terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PARALISAM ATIVIDADES NESTA TERÇA-FEIRA (27)

Na semana passada os professores da rede estadual de ensino paralisaram suas atividades na Bahia. A Coordenadora da APBL-Sindicato em Santo Antônio de Jesus Jucilane Barreto em entrevista a Recôncavo FM afirmou que amanhã haverá outra paralisação com Assembleia Geral em Salvador. Segundo ela, as paralisações acontecem por que o governo lançou uma proposta onde o ano letivo de 2013 funcionaria com dois calendários sendo um em março e outro em abril, o que para a categoria é um tipo de castigo para os professores. “O outro motivo é que até a última assembleia o governo não tinha lançado proposta nenhuma de reajuste, a única era aquela lançada durante a greve com 7% mais 7%, mas para isso a categoria teria que fazer um curso, essa novamente foi recusada pelos docentes, sendo que nessa semana foi mandado para a AL-BA e já foi votado”, disse.

NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DO XVI CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UNEB



Vimos através desta prestar alguns esclarecimentos acerca dos mal entendidos que estão sendo veiculados na mídia e boatos na cidade.

Durante o andamento do XVI Congresso de Estudantes da UNEB, que ocorreu entre os dias 23 a 25 de novembro, evento organizado pelos estudantes da instituição, com apoio do DCE (Diretório Central dos Estudantes), recebendo total apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Aconteceu uma situação atípica quando uma parte dos congressistas começaram a passar mal na madrugada do sábado para o domingo, apresentando sintomas de diarreia, dores estomacais, intestinais e náuseas. Logo percebendo a gravidade da situação, nós da comissão organizadora do congresso, juntamente com Marcelo Lemos coordenador geral do DCE, equipe de servidores da UNEB, monitores e pessoas que se solidarizaram a resolver o problema de saúde dos congressistas prestando toda assistência necessária para atendimento dos mesmos.

A empresa fornecedora da alimentação, assim que soube do ocorrido prestou toda a assistência necessária como: compra de medicamentos, água de coco, bem como providenciou um médico para auxiliar no atendimento aos estudantes congressistas presentes no hospital da cidade.

A comissão organizadora visitou o local onde a alimentação iria ser preparada e manuseada, antes do inicio do evento, e atestou todo o cuidado da empresa em seguir as normas da Vigilância Sanitária, desde manuseio, preparo, acondicionamento e transporte da alimentação.

Salientamos que durante o evento ocorreram as noites culturais com tema “UNEB FEST”, ao qual a organização do evento contratou uma empresa terceirizada, para a produção da festa.
Ressaltamos que a Sec. Municipal de Saúde foi informada sobre a realização do evento no inicio do presente mês.

Dessa forma a comissão organizadora do XVI Congresso de Estudantes da UNEB, vem comunicar que a empresa fornecedora da alimentação, que presta vários serviços em eventos com excelência na região a mais de 5 (cinco) anos, prestou toda a assistência necessária aos participantes do evento, mesmo aqueles que não deram entrada na emergência.

A UNEB acompanhou e tem acompanhado todos os alunos que estiveram presente neste evento, oferecendo total assistência aos alunos que foram acometidos, disponibilizando hospedagens aos que precisaram permanecer na cidade e transporte para os mesmos.
Assim, até o presente momento todas as partes citadas acima tem prestado toda a assistência necessária e satisfatória.
O caso está sendo acompanhado pela comissão que tem avaliado de perto, para que não volte a ocorrer este episódio fatídico, que tem desgastado as partes (discentes, comissão, empresa e UNEB).
Ratificamos que nenhuma das partes se isentou da responsabilidade e assistência para com os alunos presentes no evento e que todos atenciosamente continuam à disposição para assistência aos mesmos.

Atenciosamente,

Representantes da Comissão Organizadora: Edicarla Sá, Eliane Bomfim, Jamile Carneiro, Lidiane Pontes, Marcelo Lemos e Paulo Victor.

Senhor do Bonfim 27de novembro de 2012.

Escolas de Filadélfia terão Ar Condicionado


Uma das promessas de campanha do prefeito João Luiz acaba de ganhar forma. Os alunos da Rede Municipal de Ensino irão estudar, a partir de janeiro de 2013, em escolas totalmente climatizadas. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (26) pela Secretaria Municipal de Educação.

O município Já recebeu e nesta terça-feira,27, começam a serem entregues e instalados os 41 aparelhos de ares-condicionados, ELGIN, de 24 mil BTUs.
Eles (os aparelhos) serão instalados em cinco escolas de Filadélfia, tanto as escolas da zona urbana como da zona rural serão climatizadas.

As escolas que terão suas salas mais frias são:

Escola Municipal Artur Pereira Maia no Bairro Jacaré terão 10 ares condicionados;
Escola Municipal Pedro Lopes da Silva no Povoado de aguadas terão 9 ares condicionados;
Escola Municipal Juscelino Kubichek no Povoado de Riacho do Mulungús terão 8 ares condicionados;
Escola Municipal Luciana Pereira Maia no Povoado de Aroeira terão 8 ares condicionados;
Escola Municipal Professora Maia Áurea no centro de Filadélfia terão 6 ares condicionados.

Essa conquista é fruto de um convênio com o Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e município.

A climatização vai melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos e acontece num momento em que Filadélfia passa por uma grande onda de calor por conta da estiagem prolongada.

Muita coisa boa vai acontecer ainda está sendo esperado em nosso município Imobiliária escolares e projetores Multimídias.

Filafelfiaennoticias

CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES

O “Governo Cuidando de Nossa Gente” através da Secretaria de Educação e Esportes por meio da Gerencia de Esportes e Gerência de Futebol, vem por meio deste, convidar todas as entidades esportivas, associações e/ou pessoas que realizam eventos esportivos de qualquer natureza no município de Senhor do Bonfim, para a reunião que acontecerá no próximo dia 28 de novembro ( quarta-feira) as 19:00 horas na Câmara de Vereadores, onde será discutido a criação do CALENDÁRIO ESPORTIVO ANUAL do município.

Contamos coma presença de todos.

Atenciosamente,


Paulo Batista Machado - Prefeito Municipal
Rosália Batista Machado - Secretaria de Educação e Esportes

José Alberto Longuinho - Coordenador de Esportes
Pedro José de Souza Neto -  Gerente de Futebol

LEITOR COBRA REDUÇÃO EM EXPEDIENTE NO FÓRUM DE BONFIM



Querido Netto gostaria que vocês procurassem saber quanto ao funcionamento da 2º vara cível do fórum de Senhor do Bonfim, pois o horário de funcionamento é  das 12h00min  as 18h00min, porém o funcionário responsável abre as 12h00min e sai as 13h00min, pois vai para faculdade. O fato de o funcionário estudar é ótimo, porém os processos ficam sem andamento uma vez que as pessoas que ficam por lá, quando procuramos algumas informações  dizem que só a referida pessoa pode resolver. Sabemos que a justiça é lenta, mas dessa forma passa de lenta para estagnada. Obrigada Netto.

Querido leitor, em atenção a vossa denuncia, fomos saber o que de fato está acontecendo, e segundo fomos informados, semana passada todos os funcionários foram até Salvador, onde participaram de um treinamento, para adequação de um novo sistema que será implantado no Fórum, e que essa semana o expediente também se encontra reduzido, porque os técnicos estão instalando o sistema e os funcionários estão se adaptando.

Maravilha Notícias

REUNIÃO ONDE DISCUTIREMOS A PROBLEMÁTICA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO DISTRITO DE QUICÉ


Cumpre-nos informar que no dia 04 (Terça-Feira) de Dezembro 2012. Às 15:00hs na Escola Municipal do Distrito de Quicé – Senhor do Bonfim – BA. Acontecerá uma reunião onde discutiremos a Problemática no Abastecimento de Água do Distrito de Quicé,
Pauta da Discussão:
 
·Melhoramento no sistema de abastecimento de água do Distrito de Quicé que atualmente está passando 15 (Quinze) dias sem o referido abastecimento.
·Substituição da frágil tubulação que conduz água da barragem de Ponto Novo até Quicé.
·Correção das injustas cobranças (Valor exorbitante das contas) cobradas aos clientes do Distrito de Quicé.
·Ampliação da caixa d’água que capta a água da tubulação para abastecer a comunidade de Quicé.
·Cadastro das famílias oriundas do Programa Bolsa Família na tarifa Social.


Atenciosamente;

Robson Bezerra de Santana
Presidente da Associação dos Moradores de Quicé.

AJUDA DO MATO GROSSO COMEÇA A SER DISTRIBUÍDA PARA OS CRIADORES DA REGIÃO DE SR DO BONFIM


Pequenos criadores de caprinos ovinos e bovinos da região de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, que estão sofrendo com a forte estiagem receberam uma importante ajuda dos produtores de Sorriso, Mato Grosso. Quatro carretas repletas de milho e milheto doadas por produtores mato-grossense começaram a ser distribuídas para os criadores que estão com os pastos secos e sem alimento.

A distribuição feita de acordo com o tamanho do rebanho está sendo coordenada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Micro região de Senhor do Bonfim (ACCOSB). Segundo a entidade a iniciativa surgiu durante uma recente conversa em uma exposição Agropecuária no estado do Espírito Santo, entre os irmãos e criadores Eduardo e Luis Teixeira com produtores do estado do Mato Grosso.

A ajuda vai beneficiar diversos criadores que estão tendo dificuldade com a escassez de alimento neste período de seca. “Nos só temos que agradecer a sensibilidade dos nossos irmãos do Mato Grosso por está atitude louvável para com pequenos criadores que vivem momentos difíceis com a seca”. Disse Gaudêncio Duarte presidente da Accosb.

Inicialmente formam enviadas 160 toneladas do grão, mas a estimativa é que possa chegar a 200 toneladas, de acordo com o agricultor de Sorriso (MT), Sérgio Adão Esteves.

Por: Jeorge Carvalho Torres

ELEIÇÃO NO JÚLIO CÉSAR ACONTECERÁ NESTA QUARTA 28


COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO CÉSAR SALGADO

SENHOR DO BONFIM , 26 novembro de 2012

Prezados, Pais

A eleição do colegiado do Colégio Júlio César Salgado acontecerá nesta quarta-feira, dia 28 deste mês de novembro. Para efetivação deste processo democrático se faz necessária a presença de todos os pais para votação no segmento pai ou responsável. A votação acontecerá nos turnos matutino e vespertino.

Contamos com a sua presença.

Atenciosamente,

Maria Amenair de Sousa
Presidente da Comissão Eleitoral

DIA 29 ABERTURA DOS JOGOS ESTUDANTIS DA REDE PUBLICA


A Diretoria de Educação Regional – Direc 28, através do Diretor Helder Luiz Amorim Barbosa, tem a honra de convidar Vossa Senhoria, para prestigiar a abertura dos Jogos Estudantis da Rede Publica da Bahia 2013.

Local: Núcleo Esportivo do Estádio Pedro Amorim
Data: 29/11/2012
Horário: 17:00h

MUNICÍPIOS BRASILEIROS, INCLUSIVE SENHOR DO BONFIM, PEDEM EM SUA MAIORIA QUE A PRESIDENTA DILMA SANCIONE A LEI DOS ROYALTIES


Centenas de agentes políticos estiveram em Brasília no dia 13 de novembro último e, em Assembléia, decidiram pela realização de uma grande MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA NACIONAL a partir do próximo dia 22 de novembro prolongando-se até o dia 28.

O objetivo é demonstrar a crise vivenciada pela Federação brasileira, em que o Município possui autonomia apenas no papel. O último ano de mandato explicita o contexto dessa crise. No momento em que o Congresso Nacional amplia o custeio (como o piso do magistério), o Executivo Federal aprova isenções da CIDE e do IPI, diminuindo as transferências de recursos obrigatórias para os entes locais, gerando crises em todos os municípios, que se encontram inadimplentes e sem condições de fechar as contas em dezembro.

Essa política, em curso desde 2008, teve um custo de R$ 1.458 bilhões para os cofres municipais em diminuição de repasses do FPM. Ademais das perdas com a arrecadação, os Municípios enfrentam um “calote” em relação aos convênios firmados com a União para investimentos. Acumulam-se hoje no orçamento da União sem pagamento, cerca de R$ 18,2 bilhões de restos a pagar devidos aos Municípios.

O Governo Federal já se disponibilizou a estudar medidas de reposição das perdas, mas ainda não apresentou uma solução cabal para os problemas das prefeituras. Ao mesmo tempo, o Executivo é vago sobre a sanção do Projeto de Lei nº 2.565/2011 – Royalties, aprovado no Congresso Nacional e uma das maiores conquistas municipalistas dos últimos anos. Essa conquista pode representar uma melhoria dos recursos municipais já nesse ano.

Agora, a lei que redistribui de forma justa os Royalties segue para sanção da Presidente Dilma. Uma minoria de Estados e Municípios produtores, que ganhará um valor menor apenas no primeiro ano da vigência da nova lei, se mobiliza e pressiona contra essa partilha de um bem que é de todos, exigindo que a Presidenta vete a Lei recém-approvada.

O projeto que segue para sanção foi fruto de um grande acordo realizado no Senado Federal e que buscou viabilizar uma proposta equilibrada que viesse a tratar os vícios que levaram ao veto da Emenda Ibsen. A preocupação dos parlamentares foi de manter o direito de Estados e Municípios produtores e confrontantes a uma fatia especial das receitas, mas também ampliar a parcela que é destinada a todos os Estados e Municípios, obedecendo aos mesmos critérios do FPE e FPM.

________________

PS: Royalty é uma palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ou é relativo ao rei, monarca ou nobre", podendo ser usada também para se referir à realeza ou nobreza. Seu plural é royalties.

Na antiguidade, royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras, como madeira, água, recursos minerais ou outros recursos naturais, incluindo, muitas vezes, a caça e pesca, ou ainda, pelo uso de bens de propriedade do rei, como pontes ou moinhos.

Na atualidade, royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações [1]. O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado.

Royalties são, atualmente, a cobrança de impostos da extração de um recurso natural de uma determinada região. (Wilkypedia)

6º BPM apreende menor com drogas


Neste sábado (24), às 12h30min, na Rua Pero Vaz, Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam e apresentaram na delegacia um adolescente de 15 anos com 47 dolões de maconha. A mãe do jovem fez a denúncia e informou à PM que ele praticava a venda da droga, que foi encontrada debaixo de uma cama enrolada em um jornal, na residência do seu avô.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social