. A cidade de Senhor do Bonfim conta com cerca de 76 mil habitantes, dados recentes do IBGE, dessa forma, faz-se necessário um aumento de vagas na câmara municipal, mas a atitude egoísta de alguns vereadores que só tem olhos para o seu próprio umbigo quer vetar uma determinação judicial.



Até o momento, 10 vereadores opinaram que deve ficar como está, outros comentam que o melhor seriam 13 representantes legislativos, isso deixa bem claro que a vaidade política e a falta de bom senso é a principal causa desta controvérsia, isso porque não mudaria em nada os seus salários, mas diminuiria o número de assessores, o mais lamentável nessa história é que a democracia fica prejudicada e, principalmente o povo das comunidades do nosso município: Missão do Sahy, Carrapichel, Estiva, dentre outras localidades que pela falta destas 15 vagas, não tiveram representação na eleição passada.

Caros amigos vereadores fica aqui um recadinho para vocês: o feitiço pode virar contra o feiticeiro, a população não está mais besta, o povo é quem avalia os novos postulantes a vereadores e querem mudanças significativas e, não apenas a mesmice de vários mandatos sem projetos.


Pedro Castor
Profissional em Marketing

Wagner inaugura sistema de abastecimento de água emergencial em Jaguarari



O governador Jaques Wagner participa, neste momento (14), em Jaguarari, da inauguração do sistema de abastecimento de água emergencial para a cidade, que vai beneficiar 17 mil habitantes. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões para as obras emergenciais de ampliação da oferta de água para a região, em razão da prolongada estiagem que castiga o semi-árido baiano. Além da inauguração, Wagner também assinou autorização de obras de urbanização que beneficiarão a sede do município, no norte da Bahia, que somam aproximadamente R$ 900 mil.
Wagner disse, durante a solenidade, que o Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, vem fazendo um grande esforço para atender às necessidades das comunidades mais atingidas pela seca. “Estamos priorizando obras que ampliem o abastecimento de água das regiões mais castigadas pela seca sem descuidar do atendimento à população mais carente que vem sofrendo diretamente os efeitos da longa estiagem”, disse o governador.

Foto: Manu Dias/Secom

UJS Bonfinense participa do 16º Congresso Nacional da UJS no Rio de Janeiro


Com o tema #Nas Redes e Nas Ruas Lutando Pelo Brasil dos Nossos Sonhos o 16º Congresso Nacional da UJS foi um sucesso. O evento que acontece de dois em dois anos, serve para renovar as idéias da UJS e fortalecer o seu crescimento como entidade. Este ano o Congresso aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 07, 08, 09 e 10 de junho na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença de mais de 2.000 mil jovens dos 27 estados do país e com 1.500 delegados eleitos nas etapas estaduais.

A UJS Bonfinense esteve presente com 02 delegados, Tiago Freitas membro da direção estadual da UJS Bahia e Caio Almeida membro da direção municipal da UJS. A delegação da Bahia estava em peso com o total de 150 delegados com representantes de vários municípios, mostrando mais uma vez o crescimento da entidade no Estado.

O evento foi grandioso e aconteceu simultâneo ao 1º Festival de Cultura Nas Redes e Nas Ruas da UJS, unindo o debate a temas importantes como educação, trabalho, cultura, lazer, juventude, política, interatividade, saúde, democratização da mídia Brasileira, Guerrilha do Araguaia, combate a homofobia, combate ao racismo, esporte, movimento estudantil, Estatuto da Juventude com a música e apresentações culturais e grandes shows mostrando a cultura do Rio de Janeiro e a pluralidade cultural do nosso país.

Houve a apresentação de banda de forró simbolizando a cultura do Nordeste e homenageando a bancada nordestina presente no congresso; apresentação da Escola de Samba Unidos da Tijuca campeã do carnaval do Rio deste ano, também de Hip-Hop, recitação de poesia, Dj´s tocando Funk, apresentação de grupos de teatro e muito mais.

O evento contou com as presenças no ato político de Orlando Silva (PCdoB) ex-ministro dos esportes, Renato Rabelo presidente nacional do PCdoB, Manuela D’Ávila deputada federal (PCdoB), Eduardo Paes prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Iliescu presidente da UNE ( União Nacional dos Estudantes); Manuela Braga presidente da UBES ( União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), André Tokarski presidente nacional da UJS.

O evento também obteve momentos marcantes como a eleição da nova direção nacional e a reeleição de André Tokarski como presidente nacional da entidade, também o protesto a favor da democratização da mídia Brasileira em frente a uma das centrais de transmissão da rede Globo no RIO em Copacabana.
Hoje a União da Juventude Socialista conta com mais de 100 mil filiados em todo país e obtém um crescimento imenso, ocupando a frente de entidades como UNE UBES, CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude) e ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos).


Fonte: UJS Bonfinense

PARABÉNS DR. JOSEMAR SANTANA


É com muito orgulho que a cidade de Senhor do Bonfim homenageia nesta quinta-feira 14 de junho, um dos mais atuantes advogados dessa cidade, Dr. Josemar Santana, que completa mais um ano de vida.
Josemar Santana, Jornalista, Advogado, presidente do DEM, entre tantas outras atribuições que lhe são conferidas, ficam estas para que possamos expressar nossa alegria e desejarmos sucesso cada vez mais tanto no profissional, como no pessoal, que Deus continue lhe abençoando sempre.
Josemar Santana é pai de duas advogadas, Drª. Maraisa e Maiana Santana, casado com a educadora Nadja, atuando já está às portas das 100 (cem) vitórias em Júris diversos.

Maravilha Notícias

Número de inscritos no Enem 2012 ultrapassa a marca de 4 milhões

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terminam nesta sexa-feira (15). Os interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Na terça-feira (12), o número de inscritos chegou a 4 milhões e a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que a demanda aumente nos dois últimos dias.
O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
Até quarta (13) à tarde, quando o número de inscritos atingiu 4 milhões, os estados com o maior número de inscrições foram São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e o Rio de Janeiro (315.292). Roraima, Amapá e o Tocantins registram menor participação: 11 mil, 14 mil e 25 mil inscritos, respectivamente.
No primeiro dia de provas (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

As informações são da Agência Brasil.

PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA (PRP) REPUDIA REDUÇÃO DE CADEIRAS NA CÂMARA DE VEREADORES DE BONFIM



Estou mais uma vez, usando os meios democráticos de comunicação para PROTESTAR contra á atitudes no mínimo estranhas, dos senhores vereadores que votaram a favor da redução do números de cadeira na casa. Gostaria de salientar, que em nada iria mudar. O repasse ficaria o mesmo. Pergunto: Interessa a quem essa BURRALIDADE¿ Desafio aos Senhores Vereadores,pergunto, quais projetos foram apresentados durante esses quatro anos em foi em benefício do nosso povo¿ EU, EDSON ALVES DE OLIVEIRA PRESIDENTE DO (PRP) RESPONDO: Nenhum! Com certeza, essas pessoas que estão ocupando os cargos de Vereadores que votaram a favor da redução agiram de má fé e no apagar das luzes, quando muitos pré-candidatos estavam se organizado para o pleito vindouro. Os Partidos Políticos trabalhavam com a quantidade que estava definida pela constituição. Será que o povo e burro¿ Fica muito fácil, coisas erradas acontecerem com menos vereadores do que com mais. EU, NÃO QUERO NEM MAIS, E NEM MENOS. QUEREMOS QUALIDADE É O QUE DETERMINA A LEI.
EM OUTRO MOMENTO, DIVULGAREMOS OS NOMES, E MOTIVOS QUE LEVARAM OS “EDIS” A DERESPEITAREM A CONSTITUIÇÃO.

Edson Alves de Oliveira
Presidente PRP- Senhor do Bonfim-Ba

Polícia deixou de concluir 8,5 mil investigações de homicíios na Bahia

A Bahia tem mais de 8.500 investigações ainda abertas, sem serem encaminhadas à Justiça, de homicídios ou tentativas de homicídios ocorridos até o final de 2007. Esse número, que releva o alto grau de impunidade no estado, poderia ser ainda mais alto se não fosse a campanha Meta 2: A impunidade como alvo, promovida pelos conselhos nacional do Ministério Público e de Justiça e do próprio Ministério da Justiça.

Quando foi iniciada, em fevereiro do ano passado, o número de investigações registradas até 2007 que não tinham sido encaminhadas à Justiça era de 11.536. Com a campanha, foram concluídos 2.994 inquéritos. Destes, 2.228 foram arquivados, 165 foram desqualificados para outros crimes (como lesão corporal seguida de morte e homicídio culposo) e em 541 foram denunciados os possíveis autores do crime.

Sobraram ainda 8.542 inquéritos abertos, o que colocou a Bahia na 7º pior posição do país. A meta estabelecida era de 90% de conclusão dos inquéritos. Para tanto, foi criada uma força- tarefa formada por delegados, investigadores e escrivães e coordenada pela delegada Daniela Andrade Monteiro de Queirós.

No entanto, após pouco mais de um ano de trabalho, apenas 25,95% das investigações foram concluídas. Procurada, a Polícia Civil baiana informou não estar preparada para comentar os dados por não ter analisado o relatório, que apontou ainda a falta de equipamentos essenciais para investigação, a exemplo de computadores individuais.

Ainda segundo o relatório, o índice de elucidação dos crimes no Brasil varia de 5% a 8%. Este percentual é muito maior em outros países como os Estados Unidos (65%), Reino Unido (90%) e França (80%).

Correio

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


Senhor do Bonfim, 14 de junho de 2012
DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/SAC – Sr. do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:


Caixa (vaga temporária)

 2º grau completo;
 Sexo masculino;
 Experiência de 04 meses.

Vendedor Pracista:

 2º grau completo;
 Ambos os Sexos;
Experiência de 06 meses
em vendas (30 vagas).
OBS: Credenciamento de Pessoa
Física e Jurídica.

Impressor Serigráfico

 2º grau completo;
 Sexo indiferente;
 Experiência de 06 meses

Cozinheiro:

 1º grau incompleto;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.

Bartender ou coqueteleiro:

 1º grau incompleto;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.

Vendedor Pracista:

 2º grau completo;
 Sexo Indiferente;
 Experiência de 06 meses .
Obs.: Vendas de Livro na Região Norte
da Bahia.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

Brasileiro pede curso de Medicina na Uneb em Senhor do Bonfim


A implantação do curso de Medicina no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Senhor do Bonfim, foi requisitada pelo deputado Carlos Brasileiro (PT), através de indicação ao governador Jaques Wagner. Em sua justificativa, ele destaca a demanda por profissionais de saúde em toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru e a necessidade de interiorizar o ensino e os serviços médicos no estado.

Brasileiro citou que, de acordo com a pesquisa Demografia Médica no Brasil, 2011, realizada pelo CFM/IBGE, a Bahia possui 1,21 médicos para cada 1.000 habitantes, ocupando o 18º lugar no ranking entre as Unidades da Federação. Por outro lado, dados do MEC apontam que, em 2010, a média brasileira de oferta de vagas nos cursos de Medicina era de 0,09 vaga/mil habitantes, enquanto a Bahia apresentava um número quase 60% menor: ofertava 0,04 vaga/mil habitantes. “Se considerarmos, entretanto, a grande concentração desses profissionais na Região Metropolitana de Salvador, a situação em diversas regiões do interior do Estado é ainda pior do que a apontada por esses números”, citou.

Para o deputado, a UNEB, maior responsável pela oferta de cursos superiores na maioria das regiões da Bahia, reúne condições para contribuir com a mudança dessa realidade em algumas dessas áreas. Uma dela é a de Senhor do Bonfim. “Uma população em torno de 500 mil habitantes, abrangendo cerca de 15 municípios, utiliza os serviços de saúde de Senhor do Bonfim que, desta forma, constitui-se numa sede de um polo regional.

O Campos VII da UNEB está instalado há 26 anos em Bonfim e, especificadamente na área da saúde, implantou o Curso de Ciências Biológicas em 1997 e o Bacharelado em Enfermagem em 2007. “Portanto, já possui algumas condições e infraestrutura que podem ser aproveitadas para as disciplinas básicas, no caso da implantação de um Curso de Medicina como: Laboratórios e equipamentos, acervo bibliográfico e docentes”, citou Brasileiro.

Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

NÍVEA SEIXAS HOMENAGEIA REI DO BAIÃO

Comunicado a Comunidade do Colégio Estadual Júlio César Salgado

Comunicamos que o Recesso Junino ( 16/06 a 02/07 ) será mantido, conforme determinação do Professor Helder Amorim – gerente da DIREC – 28. Sendo assim, as Avaliações serão transferidas para a semana de 03 a 06 de julho do retorno das aulas.
Aproveitamos o ensejo e desejamos a TODOS um FELIZ SÃO JOÃO.

Rita Vitor - Diretora

RETORNO AS AULAS, DO COLÉGIO ESTADUAL TEIXEIRA DE FREITAS


Nós, grupo de professores do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em reunião ocorrida no dia 11/06/2012, entendemos que as demandas pleiteadas pela classe docente de nosso estado são legítimas e justificadas. No entanto, diante da intransigência do Exmo. Governador Jaques Wagner, que insiste em não negociar e, consequentemente, não atender as solicitações dos professores, julgamos que, para o momento, a melhor decisão será retomar nossas atividades em sala de aula, visando a um prejuízo menor na carreira acadêmica de nossos alunos. Não entendemos que tal atitude constitua traição à classe, uma vez que, até aqui, participamos de toda a caminhada juntamente com os que entendem que a paralisação é o melhor instrumento de pressão ao gestor estadual. Entretanto, usando o direito que temos de autodeterminação de nossos caminhos, escolhemos decidir retomar nossas atividades como docentes a partir do próximo dia 13/6 e, por essa razão, convidamos todos os alunos desta escola para se fazerem presentes nos horários regulares de aula. Aproveitamos, ainda, a oportunidade, para rejeitar veementemente qualquer tentativa de denegrir nossa imagem ou nos inferiorizar por discordar do pensamento de alguns. Num estado de direito como o nosso, todos somos iguais perante a Lei, tendo, portanto, assegurados o direito de escolha e liberdade de expressão e decisão, desde que isso não fira a Lei maior de nosso país.

Marinalva Lopes da Silva