quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO LUIS COLIDE COM DOIS ANIMAIS SOBRE A PISTA EM JAGUARARI


Ônibus da empresa São Luis, que havia saído de Juazeiro às 18h00min, tendo seu destino a cidade de Senhor do Bonfim, quando por volta das 19h45min, após haver saído da rodoviária de Jaguarari, já próximo a fabrica de cerâmica e a de tintas Yalen, foi surpreendido por 2 jegues, que entraram na frente do ônibus.


Sem acostamento suficiente, e a sua frente uma carreta, não restou alternativa para o motorista a não ser bater, apesar do susto, nenhum dos 22 passageiros, nem cobrador e motorista se feriram,
A polícia rodoviária foi acionada e fez o boletim de ocorrência.

Maravilha Notícias

PINDOBAÇU, CAMPO FORMOSO, ITIÚBA RECEBEM SELO UNICEF, SENHOR DO BONFIM FICA DE FORA DA CERTIFICAÇÃO DO UNICEF NESTA QUARTA-FEIRA


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo da Bahia promovem, nos dias 05 e 06 de dezembro, dois eventos estaduais de encerramento da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado, ambos no Fiesta Convention Center (Av. ACM, 711 – Pituba). Nesta quarta-feira (05.12), às 15 horas, 33 municípios do Semiárido baiano - de um total de 204 participantes da iniciativa - receberão a certificação do UNICEF por terem alcançado os maiores avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A cerimônia, no Salão Lótus, contará com a presença do governador Jaques Wagner e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, que assinarão simbolicamente o novo Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido.

São esperadas 400 pessoas, entre prefeitos e delegações dos municípios, representantes de organizações do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência e do Comitê Gestor Estadual do Pacto do Semiárido. Os municípios vão receber do UNICEF troféus e certificados de reconhecimento e participação no Selo 2009-2012. O Governo da Bahia vai oferecer prêmios aos municípios aprovados na iniciativa, como Baús de Leitura e computadores, além de sortear coleções de livros da Fundação Pedro Calmon e duas quadras esportivas para as cidades que ainda não possuem este equipamento instalado pela Sudesb.

A cerimônia, com texto e concepção artística de Maria Eugênia Milet, vai valorizar a cultura e o povo do Semiárido brasileiro. Crianças, adolescentes, jovens atores e músicos do Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos, de Lauro de Freitas, e do Samba de Lata de Tijuaçu, comunidade quilombola de Senhor do Bonfim, farão uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, e aos Territórios de Identidade da Bahia onde estão localizados municípios contemplados com o Selo.

Os 33 municípios certificados no Estado são: Banzaê; Barra da Estiva; Barrocas; Brejolândia; Caetité; Campo Formoso; Caturama; Iaçu; Ipupiara; Irará; Itiúba; João Dourado; Juazeiro; Lagoa Real; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Marcionílio Souza; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Muquém de São Francisco; Nova Fátima; Paramirim; Paulo Afonso; Pé de Serra; Pindobaçu; Pintadas; Presidente Dutra; São Domingos; Serra Dourada; Souto Soares; Uibaí; e Valente.

Na quinta-feira (06.12), os representantes dos municípios voltam a se reunir no Fiesta Convention Center, desta vez no Salão Íris, para o Seminário de Avaliação do Selo UNICEF Município Aprovado, das 9 às 17 horas. Os 200 participantes - entre técnicos que coordenaram o programa nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e lideranças adolescentes - vão conhecer mais detalhadamente os resultados da Edição 2009-2012, no Brasil e na Bahia, e trocar experiências sobre a caminhada do Selo no campo.

Geraldo José

OPERAÇÃO BERYLLOS DA PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE PEDRAS PRECIOSAS EM CAMPO FORMOSO E SENHOR DO BONFIM

Na manhã dessa quarta-feira (05), Senhor do Bonfim e Campo Formoso amanheceram repletos de agentes da Polícia Federal, e fiscais da Receita Federal, onde estão sendo cumpridos vários mandados de prisão e apreensão, referente ao comercio ilegal de pedras preciosas.

O Blog Maravilha Notícias esteve mantendo contato com a Superintendência da Polícia Federal,na cidade de Juazeiro, e obtivemos as informações abaixo relatadas:

OPERAÇÃO BERYLLOS
A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Juazeiro/BA, com o apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (05/12/2012) a Operação Beryllos, visando à repressão ao comércio irregular de pedras preciosas e semipreciosas no município de Campo Formoso/BA e região.
Foram expedidos pela 2ª Vara Especializada Criminal de Salvador/BA, 24 (vinte e quatro) mandados de prisão temporária (sendo 09 no Rio de Janeiro/RJ, 13 em Campo Formoso/BA e 02 em Senhor do Bonfim/BA); bem como 32 (trinta e dois) mandados de busca e apreensão (sendo 12 no Rio de Janeiro/RJ, 17 em Campo Formoso/BA, 03 em Senhor do Bonfim/BA).
A quadrilha atuava na extração e exportação de pedras preciosas e semipreciosas para países do continente asiático, especialmente, citrino, ametista e esmeralda, que eram transportadas para as empresas exportadoras no Rio de Janeiro/RJ, através de documentos fiscais emitidos irregularmente pela Inspetoria da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em Senhor do Bonfim/BA, subfaturando os valores, visando à elisão fiscal, e ainda mediante a aquisição de notas fiscais de terceiras pessoas, sem qualquer relação com a negociação originária.
Outra irregularidade detectada durante as investigações foi a ausência de indicação da origem da lavra do minério nos documentos fiscais que lastreavam o transporte para o Rio de Janeiro/RJ, vez que os garimpos não possuíam autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Além disso, as pedras eram comercializadas em Campo Formoso/BA diretamente para os compradores indianos, e as empresas cariocas apenas atuavam como intermediárias das vendas, procedendo, posteriormente, a remessa ilegal para o exterior.
As pedras eram irregularmente exportadas sem que fossem declarados os valores reais da transação. Os pagamentos aos fornecedores de pedras em Campo Formoso/BA eram realizados diretamente pelos indianos, intermediadas pelas empresas cariocas, utilizando-se de casas de câmbio no Brasil e no exterior (dólar-cabo), consubstanciando o crime de evasão de divisas.
Destarte, a aludida operação visa desarticular um grupo criminoso dedicado à prática de crimes ambientais (artigo 55 da Lei nº 9605/98), usurpação de patrimônio público da União ( artigo 2º, § 1º da lei nº 8.176/91), crimes tributários (artigo 2º, I da Lei nº 8.137/90), descaminho (artigo 334, § 3º do Código Penal), falsidade ideológica (artigo 299 do CP), receptação (artigo 180 do CP), formação de quadrilha (artigo 180 do CP), e lavagem de dinheiro ( artigo 1º, inciso VII da Lei 9.613/98).
No total, a operação contará com a participação de aproximadamente 180 (cento e oitenta) agentes públicos entre policiais federais e auditores da Receita.
O valor dos tributos sonegados pode chegar a milhões de reais, os quais serão devidamente apurados através da análise do material apreendido junto a Receita.
Os presos serão indiciados e interrogados, e posteriormente encaminhados ao Sistema Prisional local onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
O nome da operação advém do grego em alusão ao gênero de pedras preciosas da qual pertence à esmeralda, principal pedra comercializada irregularmente pelo grupo.
Às 11:30hs será realizada uma coletiva à imprensa na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA situada na Rua Amazonas, n º 99, Santo Antônio, telefone (74) 3614-9100, onde serão apresentados os resultados parciais da operação. 
Até as 07:30hs desta quarta-feira, 05, foram confirmadas 19 prisões: 12 no município de Campo Formoso/BA e 07 no Rio de Janeiro/RJ.
Dentre os materiais apreendidos encontram-se: carros de luxo, pedras preciosas (ametistas, esmeraldas e citrino), mídias e documentos que comprovam a prática delitiva.
Nota Técnica – PF.

CÂMARA APROVA PEC QUE AMPLIA DIREITOS DO TRABALHADOR DOMÉSTICO


A Câmara concluiu nesta terça-feira (4) a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estende ao trabalhador doméstico direitos garantidos aos demais empregados. O texto aprovado estabelece a jornada de trabalho em oito horas diárias e 44 horas semanais e pagamento de hora-extra superior a 50% da hora normal.

Os novos direitos vão se somar aos já existentes atualmente como as férias remuneradas com um terço a mais do salário, o 13º salário e o repouso semanal. Parte dos novos direitos precisará de regulamentação antes de entrar em vigor. Nessa condição estão o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), hoje facultativo, o seguro contra acidentes de trabalho, o seguro-desemprego, a obrigatoriedade de creches e de pré-escolas para filhos e dependentes até seis anos de idade, o salário família e o adicional noturno.

O placar de votação registrou 347 votos a favor, 2 votos contrários e 2 abstenções. A proposta de emenda constitucional será votada agora pelo Senado. Como se trata de emenda à Constituição, o texto aprovado é promulgado pelo Congresso e não segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Os deputados aprovaram a emenda em primeiro turno no dia 21 do mês passado. O projeto altera o capítulo dos direitos sociais, incluindo outros incisos no parágrafo referente aos trabalhadores domésticos. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita pelo IBGE de 2009 revelou que são 7,2 milhões de trabalhadores domésticos no País, representando 7,8% das ocupações. Do total, 93% são mulheres e 57% negras. Dados da comissão apontam que a formalização atinge apenas um terço dos trabalhadores domésticos.

Correio24horas

CONTRATOS DAS CASAS DO PROJETO “MINHA CASA MINHA VIDA”, LOTEAMENTO CIDADE NOVA ASSINADOS NESTA QUARTA-FEIRA

Foto: Cinco Mil
Estão sendo entregues na manhã dessa quarta-feira, (05), os contratos das casas, para beneficiários do Projeto “Minha Casa Minha Vida”, fase 2, em Senhor do Bonfim, loteamento Cidade Nova.

Ainda na manhã de terça-feira (03), a secretária de Assistência Social de Senhor do Bonfim, Dr. Camila Libório, informou a equipe do Blog Maravilha Notícias, que foi pega de surpresa, pela Caixa Econômica Federal, convocando os beneficiários para o ato no dia seguinte, no caso essa quarta-feira (05).


Foto: Cinco Mil
Na manhã de hoje centenas de pessoas contempladas com o imóvel, compareceram ao Núcleo de Esporte, anexo ao Estádio, onde assinaram o contrato de suas casas.

Um decreto da Presidente Dilma reduziu os juros para os beneficiários que pagavam 10% de seus salários, para 5%, o que na prática afetou os novos contemplados, que recebem as casas, faltando cerâmica na sala e nos quartos, somente foi colocado o material na cozinha e no banheiro.



Foto: Cinco Mil
Esse blog em conversa com o Assistente Social responsável pelo projeto, senhor Janderson, foi informado que após a assinatura, os beneficiários deverão se dirigir na próxima semana, novamente ao Núcleo de Esportes, munidos de CPF, RG, e contrato assinado hoje para a efetivação das ligações de água e energia, com a COELBA E EMBASA,  a apartir das 08h00min.

Maravilha Notícias

ADIADA PARA DIA 11, DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM 07 DE OUTUBRO EM SENHOR DO BONFIM


Fotos: TSE
Previsto para acontecer no próximo dia 10 de dezembro, a diplomação dos eleitos políticos em Senhor do Bonfim.
Por motivos de força maior a cerimônia foi adiada para a terça-feira dia 11, a partir das 10h00min, no salão do Júri, do Fórum Edgard Simões em Senhor do Bonfim, onde o Excelentíssimo Senhor Juiz Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral, Dr. Antonio Gomes de Oliveira Neto estará diplomando o Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no último dia 07 de outubro, no município de Senhor do Bonfim e Andorinha.

Maravilha Notícias

ATRASA LADA DO LAR PRESA COM GRANDE ARSENAL DERIVADO DE FURTOS EM PONTO NOVO

Foto divulgação
No dia  03  de  novembro de  2012, uma equipe  de Policiais Civis do Município de Ponto Novo, após realização de investigações policiais em referência a vários furtos que estavam ocorrendo no centro da cidade conseguiu êxito da prisão da nacional identificada por RAILA POLLIANA LIMA NASCIMENTO, 18 anos, residente na Praça da Integração, 218, Centro do município de Ponto Novo. 
O Delegado de Polícia Civil do município Dr. Cláudio Gomes, juntamente com os Agentes Paulo Adriano; José Brito; César  Maciel Valnei Aquino, no decorrer das investigações se deslocaram até a residência da    suspeita apreendendo no seu interior os produtos do furto das vítimas, dentre eles: vários frascos de perfumes da marca Boticário, diversos produtos de beleza tipo cremes21 frascos de produtos de tintura  para cabelos femininoscelulares marca SUNSUNG; Óculos Sport marca Carrera; UM  APARELHO COMPUTADOR TIPO NOTEBOOK MARCA COMPAC DA COR PRETA; UM APARELHO TIPO COMPUTADOR TABLET MARCA SUNSUNG. 
A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Do Município de Ponto Novo, juntamente com os  matérias e objetos dos furtos, para as providências cabíveis por parte da Autoridade competente, sendo  verificado através do Setor de Investigação que a transgressora da Lei possui passagens na Polícia  por   prática de crimes de roubo e furto.      

  Furto
        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
        § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.
        § 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.

        Furto qualificado
        § 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:
        I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
        II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;
        III - com emprego de chave falsa;
        IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Polícia de Ponto Novo

PROFESSORA APOSENTADA EM SP, ESCREVE SOBRE SUA VIAGEM A SENHOR DO BONFIM

 


Peu, meu querido afilhado
Emocionei-me ao retornar a Bonfim depois de quase sete anos. Tenho boas lembranças desta região. Participei, como trabalho voluntário, durante quatro anos, no Instituto de Teologia e Pastoral de Bonfim -ITEPAB- da construção do projeto e da aprovação pelo MEC, do curso Superior de Teologia e Pastoral, pertencente à Diocese. Foi trabalho e aprendizado, humano e intelectual, com pessoas inesquecíveis, coordenadas pelo Pe. Ramón Cazalas Serrano, espanhol que hoje mora em Portugal. Deixei raízes neste lugar.
Minha querida Zoraide



Vim agora para reencontrar meus quatro afilhados - pena que somente dois ainda residem aqui. Encontro-os crescidos, bem formados, maravilhosas pessoas. Pedro Paulo, o Peu, publicou um belo livro de poesias ; Jânio está concluindo o terceiro colegial. Jantei na casa de minha amiga Zoraide, que reuniu seus familiares, meus afilhados e alguns amigos. Conversamos muito. Relembramos história vividas por nós, pelo Pe. Ramón e pelos meninos do Seminário, onde eu me hospedava quando vinha trabalhar.


Típica paisagem do semiárido
Rimos ao recordar uma Romaria da Terra, em 2004, com seis mil pessoas que percorreram, sob sol escaldante e terra seca e árida, mais de cinco quilômetros. Eu, sem experiência de sertão, sem chepéu e sem bloqueador solar, num vermelhão que tornava pálido o mais robusto camarão, passei mal e fui socorrida por uma senhora na entrada da cidade onde findava a Romária. Tinha febre, dores fortes pelo corpo e vomitava muito. Desidratação. Fui salva pela pela batida de polpa e água do coco. Procurei fazer, naquele dia,com que o mico fosse um mico discreto. Impossível. Dormi e acordei quando a dona da casa fazia relatos do meu estado de saúde para amigos meus e curiosos.
Bode para venda na feira de Bonfim
Senhor do Bonfim , localizado no semiárido, a 360 km de Salvador e a 110 km de Juazeiro- cidade que divide Bahia e Pernambuco- tem hoje 75 mil habitantes e a segunda maior feira do Nordeste - a maior é a de Caruaru. Nos sábados, essa feira é uma festa. Pode-se, entre outras coisas, comprar frutas, verduras, legumes, flores e árvores, cerâmicas, roupas, sapatos, redes, galinhas mortas e galinhas vivas, bodes vivos e bodes em pedaços , artesanato em couro e em madeira; pode-se ouvir o genuíno forró e as músicas de Luís Gonzaga, que está completando seu centenário.

Feira de Bonfim no sábado
A história de Senhor do Bonfim está relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Ainda no século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre organizaram expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de canais de comunicação com o litoral. A zona de passagem dessas expedições, com suas rancharias, possibilitou a fixação de vaqueiros, bandeirantes e desbravadores. Foi em 1750, que se estabeleceu o núcleo que deu origem à cidade.


Na feira, esperando o dono...
Bonfim tem a maior e mais tradicional festa de São João, na Bahia. Considerada Capital do Forró, o São João dura em torno de cinco dias ( contam que o atual prefeito perdeu a eleição porque a diminuiu para três dias ) e começa na rodoviária, onde chegam centenas de ônibus de todo o estado, e as pessoas são recebidas com música - gaita, pandeiro, triângulo e voz. A primeira vez que lá cheguei, ri sozinha, entre surpresa e encantamento com a animação. O povo amanhece - e passa o dia - dançando e cantando.

Forrozinho na feira de sábado
Senhor do Bonfim preserva características tradicionais, como trios de sanfoneiros, quadrilhas, bandas de pífanos e alvoradas juninas, quando multidões dançam pelas ruas durante as madrugadas. Mais tradicional, entretanto , é a guerra de espadas - bambus cheios de pólvora . A guerra é realizada em área determinadas, as casas recebem proteção especial, as luzes são apagadas e as pessoas que brincam com as espadas precisam usar capacetes. Embora me dê medo, é um belo espetáculo. Por indescritível, indico um vídeo onde esse espetáculo pode ser visto:
http://www.youtube.com/watch?v=L41vOxvx-UQ
Jânio, meu afilhado, meu marido e meu compadre




Não é fácil morar no sertão. Como escreveu Euclides da Cunha, o sertanejo é, antes de tudo,um forte.
Quem nunca palmilhou a terra seca e árida dificilmente o entenderá. Paradoxalmente, é , no entanto, o povo mais doce e generoso que eu conheço. Dizem que o sol do sertão desperta a doçura das frutas e a coragem de viver. Acredito que desperta também a doçura das gentes.




Do livro Vivências e Utopias, escrito por Peu - Pedro Paulo Souza Rios - mimoso da dinda, transcrevo o poema:
Chuva no Sertão

Chuva,chuva!
Boa nova aos povos do sertão
Evangelho encarnado e experimentado.

A trovoada chegou
A natureza se põe a cantar - e canta
Melodias do tempo novo.

A pachamama suspira
O sertão refloresce em espigas de milho
Em flor de margarida
De maracujá e de mandacaru
Sinto no ar o aroma da novidade.

O jovem que em tempos passados partiu, retorna
renasce a esperança
O sertão se renova.



Na esquina
O povo declama a justiça
Encena a liberdade
e no terreiro dança o amor.

Onde reinava a opressão
Agora reina a organização
Aliança dos pobres criada e recriada
Diariamente em mutirão.



A GRATIDÃO DE UMA FAMÍLIA QUE TEVE CARRO RECUPERADO

 
Em nome de meu tio,(Osmar Evilacio da Silva), que por intermédio deste renomado Blog  e da brilhante Guarnição CETO, veio a recuperar seu veículo, que havia sido roubado na segunda-feira (03), da porta da oficina em que o mesmo trabalha nas imediações do posto pinheiro, venho agradecer a você Netto Maravilha pelo excelente serviço prestado à comunidade bonfinense. Meu Tio só ficou sabendo que o carro havia sido encontrado por meio de seu blog e rapidamente pode ir ao local indicado e constatou que haviam apenas retirado as rodas o som e a bateria, e que o carro encontrava-se em perfeito estado de conservação. Volto a afirmar que sem a sua publicação teria, com certeza, uma demora maior para reaver o veículo, e poderia ser que à mercê do tempo, pudesse ter tido maior avaria. creio que a comunidade Bonfinense compartilha do mesmo sentimento de gratidão que nos envolve nesse momento a sua pessoa e a seu importante Blog.


Eliel Alves da Silva.