sábado, 29 de setembro de 2012

RELATÓRIO DA PESQUISA DE JAGUARARI - BAHIA


REGISTRO NO TRE BA-00219/12

            Pesquisa sobre a preferência eleitoral do Município de JAGUARARI - BA para o cargo de Prefeito, realizada no período de 17 a 21 de Setembro de 2012.

            De um universo 21.004 eleitores foi retirada uma amostra aleatória de tamanho n = 840 eleitores, baseada em um nível de significância α = 5% e um erro amostral de 4,0%, para mais ou para menos, o que significa dizer que o verdadeiro parâmetro populacional “p”, com 95% de confiança, situa-se no intervalo de confiança [p – 0,040; p + 0,040].

            Entrevistadores devidamente treinados aplicaram o questionário em campo e coletaram as informações alusivas à pesquisa que contou com um supervisor de todo o trabalho desenvolvido pelos mesmos.       


Os gráficos a seguir revelam a opinião dos eleitores pesquisados com relação à preferência pelos Candidatos ao cargo de Prefeito de JAGUARARI/BA

CANDIDATOS A PREFEITO DE JAGUARARI/BA
Resultado Geral

Na pesquisa realizada no município Jaguarari/BA,  o  candidato Odilon Almeida do PSD 55  esta com  29,4% da preferência do eleitorado, seguido por Seu Antônio do PT 13 com 24,0%. Logo após, o candidato Everton Rocha do PSDB 45 tem 19,6% da preferência do eleitorado, seguido por Dr. Fabrício do PCdoB com 8,0% e Dr. Edilberto do PPS 23 com 1,0% das intenções de voto. O total daqueles que não responderam, não sabem ou não votam em ninguém/branco/nulo foi de 18,0%.



ANÁLISE ESTATÍSTICA DO ELEITORADO DE JAGUARARI/BA, SEGUNDO AS VARIÁVEIS
SÓCIO-DEMOGRÁFICAS: SEXO, IDADE, ESCOLARIDADE E RENDA FAMILIAR.


            Quanto ao percentual dos eleitores pesquisados segundo o SEXO, 48% são do sexo masculino e 52% do sexo feminino.

Segundo a FAIXA ETÁRIA dos pesquisados, quanto aos percentuais, 19,0% estão na faixa de 35 a 44 anos, 30,0% estão na faixa de 45 a 59 anos, 23,4% estão na faixa de 25 a 34 anos, 9,0% estão na faixa de 21 a 24 anos, 5,5 % estão na faixa de 18 a 20 anos e 9,6% estão na faixa de 60 a 69 anos. Para as faixas de 16 e 17 anos os percentuais são, respectivamente, 1,0% e 1,5%. Para a faixa superior a 70 anos os percentual é de 1,0%

            Quanto ao nível de escolaridade dos pesquisados, 24,0% são do Ensino Fundamental Incompleto, 25,3,% Lê e Escreve, 20,7% tem Ensino Médio Incompleto, 6,0% tem Ensino Fundamental Completo, 14,0% tem Ensino médio incompleto e 8,4% dos pesquisados são Analfabetos. Apenas 0,6% têm Nível Superior Completo e 1,0% têm Curso Superior Incompleto.
                       
Quanto à renda familiar, 48,4% dos eleitores pesquisados tem renda familiar inferior a 1 salário mínimo, 31,6% destes tem renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, 14,0% tem renda de 2 a 3 salários mínimos. Os eleitores que têm renda familiar de 3 a 5 salários mínimos representam 4,0% do total dos pesquisados, 1,0% têm renda familiar de 5 a 10 salários mínimos e 1,0% têm renda familiar acima de 10 salários mínimos.

 EMPRESA RESPONSÁVEL PELA PESQUISA:
SATC Assessoria & Assessoria
CNPJ 13.902.575/0001-41  CONRE 5ª Região nº 110    e-mail: contato-satc@hotmail.com


ELEIÇÕES 2012: AGENDA DO CANDIDATO

AGENDA – COLIGAÇÃO “CONSTRUÍMOS JUNTOS” - PAULO MACHADO E PAULO BRAGA – 11 
29 de setembro
• 9 horas da manhã: visita à feira-livre de Senhor do Bonfim.
• 7 e 30 à meia noite: grande COMÍCIO na Gamboa.

AGENDA DA COLIGAÇÃO “O TRABALHO DE NOVO COM A VONTADE DO POVO” - CARLOS BRASILEIRO E GUSTAVO MIRANDA – 13 
Sábado (29/09)
09h – Visita à Feira Livre
12h – Carreata com o governador Jaques Wagner
20h – Comício na Baraúna

AGENDA DA CANDIDATA: GORETE BRAZ E TOINHO CERQUEIRA COLIGAÇÃO BONFIM COM A FORÇA DO POVO 
Não informada

AGENDA DA COLIGAÇÃO: 19 é BONFIM COM DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - CORREIA E RENATO ALMEIDA 
Sábado 29/09/12
19:00 horas: Caminhada do Povo

COLIGAÇÃO: BONFIM PODE MAIS – CANDIDATO Á PREFEITO: PASTOR PAULO - VICE: PR. UBALDO SENA 
Não informada

AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DO PSOL MESTRE CARLINHOS E SEU VICE REINALDO - POR UMA BONFIM CIDADÃ
Não informada

Definido esquema de segurança do 6º BPM para as eleições



7 de outubro, dia em que restrições no direito à liberdade de expressão gera Democracia. No dia das eleições, o silêncio proporciona ao cidadão exercer seu direito de voto com tranquilidade. O 6º Batalhão de Polícia Militar já definiu todo o esquema de segurança para garantir o bom andamento do pleito de 2012.
Na manhã desta quinta-feira (27), em Senhor do Bonfim, policiais da sede, companhias, e pelotões de destacamento, pertencentes ao 6º BPM, reuniram-se com o objetivo de estabelecer os últimos acertos e orientações.
O encontro contou com a presença do Juiz de Direito Dr. Antônio Gomes de Oliveira Neto e da Promotora de Justiça Drª Ítala Suzana da Silva Carvalho que prestaram esclarecimentos sobre a legislação eleitoral vigente e responderam a perguntas dos policiais de como proceder em determinadas situações comuns nesta época.
Em seu pronunciamento, Dr. Antônio Gomes revelou sua confiança no trabalho da PM e afirmou que a postura dos policiais diante dos crimes eleitorais deve ser com a mesma firmeza, imparcialidade, impessoalidade e legalidade como de costume, quando tratam de crimes comuns.
Já a Drª. Ítala Suzana fez um apanhado de tudo que pode e o que não é permitido nos dias que antecedem e no dia da eleição: “no dia 7 de outubro, nenhuma propaganda será permitida, somente o eleitor pode se manifestar, de forma silenciosa, através de estampas em camisa, bótons e adesivos. Não será permitido transporte de eleitores, distribuição de refeições, distribuição de santinhos e venda de bebida alcoólica. Não podem ser efetuadas prisões de candidatos 15 dias e de eleitores 5 dias antes do pleito, com exceção de flagrante delito e casos de sentença penal condenatória de crime inafiançável.”
Todo efetivo do 6º BPM estará nas ruas em 7 de outubro. Seguindo determinação do Comando Geral da Polícia Militar, férias foram suspensas e a escala adaptada. Um maior esforço dos policiais militares com diminuição das folgas vai possibilitar atuarem, não somente no que concernem os crimes eleitorais, mas também no combate ao crime comum, preservando a ordem pública, missão confiada à PM na Constituição.


Após prestar mais esclarecimentos à tropa sobre procedimentos e estratégias, o comandante do batalhão, Tenente-coronel José Anselmo Moreira Bispo, ratificou a confiabilidade da sociedade baiana no desempenho da Polícia Militar nas eleições, ao tempo em que elogiou a tropa do 6º BPM em todas as missões confiadas e desejou boa sorte a todos. Em seguida, como é de costume nas paradas militares, prestou homenagem a policiais promovidos chamando-os à frente para parabenizá-los pelo merecido reconhecimento.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Governador Jaques Wagner estará em Senhor do Bonfim neste sábado



O governador Jaques Wagner estará em Senhor do Bonfim neste sábado (29). Ele participará, a partir das 12h30min, de carreata em apoio a candidatura a prefeito do deputado Carlos Brasileiro (PT). O ato será encerrado com uma concentração na Praça José Gonçalves, no Comércio.
Além do apoio à eleição de Brasileiro, Wagner ratificará as ações do governo estadual em Bonfim, como a reforma e ampliação do Hospital Regional, a implantação do Distrito Industrial, a construção do Aeroporto Regional, a finalização da Adutora do Ponto Novo, a recuperação da estrada Bonfim/Igara, pavimentação asfáltica, dentre diversas outras obras.

Assessoria de Comunicação

POVOADO DE ESTIVA HOMENAGEIA O SERTÃO DE JORGE AMADO E GONZAGÃO



Na manhã do domingo 23 de Setembro, Estiva realizou desfile cívico em comemoração aos 100 anos de Jorge Amado e Gonzagão. A trajetória do desfile aconteceu nas ruas de Estiva, a diretora Adriana Longuinho junto com seus professores mostrou a importância do evento valorizando a caatinga, com personagens como cangaceiros (Lampião e Maria Bonita) e sertanejos. Valorizou também a música de Luiz Gonzaga enfocando o ABC do sertão, relatou a diretora: “devemos ter orgulho de sermos nordestinos, fortes, trabalhadores e acima de tudo guerreiros, o nosso povo possui uma rica cultura, seja nos livros, na arte, na música, na dança, na variedade linguística, enfim, somos ricos de pluralidade cultural, é bom que nós educadores estejamos mostrando essa importância, não só na cidade de Senhor do Bonfim, como também nos povoados e distritos”. Sendo que no pelotão representando o Ícone Jorge Amado, as crianças se vestiram de personagens de seus livros: Dona Flor e seus dois maridos, Tieta, Gabriela, Capitães da areia, dentre outros. Esteve presentes no desfile o atual prefeito Aurélio, que discursou com suas sábias palavras e parabenizou a todos sendo bastante aplaudido, e suas acompanhantes representando a secretaria de educação, Socorro Almeida e Socorro Borges.


Por Pedro C.