sexta-feira, 27 de julho de 2012

OPERAÇÃO CONJUNTA DA PRF, IBAMA E MP/BA APREENDE 165 ANIMAIS SILVESTRES EM UAUÁ


Durante a 28a FPI - Fiscalização Preventiva Integrada, operação coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF - Núcleo do São Francisco, uma equipe formada por policiais rodoviários federais, agentes do IBAMA e do MP/BA apreendeu nesta quinta-feira 165 animais silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro. As ações ocorreram no município de Uauá, sendo encontrados animais tanto na zona rural como na zona urbana.

A FPI tem também como objetivos a prevenção e educação ambiental, sendo distribuídos durante a operação folders a respeito da prática ilegal de manter animais silvestres em cativeiro, bem como das consequências disto para o meio ambiente. No total foram apreendidos 165 animais silvestres, entre os quais 02 asas-brancas, ave típica da
caatinga mas que está ficando cada vez mais rara de ser encontrada por conta da caça predatória.

Uma outra ave que chamou a atenção dos veterinários foi um curió, extremamente raro na região e bastante procurado por criadores pela beleza do seu canto.

Algun animais estavam feridos e bastante debilitados, sendo todos encaminhados para o CEMAFAUNA-CAATINGA - Centro de Manejo e Conservação de Fauna da Caatinga, em Petrolina/PE, onde ficarão sob os cuidados de uma equipe de veterinários e biólogos, e permanecerão até terem condições de serem reintroduzidos no seu habitat natural.

Foram apreendidos:
39 cardeais,
01 papa-arroz,
16 azulões,
03 tico-ticos,
02 juritis,
02 bicos-de-veludo,
18 periquitos-da-caatinga,
02 estévãos,
02 cancões,
03 sabiás-laranjeiras,
02 sofrês,
01 garibaldi,
01 curió,
01 saíra,
08 manés-magos,
02 pêgas,
01 pássaro-preto,
08 canários-da-terra,
02 assas-brancas,
18 papa-capins,
2 bigodes,
02 bigodes,
13 coleiros,
03 caboclinhos,
02 papagaios-verdadeiros,
02 periquitões,
01 pomba caldo-de-feijão,
07 tipius, e 02 jabutis.

Fonte: PRF

Veja a 1ª relação dos convocados da Lista de Espera do Sisu para a reunião de chamada pública


Já está disponível na página eletrônica da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) a primeira relação dos convocados da Lista de Espera do Sisu para a reunião de Chamada Pública, visando à ocupação das vagas remanescentes das chamadas do Sisu.

As reuniões serão realizadas de 31 de julho a 9 de agosto de 2012, nos campi sede (Petrolina – PE), Serra da Capivara (São Raimundo Nonato – PI) e Senhor do Bonfim (BA). Os candidatos convocados devem comparecer à reunião, no local indicado, conforme opção de curso (acesse aqui o edital).

De acordo com a SRCA, a matrícula dos classificados ocorrerá imediatamente após a reunião. As vagas não preenchidas até 9 de agosto serão disponibilizadas em nova convocação para outros candidatos da Lista de Espera. Para mais informações, acesse o site da SRCA. http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2012.2-html


Klene Barreto de Aquino

CAMPANHA ANTI RÁBICA EM BONFIM ATÉ 21 DE AGOSTO DE 2012


DATA: 27.07
LOCAL: CENTRO – RUA FRANCISCO VITAL, EM FRENTE À IGREJA UNIVERSAL.
MERCADO – ANTIGA ESCOLA LUIS VIANA.
MISSÃO DO SAHY, MOCÓ, VARZINHA, MACHADO, MARAVILHA, POSTO DA SECA.

DATA: 28.07
LOCAL: CENTRO – PRAÇA NOVA DO CONGRESSO
II CENTRO DE SAÚDE
ALTO DA MARAVILHA – POSTO DE SAÚDE E MUTIRÃO.

Maravilha Notícias

Motoboys têm até dia 4 para se adaptar às novas regras da Contran


A partir da próxima semana, dia 4 de agosto, as regras para o exercício das atividades dos motoboys e mototaxistas ficarão mais rigorosas em todo o país. Para exercer as profissões será necessário ter, no mínimo, 21 anos e carteira de habilitação na categoria ‘A’ há pelo menos dois anos, além de realizar curso preparatório e usar uma série de equipamentos de segurança.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete intensificar a fiscalização a partir da data, mas, em Salvador, a ilegalidade nas ruas da cidade e o atraso do Detran em oferecer os cursos indicam não haver qualquer perspectiva de que as regras sejam cumpridas. As regras são de uma resolução do Contran aprovada em 4 agosto do ano passado. Os motoboys e mototaxistas tiveram 365 dias para se adaptar.

Outro quesito que será exigido do condutor é a apresentação de certidão de antecedentes criminais. Além disso, os motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderão mais exercer a atividade.
Por sua vez, as motocicletas deverão portar uma série de equipamentos obrigatórios, como o protetor de motor ‘mata-cachorro’, aparador de linha antena ‘corta-pipa’ e dispositivo adequado para transporte de carga.

Aqueles que não estiverem conforme a lei poderão arcar com multa mínima no valor de R$ 191,54. A classe ainda fica obrigada a submeter seus veículos a vistorias semestrais, estabelecendo os requisitos mínimos de segurança.

A partir da vigência da Resolução do Contran, serão vedados os motofretes para transporte de combustíveis, produtos tóxicos ou inflamáveis, com exceção do gás de cozinha e de galões de água mineral. Nesses casos, a motocicleta deverá conter o ‘sidecar’, um dispositivo anexado à moto, especial para esse tipo de transporte. Quando em serviço, o motoboy deverá estar vestido com colete e capacete retrorrefletivos, aprovados pelo Contran.

Curso
Apesar do prometido rigor na fiscalização, não há perspectiva de que a lei pegue na Bahia. Isso porque, uma das exigências que mais preocupam os motoboys e mototaxistas, o curso preparatório não é oferecido no estado.
O Detran, órgão que seria responsável por ministrar o curso, limitou-se a informar, por meio de sua assessoria, que as aulas serão terceirizadas às autoescolas. No entanto, o órgão é acusado pelo Sindimotos de postergar o tema.

Em Senhor do Bonfim
No final do ano passado cerca de 300 motos taxistas de Bonfim receberam capacitação para atuar como profissional na área, e infelizmente paralelamente a isso ainda disputam clientes com outros condutores clandestinos.

Correio
Maravilha Notícias (foto)

Governo Municipal inaugura mais 287 unidades habitacionais em Senhor do Bonfim


“Este é um projeto que faz parte da história do Brasil”, disse a Secretária Municipal de Infraestrutura, Auzeneide Nunes às famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida que receberam nesta quarta-feira (25) as chaves das 287 unidades habitacionais do Loteamento Brisas do Monte, em Senhor do Bonfim.

As duzentas e oitenta e sete unidades inauguradas fazem parte do maior programa habitacional desenvolvido em uma ação conjunta dos Governos Federal, Estadual e Municipal em todo o País.

Em Senhor do Bonfim, o Minha Casa Minha Vida está edificando 1.291 residências destinadas à população de baixa renda. Um número bastante significativo para a cidade como demonstrou em seu pronunciamento o gerente geral da Caixa Econômica de Senhor do Bonfim, Washington Borges. “Nem todos os municípios brasileiros tiveram a sorte de ter esse quantitativo de casas contratadas” – disse.

Alto padrão de qualidade – Não é apenas o quantitativo que impressiona, mas a qualidade do empreendimento. O Loteamento Brisas do Monte conta com área de lazer (quadra de esporte, praça e parque infantil), ruas 100% pavimentadas, rede de esgoto e energia elétrica. Todas as residências possuem piso de cerâmica, louça sanitária e teto forrado.

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim também cuidou para que a comunidade local sinta-se bem assistida quanto à Saúde, à Educação e o Transporte.

Próximo às residências está sendo erguida uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no valor de mais de R$1 milhão. Uma creche de tempo integral e um PSF também serão construídos para atender a população do novo bairro.

A Secretária de Infraestrutura informou ainda que o Brisas do Monte entrará na rota do transporte público e que dois abrigos de ônibus serão instalados.

A Secretária Municipal Camila Libório Machado garantiu atuação direta da Assistência Social na comunidade e apresentou a equipe designada pela Semas: o gerente de habitação Janderson Igo e as assistentes sociais Mariana Santana, Marinete e Cristiane.

“Estaremos presentes o tempo todo. Trabalharemos com as famílias, atendendo a todas as necessidades” – afirmou Camila.

Com a chave na mão – O vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Aurélio Soares participou da entrega das chaves. No palco recepcionou, junto com as demais autoridades, as novas moradoras do Brisas do Monte, as senhoras Almira Gonçalves Silva e Antônia Francisca de Souza.

“Aqui vocês terão o privilégio e, sobretudo, o orgulho de dizer: Hoje tenho a minha residência” – falou o vice-prefeito aos contemplados.

Casa mobiliada – A Construtora FCK, responsável pelo empreendimento, entregou para a moradora Maria Helena Serafim, de 62 anos, uma casa totalmente mobiliada. “Maria Helena encontrava-se em situação de vulnerabilidade social e por isso foi selecionada” – informou o gerente de habitação da Semas, Janderson Igo.

Na solenidade – Estiveram presentes: o Gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica, Sérgio Henrique Melo, os empresários da Construtora FCK, Hugo Bastos e Daniel Teixeira; vice-prefeito Aurélio Soares; o tabelião Amaury Santana e Maurício Cardoso (representando o ex-proprietário do loteamento, o senhor Etelvi, que doou terreno para a construção de 150 casas).

Projeto quer assegurar legibilidade nas receitas médicas


O receituário sempre foi uma das grandes preocupações no balcão das farmácias e na vida dos pacientes.

Com o objetivo de assegurar uma maior legibilidade nas receitas médicas e odontológicas, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei n° 19.914/2012, que discorre sobre a obrigatoriedade de expedição de receitas, guias de encaminhamentos de pacientes e prontuários médicos, digitados, datilografados ou escritos manualmente em letra de forma ou caixa-alta. Caso seja aprovada, esta medida terá que ser respeitada pelos hospitais públicos e privados, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos particulares sediados na Bahia.

Na visão do parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo sanar as dificuldades encontradas diariamente por dezenas de cidadãos, em consequência da ilegibilidade das receitas médicas. Para ele, o receituário sempre foi uma das grandes preocupações no balcão das farmácias e na vida dos pacientes, pois muitos têm dificuldades para entender a medicação prescrita, sendo esta complicação também percebida pelos próprios farmacêuticos.


Ascom do deputado Marcelino Galo

ELEIÇÕES 2012 AGENDA DO CANDIDATO

Coligação: BONFIM PODE MAIS – Candidato á Prefeito: Pastor PAULO - Vice: CARLOS MUNIZ

A G E N D A - 27/07/2012

10:00h Debate na Rádio Caraíba
15:00h - Visita ao Comércio
19:00h - Reunião com a Cordenação de Campanha



Agenda do Candidato a Prefeito do PSOL Mestre Carlinhos e seu vice Reinaldo

dia 27 sexta feira às 19h o Candidato do PSOL Mestre Carlinhos e seu vice Reinaldo estarão visitando a comunidade da fazenda Limões, acompanhado dos candidatos a Vereadores.



AGENDA SEMANAL – COLIGAÇÃO “CONSTRUÍMOS JUNTOS” - PAULO MACHADO E PAULO BRAGA – 11

27 - Sexta-feira

9h - Visita a instituições e autoridades
14 às 17h - Itamaraty com visitas às famílias
20h - Concentração Itamaraty



Agenda da Candidata: GORETE BRAZ E TOINHO CERQUEIRA - Coligação Bonfim Com a Força do Povo

27 /07/2012 (sexta- feira)

• 8:00 h às 12:00h: Visita a Feira-Livre
• 14:00h às 18:00h: Visita ao povoado de Baraúna
• 19:00h às 22:00h: Visita à Rua do Depósito e adjacências



Agenda da Coligação “O trabalho de novo com a vontade do povo” - Carlos Brasileiro e Gustavo Miranda – 13

Sexta-feira - 27 de Julho
08h - Visita ao Grupamento de Bombeiro
09h - Visita a empresários
11h - Visita à Gerência da Embasa
17h - Visitas a famílias do Alto da Rainha
20h - Caminhada para o bairro do Itamaraty


AGENDA DA COLIGAÇÃO: 19 é BONFIM COM DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - CORREIA E RENATO ALMEIDA

27 – sexta-feira

09hs – Visita localidade da zona rural
19hs – Caminhada pelas ruas da cidade em direção: Casas Populares