domingo, 9 de dezembro de 2012

NOVO CAOS NA SAÚDE DE SENHOR DO BONFIM

Foto: Internet

Nos últimos meses a saúde no município de Senhor do Bonfim vem passando por momentos, lastimáveis, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, funcionários trabalhando sem receber seus vencimentos em dias, desde o profissional de serviços gerais, ao médico, o que gerou protestos por parte do funcionalismo, que chegaram a diminuir ou até mesmo pararem suas atividades.

No Hospital Regional a velha história mais uma vez se repete, quando chega final de ano, época em que todo trabalhador tem a chance de concretizar uma compra, planejar uma viagem, com os rendimentos do 13º salário, infelizmente os trabalhadores do HDAM, amarguram o sofrimento de terem uma ceia natalina magra, pois hoje já estamos aos 10 dias de dezembro, nem se falam em pagamento dos vencimentos e do 13º muito menos.

O mias novo escândalo aconteceu nesse domingo (09), evidenciando o caos em que se encontra a saúde dessa cidade, quando por volta das 19h30min, um acidente de moto, com duas irmãs, na estrada de Igara, próximo ao IF, deixando gravemente feridas as jovens:

  • Valquíria da Silva Pereira, 18 anos, residente em Igara, apresentando escoriações pelo corpo, fratura no tornozelo esquerdo e trauma na cabeça.
  • Viviane da Silva Pereira, 29 anos, residente em Igara, que sofreu múltiplas fraturas, nos braços, e nas pernas, além das escoriações.

Como dizia a evidência do caos, se deu quando o SAMU foi acionado, e não fez o resgate das vitimas, que somente foram resgatadas, por uma técnica de enfermagem que estava de plantão no HDAM, e com o apoio da viatura da PM, se deslocou até o local do acidente, e juntos realizaram os procedimentos conduzindo-as até o HDAM, onde somente por volta das 22h30min, a jovem Valquíria foi transferida apara uma unidade de saúde na região de Juazeiro.

Enquanto a irmã mais nova era transferida para Juazeiro, a mais velha ainda aguardava uma vaga, que só seria liberada mediante a “tal da regulação”.

Cansado com o descaso, o médico de plantão, Dr. Hamilton desabafava, que aquele seria seu último plantão, naquela casa de saúde, onde ele já foi ameaçado, caluniado, e relatou que o que lhe prendia ainda naquela unidade de saúde, é o sentimento pela comunidade bonfinense que não tem alternativa a não ser se dirigir até lá, como ultima alternativa paliativa nos momentos difíceis e que mesmo escasso é de fato a única solução ainda para muitos.

Maravilha Notícias

1ª TURMA DE TSB – TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM



No dia 08 de dezembro de 2012, foi realizado na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim solenidade para colação de grau dos alunos do curso de Técnico em Saúde Bucal do Município de Senhor do Bonfim, curso ministrado pela conceituada Escola EFTS Escola de Formação Técnica em Saúde da Bahia Profº Jorge Novis.

Curso promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.

Coordenadora da Escola – GLAUCIA ESTEVES
Coordenador do Curso – ARTHUR PAIVA NETO

InstrutoresMarizelma Santos
                      Luiz Alberto Sena
                      Luiz Henrique
                     Catarina Lima

Formandos -  Elienai Freitas N. Silva
                        Laercio Santana Dias
                        Maria Chistiane dos S. Souza
                        Rosinete Figueredo Lemos
                     Roberto Dias dos Santos
                     Sandrivaldo de Jesus
                      Simone Martins silva Ferreira
                      Valdirene de Almeida Góes

Tudo o que o um sonho precisa para
Ser feliz é alguém que acredite que ele possa ser realizado “
(Roberto Shinyashiki)

IGREJA ADVENTISTA REALIZARÁ EVENTO SOBRE AS PROFECIAS BÍBLICAS



A Igreja Adventista do Sétimo do Bairro São Jorge, estará promovendo nos próximos dias 15 a 22 de Dezembro, uma Semana Especial sobre os Significados das Profecias de Daniel e Apocalipse. No sábado dia 15, será das 09h00min às 11h30min da manhã e nos demais dias da semana, a partir das 19h30min. Estamos convidando todos os interessados em aprender mais um pouco sobre as revelações de Deus através das Profecias. Todos são bem vindos! ENTRADA TOTALMENTE FRANCA.

A Igreja Adventista fica localizada à Rua Getúlio Vargas, s/n, bairro São Jorge.

FEIRA DE ARTESANATO MINERAL COROA A FORMAÇÃO DE JOVENS LAPIDADORES (AS) BONFINENSES


Ao longo de 2012 o Governo Cuidando de Nossa Gente viabilizou, em convênio com a Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM) a formação de dezoito novos profissionais na arte de lapidar pedras preciosas e semi-preciosas e de confecionar peças artesanais em escultura de pedra. Oriundos e oriundas da cidade e da zona rural, os (as) cursistas tiveram aulas ministradas pelo Professor e Técnico Manoel Messias, e foram acompanhados (as) pela Secretaria de Indústria e Comércio (Claudio Nunes inicialmente, e Claudionor Peixinho em um segundo momento)


Nos dias 7 (sexta) e 8 (sábado) de dezembro, uma movimentada Feira dos produtos originários do Curso de Formação foram apresentados e vendidos à população bonfinense, no Calçadão. Deu-se um passo significativo na geração de emprego e renda, sobretudo em uma área em que Senhor do Bonfim não dispõe de profissionais tecnicamente formados.

ASCOM BONFIM

O BONFIM ROTATIVO SERÁ APRESENTADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (10) À POPULAÇÃO BONFINENSE



Uma das últimas e importantes ações do Governo Cuidando de Nossa Gente será a implantação, a partir do dia 15 de dezembro, da zona azul (Bonfim Rotativo) na cidade. Esta implantação decorre de um projeto cuidadosamente elaborado e discutido com a população em diversas audiências públicas. A reunião de apresentação ocorrerá nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 19h30min,  no salão nobre da Câmara e será importante o comparecimento de toda a sociedade organizada, em suas diversas categorias,  e órgãos públicos, já que  a iniciativa do DMTRANS, sob a direção do Cel. Salgado irá alterar significativamente a rotina da cidade.

“Estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de nossa terra,  tornando-a mais habitável, além de disciplinarmos a confusa circulação de automóveis e pedestres no centro da cidade”, afirmou o Prefeito Paulo Machado

JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO – O Cel. Júlio César Salgado, que com sua equipe vem se debruçando há meses sobre este Projeto, justifica o alto e inovador investimento a ser feito:

“Em geral, em todas as áreas centrais das cidades, a demanda de veículos é maior que a oferta de vagas de estacionamento, daí surge o conflito entre os veículos estacionados de forma desordenada ou irregular e a circulação, como também o prejuízo do direito de ir e vir dos pedestres.

Como tal problema é altamente angustiante para a população e para a administração pública compete a esta, propiciar aos condutores de veículos e aos pedestres, condições confortáveis para a garantia do direito de cada um, assegurando a livre circulação de todos, veículos, pedestres, mercadorias e serviços, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida da cidade.

A utilização de estacionamento rotativo pago é uma forma conhecida de melhorar a acessibilidade nas áreas urbanas onde existe escassez de vagas de estacionamento. Este sistema permite aumentar a oferta dinâmica de vagas através de restrições de tempo de permanência e cobrança pela utilização do espaço.

A ação de ordenamento do estacionamento na via pública envolve uma visão holística da realidade da cidade e para executar tal ação destacam-se o órgão de planejamento e de transporte e trânsito urbano como os que melhor têm condições de funcionar como gestores desta ação.

Considerando que o tratamento e a solução de tais conflitos necessitam de um amplo estudo de ocupação dos logradouros públicos pelas diversas categorias de veículos à luz do CTB - Código Brasileiro de Trânsito, o resultado final será, sem dúvida, uma melhoria da fluidez do tráfego, um aumento da oferta de vagas de estacionamento e a democratização dos espaços disponíveis melhorando o ordenamento e requalificando o centro da Cidade”, afirmou o Prefeito Paulo Machado

ASCOM BONFIM