quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CAMPANHA INCENTIVA A PREVENÇÃO AO DIABETES BLOG MARAVILHA FALA COM DR. PINHEIRO SOBRE O ASSUNTO



Depois da campanha Outubro Rosa - para prevenção ao câncer de mama - é a vez do Novembro Azul. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que será comemorado nesta quarta-feira, 14, em mais de 140 países. Alguns monumentos da capital, como o Elevador Lacerda, Cristo da Barra e os orixás do Dique, já estão com nova cor na iluminação cênica.
Este ano, o tema é Diabetes: Proteja Nosso Futuro. Entre as ações programadas pelas secretarias municipal e estadual da Saúde estão palestras gratuitas e a distribuição de material informativo, nos principais distritos sanitários e unidades de saúde da capital e interior.

A reportagem do Blog Maravilha Notícias esteve conversando com o Cirurgião Geral, pós graduado em cirurgia de redução de mama e hiperplasia mamária, Dr. Antonio Pinheiro, que deu uma verdadeira aula, sobre diabetes.

Diabetes – “E a falta de insulina no sangue, nós temos as glândulas internas, temos o pâncreas, que é a glândula mista produtora de enzimas para digestão e produtora de enzimas internas que cai diretamente no sangue, é considerado uma glândula mista, porque secretam enzimas externas e internas, enzimas, são substancias que ajudam a favorecer a digestão e o metabolismo do organismo, as glândulas externas são as pancreatina, pancrease, que cai diretamente no intestino pra ajudar a digestão, e a enzima interna é a insulina que cai diretamente no sangue, e que faz digestão da glicose que causa o diabete. Existem no pâncreas as glândulas de Langerhans as ilhotas de Langerheans, que é a grande produtora de insulina no pâncreas, uma pequena quantidade é produzida no fígado, e em outras células do organismo em pequeníssimas quantidades que produz insulina, mas a fábrica maior, de produção de insulina, é no pâncreas nas ilhotas de Langerhans, e quando não fabrica, não tem insulina circulante, a glicose sobe e vem ai a diabete”, lembrou o Médico.

De acordo com Dr. Antonio Pinheiro, existem três tipos de diabete, o tipo 1, insulina dependente, chamado de diabete insípido, onde a pessoa já nasce com a insuficiência na produção de insulina, outros tipos são diabetes tipo 1, tipo 2, controlados através de medicamentos e até aplicação de insulina parenteral.  

A pessoa que tem diabete é afetada com a diminuição circulatória, apresenta problemas no metabolismo orgânico, cegueira, diminuição do metabolismo cerebral, insuficiência renal, enfim várias consequências afetadas pelo diabete no organismo.

CAUSAS

Segundo Dr. Pinheiro, uma das causas, é congênita a pessoa já nasce com a insuficiência na produção, outra causa do diabete é o envelhecimento, à medida que a pessoa vai envelhecendo, as células vão cansando e deixando de produzir a diminuindo a insulina circulante no sangue, nesse caso o diabete  aparece depois da quarta década de vida do ser.
Pessoa com colesterol e triglicérides alto, tem tendências, ao diabetes, uso excessivo de drogas, ilícitas e as licitas, como o álcool, por mais que pensem não ser droga, o álcool pode favorecer o aparecimento da doença, a falta de educação na alimentação exagerada se torna tóxica.

“A implantação de célula tronco, que no futuro será um grande trunfo para a medicina, não somente para o diabete, mas para outras áreas na medicina, até mesmo para o não envelhecimento do organismo, é uma coisa que os cientistas estão levando em consideração, poderá ser o grande futuro que se leve a longevidade”, disse Dr. Pinheiro.

DICAS DO MÉDICO

Primeiro passo é valorizar o nutricionista, onde todo município do Brasil tem um nutricionista de graça, o que ainda não é valorizado pela população, para o Dr. Pinheiro, um nutricionista às vezes é mais importante que outro médico, o problema está nas pessoas acharem que por estar bem hoje não precisa de um nutricionista, nem de médico.
Fazer exames periódicos, melhorar a qualidade de vida, na alimentação, exercícios físicos, e até brincou “não vou fazer como o colega, que indicou cadeado, mas mantenha uma educação alimentar, é você ter força de vontade, pense assim, hoje eu tenho 50 anos, já comi de tudo, churrasco, isso ou aquilo, agora vou aproveitar minha vida e me cuidar mais, a qualidade de vida alimentar, fazer exames, não só de açúcar e glicose não, e sim de uréia creatinina, pra saber como está o rim, se tem anemia, enfim fazer uma bateria, um check up e não use o termo cadeado e sim força de vontade na alimentação”, concluiu Dr. Antonio Pinheiro.

Maravilha Notícias

MORRE EM SÃO PAULO O EX-JOGADOR BAIANO ALEX ALVES



O futebol brasileiro está de luto. Morreu na manhã desta quarta-feira (14), em São Paulo, o ex-jogador de futebol, revelado pelo Esporte Clube Vitória, Alex Alves natural de Campo Formoso-BA. Famoso por ser um dos grandes artilheiros da década de 1990 e por comemorar seus gols com golpes de capoeira, Alves passou os últimos anos lutando contra a leucemia. A causa para morte do ex-atleta não foi informada.
Alex Alves tinha 37 anos, e passou o mês de outubro internado no hospital Amaral Carvalho, em Jaú, no interior de São Paulo, para um tratamento contra a doença. O hospital, que é referência no tratamentos contra câncer, a pedido do jogador e de sua família, não deu informações sobre o atendimento e não confirmou se o jogador teria sido submetido a um transplante de medula.
Alves não defendia um clube profissional desde 2010, quando vestiu a camisa do União Rondonópolis, do Mato Grosso, mas nunca chegou a anunciar o fim de sua carreira. Revelado nas categorias de base do Vitória, Alex se destacou não só pelo bom futebol, marcado por arrancadas velozes e oportunismo na área, mas também pelos cuidados com a beleza, que o transformaram no primeiro jogador brasileiro a ser reconhecido como “metrossexual”, na linha do craque inglês David Beckham.
Além do Vitória, defendeu também Palmeiras, Portuguesa, Cruzeiro, Hertha Berlim, Atlético-MG, Vasco, Boavista, Fortaleza, Kavala, da Grécia, e União Rondonópolis. No currículo, tem a Libertadores de 1997, pelo Cruzeiro, e o Brasileiro de 1994, como reserva do Palmeiras, além dos vices nacionais por Vitória, em 1993, Portuguesa, em 1996, e Cruzeiro, em 1998. Apesar de ter feito muito sucesso e ganhado dinheiro em sua carreira Alex passava por dificuldades financeiras.
Interior da Bahia

Empresários de Jacobina e Senhor do Bonfim conhecem métodos para conquistar clientes


Considerado um dos 10 melhores palestrantes do Brasil, Carlos Hilsdorf fará apresentação nos dois municípios

Considerado um dos maiores conferencistas do cenário brasileiro, Carlos Hilsdorf, estará em Jacobina e Senhor do Bonfim, no norte do Estado, para realizar a Mega Palestra “Estratégias para Conquistar, Manter, Encantar e Fidelizar Clientes”. O evento acontece dia 12 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim. Em Jacobina, será realizado na quinta-feira, 13, às 19h, no Auditório da Associação Comercial e Industrial do município (Acija).

As inscrições já estão abertas e custam R$ 25 para sócios das entidades e R$ 50 para não sócios. Os interessados devem garantir sua vaga junto às instituições promotoras do evento. Em Jacobina, a Mega Palestra está sendo realizado pelo Sebrae, em parceria com a Acija e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No município de Senhor do Bonfim, o Sebrae é parceiro da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim (Aciasb), CDL e Sindicato Patronal.

O coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, explica que a realização dos dois eventos é uma intervenção com estrutura de um projeto, no qual as instituições trabalham a mais de dois meses. “A vinda de Hilsdorf só é possível graças às parcerias. A união das instituições garante a realização de grandes eventos, como a palestra de um dos 10 maiores conferecistas do País”, afirma Geronilson.

O coordenador acredita que os empresários terão um grande aprendizado, participando do evento. “Esperamos que estas noites sejam brilhantes aos profissionais, estudantes e colaboradores das empresas. Que passem a compreender com profundidade os mecanismos de comportamento dos clientes, mantendo, encantando e fidelizando. Isso trará, sobretudo, reflexo positivos, em um período que as vendas estão aquecidos e paralelo à realização da Campanha Mega Natal”, finalizou.

Sobre o palestrante

Carlos Hilsdorf é Economista, Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, autor, consultor de empresas e profundo pesquisador do Comportamento Humano.

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil na atualidade, suas palestras abordam os principais temas em destaque no universo dos negócios. Sua metodologia vem sendo apontada pelo mercado como a melhor do gênero em toda a América Latina.

Informações

Jacobina: (74) 3621 – 3802 (Acija)/ 3621 – 4259 (CDL) e ou 3621 – 4342 (Sebrae).
Senhor do Bonfim: (74) 3541 -3652 (Aciasb) / 3541 – 3254 (CDL)/ 3541 - 9436 (Sindicato Patronal) e ou 3541 – 3046 (Sebrae)

Tamara Leal

NÃO HAVERÁ CINE BONFIM NESTA QUINTA FERIADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



COMUNICADO!

Em virtude do feriado de 15 de Novembro(Proclamação da República)nesta quinta-feira não haverá exibição do CINE BONFIM - TODA QUINTA NO CINEMA.

Desde já agradecemos a Compreensão

Departamento de Cultura
"Governo Cuidando de Nossa Gente"

FESTA DE CRISTO REI TEM INÍCIO NESTA QUINTA (15) COM ABERTURA DE NOVENÁRIO


Bonfinenses conquistam medalhas na XVI Copa Irarense de Karatê


A Associação dos Karatecas de Bonfim que funciona na Filarmônica dos Ferroviários (Gamboa) comunica a toda comunidade bonfinense e região sobre sua participação na XVI COPA IRARAENSE DE KARATÊ disputado no ultimo dia 11 de novembro na cidade de Irará - BA. O evento contou com a participação dos Campeões Mundiais de Karatê Jardel, Éder e Monge além do professor José Mário, faixa preta III Dan.
A equipe agradece em público a todos os parceiros e patrocinadores do evento.

Os karatecas de Bonfim levaram as seguintes premiações:

Jardel C. Moura - 1ºLugar katá e 1º Lugar Kumitê
Éder Adriano - 1º Lugar Katá e 1º Lugar Kumitê
Jhonatas (Monge) - 1º Lugar Katá e 2º Lugar Kumitê
José Mário - 2º Lugar Katá e 2º Lugar Kumitê

Por André Bonfim

NATAL PREMIADO NO COMÉRCIO DE SENHOR DO BONFIM

Foto: Daniela Carvalho

Está lançada a maior Campanha Natalina, Natal Premiado 2012! Com 5 Prêmios. Atenção consumidores compre no comércio de Senhor do Bonfim e concorra aos seguintes prêmios:

* 1 HONDA POP  
* 2 MOTOS SHINERAY
* 1 NOVO UNO
* 1 NOVO VOYAGE.

Foto: Daniela Carvalho
Senhores lojistas a equipe de vendas das Entidades CDL/ACIASB e SINDICATO DO COMÉRCIO está à sua disposição para fechamento de seus kits.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – Sr. do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:


TÉCNICO EM RADIOLOGIA

2º Grau Completo
Sexo Feminino

GARÇOM

1º Grau Completo
Ambos os Sexos
Experiência 06 meses em CTPS

VENDEDOR PRACISTA

2º Grau Completo
Sexo Masculino
Experiência 06 meses

MANICURE E PEDICURE

1º Grau incompleto
Sexo Feminino
Experiência 06 meses


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC dás 07 h. às 15:00 h.
Senhor do Bonfim , 14 de novembro de 2012

Câmara de Senhor do Bonfim vai promover audiência para discutir LOA


A Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim programou audiência pública para os dias 19,21 e 23 de novembro a partir das 14h00, no salão nobre Joaquim Muricy Sobrinho. O encontro democrático e participativo irá discutir com a população à lei Orçamentária Anual (LOA).

O objetivo é reunir todos os segmentos da sociedade, como entidades, associações de classe, clubes de serviços, lideranças e movimentos comunitários, entre outros, para avaliar qual a melhor forma de definir as prioridades e metas da Administração Pública Municipal para o exercício 2013.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas). O prefeito eleito Edvaldo Martins Correia e sua equipe de transição também serão convidados pelo legislativo para participarem da audiência.

Ascom

Mais um corpo é encontrado boiando em rio de Queimadas

Segundo o pai da vítima Manoel da Costa Santos, o mesmo foi visto no último domingo dia (11),ingerindo bebida alcoólica.


Na manhã desta terça feira(13) por volta das 10 horas foi encontrado o segundo corpo boiando no Rio Itapicuru em menos de oito dias, desta vez populares encontraram o corpo de Romilson Mendes dos Santos, 27 anos, morador no bairro da Ponte Nova, em Queimadas. Segundo o pai da vítima Manoel da Costa Santos, o mesmo foi visto no último domingo dia (11),ingerindo bebida alcoólica.

Como não retornou a sua residência, parentes iniciaram as buscas no dia de ontem (12),sem êxito. Na manhã desta terça, populares viram o corpo boiando no rio nas proximidades do antigo curtume, onde entraram em contato com familiares que estiveram no local e reconheceram o corpo pelo trajes, bermuda vermelha e camisa preta.

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica – DPT de Feira de Santana.

Da redação CN * informações de Pedrolândia News, foto Sidicleinto Souza

MPF quer que seja retirada frase “Deus Seja Louvado” das cédulas de dinheiro.Sarney protesta


"Eu acho que é uma falta do que fazer, porque, na realidade, precisamos cada vez mais ter a consciência da nossa gratidão a Deus por tudo.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), criticou nesta terça-feira (13) a intenção do Ministério Público Federal de retirar a frase “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro. A expressão foi introduzida em 1986, quando Sarney era o presidente da República. Para Sarney, a polêmica é fruto da “falta do que fazer”. Ele disse ainda ter “pena” dos ateus.

“Eu acho que é uma falta do que fazer, porque, na realidade, precisamos cada vez mais ter a consciência da nossa gratidão a Deus por tudo o que ele fez por todos nós humanos e pela criação do universo. Nós não podemos jamais perder o dado espiritual. Eu tenho pena do homem que na face da terra não acredita em Deus”, afirmou.

A ação da Procuradoria da República no Estado de São Paulo pede, em caráter liminar, que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase, evitando gastos aos cofres públicos.

A justificativa da procuradoria é de que o Estado brasileiro é laico e deve se desvincular de manifestações religiosa. Além disso, segundo o MP, a expressão privilegiaria uma religião em detrimento das outras.

Representação
A procuradoria disse que recebeu, em 2011, uma representação questionando a frase nas notas. No inquérito, a Casa da Moeda informou ao órgão que cabe ao Banco Central a emissão e a “definição das características técnicas e artísticas das cédulas”.

A inclusão da expressão nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação do então presidente José Sarney, de acordo com informações do Ministério da Fazenda passadas à procuradoria. Em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”, apesar de ter sido inserida há poucos anos, diz.

Ainda segundo a procuradoria, para o BC o fundamento legal para a existência da frase nas cédulas é o preâmbulo da Constituição, que afirma que ela foi promulgada “sob a proteção de Deus”.

O procurador Dias lembra, em nota, que não existe lei autorizando a inclusão da expressão religiosa nas cédulas brasileiras.

Fonte: G1

Combate à seca: parcelas extras do Garantia-Safra estão liberadas


Foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12), Medida Provisória que autoriza o pagamento das duas parcelas extras para os beneficiários do Garantia-Safra para a safra 2011-2012. O valor adicional será de R$ 280,00, dividido em duas parcelas mensais de R$ 140,00 cada uma. O pagamento será subsequente ao pagamento dos benefícios estabelecidos para a safra 2011/2012, ou seja, nos dois meses seguintes após as cinco parcelas mensais do Garantia-Safra.

A medida do Governo Federal por conta do prolongamento da seca faz parte das ações de combate aos efeitos da estiagem. Com ela, os agricultores aderidos ao programa vão receber o total de R$ 960,00 por família.

Os recursos para o pagamento das parcelas extras serão provenientes do Fundo Garantia-Safra. A União aportará ao Fundo Garantia-Safra os recursos necessários para o pagamento.

MDA