quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ÔNIBUS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPO FORMOSO SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA BA 131 EM MISSÃO DO SAHY



Por volta das 16h50min, dessa quarta-feira (07), na subida da ladeira do povoado de Coité em Missão do Sahy, uma colisão traseira, levou pânico a passageiros, de um micro ônibus da Secretaria de Saúde de Campo Formoso, de cor branca, placa JLA 9342, licença de Campo Formoso, quando o motorista colidiu na traseira de uma Carreta, danificando a frente do veículo.
Cerca de 10 pessoas foram socorridas em pelo menos três veículos, até o hospital na cidade de Campo Formoso, com escoriações leves.
O ônibus ficou parado no meio da pista de rolamento da BA 131, aguardando a perícia, não foi localizada a Carreta.

Maravilha Notícias

HOMEM MORRE EM ACIDENTE AO COLIDIR FRONTALMENTE COM CARRETA NA BA 131 EM ANTONIO GONÇALVES

Foto: blogdowalterley


Por volta das 17h00min, dessa quarta-feira (07), um trágico acidente, na BA 131, trecho da Fazenda Brejo do Coelho, defronte a propriedade do Dito, em Antonio Gonçalves, envolvendo uma Carreta MB 1134, de cor branca, placa BSF 7724, licença de São Bernardo dos Campos, conduzido pelo senhor José Ferreira Barreto, 59 anos, “Zé Barreto”, que saiu ileso, e um Prisma 4 portas, de cor preta, placa JRD 0518, licença de Pindobaçu, conduzido por um homem de pré-nome Wilson (Branquinho), que havia saído da capital baiana, com objetivo de levar o veículo para o proprietário de pré-nome Clériston  na cidade de Pindobaçu, porém não suportou os ferimentos e faleceu no local.


A reportagem do Blog Maravilha Notícias esteve no local e em conversa com o senhor Zé Barreto, ele contou que havia saído de Campo Formoso, com destino à cidade de Andorinha, e seguia normalmente, quando percebeu o veículo Prisma indo na sua direção, dando tempo apenas de jogar um pouco pro lado, e não dando tempo de frear.


Um homem relatou que teria visto o Prisma em alta velocidade, atrás de um Palio, ainda no povoado de Missão do Sahy, onde ocorrera outro acidente, e quando conduzia algumas vitimas do acidente em Coité, o motorista do Prisma já estava morto.
SAMU, Polícia Militar em várias Guarnições, Bombeiros estiveram no local, mas nada pode ser feito.


Maravilha Notícias

Bahia volta a liderar o número de homicídios no país


A Bahia é o estado que lidera o número de homicídios ocorridos em 2011, segundo a 6ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com a publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Justiça, no ano passado foram registrados 4.380 homicídios dolosos. O número é 3,42% menor que em 2010 (4.225 casos).

Os dados do Anuário foram divulgados nessa terça-feira (6), em São Paulo. Esse é o segundo ano consecutivo que a Bahia é líder no número desta modalidade de crime. Em 2008 e 2009, o Rio de Janeiro, encabeçava a lista. Os dados foram coletados através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (SINESP).

Ainda segundo o anuário, a Bahia cai para a sétima colocação, se forem levados em conta os casos proporcionais ao número da população do estado. Nesse ranking, o estado registra 31,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Aratuonline

Emancipalistas do Brasil estiveram em Brasília para cobrar votação do Projeto de Lei que regula a Lei de Criação de Novos Municípios

Do município de Jaguarari/BA, que tem o Distrito de Pilar com grandes chances de ser emancipado estiveram em Brasília, membros da Comissão de Emancipação, Jackson Carvalho, José Guimarães e os Vereadores Eleitos, Clenilda Ananias e Paulo Morgado.


Centenas de pessoas das mais diversas localidades de todo o Brasil estiveram em Brasília na ultima semana de Outubro para cobrar dos Deputados Federais a votação do Projeto de Lei Complementar nº 416/2008, do Senado Federal, que regulamenta § 4º do artigo 18 da Constituição Federal, que tem por finalidade devolver aos Estados Brasileiros, através das Assembleias Legislativas, a autonomia de criarem seus próprios municípios, mas, em função da votação dos Royalties do Petróleo e de outros projetos que tiveram prioridade, no dia 30 de Outubro, o documento não pôde ser votado, como havia sido articulado junto aos líderes de partido e a Presidência da Câmara Federal. A informação do Movimento Nacional Pró-Emancipação é que em reunião com a Presidência da Câmara e o líder da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, Deputado Federal José Augusto Maia (PTB-PE), o Projeto de lei que dar autonomia a cada estado para legislar sobre a criação de novos municípios entrará em votação nos próximos dias.
Para o membro da comissão Pró-Emancipação de Pilar, José Guimarães, “a transformação dos Distritos em cidade é uma das alternativas de crescimento e sustentação, além de reduzir as áreas geográficas dos munícipios que é uma das dificuldades de gestão, lembra também, que os casos mais recentes de emancipação que tivemos na região, foram todos seguidos de sucesso, como por exemplo, Sobradinho e Andorinha na Bahia e Lagoa Grande em Pernambuco”, destaca.

O Movimento Nacional Pró-Emancipações, já ensaia uma grande Paralização Nacional, caso o Projeto não entre em Pauta para votação.

Informações: Comissão de Emancipação de Pilar

Conte até 10: campanha de combate a homicídios será lançada pelo CNMP


Com o objetivo de promover a reflexão dos brasileiros sobre os homicídios que são cometidos por impulso e por motivos fúteis, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançará na próxima quinta-feira, dia 8, às 10h, em Brasília, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”. Durante o lançamento, será apresentado um estudo relativo às motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em onze estados brasileiros, dentre eles a Bahia. Inédito, o levantamento foi elaborado pelo CNMP a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública. O recorte pretende identificar, dentre o total de assassinatos com classificação de motivos, a proporção dos decorrentes de ações por impulso. Em alguns estados, esse número é superior a 50%.

A campanha, que passa a mensagem de tolerância em situações de conflito, buscando evitar a violência (brigas de trânsito, entre vizinhos, em bares, etc), é protagonizada por atletas renomados: os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes, que não cobraram cachê. Idealizada no âmbito da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a campanha é resultado de parceria entre o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça. Além do lançamento nacional, haverá ações regionais organizadas pelo Ministério Público com parceiros nos estados. Compõem a campanha vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças, que serão veiculadas na mídia nacional gratuitamente até março do ano que vem. Também estão previstas ações educativas. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para uso a partir de 2013.


Informações da Ascom do CNMP

EBDA INCENTIVA AGROECOLOGIA NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM



Difundir a prática da agroecologia entre agricultores familiares é o objetivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), ao promover um curso sobre Agroecologia, que inicia nesta quarta (7), e segue até a próxima sexta-feira (9), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no município de Senhor do Bonfim.
As aulas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo da EBDA, mestre em agroecologia, Daniel Dourado, que entre aulas teóricas e práticas, ensinará a diferença entre agroecologia e agricultura convencional, para 25 agricultores familiares da região. Ele também abordará temas como: segurança alimentar, perigo dos agroquímicos, controle de pragas e produção de biofertilizantes.
Segundo o subgerente da EBDA de Senhor do Bonfim, José Herculano Rocha, muitos são os benefícios da agroecologia para o produtor e também para o consumidor final. “Estamos conscientizando e incentivando agricultores familiares a migrarem da agricultura convencional para a orgânica, o que significa mais saúde e maior valor de comercialização”, explicou Rocha.

ASCOM/EBDA

Juiz determina reintegração imediata de 44 funcionários demitidos por Paulo Machado

Foto Google
O juiz da Vara Cívil, Dr Antônio Gomes de Oliveira Neto, decidiu na tarde desta terça (06), que 44 (quarenta e quatro), servidores da prefeitura de Senhor do Bonfim, sejam reintegrados imediatamente ao quadro funcional.

Os servidores entraram com ação em pedido de liminar pleiteando o direito de trabalhar alegando que foram exonerados no período eleitoral, onde nos três meses que antecedem a eleição e nos três meses após o período eleitoral, nenhum servidor pode ser demitido.

O juiz acatou o pedido dos impetrantes. 16 professores de Educação Física e 28 servidores na área de serviços gerais retornarão as suas funções. Já os servidores contratados via CECOSAP, vão permanecer demitidos, é que nesse caso, o juiz ainda não se manifestou.

A prefeitura vai recorrer da decisão.

http://blogdowalterley.com.br/

IF BAIANO REABRE AS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO NO DIA 12 DE NOVEMBRO



As inscrições do Processo Seletivo 2013 para ingressos de estudantes do Instituto Federal Baiano – IF Baiano serão reabertas no dia 12 de novembro. Os interessados têm até o dia 30 de novembro para efetivar a inscrição.

Anteriormente, a previsão para início das inscrições seria para a próxima quarta-feira (7), mas com a adequação à nova Lei de Cotas, o instituto estendeu o prazo para segunda-feira (12).

No dia 24 de outubro, o IF Baiano suspendeu temporariamente as inscrições para se adequar à *Lei nº 12.711, ao Decreto nº 7824 e à Portaria Normativa nº 18, referentes às Cotas.

Os candidatos que se inscreveram antes da suspensão temporária deverão fazer as alterações da sua inscrição a partir do dia 12 de novembro de 2012 pela página concursos.ifbaiano.edu.br

*A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; O Decreto nº 7824, de 11 de outubro de 2012, e a Instrução Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, foram publicados no dia 15 de outubro de 2012.

Ascom / IF Baiano

6º BPM INAUGUROU SEU GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES



Nesta terça-feira (6), o 6º Batalhão de Polícia Militar inaugurou seu mais novo Grupamento de Operações com Cães, na sede da CETO, na Cidade de Senhor do Bonfim.
O Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel PM Anselmo Bispo convidou o Comandante da Região Norte da Polícia Militar, Coronel PM Lira Junior e o Vice Prefeito do Município, Aurélio Soares para descerrar a placa de inauguração diante dos convidados civis e militares, além de policiais do efetivo do batalhão.
A utilização de cães treinados auxilia na busca de criminosos em matas e áreas rurais, assim como descobertas de drogas e explosivos, para encontrar pessoas desaparecidas em locais de difícil acesso, como em desabamentos, além de outras operações policiais do dia-a-dia. A partir da implantação do canil, o 6º BPM contará com o faro apurado e a força física desses animais considerados os mais eficientes nas buscas de entorpecentes e em defesa da ordem, quando nas grandes aglomerações de pessoas.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

6º BPM REALIZA PRISÃO POR AMEAÇA E LESÃO CORPORAL DE JOVEM QUE AMEAÇAVA PRÓPRIA MÃE


Nesta terça-feira (7), por volta das 22h30min, policiais da CETO dirigiram-se à Rua Operários da Leste, Bairro Itamarati, em Senhor do Bonfim, onde um jovem de 19 anos, em sua residência, ameaçava a própria mãe e a irmã com uma faca. Jean Cajuí de Oliveira deu um soco no queixo da irmã e, quando a guarnição chegou, encontrava-se muito agressivo, tentando ferir os policiais que tiveram que usar da força necessária para contê-lo.
O rapaz foi levado para o hospital para ser medicado e posteriormente conduzido à delegacia.
6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

EX ADMINISTRADOR DO HDAM ENVIA CARTA AO PREFEITO ELEITO DR. CORREIA



Ilmo. Sr. Edivaldo Martins Correia
Prefeito Eleito de Senhor do Bonfim

  
Prezado Senhor
  

Tendo participado do governo anterior, na condição de Consultor, e lendo o texto do Prefeito, Paulo Batista Machado, entendo que o Prefeito Eleito já previa as dificuldades a serem enfrentadas, afinal o clamor da população estava a olhos vistos, embora isto não signifique deméritos ao Prefeito em Exercício.
Para inicio de conversa e elencando o grau de dificuldades do no governo, receio que a formação do seu secretariado poderá ser um entrave, exceto se o grupo politico que o acompanha entenda que o elegeram em função de um projeto político, deixando em suas mãos a atividade gestora.
A formação de um secretariado técnico e com sensibilidade política será um fator diferencial de gestões anteriores, cabendo ao Prefeito coordenar e direcionar o seu projeto politico. É bom que se entenda que o projeto de campanha já foi ou deva ser discutido e aceitado por todo o grupo, merecendo assim, o apoio que se fizer necessário.
As posições individuais devem ser bem demonstradas e as claras, para que não pairem duvidas sobre o pensamento de cada um, no entanto, o assunto, quando acordado, deverá ter o apoio solidário do grupo, fazendo valer a democracia ( respeito à maioria ) e obediência ao Gestor Municipal, principal líder.
As decisões tomadas pelo Prefeito fazem parte do elenco de atos do Estadista, este tem a obrigação de decidir, não podendo ter comportamento duvidoso ou questionável quanto ao seu posicionamento, ante ao fato consumado. Os efeitos nocivos da instabilidade comportamental de qualquer Prefeito tornarão o seu governo objeto de incredibilidade, transparecendo aos subordinados a verdadeira falta de comando, tornando descrentes as suas ordens, as suas posturas.
Retornando ao fator Gestão, inclino-me a lhe pedir desculpas, ousando aconselha-lo a fazer um recadastramento dos servidores e demais contratados direta, ou indiretamente pelo município. No tópico, observo ter lembrança de um numero de 350 pessoas que recebiam salários da Prefeitura, sob a designação de NOMEADOS, o que, aos nossos olhos e ouvidos, significa cabide de empregos. Está certo Paulo Machado quando fala da falta de recursos, sobretudo na saúde, esta com uma gama grande de serviços tripartites, ou seja, com custos bancados pela União, Estado e Município, ficando o ultimo com a gestão e a atribuição de complementar os custos dos projetos. Neste ponto, como efeito colateral, teremos um duplo e adverso sentido para tais serviços: se os serviços alcançarem êxito, ótimo para todos, mas, se derem errado, o efeito negativo transferirá todo o ônus para o  Gestor Municipal  responsável direto pelos serviços.
Dado o fato, se faz prudente a reanalise de todos os projetos, sequenciando ou priorizando os que melhor atendam a população e suspendendo aqueles que não estejam em qualidade positiva de satisfação.
Excetuando-se as pastas da Educação e Assistência Social que também tem vida orçamentária própria, tal como a Saúde, as demais deverão ser criadas ou canceladas, em acordo com os projetos de governo. Sugerimos a existência de uma pasta que agregue a administração e o planejamento, e com isto, dando um centro governamental as diretrizes do governo. A centralização inicial torna-se imprescindível aos controles que serão feitos conjuntamente pela Fazenda e Controladoria.
É de conhecimento de alguns que na Prefeitura existe uma grande monta de tributos atrasados, alguns já inscritos em divida ativa, outros não, mas que devem ser cobrados, aumentando assim a arrecadação. Aproveitando o ensejo, no que diz respeito a arrecadação, convém verificar o cadastro imobiliário da Prefeitura, assim como a fiscalização de receitas do ISS. Lembramos que temos um grande evento na festa de São João, denominado “Festa do Sfrega”, que, em seu inicio, teve incentivos financeiros do governo Carlos Brasileiro, e hoje, recolhe o mínimo possível de tributo ( ISS ) mais ou menos na faixa de R$ 70.000,00 ( setenta mil reais ) ano, correspondendo a um faturamento bruto de R$ 1.400.000,00 ( hum milhão e quatrocentos mil reais) a uma alíquota de 5% ( cinco por cento ), portanto o serviço de tributação e fiscalização devem fazer uma checagem mais nítida e sujeita a explicações.
Neste contorno de encantos e desencantos que Paulo Machado desveste, nas esperanças do Prefeito Eleito, ouso dizer que as solas dos sapatos sofrem desgastes na busca de recursos para o município, mas sofrem muito mais quando se anda sozinho, desacompanhado  politicamente e, pior, quando não se tem nada a mostrar, sequer um projeto que dê consistência aos pleitos que leva na suas orações.
Assim, Dr. Edivaldo Martins Correia, com todas as esperanças que a população de Senhor do Bonfim lhe depositou, desejo-lhe um bom encaminhamento de gestão para os próximos quatro anos, trabalhando com a orientação dos números e as sensibilidades sociais e políticas, imprescindíveis ao bom governante.

Salvador (Ba), 06 de novembro de 2012


Felicitações
Humberto Dantas Santiago Júnior

EM SOLIDARIEDADE A FAMÍLIA DO ADVOGADO JOSÉ GÓIS, CÂMARA DE SR DO BONFIM SUSPENDEU SESSÃO


Os vereadores da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim decidiram pelo encerramento da sessão ordinária desta terça-feira, às 19h00min, em respeito à morte do ex-assessor jurídico do legislativo José Ferreira Góis (69), que faleceu vitima de enfarto.

Em nome do legislativo o vereador João Carlos Bernardes Junior (Biro-Biro) externou a família do advogado os sentimentos de pesar e solidariedade, pela perda. Antes de encerrar a sessão todos os vereadores presentes fizeram um minuto de silêncio.

O corpo do advogado está sendo velado no memorial Vila Nova, na avenida 2 de julho é será sepultado na manhã desta quarta-feira,7, no cemitério Jardim da Saudade.


Por Jeorge Catatau