quarta-feira, 4 de julho de 2012

Membros da UJS Bonfinense estão entre os pré-selecionados para o Parlamento Jovem 2012


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou nesta quarta-feira (04/07) a lista com o nome dos 17 estudantes pré-selecionados para participar do Parlamento Jovem 2012. O programa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar. Os jovens selecionados simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai ocorrer de 24 e 28 de setembro.

Entre os pré-selecionados se encontram três representantes do nosso município, os estudantes, Mikaelison da Silva Lima, Wesley da Silva Barreto e Mariana Barbosa Miranda. Os jovens fazem parte da União da Juventude Socialista de Senhor do Bonfim (UJS Bonfinense), e fizeram projetos bem elaborados e de âmbito nacional, entre as áreas de meio ambiente e educação, confira abaixo sobre o que dispõe cada um dos projetos e a instituição de ensino em que os mesmos estudam:

Mikaelison da Silva Lima
Colégio: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Senhor do Bonfim
Projeto de Lei:
“Dispõe sobre criação de intercâmbio entre os alunos dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.”

Mariana Barbosa Miranda
Colégio: Educandário N.S do SS. Sacramento
Projeto de Lei:
“Dispõe sobre a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais de todo o território nacional, e dá outras providências.”

Wesley da Silva Barreto
Colégio: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Senhor do Bonfim
Projeto de Lei:
“Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de embalagens biodegradáveis em shopping centers e estabelecimentos comerciais de grande porte de todo o território nacional.”


Nos próximos dias, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia encaminhará os projetos pré-selecionados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O conselho é responsável por enviar os textos dos estudantes à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher os participantes do Parlamento Jovem.

O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. O Estado da Bahia dispõe de 06 vagas, e são selecionados ao todo 78 deputados jovens.

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. No ano de 2011 o município de Senhor do Bonfim mandou 04 jovens de 06 vagas disponibilizadas pro Estado da Bahia. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, participaram 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

Confira a Lista completa dos pré-selecionados no link abaixo:
http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/lista_parlamento.pdf


Fonte: UJS Bonfinense ( http://ujsbonfinense.blogspot.com.br ) / Secretária de Educação do Estado da Bahia
Foto: Câmara dos Deputados.

NOVO CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS - JÚLIO CÉSAR

Colégio Estadual Júlio César Salgado – 04 de julho de 2012

Comunicado

Senhores Pais,
Retornamos as aulas normais no dia 03 de julho, segue abaixo o calendário de reposição dos dias letivos. Ressaltamos que o calendário foi homologado pelo Colegiado Escolar e assegura os 200 dias letivos de 2012 para todos os nossos alunos.
Senhor do Bonfim 04 de julho de 2012



Rita Vitor
Diretora

Semas convoca concursadas para ocuparem cargos no CRAS e no PETI de Igara


A Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Comissão Avaliadora do Chamamento Público Municipal informa sobre a convocação e locação das seguintes profissionais aprovadas em concurso público (Resolução 004/2012 - Edital 02,03/2011) para ocuparem seus respectivos cargos de:

• Assistente Social no CRAS de Igara: Berenice dos Santos Silva Costa;
• Orientadora Social no PETI de Igara: Maria Cristina Gomes da Silva.

As aprovadas devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Praça da Bandeira, nº 22, até a próxima terça-feira, 10 de julho, para realizarem o processo contratual.

Outras informações:
Tel.: (74) 3541. 5574 / 4041
E-mail: acaosocialbonfim@bol.com.br

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


Senhor do Bonfim , 04 de julho de 2012
DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – Sr. do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:

Auxiliar de Contabilidade:

 2º grau completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência de 06 meses
(SETOR FISCAL)

Farmacêutico:

 3º grau completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência de 06 meses

Garçom

 1º grau completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência de 06 meses.

Vendedor Pracista:

 2º grau completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência de 06 meses em vendas (30 vagas).
OBS: Credenciamento de Pessoa Física e Jurídica.

Impressor Serigráfico

 2º grau completo;
 Sexo indiferente;
 Experiência de 06 meses

Cozinheiro:

 1º grau incompleto;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.

Instalador de Som e Acessórios de Veículos:

 1º grau incompleto;
 Sexo Masculino;
 Experiência de 06 meses.

Bartender ou coqueteleiro:

 1º grau incompleto;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.

Caixa de Loja:

 2º grau completo;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.
Curso informática.

Vendedor Pracista:

 2º grau completo;
 Sexo Indiferente;
 Experiência de 06 meses .
 Habilitação B
Obs: Vendas de Livro na Região Norte da Bahia.

Soldador ou Caldereiro:

 1º grau incompleto;
 Sexos masculino;
 Experiência de 06 meses.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

Final de semana chuvoso traz alegria e esperança no sertão e semiárido da BA


As chuvas voltaram a cair no sertão desde a festa junina
O final de semana chuvoso no sertão baiano é um alento para os sertanejos que vivem em áreas castigadas pela seca, uma das mais prolongadas dos últimos anos.

Desde sábado, após vários meses sem precipitações, chove em Cansanção, Monte Santo, Itiúba, no alto sertão da Bahia, além de municipios da região sisaleira e Bacia de Jacuipe, como Conceição do Coité, Ichu, Riachão do Jacuipe, Nova Fátima, Pé de Serra e outros.

Para os próximos dias, os institutos de meteorologia vislumbram uma possibilidade de tempo fechado na região, que encontra-se em estado de emergência, levando esperança aos agricultores.

Apesar do atraso na chegada do inverno, vários agricultores dos municípios de Cansanção e Itiúba já preparam as terras e começaram o plantio “Plantei feijão, milho e melancia” disse dona Gorete, moradora do município de Itiúba.

Em localidades do município de Cansanção, a molhação na terra já atinge 50 centímetros de profundidade, o que possibilitará o plantio e facilitará o nascimento do capim e de uma nova paisagem que amenizará consideravelmente a fome dos animais.

Fonte: Interior da Bahia

CAMPANHA CONTRA PARALISIA INFANTIL (POLIOMIELITE) SEGUE ATÉ SEXTA DIA 06


A Secretaria da Saúde de Bonfim informa que a Campanha contra Poliomielite (paralisia infantil) vai até esta sexta-feira (06). As duas gotinhas contra a doença estão sendo oferecidas para menores de 5 anos e ainda podem ser encontradas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o presente momento 80% das crianças já foram vacinadas e a meta é vacinar 95% deste público. A Campanha foi iniciada no dia 16 de junho em Senhor do Bonfim que disponibiliza 28 postos de vacinação distribuídos por toda cidade inclusive Zona Rural.

Maravilha Notícias

Polícia divulga nomes das vítimas fatais de acidente na BR-324 cinco continuam internadas


O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador divulgou, na noite desta terça-feira (3), os nomes de nove das dez vítimas fatais do acidente ocorrido no início da manhã na BR-324, no município de Candeias, na Região Metropolitana. Cinco pessoas continuam internadas.

O veículo circulava de Saubara, distrito de Santo Amaro, para Salvador todas as semanas e costumava sair do município às 4h30, levando passageiros que geralmente não conseguiam passagens em ônibus regulares. Pelo menos dezesseis pessoas estavam no veículo, incluindo o motorista.

Ao tentar ultrapassar uma carreta, que transportava ferro para a empresa Gerdau, a van da cooperativa Cootransul se chocou contra a lateral do veículo, no km 590. Com o impacto, a van foi arrastada na pista e teve a lateral arrancada.

Nove passageiros da van morreram na hora. A 10ª vítima não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O motorista da carreta não ficou ferido.

Os mortos foram identificados como:

Sérgio Pereira dos Santos, 30 anos,
Valdemir Miranda dos Santos, 42,
Everaldo Oliveira dos Reis, 30,
Carlos Maia dos Reis Linhares,
Daniel Nery Ferreira, 41,
Jefferson Santos Lopes dos Reis, 12,
Luciane Barbosa de Freitas, 35,
e Joselito de Jesus.

Um corpo ainda não foi identificado.

Osvaldo Pirajá Leone, motorista da van, e Paulo Guimarães, 54 anos, foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio e não correm risco de morrer. Já Aneilton Oliveira da Silva, 27, Clébem Paixão dos Santos, 35 anos, Bartolomeu de Jesus Santos, 35, e Jackson Alves dos Santos, 24, foram levadas para o HGE. Aneilton teve ferimentos leves e já recebeu alta. Jackson está em estado grave.

Transporte clandestino

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) divulgou nota informando que a van, de placa NTT-6015, que se chocou com a carreta, estava com a vistoria vencida.

O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, explicou que a van, registrada em nome de Osvaldo Pirajá Leoni, teve negado o pedido de renovação da vistoria porque não foi apresentado o comprovante de fretamento junto a uma prefeitura ou empresa para a realização do transporte de passageiros.

Para o diretor da Agerba, a van iniciou a viagem durante a madrugada “justamente para tentar burlar a fiscalização.


Acidente aconteceu por volta das 5h desta terça-feira (3)
(Foto: Antonio Saturnino/CORREIO)

Tragédia na BR-324: Acidente grave entre uma carreta e van deixa 10 mortos


Dez pessoas morreram e cinco ficaram gravemente feridas em um acidente por volta das 5h desta terça-feira (3), no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.

O acidente aconteceu na altura do km-590 da BR-324. Nove pessoas morreram na hora. A 10ª vítima não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu uma carreta e uma que van que transportava passageiros do município de Santo Amaro da Purificação para a capital baiana. Ao tentar ultrapassar a carreta, que transportava ferro para a empresa Gerdau, uma van da cooperativa Cootransul se chocou contra a lateral do veículo. Com o impacto, a van foi arrastada e teve a lateral arrancada.

Alguns passageiros foram lançados na via. As vítimas foram socorridas por equipes da PRF, da Via Bahia, concessionária que administra a via, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Cinco vítimas foram transferidas em estado grave para o HGE, e uma morreu após dar entrada no hospital. Ainda conforme o Posto de Polícia da unidade médica, devido a gravidade dos ferimentos, pelo menos três pessoas devem passar por cirurgias.



Entre os feridos que deram entrada no hospital estão o motorista da van, identificado apenas pelo prenome de Cláudio, assim como Anailton Oliveira da Silva, 27 anos, Clében da Paixão dos Santos e Bartolomeu de Jesus Santos, ambos com 35 anos.

Segundo a Via Bahia, até as 8h, os dois veículos envolvidos no acidente permanecem no local, e a operação de resgate deixa o trânsito lento na região. Os corpos das dez vítimas fatais serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde devem passar por uma perícia enquanto aguardam identificação.

(Infomações do Correio/ Foto reprodução TV Bahia).