segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Projeto Carroceiros vai realizar, dia 19, cadastramento e exames em animais de tração


A Secretaria Municipal de Agricultura informa aos proprietários de animais de tração que na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, a partir da 8h, a equipe do Projeto Carroceiros fará o cadastramento de cavalos, burros e jumentos.

A ação será realizada no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), localizado próximo à Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.

Na oportunidade, a equipe do Projeto Carroceiros também vai realizar exames veterinários e vistorias nas carroças.

CINE BONFIM TODA QUINTA NO CINEMA APRESENTA "BATMAN-O CAVALEIRO DA TREVAS"


Sinopse: Em sua nova aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade: o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços para sair triunfante da batalha.

EXIBIÇÃO DO FILME "BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS" -
20/09/2012
LOCAL: CENTRO CULTURAL CECILIANO DE CARVALHO
HORÁRIO: 19:30 HORAS
TAXA DE MANUTENÇÃO OPCIONAL: 2,00 ( DOIS REAIS)
TITULO ORIGINAL:BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
FAIXA ETÁRIA: 12 ANOS
DURAÇÃO: 152 MINUTOS
GÊNERO: AÇÃO/AVENTURA/DRAMA

 ATT:SECULT-BONFIM SECRETARIA DE CULTURA

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Senhor do Bonfim , 17 de setembro de 2012
DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – Sr. do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:


 Garçom 
 Experiência 06 meses em CTPS;
 Sexo Indiferente.

 Gerente Administrativo 
 Superior Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência 06 meses em CTPS;
 Possuir hab. B

Balconista de Frios 
 1º Grau Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência 06 meses em CTPS;

Digitador 
 2º Grau Completo;
 Sexo Feminino;
 Experiência 06 meses em CTPS;

 Vendedor Externo 
 2º Grau Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência 06 meses em CTPS;

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

DMTRANS DE BONFIM REALIZARÁ SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO


SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
DE 18 A 25 DE SETEMBO DE 2012
DÉCADA DE AÇÕES PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2011-2020
TEMA: PEDESTRE, FAÇA A SUA PARTE. RESPEITE A SINALIZAÇÃO.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 18/09 TERÇA - INÍCIO DA CAMPANHA DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA NA MÍDIA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO CAMINHADA PROJETO “TRANSITANDO PELA ESCOLA”

DIA 22/09 ENCERRAMENTO DA CAMPANHA COM STAND NO CALÇADÃO COM PANFLETAGEM.

ASCOM

EM REUNIÃO COM REITOR DA UNIVASF, SENADOR JOÃO DURVAL AFIRMA APOIO PARA EXPANSÃO DO CAMPUS DE SENHOR DO BONFIM


Durante estada em Brasília, em viagem de trabalho, no Ministério da Educação (MEC), o reitor Julianeli Tolentino de Lima, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou de reunião com o senador João Durval. Na ocasião o senador, representante do estado da Bahia, apresentou ao reitor a proposta de apoio à Univasf que será encaminhada por ele ao MEC, visando à expansão e consolidação do campus de Senhor do Bonfim. A proposta tem como referência projeto da Univasf para criação de mais quatro cursos, em consonância com a política do MEC de limite mínimo de cinco graduações para funcionamento dos campi universitários.

Atualmente a Univasf possui um curso de graduação em funcionamento no campus de Senhor do Bonfim, o de licenciatura em Ciências da Natureza. Conforme o projeto da Univasf, protocolado no MEC, o campus de Senhor do Bonfim poderá ofertar os cursos de Geologia, Geografia, Ecologia e Direito. A expansão prevista visa atender à demanda apresentada pela população local, contemplando ainda outros municípios do entorno.

Para o reitor Julianeli Tolentino, a ampliação da oferta de cursos de graduação é um compromisso assumido pela Reitoria com a comunidade, cuja proposta vem sendo discutida em diversos fóruns de debates com os movimentos sociais e com a sociedade, através de suas representações, envolvendo diversos segmentos, mas também demandará esforços das lideranças políticas e empenho das instituições envolvidas.

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf

IV RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM BONFIM


Participe da IV REACEN - Recepção Acadêmica de Enfermagem, trazendo com o tema "Comunicação em Enfermagem: Instrumento Essencial do cuidado", acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro do corrente ano.

Faça sua inscrição no Colegiado de Enfermagem, Vânia (6° semestre), Gilmara (9° semestre), Jhones (4° semestre), Débora (6° semestre), Alix 6° (semestre).
Os mini-cursos ocorrerão no dia 21/09 (sexta-feira) garanta sua inscrição!! VAGAS LIMITADAS! Gasometria Arterial, Drenos/Sondas/Tubos, Enfermagem no Diagnóstico do CA de Mama e Colo Uterino, O Cuidado em Enfermagem a pacientes de lesões cutâneas e Primeiros Socorros. Garanta sua vaga, restam poucas e alguns estão LOTADOS!

OBS.: Os trabalhos a serem apresentados devem ser enviados o resumo para o e-mail  reacen.uneb@hotmail.com até o dia 17/09/2012. Atenciosamente, Comissão Organizadora.

FROTA DAS AMBULÂNCIAS DO SAMU DE SENHOR DO BONFIM SERÁ RENOVADA NESTE MÊS


A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, informa a população bonfinense que conseguiu por meio do Ministério da Saúde a garantia da renovação da frota do SAMU, a confirmação se deu através da última reunião do Colegiado Intergestores Regional – CIR provocada por Senhor do Bonfim, para discussão da pactuação do SAMU Regional e novas resoluções do serviço. Diante dos Secretários da Micro Norte a Sra. Alcina Romero Coordenadora Estadual da Urgência e Emergência, informou que a frota do SAMU do município será renovada ainda este mês de forma prioritária, reconhecendo a imediata necessidade da troca das ambulâncias que já estão no serviço há cerca de cinco anos rodando 24 h por dia, causando prejuízos financeiros e transtornos ao Serviço e atendimento a população.

Na oportunidade a Secretaria de Saúde apresentou toda a documentação necessária para a habilitação da Moto 192, e a partir do próximo mês será adicionado o valor extra de R$ 7.000,00 por esta habilitação, os Secretários da Regional junto com a Coordenadora Estadual fecharam uma agenda positiva com o compromisso da qualificação do Serviço, sendo alcançado por meio do Núcleo de educação Permanente – NEP que já se encontra implantado e em funcionamento, com essa pactuação através da qualificação o nosso serviço contará com o dobramento dos recursos atualmente já recebidos.

 ASCOM Secretaria Municipal de Saúde

ALUNOS DO PRO JOVEM TRABALHADOR PODEM RECEBER CERTIFICADOS NO SAC


O SINE/SAC Senhor do Bonfim informa que os Certificados dos alunos do Programa Projovem Trabalhador (Curso de Pedreiro,Curso de Soldador e Curso de Vestuário) encontra-se no Sinebahia/Sac.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h do dia: 17/09/2012 à 21/09/2012.

 Atenciosamente,
 Welhia Dantas

LEI DO DESCANSO DOS CAMINHONEIROS ESTÁ EM VIGOR, MAS A FISCALIZAÇÃO ESTÁ SUSPENSA



*Josemar Santana

Mesmo em vigor desde o dia 11 deste mês de setembro, a Lei nº 12.619, popularmente conhecida por “Lei do Descanso dos Caminhoneiros”, está com a sua fiscalização suspensa por determinação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), depois de constatar que grande parte das rodovias federais não oferecem condições adequadas para o descanso obrigatório exigido na referida lei.

Configura-se, no presente caso, o costume brasileiro de se elaborar leis e normas dentro de gabinetes sem observação da realidade ambiental de sua aplicação, o que é imperdoável, porque uma lei ou norma não nasce de uma simples canetada, como nascem as Medidas Provisórias e outros atos de natureza ditatorial, ainda presentes no nosso Estado Democrático de Direito.

Uma lei nasce de um Projeto, que pode ser oriundo de um dos Poderes da República (Legislativo, Executivo ou Judiciário) e entra numa das duas Casas que compõem o Congresso Nacional (Câmara Federal ou Senado), seguindo imediatamente à outra Casa, depois de aprovada na primeira, o que demanda tempo de tramitação pelas Comissões Permanentes (Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças, Transporte e Comunicação, etc), até que consiga aprovação final, quando é encaminhada para sanção presidencial.

Trata-se, portanto, de tramitação longa, que não explica a aprovação de uma lei ou norma sem que existam as condições de aplicabilidade prática, isto é, durante a tramitação de uma lei no Congresso Nacional há tempo suficiente para saber se o seu texto vai encontrar as condições de aplicação prática, se há as condições reais de fazer valer os dispositivos contidos na lei que é aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo(a) Chefe do Poder Executivo.

O fato é que, apenas dois dias depois da entrada em vigor, ou seja, a partir do dia 13 de setembro em curso, a Lei nº 12.619 (Lei do Descanso dos Caminhoneiros) tem a sua fiscalização suspensa por 180 (cento e oitenta dias) ou seis meses, porque as estradas federais, na sua quase totalidade não oferecem as condições de descanso exigidas aos motoristas, devendo se adequar primeiro às normas para que a Lei seja aplicada com eficácia.

Segundo a lei, os motoristas terão garantidas 11 (onze) horas diárias, no mínimo, para repouso, além do descanso intervalado de 4 em 4 horas, de 30 minutos, regra essa que vale para motoristas que transportam cargas de peso superior a 4.536 quilos, para motoristas de transporte escolar e para motoristas que transportam passageiros em veículos com mais de dez lugares, sujeitos a punição que vai de apreensão do veículo, multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira de Habilitação.

A Resolução do CONTRAN que suspendeu a fiscalização da Lei do Descanso dos Caminhoneiros determina que os pontos de parada ofereçam condições sanitárias e de conforto adequadas, incluindo-se alojamentos e refeitórios, conforme as normas federais e em seis meses o Ministério dos Transportes, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego deverão publicar lista indicando as estradas que atendam a esses critérios e que, consequentemente, passarão a ser fiscalizadas.

A Lei do Descanso dos Caminhoneiros estabelece o tempo máximo de direção diária em 10 (dez) horas e obriga também a empresa contratante a remunerar o motorista acompanhante, mesmo que durante a viagem não seja utilizado o seu serviço, além de remunerar pelo tempo que o profissional ficar parado em fiscalizações e terminais de cargas e descargas.

Para o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) a regulamentação é considerada importante avanço para a categoria e deve influir decisivamente na diminuição do número de acidentes provocados por cansaço dos motoristas submetidos a sobrecarga de trânsito.

O controle para saber se o motorista está descumprindo as regras da nova lei será feito por meio de aparelhos obrigatórios instalados nos veículos de transporte escolar, de passageiros e de carga, capazes de controlar o tempo de direção e descanso. É o popular  tacógrafo, que não pode ser alterado em seus dados registrados sobre a velocidade e tempo percorrido pelo veículo, devendo, para ser instalado, ter certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Mas o controle poderá ser feito, por meio de fiscalização do registro manual da jornada, também através de anotações no Diário de Bordo ou Ficha de Trabalho, verificando o tempo que o motorista está dirigindo e descansando.

Observe-se que foram necessárias manifestações pelas estradas federais do país, com bloqueio de rodovias, para que a lei tivesse suspensa a sua fiscalização, porque os nossos legisladores não foram capazes de perceber a falta de condições práticas de aplicação da nova lei.

*Josemar Santana é jornalista e advogado, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba).

TESE DOUTORAL DE PAULO MACHADO ESTÁ ENTRE AS DEZ MAIS BEM AVALIADAS DO BRASIL

A Tese de Doutorado de Paulo Machado, intitulada “LES REPRÉSENTATIONS SOCIALES DES ENSEIGNANT(E)S NON DIPLÔMÉ(E)S DE LÉCOLE PUBLIQUE MUNICIPALE RURALE DU NORD-EST DU BRÉSIL À LÉGARD DE LÉCOLE ET DE LEURS CONDITIONS DE VIE ET DE TRAVAIL”, e defendida em francês na Universidade do Québec em Montréal em maio de 1999, foi avaliada como uma das dez mais relevantes do país, com a nota 88,99%.

 Este indicador foi medido pelo IBICT que coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
Este projeto − iniciativa inovadora do IBICT, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa − possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

A BDTD foi desenvolvida no âmbito do programa da Biblioteca Digital Brasileira, com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). Tem um comitê técnico-consultivo (CTC), instalado em abril de 2002, constituído por representantes do Ibict, CNPq, MEC (Capes e Sesu), Finep e das três universidades que participaram do grupo de trabalho e do projeto-piloto (USP, Puc-Rio e UFSC). O CTC é um colegiado e objetiva referendar o desenvolvimento da BDTD, assim como atuar na especificação de padrões a serem adotados no âmbito do sistema da BDTD. Em particular, apoiou e aprovou o Padrão Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações ( MTD-BR).


 -------------------------------- ESPELHO INFORMATIVO DA TESE, DISPONÍVEL NO LINK: http://busca.ibict.br/SearchBDTD/search.do?command=search&q=+assunto:%22Enseignants%20non%20dipl%C3%B4m%C3%A9s%22 88,99% Título: [fr] LES REPRÉSENTATIONS SOCIALES DES ENSEIGNANT(E)S NON DIPLÔMÉ(E)S DE LÉCOLE PUBLIQUE MUNICIPALE RURALE DU NORD-EST DU BRÉSIL À LÉGARD DE LÉCOLE ET DE LEURS CONDITIONS DE VIE ET DE TRAVAIL. Autor: Paulo Batista Machado Contribuidores: Louise Dupuy-Walker (Orientador) Marta Anadón (Co-Orientador) Christiane Gohier (Membro da Banca) , Serge P. Séguin (Membro da Banca) , Juan Manuel Wood (Membro da Banca) , Marcel Lavallée (Membro da Banca) Instituição de Defesa: Université du Québec à Montréal Assunto(s): EDUCACAO RURAL, Representações Sociais, Professor leigo, Escola rural, Nordeste brasileiro, Professor rural, École rurale, Monde rural, Enseignants non diplômés, Nord-est, Brésil, Représentations sociales

 Resumo(s):

[fr] Les écoles du nord-est rural du Brésil sont dans la presque totalité sous la responsabilité des enseignants non diplômés. Ces enseignants, en majorité des femmes, sont les responsables de lécole qui est laissée à labandon par une grande partie des administrations municipales. Gagnant les salaires les plus bas, sans orientation adéquate, sans conditions de travail, ces travailleuses rurales partagent leur temps entre le travail agricole et la gestion de la classe. Cette situation a été bousculée ces dernières années par une triple pression : les couches populaires exigent une école de qualité; lUnesco ainsi que dautres organismes internationaux exigent que lécole soit capable de répondre aux demandes de la globalisation-mondialisation du capital; le ministère de lÉducation du Brésil a promulgué des lois qui exigent la professionnalisation de tous les enseignants du pays. En ce qui concerne les enseignants non diplômés, plusieurs études montrent que la situation savère complexe : leur existence découle de la réalité structurelle et conjoncturelle du nord-est du pays; ils sont les responsables de lexistence de l école rurale; cette école et ces enseignants ont une histoire commune qui ne doit pas être négligée. On constate aussi quil y a deux tendances à légard des enseignants non diplômés : une tendance propose déradiquer purement et simplement ce type denseignant; une autre tendance propose de les valoriser et détudier en profondeur le processus qui a donné naissance à cette situation. Selon cette tendance, il faut donner la parole aux enseignants non diplômés. Ces enseignants ont des expertises qui ne peuvent pas être passées sous silence. Ces enseignants sont porteurs des valeurs, des idées, des croyances, cest-à-dire, des représentations sociales qui contribuent à lexistence et à lorganisation de lécole et du monde rural. Nous partons du présupposé que le perfectionnement des enseignants non diplômés de lécole rurale ne peut pas être imposé de l extérieur. Il exige de les écouter et de profiter au maximum de leur expérience de vie et de travail. Néanmoins, il sagit dun groupe social enraciné dans le milieu rural qui mérite encore des recherches. Il faut dépasser les cadres d investigation traditionnels se limitant à la critique et imposant des prescriptions pour se centrer sur l étude des systèmes symboliques qui sont à la base de leur expérience de vie et de travail. Deux objectifs orientent l étude : 1) dégager les représentations sociales des enseignants non diplômés à légard de lécole et de leurs conditions de vie et de travail; 2) montrer de quelle manière ces enseignants sinsèrent en tant que médiateurs entre lécole et la communauté. Les résultats révèlent que lécole rurale peut profiter de lexpérience élargie des enseignants non diplômés; quils possèdent un savoir pratique qui peut servir à la mise en place d une école de qualité; quils sont déjà engagés dans un processus de formation et de perfectionnement et qu ils sont insérés comme médiateurs entre l école et la communauté contribuant à la lutte des mouvements sociaux existant au nord-est du pays.

Idioma: Francês
Grau: Doutor
Ano de defesa: 1999
Pais: CA

TRE-BA começa nesta segunda-feira, a geração das mídias com nomes dos candidatos que irão para as urnas



 A Justiça Eleitoral na Bahia inicia, na próxima segunda-feira (17), a fase de “geração de mídias”, momento em que os dados e fotos de cada um dos candidatos, bem como a lista dos eleitores de cada seção dentre outras informações, serão armazenados nos flashs cards, cartões de memórias que serão encaminhados para inseminação nas urnas eletrônicas.
Os procedimentos serão realizados a partir de 17 de setembro, passando por etapas de verificação para assegurar a precisão do conteúdo dos candidatos que estará disponível ao eleitor no dia da votação.
Na antevéspera da geração será realizado o checklist (conferência de todos os dados cadastrados) do “Cand”, o sistema usado pelos Cartórios Eleitorais para processar os registros de candidaturas. Na ocasião o sistema será fechado, definindo assim a lista dos candidatos que serão enviados para as urnas. Em virtude de diligências a serem efetuadas em determinados processos de registro de candidaturas na Capital, a data da cerimônia de geração de mídias em Salvador, inicialmente agendada para o dia 17 de setembro, terá sua data oportunamente divulgada.
Segundo André Cavalcante, Coordenador de Eleições do TRE-BA, “essa mudança não terá qualquer impacto no cronograma das eleições, uma vez que a carga e lacração das urnas eletrônicas do Estado só começará no dia 26/9”.

 Candidatos sub judice 

Só terão os nomes inseridos nas urnas eletrônicas os candidatos classificados como aptos, aqueles cujos registros tenham sido deferidos ou que se encontrem sub judice, isto é, em grau de recurso ou dependendo de decisão.

Entram, portanto, na lista dos aptos os candidatos que tiveram as candidaturas indeferidas ou cassadas, mas que estejam aguardando julgamento de recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São ainda considerados aptos os candidatos substitutos que estão aguardando julgamento. “Isso significa que os candidatos que ainda não tiveram seus recursos de registros julgados em definitivo estarão listados nas urnas no dia das eleições”, resume o chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE, Jonas de Oliveira. CN

Agradecimento a todos!


Viemos aqui a agradecer a todos os amigos, familiares e passageiros que faziam parte da história do tokiqueiro Wilhams Leoni, apesar da perca ser imensa, todos os amigos compareceram ao seu velório e homenagearam esse homem trabalhador e honesto que era. Apesar dos motivos os quais senhor Wilhams passava, nunca deixou sua família sozinha, um homem feliz, carismático, bom pai e amigos de todos.
Conhecido pelo roteiro Salvador a Senhor do Bonfim ou vice - versa, era prestativo, pedindo aos seus clientes para escolher a música que queria escutar ou a maioria escutava o rei Roberto Carlos, abria a porta para seus clientes, levava enfermos para curar-se em Salvador, tratava os idosos com carinho, pois muitos tinham como um filho levava mercadorias de todos os clientes e não nos deixávamos na mão.
Sei que Deus ira nós ajudar nessa separação, pois antes de seu ato da morte o perdão foi feito a sua esposa e seus filhos, os verdadeiros amores da sua vida, e não as pessoas que fizeram sofrer e os enganaram. Um abraço de toda família, que Deus nos perdoe pelos nossos pecados e nos dê uma vida melhor.
A consciência pesa e pagamos por tudo que fizemos ao machucar ao próximo. Só Deus pode nos julgar.
Obrigado pelo espaço.
Um desabafo da família Leoni;
Ass.
Monyque Santana dos Santos