sábado, 8 de setembro de 2012

Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é encerrada com aprovação de 40 propostas


Quarenta propostas que representam o anseio da sociedade baiana para a construção de uma política nacional de inclusão das pessoas com deficiência foram elaboradas durante a III Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que, após três dias de intenso debate, foi encerrada nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções. As propostas serão apresentadas por 74 delegados baianos na III Conferencia Nacional que será realizada em Brasília, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Após discussões, a III Conferência, que foi realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), cumpriu o papel de fomentar o debate da inclusão das pessoas com deficiência. “Conseguimos aprovar um conjunto de propostas que, além de serem encaminhadas para Brasília, também servem para nortear a Bahia na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”, declarou o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), da SJCDH, Alexandre Baroni.

“Conseguimos fazer uma Conferência bem participativa, e o Coede e a Secretaria da Justiça fizeram o seu papel”, declarou o vice-presidente do Coede, Evangel Vale.

Propostas

Entre as propostas aprovadas estão a criação de políticas na área da saúde que garantam e ampliem a realização de exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade, nos territórios mais próximos das residências das pessoas com deficiência, e a distribuição de medicamentos e ampliação de medicação de alto custo para todos os municípios da união.

Outra sugestão é a garantia nas instancias de governo – Federal, Estadual e Municipal – da formação inicial e continuada para os profissionais da Educação em Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, em cumprimento com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e do Plano Nacional já estabelecidas pelo MEC.

Com informações da SJCDH

ELEIÇÕES 2012 AGENDA DO CANDIDATO


AGENDA DA CANDIDATA: GORETE BRAZ E TOINHO CERQUEIRA COLIGAÇÃO BONFIM COM A FORÇA DO POVO
Não informada



AGENDA DA COLIGAÇÃO: 19 é BONFIM COM DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - CORREIA E RENATO ALMEIDA
Sábado: 08/09/12
19h00min - Comício no Barbosa Santos



COLIGAÇÃO: BONFIM PODE MAIS – CANDIDATO Á PREFEITO: PASTOR PAULO - VICE: PR. UBALDO SENA
A G E N D A - 08/09/2012
08:00h - Visita a Feira Livra
11:00h - Visita aos Comerciantes
15:00h - Visita ao Bairro das Promorar
19:00h - Visita a Lideranças Evangélicos



AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DO PSOL MESTRE CARLINHOS E SEU VICE REINALDO - POR UMA BONFIM CIDADÃ
08/09 - Feira Livre 10:30h Carlinhos



AGENDA – COLIGAÇÃO “CONSTRUÍMOS JUNTOS” - PAULO MACHADO E PAULO BRAGA – 11
Dia 8 (Sábado)
• 9 horas da manhã: visita à feira-livre de Senhor do Bonfim
• 7 horas da noite: visita às comunidades de Pebas e Pebinhas



AGENDA DA COLIGAÇÃO “O TRABALHO DE NOVO COM A VONTADE DO POVO” - CARLOS BRASILEIRO E GUSTAVO MIRANDA – 13
Sábado (08/09)
09h – Visita à feira
20h – Carreata e Caminhada na Igara

Peça Teatral Volta Seca – O Sentinela do Cangaço


O que: Peça teatral “Volta Seca – O Sentinela do Cangaço”
Onde: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho - Senhor do Bonfim
Quando: 15 e 16 de setembro
Horário : 20:00 horas
Quanto Custa : R$ 10 reais inteira e R$ 5 reais meia.
Classificação: 12 anos.

SINOPSE - Construída a partir de fatos verídicos, a peça “Volta Seca – O sentinela do Cangaço” é baseada na vida de Antonio dos Santos, considerado o cabra mais importante de Lampião.

A peça estreou no Teatro Xisto Bahia em Salvador, ficou em cartaz durante os meses de julho e agosto, agora chega á Senhor do Bonfim, com apresentações nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingos) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho às 20h.

Recrutado ainda criança por Corisco, Volta Seca foi testemunha ocular do primeiro encontro de Virgulino Ferreira e Maria Bonita, de batalhas sangrentas no sertão baiano e o único cangaceiro que ousou enfrentar Lampião.

O monólogo é encenado pelo próprio autor, o ator e diretor de teatro, o Bonfinense Edmar Dias (fundador dos Terapeutas do Riso), sob a direção de Fábio Nieto Lopez (premiado no festival Mapa Cultural Paulista).
Dois encontros, duas encruzilhadas, marcaram a vida do personagem e pontuam a encenação: o encontro com Lampião aos 11 anos e a visão anos depois, de uma jovem freira que, como ele, amava a música: Irmã Dulce.

A narrativa é emocionante e surpreendente encontra seu clímax no episódio que encerraria sua vida no cangaço, abrindo caminho para o encontro futuro com a freira: o momento em que enfrenta Lampião.

Ao insistir em socorrer o cangaceiro Bananeira, ferido em combate, Volta Seca contrariou as ordens do capitão, que não viu outro jeito de assegurar sua autoridade no bando senão dar cabo do insolente. Avisado por Maria Bonita, o jovem cangaceiro, então com 14 anos, abandona o acampamento e acaba preso. Volta Seca é ainda o compositor das musicas do cangaço tais como: “Acorda Maria Bonita e Mulher Rendeira’’e personagem do romance Capitães da Areia de Jorge Amado.

Att:SECULT/BONFIM
SECRETARIA DE CULTURA

SHOW BENEFICENTE COM AS BANDAS PALPITE E MANDALA


REUNIÃO DA ATCTC - ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES COMUNITÁRIOS DE TANQUINHO DE CIMA I


No dia 07 de setembro de 2012 foi realizada reunião ordinária da Associação de Trabalhadores de Tanquinho de Cima I ,onde foi apresentado aos seus membros os projetos e ações contemplados pela referida Associação projetos esses como a construção do tão sonhado posto de Saúde para aquela comunidade ,Utilidade Publica Estadual que já foi votada e brevimente será publicada no Diário Oficial da Bahia, e a sopa que será distribuída duas vezes na semana para a comunidade a mesma já se encontra na sede da associação.
E em forma de democracia esteve presente a Senhora Gorete Braz candidata a prefeita de nossa cidade expondo seu projeto de trabalho.

Associação de Trabalhadores Comunitários de tanquinho de Cima I "trabalhando em prol da comunidade"

OBSTRUÇÃO DA PAUTA EM SESSÃO DA CÂMARA PREJUDICA FINANÇAS DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM

O governo municipal de Senhor do Bonfim, mesmo tendo enviado expediente especial à presidência da Câmara de Vereadores, solicitando a votação da Lei que cria o Fundo de Reserva do município, não obteve êxito mais uma vez. Embora o Presidente tentasse colocar em pauta o projeto, houve vereadores que fecharam acordo para que o Projeto de Lei não entrasse em análise e votação.
A importância de aprovação da Lei se dá pelo fato de que a prefeitura encaminhou ações de cobrança do ISS junto aos bancos, que costumam repassar apenas uma parte desse imposto gerado pelos serviços prestados à população em suas agências. O Bradesco, por exemplo, foi acionado em quase dois milhões de reais, porém esse dinheiro só pode ser repassado ao município caso este crie através de Lei “o Fundo de Reserva”. O Prefeito Paulo Machado enviara no dia 31 de agosto ofício nos seguintes termos:

“Considerando que a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim possui créditos de ISS junto a Instituições Bancárias, e que se encontram em processo final de reconhecimento e pagamento pelas referidas instituições, requeremos a aprovação do Projeto de Lei no. 023 de 02 de Agosto de 2012, que cria o FUNDO DE RESERVA DE DEPÓSITOS JUDICIAIS de nosso Município.
Esclarecemos, ainda, que o Projeto se encontra nesse poder Legislativo desde o dia 16 de agosto de 2012, e solicitamos que o mesmo fosse apreciado em caráter de urgência urgentíssima, constante do Oficio no. 321/2012.
Ressaltamos que a criação no citado fundo é condição “sine qua non” para que os bancos possam realizar os depósitos do ISS que nos são devidos
Confiante no alto espírito público dessa Egrégia Casa agradecemos antecipadamente o pronto atendimento à nossa demanda.
Diante da obstrução da pauta a prefeitura continuará aguardando que os edis se sensibilizem e percebam que os principais prejudicados com esse adiamento serão os cidadãos que os elegeram e aguardam recursos a serem investidos em suas comunidades.

ASCOM

ELEITORES PODEM CONSULTAR PELA WEB SITUAÇÃO JUNTO À JUSTIÇA ELEITORAL


Os eleitores podem consultar pela internet como está a situação junto à Justiça Eleitoral. Acessando a página do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA), é possível conseguir as informações fornecendo nome completo e a data de nascimento ou o número do título de eleitor.
Com essa consulta, o eleitor fica sabendo se está com situação regularizada ou se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral.

Política livre.

REDUÇÃO DAS TARIFAS DE ENERGIA VAI ESTIMULAR PRODUÇÃO E QUEDA DA INFLAÇÃO, DIZ PAULO BERNARDO


A redução das tarifas de energia elétrica a partir de 2013, anunciada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, vai estimular a produção no país e a queda da taxa de inflação, disse ontem, 7, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, depois de acompanhar o desfile de Sete de Setembro em Brasília.
Ele confirmou a expectativa do governo de impulsionar a competitividade do país com a medida. “Temos uma coisa preciosa que é o mercado de consumo, com emprego quase pleno, as pessoas com poder aquisitivo e os salários que ainda estão aumentando. Se tiver consumo, a produção vai crescer bastante”, disse o ministro.
Os detalhes da medida ainda serão anunciados na próxima terça-feira, 11, mas a presidente já adiantou que haverá redução de 16,2% para os consumidores residenciais e de 28% para as indústrias.

Bahianoticias

Mais de 80 mil brasileiros se declararam doadores de órgãos pela rede social

Mais de 80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos por meio de uma ferramenta na rede social Facebook, de acordo com levantamento divulgado hoje (6) pelo Ministério da Saúde. A parceria foi firmada em julho deste ano, com o objetivo de ampliar o número de doadores no Brasil.

Segundo a pasta, 40 milhões de pessoas no país são usuárias da rede social. Os internautas podem adicionar em sua linha do tempo a opção de ser um doador de órgãos e compartilhar com parentes e amigos.

Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores no Sistema Nacional de Órgãos – 63% a mais que em 2008, conforme dados do governo. Atualmente, 95% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para expressar no Facebook o desejo de ser um doador de órgãos, basta ir na Linha do Tempo e clicar em Evento Cotidiano, escolher a opção Saúde e Bem-Estar e clicar em doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.

A supervisora de Marketing Lucinda Ulhoa, 33 anos, utilizou a ferramenta poucos dias após a parceria. “O que eu puder fazer para ajudar os outros a não sentirem a dor que senti quando perdi meu pai, vou fazer”, explicou. Ela também se cadastrou como doadora em um banco de medula óssea. “Ninguém merece perder um ente querido, mas é preciso ter cautela. Só divulguei no Facebook para ver se estimulo as pessoas a fazerem o mesmo”, completou.

Vivian Murbach, 33 anos, decidiu ser doadora de órgãos ainda na adolescência. Quando a ferramenta foi disponibilizada pelo Facebook, a servidora pública optou por compartilhar a informação. “Cheguei à essa decisão pelo simples fato de ajudar alguém que precisa muito com algo que é meu e que não vou precisar mais. É simples assim”, disse. Ela garante que amigos, o noivo e a família sabem do desejo dela de ser doadora. “Quando faço algum procedimento cirúrgico, aviso novamente a família e o médico.”

Já o estudante de antropologia Alexandre Branco, 23 anos, declarou-se doador de órgãos, mas não havia comunicado oficialmente a família e os amigos. “Apesar de as pessoas próximas a mim terem um conhecimento [sobre a vontade dele], achei que uma declaração explícita era o mais recomendável”, contou, ao se referir à ferramenta no Facebook.

“Além do fato de você poder ter uma comunicação expressa do seu desejo, acho que a publicidade dessa informação para as pessoas que não refletiram sistematicamente sobre o assunto pode permitir esse processo”, disse. “As pessoas, quando confrontadas com a informação de que outras pessoas próximas são potenciais doadoras, podem refletir e decidir a respeito”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil